Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Jornal do Vale - "Onde a notícia chega mais cedo"

1. Pacientes penam por UTI em PE

Os familiares de pacientes graves, em situação de risco de morte, e precisando de atendimento nos hospitais da rede pública do Estado, principalmente de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), estão apreensivos. Muitos encaminham os parentes para o hospital com a certeza de que eles serão atendidos e receberão o melhor tratamento, mas terminam tendo muita dor de cabeça.

A doméstica Daniela Luziana de Santos Silva, 30 anos, e a irmã, a estudante Ádria Carla Batista, 23 anos, que moram no bairro do Ipsep, no Recife, levaram a mãe para o Hospital da Restauração (HR), na última terça-feira, em coma, por causa de problemas vasculares.

Azuleide Braga Batista, de 63 anos, está na unidade de trauma e entrou na fila dos pacientes que esperam uma vaga na UTI. “O médico disse que ela precisava ir para a UTI e que tinha que esperar desocupar. Tenho medo porque ela pode não resistir”, desabafou Daniela. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 19 pessoas esperam por um UTI no Estado. Existem 417 vagas em Pernambuco.

Sem saber quanto tempo vão esperar, a aflição das duas irmãs é mais um sentimento de preocupação dos muitos familiares, especialmente quando encontram pelos corredores outras situações, até piores. A trabalhadora rural Helena Francisca de Santana, 53 anos, foi transferida de Vitória de Santo Antão para o Recife, já em coma, desde o último domingo.

Ela faleceu no início da noite da última quarta-feira. “Minha mãe tinha pressão alta e teve um derrame. Veio toda entubada na ambulância. Fiz uma visita ontem e ela estava do mesmo jeito. O que me deixou mais chateada é que só me avisaram hoje (ontem) quando apareci para fazer nova visita”, contou a filha de Helena, a trabalhadora rural Elcilene de Santana Silva.

2. Hemope não realiza mais transplante

Há cerca de um ano o Hemope não realiza transplantes de medula óssea. Vinte e nove pacientes estão cadastrados em uma lista de espera do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO), alguns em estado vulnerável e correndo risco de morte. O tratamento de pessoas com leucemia e outras doenças do sangue está ameaçado pela falta de médicos e medicamentos.

No órgão, única unidade pública do Norte-Nordeste a fazer o procedimento, é possível a realização de três transplantes por mês, o que não estão sendo feitos. Entre as unidades privadas, apenas o Hospital Real Português - com seis leitos - é credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para transplantar medulas.

Nos próximos dias, a Associação de Apoio ao Transplante de Medula Óssea (ATMO) enviará uma carta ao secretário Estadual de Saúde, João Lyra, solicitando uma maior atenção ao assunto.

O sentimento que brota nas pessoas que tanto esperam por um transplante é de angústia. Portador de mieloma, espécie de câncer de medula, o administrador Gilberto de Castro, de 42 anos, pode ficar com osteosporose e insuficiência renal se não passar pelo processo para o qual está pronto há dois meses.

Há pouco, ele iniciou a busca por um caminho diferente: brigar com o plano de saúde. “Estou me mobilizando para tentar via o plano, caso não consiga, entrarei com uma ação judicial. Sinto muita indisposição, principalmente porque passei por tratamento quimioterápico durante dez meses”.

3. Polícia Civil recebe 345 viaturas

O programa de segurança pública Pacto pela Vida teve mais uma etapa cumprida pelo governo estadual. Ontem, foram entregues - pelo governador de Pernambuco - Eduardo Campos, 345 viaturas, sendo 326 para a Polícia Civil e 19 para a Científica, no pátio do Centro de Convenções, em Olinda.

Os veículos foram encaminhados para delegacias e para os Institutos: de Criminalistica (IC), Medicina Legal (IML) e Tavares Buril (ITB), localizados na capital pernambucana e também nas cidades do interior do Estado.

A nova frota é formada por Gol, S.10, caminhonetes importadas e EcoSport. Hoje, mais 100 viaturas recuperadas deverão ser entregues à Polícia Civil pela Secretaria de Defesa Social (SDS), e mais 15 para o Corpo de Bombeiros.
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, o investimento - na locação e recuperação dos transportes - ultrapassa os R$ 6 milhões de reais. Para fechar a frota da Civil, 100 veículos EcoSport recuperados voltaram para as ruas de Pernambuco.

Já os automóveis, que ficaram à disposição da Polícia Científica são: 14 caminhonetes S.10 e cinco caminhões restaurados. Esses foram distribuídos entre o IC de Salgueiro, Petrolina, Caruaru e Recife, e ainda, ITB da capital e nos institutos de medicina legal de Petrolina, Caruaru e Recife.

4. Secretária é achada morta em escola

Uma escola de ensino fundamental em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, foi o palco de um homicídio que permanece sem explicação. A secretária Elionete Eliane dos Santos, de 31 anos, foi encontrada assassinada, anteontem, por volta das 19h30, no Colégio Espaço Livre, no bairro de Beira Rio. O objeto usado para a execução do crime, uma faca peixeira achada no local junto ao corpo, foi apreendida por policiais civis do município.

Segundo informes da Delegacia de Cabrobó, apesar de a escola estar fechada por conta das férias, o diretor da instituição, Elionai Dias Santos, havia pedido para que a secretária fosse organizar algumas documentações e rematrículas de alunos.

Após tentativas frustradas de contactar Elionete pelo celular, o diretor pediu para que seu filho fosse até o colégio saber o que estava acontecendo. Ao chegar no local, o menino encontrou o portão aberto e o corpo da vítima esfaqueado em uma das salas de aula.

5. Casal cai do 12º andar de prédio no centro do Paraná

A Delegacia de Homicídios de Curitiba investiga a morte de um casal, na madrugada de ontem, que caiu do 12º andar de um edifício no centro da capital paranaense De acordo com os levantamentos da polícia, Daniella Luciana Marcos, de 29 anos, foi a primeira a cair, na calçada. Logo depois, caiu seu marido, Alexandre Lopes da Rocha, de 31 anos, que ficou no meio da rua. Um menino de dois anos, filho do casal, foi encontrado dentro do apartamento por vizinhos.

Segundo a delegada Iara Dechiche, somente o laudo a ser realizado pelos peritos do Instituto de Criminalística poderá apontar o que aconteceu. “O que se sabe é que eles brigavam muito, se agrediam tanto física como verbalmente e era comum quebrarem coisas dentro do apartamento”, disse a delegada. “Mas ainda não sabemos se foi um duplo suicídio ou se foi homicídio seguido de suicídio.” Vizinhos disseram que, antes da queda, eles estavam discutindo.
A delegada acentuou que os vizinhos do casal e policiais militares arrombaram a porta para pegar a criança, que estaria chorando. O menino foi entregue à guarda dos avós maternos, com quem já viveria uma menina, de 7 anos, também filha do casal. Os avós paternos não moram em Curitiba. A delegada adiantou que ainda não tinha informações sobre possível envolvimento com drogas, o que será esclarecido pelo Instituto Médico-Legal. O casal morava no prédio havia três anos.

6. Sargento gay pede habeas corpus

O segundo sargento do Exército, Laci Marinho de Araújo, entrou anteontem com um habeas-corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pede a sua libertação até o julgamento do mérito de hábeas ajuizado no Superior Tribunal Militar (STM) no qual também solicita sua soltura. De acordo com o Supremo, a defesa argumenta que a liberdade do seu cliente não ameaça o andamento do processo.

Araújo, que assumiu numa entrevista à revista Época seu relacionamento com o sargento Fernando Alcântara de Figueiredo, está preso desde 4 de junho sob acusação de deserção. Ele é mantido no Batalhão de Polícia do Exército em Brasília. Inicialmente, o Conselho Permanente da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM) negou o pedido de liberdade provisória ou a transferência dele para um hospital ou domicílio, por conta de problemas de saúde. Araújo recorreu, então, ao STM, que também não concedeu liminar.

7. Médicos dão ultimato ao Governo de Pernambuco

Ultimato! Na assembléia que aconteceu na noite de ontem e se estendeu até às 10h30, os médicos deram um prazo de oito dias para que o Governo de Pernambuco apresente uma nova proposta à categoria. Caso contrário, prometem entregar os pedidos de exoneração na próxima sexta-feira, 1° de agosto.

“Demos esse prazo como voto de confiança final ao Governo, que esperamos que tenha sensibilidade para nos apresentar uma proposta digna. Se não houver, a rede estadual de saúde se demite do serviço público!”, finalizou Antônio Jordão, presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Até agora, o Simepe tem em mãos, cerca de 410 pedidos de exoneração em todo o Estado.

A decisão foi fruto de mais um episódio de impasse, no final da tarde de ontem. Segundo o Simepe, o secretário de Saúde do Estado, João Lyra, entrou em contato com o sindicato, na tentativa de reabrir as negociações. De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Longo, ainda na noite de ontem, ele se reuniu com o secretário, que pediu que a categoria elaborasse uma contra-proposta formal para ser entregue ao Governo.

No entanto, segundo Longo, o secretário frisou que os médicos devem enviar a proposta abaixo do que foi oferecido pelo Governo, porque já avisou que o Estado não tem como arcar com mais do que foi proposto, inicialmente.

A categoria votou, por unanimidade, por não elaborar a contra-proposta e dar o prazo mencionado ao Governo, para que este coloque alguma proposta em questão. Uma nova assembléia de mobilização foi marcada para a próxima quinta-feira.

8. Governo dividido em torno de lei

O governo está dividido em relação ao projeto de lei que trata escritórios de advocacia como espaços invioláveis em investigações criminais, encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sanção ou veto até 12 de agosto. O texto, de autoria do deputado Michel Temer (PMDB), já foi aprovado na Câmara e no Senado, mas o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse, ontem, que o presidente ainda não decidiu o que fará.

“Se for sancionada, é porque nós chegaremos à conclusão lapidar de que não há prejuízo para a investigação criminal, que não vai se tratar de um privilégio para os advogados e, sim, do respeito às suas prerrogativas”, afirmou o titular da Justiça. “Temos de prestigiar as prerrogativas dos advogados.” A polêmica esquenta em meio à repercussão da Operação Satiagraha, que flagrou conversas do advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh.
Como iniciativa de oito entidades da magistratura e do Ministério Público, foi encaminhada ontem a Lula uma nota técnica pedindo o veto ao projeto. Os signatários alegam que a proposta inviabiliza as investigações e torna “substancialmente mais fácil para os criminosos fazer uso de escritórios advocacia - destes causídicos que também são criminosos - para esconder provas do cometimento de ilícitos, tornando-os imunes à ação da polícia, do Ministério Público e do Judiciário”.

POLÍTICA

9. Datafolha mostra Mendonça com 30%

Uma nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura do Recife divulgada, ontem, confirmou a manutenção da vantagem do candidato do DEM, Mendonça Filho, e o empate entre Carlos Eduardo Cadoca (PSC), e João da Costa (PT).

De acordo com a amostragem do Instituto Datafolha, encomendada pela TV Globo, o democrata lidera com 30% dos votos, enquanto o social-cristão e o petista estão em segundo lugar, com 20% da preferência do eleitorado. Raul Henry (PMDB) aparece com 7% dos votos. Kátia Telles (PSTU), Edilson Silva (PSOL) e Roberto Numeriano (PCB) têm 1%.

Os votos em branco e nulos somaram 8%. O mesmo percentual foi atingido entre os eleitores que não souberam em quem votar. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 025/2008, sendo feitas 831 entrevistas, durante os dias 23 e 24 de deste mês. A margem de erro divulgada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, Mendonça conta com a simpatia do eleitorado mais velho (39% dos votos), e dos que apontam como ruim ou péssima (38%) a atual gestão do prefeito João Paulo (PT). E ainda que o PMDB tenha lançado candidato próprio, 46% dos simpatizantes da legenda dizem preferir o democrata.

Apesar de ter registrado votos em todos os níveis etários, Cadoca manteve a sua preferência entre os eleitores mais jovens (25%), quando comparado aos mais velhos (17%). João da Costa, por sua vez, obteve melhores resultados entre as pessoas com maior grau de instrução (34%), com renda acima de cinco salários mínimos (32%), e os que aprovam a administração João Paulo (31%). Entre os simpatizantes do PT, 40% votam no prefeiturável.

Quando a amostragem avaliou os votos espontâneos - ou seja, sem a apresentação de nomes aos eleitores -, João da Costa apareceu como primeiro colocado, com 11% dos votos; Mendonça com 9%; e Cadoca, 5%. Os votos nulos e em branco somaram 8%. E 56% das pessoas não souberam responder.

10. Rubem denunciará Newton ao MP

A briga judicial na disputa eleitoral em Jaboatão parece não ter fim. O prefeiturável Paulo Rubem Santiago (PDT) anunciou, ontem, que denunciará o candidato à reeleição Newton Carneiro (PRB), no Ministério Público, por doação de terrenos em período eleitoral.

O parlamentar acusa o adversário de “jogar baixo” para continuar à frente da administração. “Ele se acostumou a agir com deslealdade em suas campanhas, e como sabe que vai perder em outubro, está desesperado para ganhar o povo a qualquer custo”, disparou o deputado. Rubem afirmou também que Newton está “viciado” em desviar recursos públicos.

Sobre a possibilidade de ser denunciado pela deputada estadual Elina Carneiro (PSB) por quebra de decoro, Rubem disse estar tranqüilo e não se preocuparrá com uma investida da filha do prefeito. “Ela é uma parlamentar apagada, sem nenhuma expressão e que vive na aba de Newton. A Câmara não vai levar nada do que ela possa falar em consideração”, declarou o prefeiturável. Ele ainda ironizou, dizendo que a opositora é que deveria tomar cuidado para não perder o mandato.

Como forma de incentivar a população a participar da campanha mais ativamente e de aproximar-se mais do eleitorado, Paulo Rubem lançou ontem seu site na internet (www.paulorubem12. can.br ). Com sessões interativas como o chat e a “voz do povo”, os eleitores terão espaço para fazer perguntas ao candidato e encaminhar sugestões, críticas e até mesmo denúncias de problemas na cidade e irregularidades nas campanhas de adversários.

Segundo o coordenador-geral de campanha de Rubem, Odilon Lima, a página será a principal ferramenta de interação com a população.

11. Clima de euforia em ato de João

Entusiasmados com os números da pesquisa Datafolha, divulgada ontem, o prefeito João Paulo (PT), o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeiturável João da Costa (PT) abriram as portas do comitê de campanha do petista, ontem à noite. A inauguração do espaço reuniu uma multidão de militantes de todos os partidos aliados, sendo a maioria do PT.

Embora João da Costa ocupe uma posição confortável na sondagem (22%), o prefeito João Paulo evitou o salto alto, mas acredita que a tendência é o crescimento do seu candidato. “A pesquisa está acima da nossa expectativa, apesar de ainda estar longe da eleição. Tenho o sentimento que é a aprovação do projeto. Acredito que a tendência é crescer mais”, avaliou.

No entanto, em seu discurso alertou a militância para evitar “o já ganhou”. “Por melhor que seja o cenário, não podemos deitar em berço esplêndido, porque cada eleição tem uma história. Nós já vimos aqui, em 2000, prefeito eleito com fatura liquidada, com 74% de aprovação, que foi dormir prefeito e acordou derrotado”, disse o petista, numa referência a Roberto Magalhães (DEM). João Paulo disse que a militância “não pode abrir a guarda, vacilar”.

Declarou que João da Costa é “o verdadeiro candidato identificado com o projeto do presidente Lula” e que a “única forma de dar continuidade a esse projeto político” é o elegendo em outubro.

12. “Nunca me coloquei como candidato de Lula”

As críticas do candidato do PT à sucessão municipal, João da Costa, sobre uma postura “dúbia” de Cadoca - que se divide entre o apoio à base do presidente Lula (PT) e a oposição à administração João Paulo -, não foram suficientes para que o prefeiturável social-cristão abandonasse a sua estratégia de campanha “propositiva”.

Apesar de o petista se auto-intitular o único candidato governista da disputa, Cadoca lembrou, de forma sutil, que se não fosse considerado como um aliado, Lula não teria se ausentado da campanha no município.
“Eu nunca me coloquei como candidato de Lula, mas da base (de apoio ao Governo Federal). Eu tenho uma frente de partidos onde três fazem parte do Governo. É uma candidatura independente, formada em um novo pólo.

Não é o apoio de Lula que está se discutindo. Eu vou continuar fazendo dentro das minhas propostas”, ressaltou o social-cristão, que ontem fez uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Jovaldo Nunes.

Durante o encontro, o candidato frisou a sua intenção de colaborar com as regras do processo eleitoral, e mostrou-se ansioso quanto à divulgação oficial do tempo de cada prefeiturável no guia eleitoral de TV. A informação repassada foi a de que o juiz da propaganda eleitoral, Paulo Torres, convocará uma reunião, para o próximo dia 4 de agosto, a fim de anunciar o quadro de tempo.

13. Arlindo vê desespero de Renildo

Após ser chamado de irresponsável por Renildo Calheiros (PCdoB), o candidato do PTB à prefeitura de Olinda, Arlindo Siqueira, retrucou, ontem, classificando o opositor de “desesperado” e “traidor do povo”. O petebista ainda acusou a gestão da prefeita Luciana Santos de desviar R$ 4 milhões do fundo dos servidores para recapeamento “mal feito” de avenidas.

“O desespero está tomando conta da campanha dele porque sabe que a gestão na qual está inserido traiu os populares, virando as costas para as necessidades básicas. E fizeram aquilo na Presidente Kennedy com dinheiro destinado para outro setor “, disparou. Siqueira declarou também que o comunista não conhece a cidade direito para querer governá-la. “Renildo é um homem dos corredores de Brasília, não sabe o que realmente se passa no município”, disse.

Sobre a afirmação de Renildo com relação à força dos concorrentes à Prefeitura, colocando Jacilda Urquiza (PMDB) como principal opositora, Arlindo afirmou que o comunista está escolhendo uma advérsária “mais fraca” para enfrentar em um possível segundo turno. “O povo julgou Urquiza na eleição passada e ela não tem mais condições de vencer uma eleição”, atacou.

Siqueira ainda declarou que Calheiros já sentiu a força da candidatura petebista nas ruas e quer evitar um confronto.”Estamos fortes nas ruas. Já são 18 caminhadas, mais de 30 quilômetros percorridos e o povo sabe que somos a mudança que Olinda precisa”, contou, confiante o prefeiturável.

14. Jairo Pereira é impugnado por juíza

A juíza da 127ª Zona Eleitoral, Ana Paula Costa de Almeida, declarou inelegível para as eleições deste ano o candidato do PMDB à Prefeitura de Camaragibe, Jairo Pereira. A decisão também prevê multa de R$ 21.282,00, a ser paga no prazo de 15 dias após o trânsito em julgado da sentença, destinada ao Fundo Partidário. Pereira pode recorrer da decisão.
A magistrada julgou procedente o pedido de Investigação Judicial Eleitoral contra o peemedebista, impetrado pelo diretório do PCdoB, em abril deste ano. Na ação, o partido comunista acusa Jairo Pereira de ter praticado abuso de poder econômico e prestar serviços médicos gratuitos em troca de votos, no mês de abril, bem antes das convenções e do início oficial da campanha eleitoral.

“Ele usou a fundação do nome do pai (Josué Pereira) e a rádio comunitária dessa instituição para fazer propaganda. Isso é captação ilícita de votos”, comentou a advogada do PCdoB e autora da ação, Virgínia Pimentel.
A juíza entendeu que houve abuso de poder econômico, uso indevido de comunicação e propaganda extemporânea, “tudo com fins de adquirir a preferência do eleitorado de Camaragibe (tentativa de captação ilícita de sufrágio”, em favor de Jairo Pereira.

A sentença, segundo Virgínia, será transferida para o processo do pedido de registro do candidato. Na época da ação, Jairo Pereira era pré-candidato e ainda não possuía o registro da candidatura.

Por meio de uma nota, Jairo Pereira disse que vai recorrer da decisão e que pelo fato de a sentença “não ter efeito imediato” continua candidato. O documento explica ainda que a Fundação Josué Pereira presta serviços sociais e médicos em Camaragibe e São Lourenço da Mata, há 12 anos, e que há apenas a coincidência de a entidade ter o nome do seu pai.

Ainda em sua defesa, o candidato afirma que os eventos promovidos pela rádio (101,7 FM) não tiveram nenhuma conotação eleitoral porque “em nenhum momento se ouviu pedido de votos ou promessas eleitorais”.
Segundo o peemedebista, “os eventos faziam parte de um ousado e consciencioso plano de fidelização e ampliação de ampliação de audiência”.

15. 2008 tem mais candidatos jovens

Os pedidos de registro de candidatura feitos por jovens interessados em disputar cargos para prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições 2008 diminuíram em relação ao número registrado no pleito de 2004, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Há quatro anos, o total de jovens com idade entre 18 e 24 anos inscritos para a disputa de um cargo eletivo era de 13.066, contra 12.177 registrados este ano na Justiça Eleitoral.

De acordo com o TSE, este ano serão 2.846 possíveis candidatos entre 18 e 20 anos de idade e 9.331 entre 21 e 24 anos. Nas últimas eleições foram 2.757 candidatos na faixa dos 18 aos 20 anos e 10.309 na faixa de 21 a 24 anos. O tribunal informou ainda que a quantidade de pedidos de registro para candidatos com idade superior a 60 anos, por sua vez, aumentou de 26.705 em 2004 para 29.750 em 2008.

Este ano há 24.943 pedidos de registro de pessoas com idade entre 60 e 69 anos, outros 4.378 para faixa etária de 70 a 79 anos e 429 possíveis candidatos com idade superior aos 79 anos.

O número de eleitores jovens e idosos com voto facultativo aumentou em um milhão para as eleições deste ano em relação às de 2006. Hoje, são 11.272.924 contra 10.218.328 registrados nas eleições passadas.
O voto só é facultativo para o eleitorado entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.
De acordo com o TSE, em 2006, havia 2.556.391 eleitores entre 16 e 18 anos. Esse número cresceu para 2.922.538 em 2008 e representa 2,24% do eleitorado do país. A quantidade de eleitores que tem acima de 70 anos, por sua vez, cresceu de 7.661.937 para 8.350.386 em 2008.

16. Irmão de Calheiros está na “lista suja”

O nome do vereador Robson Calheiros (PRB-AL) - irmão do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) - aparece na lista dos candidatos “ficha suja”, divulgada esta semana no site da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). Robson responde a crime de racismo, mas nega as acusações. Ele teria ofendido a vereadora de Maceió, Fátima Santiago.

Na lista, aparecem sete nomes de candidatos com ‘ficha suja’, que disputam 21 cadeiras da Câmara Municipal de Maceió. Entre eles, consta também Adeilson Bezerra, que foi preso e indiciado pela Polícia Federal, na Operação Carranca, acusado de desvio de recursos públicos e envolvimento no esquema de fraudes em obras públicas, comandado pelo empreiteiro Zuleido Veras, dono da Construtora Gautama.

Entre os 31 nomes de candidatos de municípios alagoanos, consta o do ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos, preso desde o início do ano devido a um processo por desvio de recursos públicos.

17. Tarso admite excessos da PF

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou, ontem, que a correção de desvios de conduta da Polícia Federal durante operações não impedirá a instituição de ampliar o combate à corrupção e à impunidade. Ao participar de um ato público na seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Tarso reconheceu que os excessos têm se repetido na exposição de presos em operações como a Satiagraha, mas defendeu que as mudanças que protejam investigados atinjam todas as classes sociais, em vez de reforçar privilégios.

“Temos que processar reformas para combinar a garantia dos direitos individuais com o eficaz combate ao crime e à impunidade”, defendeu Tarso.”Há abusos? Sim. Temos que tratar deles, até porque o inquérito que comete abusos prejudica a possibilidade da punição e, portanto, alimenta a impunidade.”
Para o ministro, a série de reações aos métodos da PF - que teve entre os críticos o presidente do STF, Gilmar Mendes - após a prisão do banqueiro Daniel Dantas só ocorreu porque as investigações atingiram uma camada privilegiada da sociedade, “que compunha o território total da impunidade no nosso País e agora começa a ter que responder (por crimes)”.

O ministro voltou a dizer que a corregedoria da PF vai investigar com rigor os servidores que vazaram informações a jornalistas e permitiram, por exemplo, que o ex-prefeito Celso Pitta fosse filmado de pijama ao receber a equipe da PF que o prendeu em casa.

ECONOMIA

1 - Servidores do Estado começam a receber hoje

A Secretaria de Administração de Pernambuco divulgou, ontem, o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais referente ao mês de julho. Os inativos receberão suas remunerações a partir de hoje até o dia 28.

Já o pagamento dos servidores ativos está agendado para os próximos dias 29, 30 e 31. A folha de pagamento corresponde a cerca de R$ 347 milhões para 195 mil contracheques.

O salário dos servidores ativos de todas as secretarias será liberado no dia 30, com exceção dos da Secretaria de Defesa Social, que recebem junto com os médicos residentes, DER, Detelpe, Fundac, Fundarpe, Funape, Facepe, UPE, Fidem, Condepe/AGPLPS, Hemope, Itep, IPA, Perpart, Cehab, Empetur, CPRH, AD Diper, ATI, Distrito Estadual de Fernando de Noronha e IRH, no dia 31 de julho.
Para quem vai receber pensões especiais e pensionistas de prefeituras, os benefícios serão liberados na próxima segunda-feira (28). Já os funcionários

2 - Desemprego menor em cinco anos

A taxa de desemprego fechou o primeiro semestre de 2008 em 8,3%, abaixo dos 9,9% da média do mesmo período de 2007. É a menor marca da nova Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que só tem um primeiro semestre completo a partir de 2003.

A Região Metropolitana do Recife também apresentou queda de dois pontos percentuais no índice de desemprego em relação ao mês de maio, de 8,7% para 8,5% em junho. Mesmo assim, a região aparece com a segunda maior taxa de desemprego em relação às demais capitais analisadas pelo IBGE.
De acordo com a técnica da pesquisa, Adriana Beringuy, já que a taxa de desemprego segue o mesmo rítimo, o número de desempregos foi irrelevante em relação aos outros meses.
Adriana falou que a tendência para os próximos meses é bem mais otimista. “Com base nos dados do primeiro semestre, acredito que o mercado de trabalho tenha um saldo positivo em 2008. Estamos vivendo um processo de formalização do mercado, uma vez que a cada mês o número de trabalhadores com carteira assinada vem crescendo”, analisou a técnica.

INTERNACIONAIS

3 - Assembléia vota nova Constituição

A Assembléia Constituinte do Equador, de maioria pró-governo Rafael Correa, votava ontem, em sessão final, o texto da nova Carta Magna do país, que reforma o controverso sistema Judiciário e prevê mais poderes para o presidente, como o de comandar a política econômica e fiscal e o de dissolver o Congresso e chamar eleições gerais.

O esforço dos constituintes governistas, 78 das 130 cadeiras, era encerrar os trabalhos ainda ontem, já que hoje expira o prazo para aprovação.
Cada parlamentar tinha três minutos para se pronunciar, enquanto a minoritária oposição acusava o governo de limitar o debate e o presidente Rafael Correa, de “ingerência’’.

A nova Constituição, uma das bandeiras de campanha do esquerdista Correa, irá a referendo em 28 de setembro e estabelece que o presidente pode ser reeleito uma vez, para novo mandato de quatro anos.
Se aprovada a Carta, haverá eleições gerais em janeiro, e Correa poderá concorrer à Presidência. Ele, que tomou posse em janeiro de 2007, poderá governar até 2017 (se eleito em 2009 e logo reeleito). Segundo pesquisas de recentes, Correa, que tem mais de 60% de aprovação, não a transfere automaticamente para a Carta.

4 - Mulher assite mortes do marido e filhos

Um mulher holandesa assistiu a seu marido e três filhos caírem de um penhasco para a morte ontem, enquanto os quatro tentavam escalavam uma montanha perto do Monte Bianco (Montblanc) a maior montanha da Europa, na fronteira entre Itália e França. A informação partiu dos socorristas italianos.

O holandês de 56 anos, que escalava a montanha com seu filho e duas filhas, caiu por pelo menos 500 metros, junto ao filho e às filhas, em um penhasco de rochas, gelo e neve, enquanto a mulher assistia a tudo debaixo da montanha, disse Oscar Tajola, chefe da equipe de resgate na cidade vizinha de Courmayeur (Itália).

“Nós levamos ela ao hospital porque se encontrava em estado de choque,” Tajola disse por telefone. “Nós acreditamos que um deles escorregou e arrastou todos para baixo”.

A mulher, com 50 anos, foi liberada mais tarde do hospital e identificou os corpos do marido e dos filhos, que tinham idades entre 17 e 23 anos, informou a polícia do resort de Courmayeur.
Os quatro escalavam o Mont Dolent, de 3,800 metros, que é parte do maciço de Monte Bianco. O Monte Bianco tem 4,810 metros e atrai centenas de alpinistas por ano, dezenas dos quais morrem na escalada.

ESPORTIVAS

5 - 1x0 que valeu como goleada para o Sport

Mesmo sem mostrar ainda o futebol convincente da Copa do Brasil, o Sport voltou a vencer, ontem à noite, no Campeonato Brasileiro. Apesar de magra, a vitória por 1x0 sobre o Atlético/PR, na Ilha do Retiro, valeu como uma goleada para o Leão.
Os três pontos renderam um salto de quatro posições na tabela. Agora, o Rubro-negro pernambucano é o 12° colocado, com 18 pontos. O autor do único gol foi o meia Luciano Henrique.
Justamente no dia em que voltou a ser titular, o camisa 10 decidiu o jogo e terminou como o melhor em campo. O próximo adversário do Sport é o ascendente Goiás, domingo, no Serra Dourada.
O primeiro tempo da partida foi morno. Sem maiores lances de perigo, as melhores oportunidades surgiram de duas jogadas individuais: uma pancada de Júnior Maranhão da entrada da área, que obrigou o goleiro Galatto a fazer uma grande defesa, e um chute venenoso de Joãozinho, que, por sua vez, exigiu uma bela intervenção de Magrão.

6 - Náutico inaugura Timbu Shop e lança novo escudo e site

Se ultimamente o Náutico não anda muito bem das pernas no Campeonato Brasileiro, onde não vence há quatro rodadas, fora de campo a situação é diferente.
Ontem à tarde, no auditório dos Aflitos, a diretoria do Timbu apresentou oficialmente a nova loja do clube. Na ocasião, também foi feito o lançamento do novo escudo e também do site do Náutico.
A inauguração do Timbu Shop, como intitularam o local, será feita hoje às 19h, apenas para convidados. O restante da torcida alvirrubra poderá conferir o espaço amanhã, a partir das 9h.

7 - Centralinos estão indignados

O clima de tristeza que tomou conta do Central, um dia após o empate com sabor de derrota diante do Santa Cruz, só não foi maior do que a indignação da comissão técnica e diretoria alvinegra com as declarações do volante e capitão tricolor, Alexandre Oliveira, sobre a conversa com Marco Antônio, momentos antes dele desperdiçar a penalidade que poderia ter assegurado a vitória da Patativa.
Por sua vez, o atacante alvinegro, apesar de ter comparecido ao estádio Lacerdão, no início da tarde de ontem, acabou sendo liberado pelo treinador Marcelo Villar, devendo retornar nesta manhã para o treino final antes da viagem até Mossoró/RN, onde o time enfrenta o Potiguar, domingo.
Ao término do treino dos atletas que não atuaram diante do santa Cruz, o treinador disse que praticamente não teve tempo de conversar com Marco Antônio, porém revelou ter encontrado o atleta cabisbaixo e muito sentido ao descer para o vestiário ao término da partida.

POLICIAIS

8 - Corpo é encontrado em vala

Mais de cinqüenta pessoas se amontoaram em uma das escadarias de acesso ao Morro da Conceição, nas proximidades do Córrego do Ouro, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, na manhã de ontem. O motivo para tanta curiosidade foi o corpo de Caio Alves da Silva, de 21 anos.

O rapaz foi encontrado por policiais militares do 11º Batalhão em uma vala na subida da rua Pacoti, por volta das 6h30, trajando uma bermuda rosa e uma camisa preta.
Caio era solteiro, não tinha filhos, não trabalhava e nem estudava. Segundo a mãe da vítima, Maria Severina da Silva, de 58 anos, o rapaz era uma boa pessoa, entretanto, o vício comprometia sua conduta. “Ele nunca me respondeu, era um bom filho. O único problema era que ele era envolvido com drogas.
Deve ter sido por isso que ele morreu. Era calado, não me contava nada, mas nunca teve passagem pela polícia”.

9 - Cão ajuda a capturar acusado de assalto

Policiais da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) prenderam, no início da noite da última terça-feira, um jovem suspeito de ter cometido um assalto, na rua Jupi, no bairro de Água Fria, no Recife.
O ajudante de pedreiro Edilson Firmino Oliveira de Albuquerque, de 20 anos, foi capturado minutos depois de ter roubado o celular da promotora de vendas Aracy Estevão da Silva, de 31 anos. Com ele, os policiais encontraram o material utilizado para intimidar a vítima: o cabo de uma pistola de plástico.
O produto do roubo também foi achado. Edilson foi encaminhado ao plantão da Delegacia do Prado onde foi autuado em flagrante por roubo.

10 - Jovem executado no bairro da Torre

O jovem Ricardo Luiz Neves da Silva, 18 anos, foi assassinado por volta das 19h40 da última quarta-feira na rua Antônio de Pádua, localizada na comunidade de Santa Luzia, bairro da Torre.

De acordo com a Polícia Civil, o crime pode estar relacionado com a briga entre as gangues do Pueirão e do Beraldo, bastante perigosas na localidade. A vítima ainda foi levada à emergência do Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, mas não resistiu aos ferimentos.

A vítima caminhava sozinha pela via quando foi surpreendida pelo algoz. Informações repassadas por testemunhas ao delegado responsável pelas primeiras investigações, Josedite Ferreira, dão conta de que Ricardo faz parte do grupo do Pueirão.
Ele teria se envolvido, na semana passada, em uma briga com um dos integrantes do grupo do rival. “Existe essa informação mas ainda está sendo investigada. O nome de um suspeito desse crime foi fornecido, mas não podemos divulgar para não atrapalhar as investigações”, declarou.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog