1. Preso com “chocolate de cocaína”
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, na noite do último sábado, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre um homem acusado de tentar embarcar para Portugal, na Europa, com 11 tabletes de chocolate recheado de cocaína. A droga pesava 4,7 quilos e a embalagem do produto era estrangeira.
O baiano Renan Santa Barbara de Cerqueira, de 22 anos, aparentou nervosismo e inquietação na hora da fiscalização de rotina da PF. Ao ser levado para as dependências da polícia, o rapaz afirmou que estava sendo aliciado pelo empresário argentino Pablo Ramon Correa, de 44 anos, que foi preso pela polícia no último domingo. É a primeira vez que a PF registra em Pernambuco esse tipo de ocultação da droga.
O baiano descreveu as características físicas do aliciador e informou à PF onde ele estava, depois de receber uma ligação dele no momento do interrogatório. O argentino queria saber se o plano estava dando certo. A polícia o encontrou instalado em uma pousada no bairro de Boa Viagem, no Recife. A polícia vistoriou o local, mas nada foi encontrado.
O acusado, também no depoimento, informou que tinha comprado os chocolates em uma loja que fica situada na sala de embarque. Mas, segundo a polícia, ele ainda não havia passado pelo local. A informação provocou a desconfiança dos policiais.
“O cheiro de éter, produto para fazer a cocaína, estava muito forte quando averiguamos o material que estava dentro da bagagem dele. Ao abrir a embalagem, encontramos uma camada fina de chocolate e dentro vimos a droga”, disse o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro.
2. Adolescente atropela seis pessoas em Petrolina
Um estudante de 13 anos atropelou seis pessoas, na manhã de ontem, em Petrolina, município do Sertão pernambucano, localizado a 770 quilômetros do Recife, após pegar escondido o carro da família. De acordo com a Polícia Militar, a mãe do adolescente havia saído de casa para caminhar e o padrasto estava no trabalho no momento do acidente. Aproveitando a ausência dos responsáveis, o adolescente pegou as chaves do carro - um Fiat Uno, placa JMH-0210 - por volta das 6h30 e saiu para ir a uma padaria.
Perto de casa, ele perdeu o controle do veículo e atingiu seis pessoas que estavam em um ponto de ônibus, na calçada da rua Zulmira Dias de Andrade, no bairro Rio Corrente. O estudante não fugiu do local e foi levado para a 1º Delegacia de Polícia do município.
Quatro das vítimas foram liberadas com ferimentos leves após receberem atendimento médico. Já Aline Andrade Barros, 27, quebrou a clavícula, e Francisco Pereira de Souza, 46, teve ferimentos na cabeça. Ambos permanecem internados no Hospital Dom Malan e os estados de saúde deles são considerados estáveis.
Segundo a titular da 1º delegacia do órgão policial da cidade, Raquel Rabelo, a mãe do menino foi liberada após depoimento e assinou um termo de compromisso para levar o filho à Justiça. O padrasto do adolescente, que é o dono do carro, vai responder pelo artigo 310 do Código de Trânsito, que considera crime entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada.
A pena é detenção de seis meses a um ano ou multa. O adolescente, a mãe e o padrasto prestaram depoimento à Polícia Civil e foram liberados em seguida. De acordo com informações repassadas à polícia, a família mora no mesmo bairro onde aconteceu o acidente. O garoto tentou desviar de um buraco na rua Zulmira Dias de Andrade e perdeu o controle do carro, atingindo as pessoas.
3. Tolerância zero - Aumenta apreensão de carteiras
Depois de 15 dias da sanção da lei que reduz para zero os índices de álcool permitidos no sangue do motorista em todo o Brasil, os condutores do Estado ainda estão se adaptando às novas regras de trânsito. Os órgãos de fiscalização já registram um aumento de apreensões de carteiras de habilitação.
Somente nas estradas federais, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, cresceram consideravelmente nos últimas duas semanas o número de prisões ocasionadas por embriaguez ao volante. Para o assessor de comunicação da PRF, Éder Rommel, embora os reflexos da implementação desta lei não possam ser medidos em tão pouco tempo de funcionamento, é muito importante que o assunto esteja em discussão.
“Podemos adiantar, por exemplo, que, enquanto a média de prisões por embriaguez costuma ser de 15 por mês, somente do São João para cá 25 pessoas foram detidas por esse motivo. Mas a fiscalização ainda precisa ser mais eficiente e os profissionais mais bem equipados. Hoje, no Estado, existem dez etilômetros. Nossas expectativas é que, em 24 meses, todas as nossas 73 viaturas estejam equipadas com um destes aparelhos”, afirma.
Segundo a diretora de operações do Detran, Simírames Queiroz, o órgão ainda não dispõe de estatísticas de comparação do número de acidentes causados por embriaguez no trânsito. Porém, ela destaca a importância da conscientização da população. “Estamos com a operação Tolerância Zero, um trabalho conjunto entre a PM, o Detran, a CTTU e os batalhões de Polícia de Trânsito (BPTran) e de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), que apreendeu 32 carteiras até o último domingo”.
4. Pai chama PMs de assassinos
Desesperado após saber da morte do pequeno João Roberto Amaral, 3, o pai e taxista Paulo Roberto Barbosa Soares, 45, contou o trágico incidente que envolveu sua família. Disse que havia recebido um telefonema da mulher Alessandra, advogada e funcionária da Justiça, anteontem, minutos após o crime. No local, ferida, Alessandra contou que vira um carro preto passar veloz e ouvira a sirene do carro policial, em perseguição. Ao encostar para dar passagem, seu carro virou alvo de disparos por parte dos PMs, disse ela, conforme o marido.
“Eles não perseguiram os bandidos. Fecharam o carro da minha família e metralharam o carro com uma mulher e duas crianças dentro. Uma criança de nove meses e outra criança de 4 (anos). Sendo que essa criança de 4 tomou um tiro na cabeça e está morta lá em cima, não tem mais chance, gente’’.
Aos gritos, Soares chamou os PMs de “assassinos despreparados’’. “Eles metralharam o carro da minha mulher, metralharam na maior covardia, não deram chance de defesa. Ela jogou a bolsa da criança pela janela, para chamar a atenção que tinha criança dentro do carro, e eles continuaram. Não tiveram piedade. Que polícia é essa?’’.
MORTEJoão Roberto Amaral, 3, morreu no final da tarde de ontem. Ele foi baleado na cabeça durante uma perseguição de dois PMs a supostos assaltantes, na noite de anteontem, no Rio. O menino havia sofrido morte cerebral na manhã de ontem.
O Hospital Copa D’Or, onde João estava internado desde a madrugada de anteontem, informou que o menino morreu por volta das 16h30. Os familiares decidiram doar os órgãos do garoto. O irmão mais novo de João, um bebê de nove meses, também estava no carro no momento do ataque. Ele não foi atingido pelos tiros.
O garoto estava no carro da mãe, Alessandra Amaral, na Tijuca (Rio), quando os dois PMs começaram a disparar. O veículo apresenta cerca de 20 perfurações de tiros. Os PMs afirmam que perseguiam ladrões de carro naquele momento e que confundiram o carro da família com o dos supostos assaltantes.
O delegado Walter Oliveira informou que vai ouvir testemunhas que presenciaram o caso e afirmaram, informalmente, que viram os policiais atirando várias vezes contra o carro onde estava João.
5. Maria da Penha recebe indenização
A biofarmacêutica Maria da Penha disse ontem que quem é contra a lei de proteção à mulher despreza os casos de violência registrados no País ou quer perpetuar o machismo. “Eles (contrários à lei) ou desconhecem a realidade do País ou são oriundos de famílias altamente machistas e querem perpetuar o machismo não só nas suas casas, mas também na sociedade’’, disse, segundo informações da Agência Brasil.
Depois de sete anos de espera, Maria da Penha recebeu ontem a indenização de R$ 60 mil do governo do Ceará que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) condenou, em 2001, o Brasil a pagar. O País foi negligente e omisso, de acordo com a sanção.
O ex-marido de Penha Marco Antonio Herredia Viveiros atirou nas costas dela, em 1983. O disparo deixou a farmacêutica paraplégica. Depois, Marco Antonio tentou matá-la eletrocutada. Após 19 anos na impunidade, ele foi condenado a pouco mais de seis anos de detenção e preso em 2003, mas já está em liberdade.
Para Maria da Penha, este é um momento muito feliz. “O Brasil foi condenado pela OEA por tratar os casos de violência à mulher com negligência. Hoje (ontem), o governo do Ceará reconheceu que errou e está me pagando de maneira simbólica, cumprindo uma determinação’’, desabafou. A lei Maria da Penha, que leva seu nome, foi inspirada na violência sofrida pela biofarmacêutica.
6. Duas crianças morrem envenenadas no Ceará
Duas crianças morreram e outra está internada com suspeita de envenenamento provocado pela planta hortênsia ou por “chumbinho”. Elas haviam sido vistas por vizinhos, brincando de casinha na rua em que moravam, domingo à tarde, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Alguns moradores acreditam que elas tenham ingerido partes da planta. Os médicos do Instituto Dr. José Frota (IJF) acreditam que o mais provável é que elas tenham ingerido inseticida ou veneno do tipo “chumbinho”, que é usado para matar ratos.
Miquéias Vieira de Souza, 5, morreu no hospital Santa Terezinha, em Caucaia; Ingrid Farias Rodrigues, 7, faleceu logo após chegar ao IJF. Gabriela, 8, irmã de Miquéias, está internada e não corre mais risco de morte.
Rosângela de Souza Melo, mãe de Miquéias e de Gabriela, disse anteontem que somente no hospital ficou sabendo que as três crianças tinham sido envenenadas.
Exames feitos em Gabriela, a única sobrevivente, não confirmaram envenenamento por hortênsia.
Política
7. Eduardo Campos: “João Paulo, não pode”
O prefeito João Paulo (PT) levou um alerta do governador Eduardo Campos (PSB), ontem, durante o anúncio das obras de saneamento na Lagoa do Araçá, no bairro do Ipsep. O petista, ao iniciar seu discurso, quase cita o nome do vereador e candidato à reeleição, Henrique Leite (PT).
No momento em que o prefeito disse que estava vendo no meio do povo “nosso líder do Governo”, Campos o repreendeu: “João Paulo, não pode”. “Estou vendo não, não é governador? Não posso falar porque é período eleitoral”, justificou. No entanto, logo em seguida continuou em tom de brincadeira: “Não estou vendo, não, mas estou vendo”.
A legislação não permite que, em atos administrativos, sejam citados nomes de candidatos a prefeito ou vereador. Henrique Leite estava presente porque o bairro do Ipsep é seu reduto eleitoral. Algumas pessoas, inclusive, estampavam camisetas com a propaganda do petista.
“Essas camisas foram confeccionadas para a convenção (do PT). A gente não tem como impedir a militância de usar”, alegou Leite, enfatizando que não deixaria de participar do ato só porque é candidato. Após a “gafe”, João Paulo lembrou “dos esforços” da Prefeitura em sanear a cidade. “Nós sabemos o que isso significa para a população. Estou deixando o Governo com a consciência do dever cumprido. Essa parceria com o Estado fecha um ciclo para melhorar a vida das pessoas”, discursou.
8. Candidata denuncia dirigente
Ex-secretária-adjunta de Saúde de Paulista, Liziê Franco (PTdoB) registrou queixa ontem, na Delegacia da Mulher, contra o presidente do seu partido e também candidato a vereador, Manoel Fernandes Neto. Ela alegou que foi agredida verbalmente de forma pornográfica, desmoralizada e humilhada por ele durante a convenção municipal da sigla, no último dia 26 de junho.
Segundo ela, só esta semana seu advogado a orientou a denunciar o dirigente. Na delegacia, Liziê contou que Manoel “destratou minha militância, chamou o povo de palhaço e reclamou das blusas com a logo do partido que eles (militantes) estavam usando”. “Sugeri que o pessoal tirasse as camisas. Ele me olhou e disse que queria que eu tirasse a minha para me ver nua”, acrescentou, contando que teve sua candidatura retirada.
Além de registrar o Boletim de Ocorrência - de número 08E0318004085 -, referente a constrangimento ilegal de acordo com o artigo 146 do Código Penal, Liziê aproveitou o último dia para registro de candidatura para dar entrada no Fórum de Paulista, solicitando a participação no pleito de forma individual.
Questionado sobre o incidente, o dirigente do PTdoB, Manoel Neto, negou qualquer tipo de discussão pessoal com pré-candidata. “A suspensão da candidatura dela foi resultado de votação transparente. Foram 16 votos contra, sete a favor e uma abstenção. Eu votei nela e olhe que, dos 12 aliados dela, nenhum votou”, contou o acusado.
9. Em Olinda só Renildo faz evento de rua
Dos candidatos à Prefeitura de Olinda só o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) ganhou às ruas, ontem, em busca de votos. O comunista fez duas caminhadas à noite, uma no Bairro de Ouro Preto e outra em Peixinhos. Ao lado da prefeita Luciana Santos (PCdoB), Renildo fez um corpo-a-corpo rápido.
Ele disse que a rapidez se deu para poder cumprir a todos os compromissos. “A gente só pode fazer campanha até 22h, então tem que correr um pouco para dar tempo de cumprir tudo”, contou. Durante o percurso, um carro de som anunciava o candidato e a militância distribuía material publicitário.
Já os postulantes André Luís Farias, o Alf, do PDT, e Alindo Siqueira do PTB, aproveitaram a segunda-feira para reuniões internas. Arlindo dedicou o dia para avaliações da campanha e Alf se reuniu com os candidatos a vereadores. Hoje, no entanto, o pedetista fará uma caminhada às 16h nas comunidades V8, V9 e Ilha do Maruim, no entorno do Varadouro.
A candidata Jacilda Urquisa (PMDB), que desde o domingo não realizou eventos de rua, programa para a próxima quinta-feira sua primeira aparição. A peemedebista estará no bairro de Caixa D’Água para uma caminhada com os candidatos a vereadores.
10. Ataques a Newton na caminhada de Rubem
Segundo dia de campanha oficial e o candidato do PDT à Prefeitura de Jaboatão dos Gurarapes, deputado Paulo Rubem Santiago, seguiu na sua peregrinação, ontem, pelas ruas do município à base do corpo-a-corpo e das críticas à gestão. Ao lado de sua vice, Joana D’ Arc e de alguns assessores, o deputado federal visitou uma colônia de pescadores em Piedade, na parte da manhã, e fez caminhada pelos bairros de Massangana e Massaranduba, à tarde.
Durante o percurso, o pedetista afirmou que a cidade teria condições de buscar recursos junto ao Governo Federal, “mas esbarra na falta de projetos inteligentes”. “Existe verba em Brasília para saneamento e saúde, basta apresentar propostas para implantação. Porém, o prefeito Newton Carneiro só consegue criar cabides de emprego”, atacou.
11. Campos à espera do material de campanha
Depois de formar um palanque com 14 partidos, o maior desafio do candidato à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, André Campos (PT), deve ser traduzir o apoio político adquirido para conquistar a confiança da população.
Ontem, após realizar caminhada na zona rural do bairro da Muribeca, o petista permaneceu reclamando da falta de material de campanha, que impede o reconhecimento imediato da fisionomia do candidato nas ruas jaboatonenses. Campos aguarda a liberação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de sua candidatura para colocar as peças durante seus eventos de campanha, o que só deve acontecer amanhã.
“Muitas vezes as pessoas estão muito ligadas ao nome do candidato, mas não identificam o rosto do candidato. Com o material o candidato marca mais, não apenas passa e fala de suas propostas”, disse. Mesmo assim, o candidato demonstrou contar com certo carisma e ao lado de sua militância - provenientes de um ônibus fretado - cumprimentou os moradores da localidade, tendo uma boa receptividade.
Se o seu principal oponente, o prefeito Newton Carneiro (PRB) é famoso por sua identidade junto à população, Campos não ficou para trás. Pelas ruas históricas da parte velha da Muribeca, Campos visitou seculares igrejas (datadas de 1570), prometendo reformá-las.
Além disso, comeu frutas oferecidas pela população e participou de um bate bola com crianças. A sua relação com o futebol (foi presidente do Clube Náutico Capibaribe) ajudou no contato com alguns transeuntes. Mas, quem esperava discurso, saiu frustrado.
12. Sete prefeituráveis e 699 candidatos a vereador
Ontem encerrou-se o prazo para registro de candidaturas para as eleições municipais e Recife contabilizou 713 registros entre vereadores, prefeitos e seus vices. Segundo informações do cartório da 9ª Zona Eleitoral do Recife, sete candidatos vão disputar o pleito majoritário da capital pernambucana.
São eles: Raul Henry (PMDB/PSDB); João da Costa (PT/PCdoB/PTB/PR/ SB/PTN/PSDC/PRB/PMN/PTdoB/PDT); Carlos Cadoca Pereira (PSC/PP/PTC/PPS/PV); Mendonça Filho (DEM); Roberto Numeriano (PCB), Edilson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU). O PCO, que vislumbrava lançar Oswaldo Alves para prefeito, não fez nenhum registro no cartório.
Para o pleito de vereador foram feitos 699 registros no Recife. O número pode diminuir, por ocasião de desistências ou cassação de registros. A secretária judiciária do TRE, Cibele Figueiredo, esclareceu que a Justiça Eleitoral deve analisar a documentação entregue pelos postulantes até quinta-feira e, em seguida, fará publicação das candidaturas para fins de impugnação. O pedido de impugnação pode ser feito pelo Ministério Público, pelos partidos ou coligações, por candidatos e até por eleitores.
O dia de ontem foi destinado para o registro de candidaturas individuais que não foram efetuadas pelos partidos. Foram registrados oito casos desse tipo, no Recife. O vereador João Alberto (PSDB) é um dos exemplos. “Houve a formação de um grupo que me negou a legenda”, contou o tucano. Como justificativa, o PSDB alegou que João Alberto não estava fazendo oposição ao prefeito João Paulo (PT). “Tenho como prova os discursos que fiz na Câmara contra o Governo do PT”, rebateu.
13. Senado pode votar mudanças na lei
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), pretende votar amanhã, no plenário, mudanças na lei de inelegibilidades, tornando mais rigorosas as regras para o registro de candidaturas. Entre as propostas, consta a obrigatoriedade dos candidatos à reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos de pedirem licença de seus mandatos com antecedência mínima de quatro meses antes do dia da votação.
Atualmente, esses candidatos não precisam se desincompatibilizar do cargo para concorrer à reeleição.
Antes da votação em plenário, contudo, é preciso que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vote hoje o substitutivo do senador Demóstenes Torres(DEM-GO) a um conjunto de 21 propostas sobre inelegibilidades.
Garibaldi ressaltou, porém, que mesmo que o Senado conclua a votação as novas normas não entrarão em vigor antes das eleições municipais de outubro, pois ainda terão de ser apreciadas pela Câmara dos Deputados.
Pelo substitutivo do senador goiano, ficarão inelegíveis as pessoas que forem condenadas criminalmente, em primeira ou única instância, pela prática de atos de improbidade administrativa, por crimes eleitorais e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Outra novidade é tornar inelegível o parlamentar que renunciar ao mandato, depois de ter sido objeto de representação nas mesas da Câmara ou Senado. A renúncia ao mandato é usada como forma de fugir da cassação e preservar os direitos políticos. Alguns deputados envolvidos no escândalo do mensalão renunciaram ao mandato e foram reeleitos no pleito seguinte.
14. Governo contra veto aos “ficha-suja”
O Governo Federal é contra a possibilidade de a Justiça Eleitoral barrar a candidatura de políticos com ficha suja. Em ofício encaminhado ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF), assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e pela Advocacia Geral da União (AGU), o governo contesta os argumentos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que entrou com uma ação no Supremo para impedir que candidatos com processos na Justiça disputem as eleições.
No parecer, o governo argumentou que somente o Congresso Nacional pode estabelecer regras para tornar um político inelegível. “Não se pode querer, por meio da presente ação, subtrair a competência do Congresso Nacional para o exercício de tal mister”, argumentou o governo no parecer.
Apesar disso, o advogado da União, Rafaelo Abritta, que elaborou o parecer assinado por Lula, admitiu que a ação da AMB “vai ao encontro dos anseios da sociedade brasileira”. E afirmou que a AGU concorda com o “resultado ético” buscado pela ação da AMB: “Ética e moralidade na gestão da coisa pública”. Discorda, porém, de que essa alteração legal possa ser feita pelos ministros do Supremo.
Economia
15. Inflação penaliza baixa renda
O IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1), calculado com base nas despesas de consumo das famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais, teve ligeira desaceleração e subiu 1,29% em junho - contra 1,38% em maio -, segundo dados divulgados ontem pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No entanto, no acumulado de 12 meses até junho, a alta foi de 9,11%, a maior registrada pela série histórica do índice. No primeiro semestre, o índice acumulou alta de 5,97%.
Para o economista da FGV André Braz, o IPC-C1 pode terminar o ano de 2008 com taxa duas vezes maior do que a apurada pelo IPC-BR. “A distância entre os dois índices está aumentando, e isso pode continuar”, admitiu ele. Braz diz que alguns fatores podem contribuir para impulsionar o IPC-CI nos próximos meses, como as carnes de segunda, mais consumidas entre a população de baixa renda.
É o caso das taxas de inflação acumuladas, em 12 meses até junho, nos preços de costela (50,51%); acém (59,39%); carne moída (47,19%); fígado (48,23%); músculo (46,23%); e paleta (65,27%). “Todas essas variações foram acima da média”.
16. Sem acordo, funcionários mantêm greve nos Correios
A paralisação dos serviços de entrega das correspondências simples de todo o País continua por tempo indeterminado. Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) optaram pela permanência da greve ontem, mesmo com uma audiência de conciliação entre as partes mediada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Rider Nogueira de Brito. A greve completa uma semana hoje em 23 estados e no Distrito Federal. Em Pernambuco, de acordo com os Correios, 3 milhões de cartas simples, inclusive contas, estão paradas nos depósitos da empresa.
O ministro havia solicitado aos funcionários da ECT a suspensão imediata da greve para que possa, em conjunto com as partes, analisar todos os pontos de conflito. Além disso, dispôs-se a mediar duas reuniões semanais no TST até o fim de julho. Mas, como a categoria decidiu permanecer com a paralisação, uma audiência foi marcada para a próxima terça-feira, dia 15, e será mediada por um relator designado pelo ministro para que seja julgado pelo tribunal o pedido de abusividade da greve.
17. Consumidor precisa refazer as contas na hora de abastecer
A maior parte dos donos de carros bicombustível até se acostumou a mandar abastecer com álcool ao chegar no posto, afinal, durante vários meses, o combustível derivado da cana-de-açúcar sempre foi o mais barato. A partir desta semana, no entanto, os motoristas vão ter de sacar a calculadora do bolso para verificar qual a melhor opção.
Em vários estabelecimentos do Grande Recife a diferença entre o preço do álcool e o da gasolina dá vantagem ao derivado do petróleo, já que o preço do primeiro está superando o limite de 70% do valor do segundo. Na média, com o álcool, um carro roda 70% da distância que percorreria com a gasolina.
A novidade pegou alguns motoristas de surpresa. “Não soube da mudança de preços e abasteci com álcool porque sei que esse é o combustível mais barato. Não prestei atenção, mas vou voltar a fazer o cálculo”, disse o desenvolvedor de softwares André Cordeiro, que abastecia ontem no posto BR da Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Nesse estabelecimento, o álcool estava sendo vendido a R$ 1,89, o que supera 75% do valor da gasolina, vendida a R$ 2,58.
INTERNACIONAIS
1 - Corrida de touros na Espanha deixa vários feridos.
A cidade de Pamplona, na Espanha, deu a largada nesta segunda-feira ao festival de San Fermín, que tem como maior atração a corrida de touros.
Como costuma ocorrer todos os anos, várias pessoas ficaram feridas durante a perseguição de touros pelas ruas estreitas da cidade.
O festival de nove dias que atrai milhares de espanhóis e turistas estrangeiros foi imortalizada pelo livro O Sol Também se Levanta, de Ernest Hemingway.
No livro, Hemingway faz uma narração, de inspiração autobiográfica, de uma visita de um grupo de amigos britânicos e americanos ao festival nos anos 20.
Dezenas de ativistas de grupos de defesa dos animais realizaram um protesto em Pamplona no último sábado contra a corrida de touros.
2 - Farc são 'terroristas com T maiúsculo', diz ex-refém.
Um dos três reféns americanos resgatados de um cativeiro do grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na semana passada disse nesta segunda-feira que a organização é um grupo terrorista.
''Eles não são um grupo revolucionário. Eles são terroristas, com T maiúsculo. Suas principais atividades são tráfico de drogas, seqüestros e extorsões'', afirmou Marc Gonsalves.
Foi a primeira vez que os três ex-reféns fizeram declarações públicas desde que foram resgatados, juntamente com outras 12 pessoas, entre elas a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, pelo Exército colombiano.
O tom de Gonsalves foi bem distindo do de Betancourt. Em entrevista recente, a política colombiana disse que o governo do presidente Álvaro Uribe, e a Colômbia como um todo, devem abdicar da linguagem do radicalismo, do extremismo e do ódio contra as Farc.
Os três americanos foram seqüestrados pelas Farc em 2003. Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes prestavam serviços para o Exército da Colômbia e vistoriavam uma região que supostamente abrigaria cultivo de drogas quando o avião em que viajavam foi abatido por guerrilheiros na selva colombiana.
ESPORTIVAS
1 - Santa Cruz sem risco de ser punido
Apesar das lamentáveis cenas de barbárie e violência, acontecidas antes, durante e depois da partida entre Campinense e Santa Cruz, no último domingo, em Campina Grande, os dirigentes e torcedores do Tricolor podem ficar tranqüilos quanto alguma punição pelos incidentes ocorridos.
Mesmo com a Torcida Organizada Inferno Coral (TOIC) sendo apontada como responsável pela grande maioria das confusões, o que ficou bem claro dentro do estádio, onde houve confronto entre a Policia Militar Paraibana e a TOIC, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, informou que são remotas as chances de o Mais Querido ser punido.
Após estrear com derrota no Brasileirão da Série C, o Santa Cruz tenta virar a página e só pensa na segunda “batalha” da Terceirona, amanhã, contra o Central, no Arruda.
Uma nova derrota pode complicar de vez os planos corais de classificação para a fase seguinte, aproximando ainda mais o pesadelo da Série D nas Repúblicas Independentes do Arruda.
Para realizar a missão de pontuar na Terceirona, o treinador Fito Neves deverá contar com o reforço de três atletas. O lateral Bruno, o meia Ribinha e o atacante Patrick devem ter os seus nomes publicados no Boletim Diário Informativo (BID) ainda hoje, ficando à disposição para a partida contra a Patativa. Por outro lado, Rafael Mineiro e Thomas Anderson foram entregues ao Departamento Médico e são dúvidas para amanhã.
2 - Sport com força máxima para vencer fora de casa
Promessa é de uma semana difícil para o Sport no Campeonato Brasileiro. A partir de quinta-feira, serão dois compromissos contra adversários diretos na tabela: Vasco, em São Januário, e o Náutico, nos Aflitos. Ambos fora de casa.
A boa notícia é que o técnico Nelsinho Batista terá a força máxima do elenco à disposição para o duelo com os vascaínos, e a não ser que algum atleta se lesione ou seja expulso, a situação deve se repetir no clássico, pois o time não conta com jogador algum pendurado com dois cartões amarelos.
Diferentemente das últimas rodadas, quando precisou fazer improvisações, o comandante leonino tem a possibilidade de levar a campo o que há de melhor no grupo. Desfalques contra o Cruzeiro, os laterais Dutra e Diogo devem reassumir a titularidade. O primeiro cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo foi reintegrado ao grupo após cinco dias de sumiço.
O Sport só atuou com todos os titulares na segunda rodada, no empate sem gols com o Vitória/BA, na Ilha do Retiro. A diferença é que agora Nelsinho conta com o meia Fumagalli, que reestreou bem no último sábado e comandou a equipe na vitória sobre o Cruzeiro.
3 - Virose tira meia Geraldo do treino
Após um dia de folga, os jogadores do Náutico voltaram ao batente. Ontem à tarde, nos Aflitos, o técnico Leandro Machado comandou um coletivo já visando o jogo de amanhã, contra o São Paulo, às 21h45, no Eládio de Barros Carvalho, pela décima rodada do Brasileirão.
A única ausência foi Geraldo que, com uma virose, não participou do treino. De acordo com o Departamento Médico timbu, o meia foi apenas poupado e não é dúvida para a partida.
Por não contar com Helton, suspenso pelo terceiro amarelo, quem deverá fazer dupla com Geraldo é Paulo Santos. Ontem, durante o treino, ele atuou no meio-de-campo ao lado de Ruy.
A mudança de posição do lateral deve ter acontecido porque Geraldo foi poupado. Com isso, quem fez o papel na lateral direita foi João Paulo. Mas o treinador só poderá fornecer uma explicação sobre as mudanças hoje, no dia de dar entrevistas.
POLICIAIS
1 - Mais uma morte por causa das drogas
O envolvimento de Washington José da Silva, de 19 anos, com as drogas pode ter motivado a sua morte, no último domingo. O rapaz foi assassinado a tiros por volta das 21h na esquina da Estrada da Luz com a 4ª Travessa da rua Santo Aleixo, no bairro de mesmo nome, município de Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com a polícia, os dois homens não-identificados que estariam numa motocicleta de marca e placa não-anotadas teriam sido os autores dos três disparos de arma de fogo que atingiram a vítima. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Jaboatão dos Guararapes.
O crime chamou atenção da população que se aglomerou ao redor do corpo. O pai da vítima fatal, o ajudante de pedreiro Severino José da Silva Filho, de 45 anos, afirmou que seu filho era usuário de drogas.
2 - Dois irmãos mortos em seis dias
Cinco tiros à queima-roupa tiraram a vida de Gilberto da Conceição, de 25 anos. Ele foi assassinado, na noite do último domingo, na rua Bruno Veloso, localizada na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem. Gilberto é irmão de Adriano da Conceição, de 24 anos, que foi morto, também a tiros, na mesma rua, no último dia 1° de julho.
A Polícia Civil acredita que os dois crimes foram praticados pela mesma pessoa. O principal suspeito é um jovem identificado apenas pelo apelido de Rafinha. O caso foi registrado pela Força-Tarefa do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). As investigações ficarão a cargo do mesmo órgão.
Passava das 19h quando Gilberto andava pela rua Bruno Veloso. Segundo testemunhas, a vítima estava dirigindo-se para sua residência, localizada nas proximidades, quando foi surpreendida pelos disparos. Os tiros atingiram a cabeça e o pescoço da vítima.
3 - Morto em casa pela companheira
Uma briga de casal terminou em tragédia no Sítio Histórico de Igarassu, município localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a polícia, o fretista Antônio Fabrício dos Santos, de 33 anos, foi assassinado pela companheira dele, a dona de casa Maria José da Silva, de 41 anos. O crime aconteceu por volta das 22h do último domingo.
Segundo testemunhas, o casal começou a briga ainda dentro da residência onde Antônio morava. Antônio foi esfaqueado com um golpe de faca peixeira no lado esquerdo do tórax (na altura do peito).
Ferido, ele percorreu cerca de 30 metros e tombou sem vida na 1ª Travessa Manancial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário