Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jornal do Vale, "onde a notícia chega mais cedo"

1. Forrozeiro é assassinado em Pombos

O município de Pombos amanheceu de luto ontem. O forrozeiro Vanildo Vitor Cavalcante, 47 anos, conhecido artisticamente como Vanildo de Pombos , foi assassinado a tiros na noite do último sábado. O crime aconteceu em frente a sua residência, localizada na rua C, no Loteamento São Francisco, em Pombos, Agreste do Estado.
Durante todo o dia de ontem, moradores da cidade, perplexos, saíram de suas casas para comentar a morte do artista. Os comércios se tornaram pontos de encontro e de lamentações pelo crime. “O povo está de luto. Onde ele chegava era a alegria das pessoas. Foi um absurdo terem cometido uma atrocidade dessa”, opinou um morador, que preferiu não se identificar.
Segundo a irmã da vítima Cícera Cavalcante, 44, Vanildo estava em casa, se preparando para sair, quando dois homens numa moto pararam no portão e o chamaram pelo nome. Ao sair, Vanildo percebeu que um deles ia puxar a arma e mandou que sua esposa entrasse no imóvel e levasse sua filha, de 5 anos.
A parente afirmou que a família está chocada com o crime, porque, segundo ela, ninguém tinha conhecimento que ele tivesse algum inimigo. “A única hipótese que cogitamos é crime político, pois ele fazia muitas composições para candidatos de cidades como Gravatá, Vitória e Pombos, principalmente nessa época de campanha eleitoral”, argumentou.

2. Grávidas terão mais direitos

Grávidas ganharam mais direitos para facilitar o parto natural e humanizado nas unidades de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou mão de duas medidas, publicadas no Diário Oficial da União, que obrigam todas as maternidades do País - públicas e privadas - a respeitar uma série de procedimentos destinados a atender as gestantes.
A resolução nº 36 institui regras específicas para a prestação dos serviços de obstetrícia enquanto a Instrução Normativa nº 2 fixa um guia modelo para avaliar a obediência às normas recém-impostas e monitorar as ocorrências ligadas à mortalidade materna.
A nova legislação expressa, sobretudo, que as mulheres disponham de acompanhantes escolhidos por elas nos hospitais, desfrutem de liberdade para optar pela melhor posição durante o parto, tenham acesso a métodos de tratamento que dispensem o uso de remédios e possuam alojamentos adequados para acomodá-las junto aos recém-nascidos.
Recomenda que elas se utilizem do método Canguru - contato pele-a-pele entre mãe e bebê - quando indicado, se instalem em quartos com um ou dois leitos e banheiro e ganhem uma área para livre circulação.

3. Menina de 7 anos é encontrada morta em Caruaru

Moradores de Caruaru encontraram, anteontem à noite, com a ajuda de policiais civis, o corpo da menina Jéssica Tamires Barbosa da Silva, 7 anos, desaparecida havia nove dias. O cadáver estava enterrado no quintal de uma casa no bairro do Sol Poente, neste município do Agreste, a 120 quilômetros do Recife, sem roupa, com a calcinha na boca, e enrolado num lençol. Há sinais de estrangulamento.
O corpo foi encaminhado ontem de madrugada ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, e até as 18h a necropsia não tinha sido realizada. Segundo funcionários do IML, nenhum parente da menina procurou o instituto. O cadáver deve ser liberado hoje.
Familiares e vizinhos de Jéssica tinham realizado uma passeata, na tarde do sábado, motivando os moradores do Sol Poente a procurar a menina. Às 16h30, a delegacia de plantão de Caruaru recebeu uma ligação do pintor Eugênio Batista, que disse ter encontrado algo estranho perto de casa, semelhante a um cadáver.
A polícia comprovou que se tratava do corpo de uma menina e chamou a família de Jéssica. Dois tios da estudante confirmaram a identidade. Chocados, moradores do local acusaram Eugênio de ser o autor do crime. Ele vive no local com a companheira, que apresenta distúrbios mentais, e um filho dele, de 16 anos.
No depoimento à polícia, Eugênio disse que tomou uma cerveja e depois resolveu capinar a área. Foi quando encontrou o solo revolvido, coberto por moscas e sentiu o mau cheiro do cadáver. Eugênio mora a apenas 200 metros da casa de Jéssica, é amigo da família, o filho dele já tinha brincado com a menina e a mulher dele costumava levá-la para a igreja. O pintor, que é letrista de muro e faixas, passou de testemunha a suspeito do crime.
Apesar de se encontrar em decomposição, com a pele descamando, o corpo de Jéssica apresentava sinais de violência sexual, segundo Gultiergue. “Aparentemente, praticaram sexo vaginal e anal com a menina. Também há evidências de asfixia.
Apenas a análise do IML, no entanto, poderá confirmar tudo isso e mostrará se o autor é adulto, adolescente e se há presença de sêmen, por exemplo.” O delegado acionou o Conselho Tutelar de Caruaru para abrigar o adolescente. “Também acolherão Eugênio. Já a companheira está na casa de parentes.”

4. Garota é castigada com tiros nas mãos no Rio de Janeiro

Criminosos do Morro da Mangueira executaram no sábado mais uma sentença do “tribunal” do tráfico. Como castigo, atiraram nas mãos de uma adolescente de 14 anos, acusada de furtar o celular de um taxista, no bairro de São Cristóvão. A jovem está internada, em observação, no Hospital Souza Aguiar.
Segundo o hospital, a adolescente foi medicada e não recebeu visitas ontem. De acordo com a polícia, a vítima não tem documentos, é garota de programa e fazia ponto na Quinta da Boa Vista. Na emergência do hospital, ela disse a policiais que seguia no táxi para a Mangueira, acompanhada de uma amiga, conhecida como Carol. Esta outra também seria prostituta e teria sido a responsável pelo furto do celular. Quando chegaram à comunidade, a amiga teria fugido.
Ao se dar conta do furto, o taxista, inconformado, foi até a favela fazer queixa da jovem. Então, traficantes da área procuraram a adolescente, que já estava sozinha, e a castigaram atirando em suas mãos. O caso está sendo apurado pela polícia, que afirma não saber a identidade do taxista.
“Este caso mostra que o tráfico tomou conta do espaço deixado pelo Estado. Se a ação dos criminosos tem crescido, é porque o governo tem dado brecha”, disse o presidente da Federação de Associações de Favelas, Rossino de Castro.
De acordo com a Secretaria de Segurança, essa atitude revela a crueldade e a irresponsabilidade dos traficantes da Mangueira e justifica a política de desarmamento e combate às facções criminosas adotada pelo estado.
No dia 24 de junho passado, oito policiais militares resgataram, na Cidade de Deus, Maicon Santiago, 18 anos, que estava prestes a ser morto por mais de dez traficantes da localidade conhecida como Apê. A vítima foi encontrada amarrada perto de galões de gasolina, o que mostra que Maicon seria queimado.
Atirar nas mãos como forma de punição é uma antiga estratégia usada pelo tráfico. Em 23 de setembro de 2007, três jovens no subúrbio do Rio, entre eles dois adolescentes de 16 anos, disseram ter sido baleadas na Favela do Guarda, em Del Castilho. De acordo com os rapazes, eles teriam sido confundidos com ladrões que praticavam roubos perto do Shopping Nova América.
Um dos casos mais conhecidos aconteceu em novembro de 1992. Traficantes do Morro do Borel balearam nas mãos 17 rapazes, sendo 11 menores, que estariam participando de assaltos na Tijuca.

5. Policiais presos por tortura em Alagoas

A Polícia Civil de Alagoas, com o apoio da Força Nacional de Segurança (FNS), prendeu na noite de sexta-feira o delegado Osvanilton Avelino de Oliveira, da Delegacia da Barra de São Miguel, e três agentes, condenados por crime de tortura. Oliveira foi sentenciado a 32 anos de prisão e os agentes, a 28.
Todos perderam suas funções. As ações contra os acusados tramitavam na Justiça desde 1998, mas sexta-feira as sentenças foram assinadas pelos juízes. Eles foram condenados por torturar três supostos integrantes da “gangue fardada”, comandada pelo ex-tenente-coronel da PM Manoel Francisco Cavalcante, presos em janeiro de 1998, com espancamento, ameaça de morte, choques elétricos e tentativas de sufocamento.

6. Pedreiro mata mulher e filho

A empregada doméstica Cléia do Nascimento Souza, 21, e seu filho Vyctor do Nascimento da Silva, 5, foram encontrados mortos no último sábado, dentro da própria casa, em Sapopemba, zona leste de São Paulo. Segundo os familiares das vítimas, o autor do crime é o marido da doméstica e pai da criança, o pedreiro Márcio Severino da Silva. Os três moravam juntos. Ele fugiu do local um dia após o crime.
Márcio, ainda de acordo com os familiares, era usuário de drogas e matou a mulher com marretadas na cabeça. O filho foi estrangulado com um fio de video-game. O boletim de ocorrência registrado na delegacia local confirma a versão da família. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Vizinhos relataram que era comum ouvir brigas do casal. “Na sexta-feira, ele estava alucinado. Andava para lá e para cá, dizendo coisas sem sentido. Ninguém sabia ainda o que ele tinha feito’’, disse um vizinho, o padeiro Heleno Antônio de Lia, 49.
No sábado à tarde, o irmão do pedreiro revelou a história para os parentes da vítima. Eles então foram até a casa, pularam um muro, arrombaram a janela e encontraram os corpos já em estado de decomposição.
“A Cléia estava no chão, ao lado de uma cama de solteiro no quarto do filho. O Vyctor, em uma cama de casal, no quarto dos pais’’, conta o retificador Fábio Trindade, 30, vizinho que ajudou a arrombar a casa. Trindade conhecia o pedreiro e afirmou que o motivo do crime foram as drogas. “Todo mundo sabia que ele usava’’, disse.
Até ontem, o suspeito permanecia foragido. O enterro das vítimas acontece hoje, no cemitério da Vila Alpina. “Espero justiça’’, disse um outro irmão da vítima, o auxiliar de eletricista Cleiton do Nascimento, 25.

POLÍTICAS

1 - Candidato se mostra mais solto nas ruas

O prefeiturável João da Costa (PT) está ficando mais “solto” nos eventos de rua. Ontem, ao final da carreata, no Jordão Baixo, o petista ensaiou passos de maracatu e jogou capoeira.
Durante o percurso, dançou ao lado do prefeito João Paulo (PT), um dos mais animados do evento, considerado pelo prefeiturável como o maior ato de campanha até o momento.
Segundo a assessoria, entre 700 e 800 carros, além de 150 motos participaram, perfazendo cinco quilômetros de extensão. A carreata saiu da avenida Agamenon Magalhães, até o Jordão, totalizando um percurso de 27 quilômetros. Mustardinha, Mangueira, San Martin, Jiquiá, Ipsep, Ibura e Jordão foram os bairros contemplados. Algumas pessoas respondiam aos acenos dos postulantes e do prefeito João Paulo.
Mas, com exceção de certos pontos estratégicos, havia pouca gente nas ruas. Talvez porque a carreata passou por diversas localidades bem no horário do almoço. O ato começou às 10h45 e terminou às 13h30.

2 - Mendonça se diz alvo da mentira do PT

“Propagar mentira é algo legítimo?”. O questionamento de Mendonça Filho, candidato do DEM a prefeito do Recife, faz referências ao seu adversário petista, João da Costa, punido pelo juiz da propaganda eleitoral municipal Paulo Torres, que o proibiu e seus correligionários de divulgarem, nos eventos ou peças de campanha, o suposto desejo democrata de extinguir o Bolsa Família.
“Onde existe essa declaração minha? Isso é uma grande falácia, um jogo baixo”, disparou Mendonça. Mesmo chamando o rival de “mentiroso”, Mendonça Filho exigiu uma campanha mais propositiva do seu oponente. “O debate político deve ser colocado em verdades, não no campo das mentiras”, afirmou.
Porém, as reclamações do candidato não limitaram-se a respostas diretas. Mendonça relembrou a participação de seu partido na construção do programa criado pelo Governo Lula (PT), chegando ao ponto de pedir a paternidade às antigas ações do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Para o candidato, o programa só teve início depois que houve a junção do Bolsa Escola, Vale Alimentação e Vale Gás, todos três com origem na gestão de FHC. “Vou dar continuidade ao programa. O Bolsa Família foi baseado com FHC”, garantiu.

3 - Cadoca reforça sua ligação a Lula

O pré-candidato do PSC à Prefeitura do Recife, Carlos Eduardo Cadoca, ainda não escolheu, em público, com quem polarizará na disputa. Mas, após as pesquisas de intenção de voto em que aparece empatado com João da Costa (PT), a tendência será o social-cristão frisar ainda mais a sua condição de apoio ao presidente Lula (PT), e disputar o espaço do petista.
Assim como aconteceu na última sexta-feira, ontem, durante caminhada no Alto José do Pinho, em Casa Amarela, o carro-de-som divulgava a “parceria” Cadoca/Lula. “Cadoca apóia Lula. Lula apóia Cadoca”, dizia o locutor. “A parceria com Cadoca e Lula dá certo. E Cadoca sendo também candidato de Lula, a senhora apóia ele?”, indagava o mesmo locutor aos eleitores.
As ações prioritárias do Governo Federal também não foram esquecidas durante o percurso de dois quilômetros. “Cadoca votou no Congresso Nacional apoiando o aumento do Bolsa Família”, ressaltava o divulgador.
Quando questionado se a partir de agora a estratégia será trabalhar o alinhamento à Lula, o social-cristão apresentou-se menos evasivo. “Cadoca é da base de Lula e apóia Lula.
É isso o que se está dizendo e que eu já disse no discurso da convenção. Eu já me posicionei politicamente”, afirmou ele, sem querer, no entanto, antecipar se o guia eleitoral na televisão se valerá da mesma tática.

4 - “Eles foram contra o Bolsa Família”

O candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, disse ontem que continuará a declarar que o DEM é “contra o Bolsa Família”, mas garantiu que em nenhum momento afirmou que o candidato do partido, Mendonça Filho, iria acabar com o programa.
“O que eu tenho dito é que o Democratas foi contra o Bolsa Família, que era eleitoreiro e que era dar esmolas aos pobres. Lá atrás eles foram contra esse programa social. Isso é um fato, não estou criando nada”, afirmou o petista, durante carreata na Zona Sul da cidade.
No último sábado, João da Costa foi proibido pelo juiz da propaganda eleitoral, Paulo Torres, de divulgar, em comícios ou material de publicidade, a informação de que Mendonça acabará com o Bolsa Família, se for eleito. O magistrado concedeu liminar a uma representação do Democratas.
O prefeiturável petista negou que exista uma briga jurídica entre os dois, mas um debate político, que na sua opinião não pode ser proibido. “Nenhum país democrático impede de se fazer um debate, principalmente político”, disse.
O departamento jurídico do PT protocolou, ontem, no cartório da propaganda eleitoral, uma ação de contestação com pedido de reconsideração. O advogado da Frente do Recife, Ricardo Soriano, espera que o juiz, ao ouvir a defesa, “reconheça” que a proibição é uma medida que não deve ser tomada.

5 - Henry ouve reclamações no Córrego da Areia

Candidato a prefeito do Recife, Raul Henry (PMDB) realizou uma caminhada, na manhã de ontem, pelo Córrego da Areia, em Casa Amarela. Acompanhado pelo seu padrinho político, Jarbas Vasconcelos (PMDB), e o vice pela sua chapa, Bruno Rodrigues (PSDB), o prefeiturável ouviu várias críticas quanto a falta de segurança e saneamento no local, além do descaso dos políticos.
“Para mudar esse quadro, precisa ser criado um programa de capacitação para a juventude, garantindo acesso a emprego. E também investir em infra-estrutura”, propôs Henry.
Jarbas classificou como positiva a receptividade da comunidade e considerou natural que alguns não conhecessem o candidato.
Na maior parte das abordagens, o senador estabelecia o primeiro contato com o eleitor e, em seguida, Raul Henry se apresentava pedindo “um voto de confiança”. A caminhada durou cerca de uma hora e meia.
O popular Edvaldo Antônio da Silva, 45 anos, reclamou que os candidatos só aparecem em época de campanha e depois esquecem da comunidade. “Olha o canal como está. Tem que limpar o canal e cuidar da segurança. Quando a minha filha chega, eu tenho que ir buscar na parada (do ônibus) e acompanhar até em casa, porque tem muito bandido”, ressaltou.

6 - João Paulo pede voto para Leite

O prefeito do Recife, João Paulo, estreou na campanha de rua, em Paulista, para dar uma força ao também petista Sérgio Leite. Na manhã de ontem, os dois comandaram uma caminhada, no bairro de Paratibe.
Na praça da Liberdade, João Paulo subiu num banco e ressaltou a importância da vitória do aliado para mudar a realidade do município. “Vamos transformar o sonho em realidade aqui em Paulista. Queremos implantar aqui o modelo que está dando certo no Recife”, bradou o prefeito.
Pelo que falou, João Paulo deixou claro que uma das prioridades da gestão de Sérgio Leite deverá ser a saúde, para evitar que os pacientes tenham que ser lavados para unidades hospitalares da Capital. “Recebo dinheiro para cuidar da saúde do recifense e ainda tenho que atender a pacientes de Jaboatão e Paulista, cidades onde a saúde pede socorro”, comentou.
A caminhada do candidato petista começou por volta das 7h30 e foi até o final da manhã. Além de Leite e João Paulo, participaram o candidato a vice, Nena Cabral (PSDC), e o presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Jorge Carrero (PT).

7 - Newton realiza carreata na Bernardo Vieira de Melo

O prefeito-candidato, Newton Carneiro (PRB), percorreu, ontem, uma das principais avenidas de Jaboatão dos Guararapes fazendo campanha. Em carro aberto, acenava para o povo nas ruas e moradores que estavam nas janelas dos prédios da Bernardo Vieira de Melo, que cruza Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Newton estava acompanhado do radialista Jota Ferreira.
Segundo sua assessoria, o “que a princípio parecia ser um ato político simples, com a militância portando bandeiras na rua, transformou-se numa grande carreata”. O coordenador de eventos da campanha, Sérgio Aroucha, disse que a militância é treinada para abordar o público “com respeito e não com brigas como andam falando por aí”, numa referência à agressão que um militante petista disse ter sofrido pela militância de Newton, na última sexta-feira.

8 - Elias busca votos por telephone

O candidato do PSDB à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, está querendo inovar na busca pelos votos. Ontem, durante caminhada em Guararapes, convocou a militância a telefonar, diariamente, para amigos e familiares, a fim de multiplicarem seu resultado nas urnas.
A estratégia foi nomeada de “Campanha dos mais 10”, e foi imediatamente posta em prática pelos militantes. “Mamãe, arruma votos para Elias”, pediu um deles.
Em alguns momentos, o candidato chegou a parar, durante o percurso, para atender aos telefonemas, conversar e pedir votos.
Estratégia semelhante foi utilizada pela vereadora licenciada do Recife, Luciana Azevedo (PT), que foi uma das mais votadas nas eleições passadas. O tucano também conversou com os moradores da localidade e criticou a situação de esgoto a céu aberto.
“Em pleno céu azul, a lama e os esgotos estão nas casas das pessoas. Imagine quando chove aonde toda essa água vai chegar?”, questionou. O prefeiturável caminhou cerca de três quilômetros, estendendo a caminhada até o bairro de Prazeres, acompanhado pelo vice Edir Peres (PPS).

ECONOMIA

9 - Superpopulação preocupa prefeito

O início das obras em Floresta preocupa o prefeito Augusto Ferraz. Segundo ele, o município não está preparado para receber cerca de 5 mil operários - que vão se somar aos 28 mil moradores. “É uma satisfação pelas obras, pois será importante para Floresta. Mas nosso sistema de atendimento é precário”, disse. Em Floresta, há apenas um hospital e uma central de atendimento.
A preocupação do prefeito, porém, não recai sobre os militares, já que o 3° Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (BEC) tem sua própria estrutura. “Além da saúde, precisamos de apoio em assistência social e educação”, explicou.
As atuais atividades feitas para receber o projeto de transposição são de saneamento básico. Estão em curso obras de R$ 4,7 milhões, oriundos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A prefeitura ainda aguarda R$ 2,4 milhões que devem ser liberados após as eleições. De acordo com o diretor de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, Francisco Abreu, o mesmo que está acontecendo em Cabrobó acontecerá em Floresta.
“Empresas de vestuário e alimentação estão nos procurando para se instalar aqui”, avaliou o prefeito de Cabrobó, Eudes Cavalvanti. Obras de saneamento também estão em andamento na cidade, no valor de R$ 6,4 milhões do Ministério da Integração. A prefeitura ainda aguarda R$ 5,5 milhões da Codevasf.

10 - Inflação: baixa renda é quem sofre

A inflação dos alimentos já preocupa o brasileiro. Seja pela sazonalidade ou valorização de algumas commodities no mercado internacional, a verdade é que os preços dos produtos alimentícios estão cada vez mais altos e, como se não bastasse, o maior reflexo é sentido nas famílias de baixa renda.
Enquanto os preços dos alimentos de consumo típico da classe média alta permanecem estáveis, a população de menor poder aquisitivo compromete grande parte do salário com a cesta básica.
Na semana passada, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou uma pesquisa inédita, mostrando que, entre 2004 e 2006, a inflação para as famílias de camadas mais baixas do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador ficou cerca de 15% menor que a oscilação de preços para as classes média e alta.No entanto, desde o ano passado, esse cenário parece estar mudando.

INTERNACIONAIS

11 - Raúl Castro adverte os EUA

O presidente de Cuba, Raúl Castro, advertiu os Estados Unidos que seu País manterá suas defesas em alerta, não importante quem vença as eleições presidenciais americanas no mês de novembro.
Raúl, que discursou no aniversário de 55 anos do ataque ao Quartel Moncada, evento que marcou o início da Revolução Cubana - 26 de julho de 1953 -, falhou em anunciar novas reformas econômicas.
Embora a expectativa fosse que Raúl anunciasse reformas no discurso, ele teve o foco no passado, enquanto falava para milhares de pessoas em frente ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, onde ele, seu irmão Fidel e mais de 70 rebeldes lançaram o ataque em 26 de julho de 1953.
“Quando nós atacamos o Moncada, nenhum sonhava em estar aqui hoje,” Raúl disse à multidão em Santiago, cidade 860 quilômetros ao leste de Havana e na prática a capital do leste da ilha.
Ele disse que mais tempos de austeridade esperam a já empobrecida economia da ilha, e advertiu os líderes do Partido Comunista a cumprirem as promessas feitas ao povo cubano. “Apesar da nossa grande vontade em resolver cada problema, não podemos gastar em excesso o que temos,” disse Raúl Castro.

12 - Crise aérea atinge aeroportos

Milhares de turistas argentinos - que iniciavam neste fim de semana suas férias de inverno, além de brasileiros, chilenos, mexicanos e europeus foram vítimas do caos que tomou conta dos dois aeroportos de Buenos Aires, o de Ezeiza - para vôos internacionais e o Aeroparque - vôos internos.
Dezenas de vôos decolaram com atrasos. Os maiores problemas foram apresentados pelos vôos da companhia Aerolíneas Argentinas e sua associada Austral, responsáveis pela maioria dos vôos internos e de grande parte dos vôos internacionais.
O caos teria sido gerado por overbooking, a administradora da Aerolíneas, teria vendido um excesso de passagens aéreas, muito além de suas reais possibilidades de transporte. Durante o dia de ontem, 12 vôos da Aerolíneas e outras companhias registravam atrasos para decolar de Ezeiza.
Por causa da confusão, 10 vôos estavam atrasados para aterrissar em Ezeiza, dos quais cinco provinham do Brasil. No Aeroparque, 17 vôos atrasaram-se para o pouso, enquanto que outros 18 demoravam sua partida.
No último sábado, o argumento para os atrasos continuava sendo o mesmo. Ontem, a companhia sequer estava fornecendo explicações para as demoras. Segundo os sindicatos, a Marsans emitiu passagens como se todos os aviões da empresa - um total de 67 - estivessem em pleno funcionamento. A explicação para o problema é que apenas 24 estão hoje, aptos para os vôos.

ESPORTIVAS

13 - Tricolor empata e avança à segunda fase da Série C

Não foi o final de filme esperado pela platéia presente, mas o empate em 1x1, contra o Campinense/PB, ontem, no Arruda, foi comemorado como uma conquista de campeonato pelos torcedores corais, já que além de valer a classificação do Santa Cruz para a segunda fase do Brasileiro da Série C, também afastou, temporariamente, o fantasma da Série D.
Na outra partida válida pelo Grupo 5, ontem, o Potiguar não tomou conhecimento do Central e venceu por 3x0. Com esses resultados, a Raposa da Paraíba se classificou como líder da chave (11), com o Santa Cruz passando como vice (oito).
Na próxima fase, as duas equipes se juntam a Salgueiro e Icasa/CE, formando o Grupo 19 da competição, com os dois melhores passando à terceira fase para, enfim, garantir-se na Série C e continuar sonhando com o retorno à Segundona. No próximo domingo, a Cobra Coral já enfrenta o Carcará, pela rodada de abertura da segunda etapa.

14 - Enfim, Sport vence fora do Estado

Demorou, mas, finalmente, ela veio. Após 15 rodadas, o Sport conseguiu a primeira vitória fora de Pernambuco neste Brasileiro da Série A (sem o mando de campo, já havia vencido o clássico com o Náutico). O Leão foi até Goiânia e fez 2x1 no Goiás, ontem, no estádio Serra Dourada.
Era só o que faltava para que a reação rubro-negra se consolidasse, após um fraco início de Campeonato. Retomada confirmada pela ascensão na tabela: pela primeira vez na competição, o clube ultrapassou o Timbu na classificação, alcançando a nona colocação.
Conseguir essa importante vitória não foi fácil. O primeiro tempo de jogo, em sua maior parte, foi de um ritmo bastante cadenciado. Lentas, as duas equipes pouco criaram até os 30 minutos de partida, quando o Sport deu o seu primeiro chute a gol, com Roger. Antes disso, as melhores oportunidades haviam sido do Goiás, mas através de bola parada.

15 - Pintado fala em resolver “problemas internos”

A semana promete ser bastante agitada nas bandas da Rosa e Silva. Sem saber o que é vencer há cinco jogos, a equipe poderá entrar na zona de rebaixamento, caso não consiga somar pontos frente ao Cruzeiro, quarta-feira, no Mineirão.
Hoje, os jogadores se reapresentarão, nos Aflitos. Para encarar a Celeste, o técnico Pintado terá à disposição o zagueiro Negretti e o meia Roger. Os novos reforços, o volante Reinaldo e o meia William, ambos do Palmeiras, serão apresentados oficialmente logo mais e, caso sejam regularizados a tempo, também têm chance de viajar para Minas Gerais. Ruy e Felipe, vetados pelo Departamento Médico, poderão ficar de fora mais uma vez.
Mas o técnico Pintado terá trabalho para tentar levantar o moral do grupo que um dia chegou a liderar a competição. De acordo com o treinador, durante a entrevista coletiva, após o jogo, alguma coisa anda atrapalhando o rendimento do seu grupo.
“Não podemos tomar uma decisão agora, com o calor do jogo. Com a cabeça fria a gente vai tentar resolver algumas coisas. Precisamos tomar as providências”, disse.

POLICIAIS

16 - Falsos PMs matam um na Macaxeira

“É a polícia! É a polícia! Abram a porta!”. O biscateiro Natanael Alves de Santana, 30 anos, atendeu ao pedido. Abriu as portas. Deixou entrar, em seu lar, aqueles que seriam os responsáveis pela sua morte. A astúcia dos dois bandidos só não foi maior do que a frieza. A dupla cometeu o assassinato na frente dos filhos da vítima - três crianças com idade inferior a dez anos.
Quem relatou o trágico acontecimento ocorrido por volta das 18h do último sábado, na travessa Ester, bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, foi a esposa de Natanael, que viu toda a ação e prefere não ter o nome identificado, por temer represálias.
A viúva estava desolada e imersa em dúvidas. “Arruinaram a vida da família. Deixaram cinco órfãos de pai. Ele era uma pessoa do bem. Por quê tanta maldade? Por quê?”, indagou a mulher, sentada na cama de um cubículo - que serve de quarto, banheiro e cozinha - chamado por ela de “minha casa”.

17 - Morto e ferido na Restauração

Um morto e um ferido a bala movimentaram as ocorrências da noite de sábado no Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Recife. Everson José Albino da Silva, de 22 anos, deu entrada na emergência da unidade de saúde depois de ser baleado na rua Miguel Ribeiro, no centro de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.
O boletim de ocorrência do hospital registrou que ele foi encontrado agonizando na via pública e levado, ainda com vida, para o socorro médico. Mas faleceu por conta dos ferimentos e só teve a identidade revelada por um irmão que entrou em contato com o HR.
O rapaz, segundo anotaram policiais do centro de atendimento, tinha duas passagens pela cadeia por ter participado de um roubo e ter se envolvido em uma tentativa de assalto.
Leandro Rodrigues da Silva, de 16 anos, está internado na Restauração após ter sido atingido perto de casa. A mãe dele, a costureira Janaína Rodrigues Pereira, teria declarado à polícia que quatro homens andavam armados pela rua da casa dela amedrontando moradores.
Eles teriam atirado no pé de uma pessoa na última sexta-feira. No dia seguinte, o quarteto teria se aproximado de Leandro e perguntado se ele era “Jamerson”.
Depois de ter negado, segundo a costureira, o filho foi baleado na coxa e no braço esquerdo. Ela recebeu a notícia quando estava em casa. Os casos devem ser repassados à Delegacia do Espinheiro, que enviará as ocorrências para as delegacias das áreas em que os crimes foram cometidos.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog