Jornal do Vale
1. Imip inaugura novo Centro de Diagnóstico
O Instituto Materno infantil (Imip) recebe hoje, às 10h, as novas instalações para o seu Centro de Diagnósticos. Depois de cerca de um mês de reformas, as unidades de diagnósticos, que antes eram descentralizadas, agora serão aglutinadas no primeiro andar da clínica médica e cirúrgica de adulto.
A área é localizada no mesmo pavimento do Serviço de Pronto-Atendimento, em um espaço de 400 metros quadrados. O centro disponibilizará aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) novos exames.
A partir de agora, o hospital oferecerá aos pacientes os exames de urodinâmica, eletroneuromiografia e espirometria. As especialidades já oferecidas, como ecocardiografia, ergometria, broncoscopia, colonoscopia, endoscopia e eletroencefalografia foram ampliadas.
Segundo a superintendente adjunta de atenção à saúde do Imip, Fátima Rebêlo, as novas instalações demandaram um investimento de cerca de R$ 800 mil. Ainda de acordo com a especialista, com a realização desses novos exames serão beneficiados pacientes com problemas urológicos, pulmonares e neurológicos.
2. Cinco carros colidem. Duas pessoas feridas
Um acidente envolvendo cinco carros deixou duas mulheres feridas. A colisão aconteceu na Estrada de Belém, no bairro de Campo Grande, no Recife, na noite do último sábado.
Sany Martins de Melo, de 40 anos, e Maria Graciete Sores, 62, tiveram ferimentos leves e foram socorridas por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Recife.
As duas foram medicadas e liberadas em seguida. Uma garota de apenas quatro anos, que estava dentro de um dos automóveis envolvidos na batida, não sofreu nada, pois estava sentada em uma cadeira própria para crianças que ficam no banco traseiro de veículos.
Segundo testemunhas, a colisão ocorreu quando uma picape Frontier, de cor preta e placa KKO-7381, que trafegava na avenida em alta velocidade, avançou um semáforo e bateu fortemente em um Fiat Uno, verde, de placa KFM-3310. Com a força da batida, o Uno acabou atingindo um Palio azul, de placa KLN-0074.
A Frontier, além de colidir com o Uno, ainda bateu em uma Saveiro branca, de placa KKG-2758, e em um Gol verde, de placa KJA-3801. O fato chamou a atenção de transeuntes e moradores, que ainda ajudaram a retirar as pessoas feridas de dentro dos veículos após o acidente.
3. Habilitação pode ser gratuita
Pernambuco começa a dar os primeiros passos rumo à efetivação da lei que beneficiará quem sonha em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas não tem condições de bancar os custos. A Escola Pública de Trânsito segue o modelo implantado com sucesso na Bahia, no Paraná e Rio de Janeiro.
A discussão da lei sancionada pelo governador, em dezembro do ano passado, foi reativada este ano, quando as propostas foram apresentadas pelo diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para os representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
A idéia é oferecer a seis mil pessoas por ano a possibilidade de tirar a habilitação gratuitamente, além de oferecer cursos profissionalizantes, ações e programas educativos voltados para o exercício da cidadania no trânsito.
Podem participar desempregados há mais de dois anos (comprovados) com renda familiar mensal igual ou inferior a dois salários mínimos, beneficiários do Bolsa Família, alunos da rede pública com bom desempenho escolar; e egressos do sistema penitenciário, menos em caso de crimes relacionados ao trânsito.
Os candidatos terão que fazer os mesmos exames e provas teóricas e práticas que os inscritos normalmente. O Estado pagará as despesas relativas às aulas e avaliações médicas, com a utilização dos recursos provenientes da arrecadação do Detran.
4. Esquema de CNHs é ainda maior
O esquema de venda e fraude de carteiras nacionais de habilitação (CNHs) relatado à cúpula da Polícia Civil é ainda maior do que o descoberto na Operação Carta Branca . Com o andamento das investigações, a Delegacia-Geral da Polícia Civil decidiu concentrar as apurações em 27 Ciretrans.
Além disso, determinou fiscalizações extraordinárias nos 344 Ciretrans do Estado, a fim de detectar eventuais irregularidades na emissão das CNHs. No dia 3, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaerco) do Ministério Público Estadual (MPE) desencadearam a operação contra a máfia das carteiras, os alvos eram apenas o Ciretran de Ferraz de Vasconcelos e 17 auto-escolas e CFCs de São Paulo e região metropolitana.
A investigação levou à prisão de 20 pessoas, entre eles, delegados, um investigador da Polícia Civil, donos de auto-escolas e CFCs, entre outros profissionais.
Ontem, os promotores interrogaram os donos das auto-escolas e dos CFCs investigados, além do empresário Nasser Abdel Hadi Ibrahim, apontado pelo Ministério Público como o responsável pela lavagem do dinheiro.
Todos se negaram a dar declarações. Hoje, estão marcados os depoimentos do delegado Juarez Pereira Campos - que dirigiu a Ciretran de Ferraz - e do investigador Aparecido da Silva Santos, o Cido, que também trabalhou na Ciretran da cidade.
Os promotores do Gaerco pretendem oferecer até a próxima quarta-feira, denúncia contra os envolvidos na máfia das carteiras. Por lei, a prisão temporária só pode ser prorrogada uma vez e por um prazo de cinco dias. Para conseguir mantê-los presos, o Ministério Público tem que oferecer a denúncia e pedir a prisão preventiva dos envolvidos.
5. Sigla de movimento gay sofre modificação
A 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, realizada no final de semana, em Brasília, anunciou uma mudança na nomenclatura de referência do movimento: a palavra lésbicas, agora, antecederá a gays. Em vez de GLBT, o nome passa a LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
“A mudança atende antiga reivindicação das lésbicas’’, diz Toni Pires, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, “além de seguir o padrão internacional’’.
Segundo ele, as lésbicas são discriminadas “primeiro por ser homossexual, depois por ser mulher’’. A mudança é importante, diz, por privilegiá-las e também por combater o machismo. Representantes de várias entidades que participaram da conferência decidiram ainda usar duas outras expressões para caracterizar a homofobia: “lesmofobia’’, quando as vítimas forem as lésbicas, e “transfobia’’, quando for referente às transexuais e travestis.
O presidente da associação cita a recente polêmica entre o atacante Ronaldo e travestis, no Rio, quando, segundo ele, autoridades e a mídia trataram o tema com preconceito. O uso do artigo “o’’ travesti, conta, é uma “ofensa’’ a uma pessoa que, “embora tenha o sexo biológico masculino, se enxerga como mulher’’.
6. Chacina deixa sete mortos em Salvador
Sete homens foram mortos e dois ficaram feridos na noite de sábado em uma chacina no bairro de Mussurunga, na Zona Norte de Salvador. Segundo testemunhas, por volta das 22h, um grupo formado por dez a 15 homens, ainda não identificados, rendeu as vítimas, que conversavam na porta de um bar na Rua da Adutora e não reagiram.
“As vítimas foram atingidas por tiros de metralhadoras e escopetas”, informou a 12ª Circunscrição da Polícia Civil. O grupo também saqueou outros moradores do local. Os mortos tinham idades entre 28 a 37 anos. Os dois feridos foram levados para o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.
A chacina foi provavelmente motivada por vingança. Informações de moradores de Mussurunga e parentes das vítimas indicam que os autores dos disparos procuravam por um integrante de um bando que age na área e que, há duas semanas, teria comandado a tentativa de execução do traficante Gerri Adriano, em outra parte da cidade.
Ninguém soube dizer, porém, quem o grupo ligado ao traficante procurava. “Isso é briga de gangue, que só matou inocente, pois nenhum dos mortos era vagabundo”, disse Paulo Gomes, 22 anos.
7. Tio é preso por abusar de duas meninas em SP
O analista de suporte Marcelo Lizino Ferreira de Morais, 33 anos, foi preso após sua família descobrir que ele molestava sexualmente duas sobrinhas, de 9 e 11 anos, na Vila Paranaguá, Zona Leste de São Paulo.
As crianças relataram os abusos ao pai, que instalou uma câmera escondida na sala de casa para flagrar a ação de Morais. Com a prova do crime, o pai das meninas procurou a Polícia Militar para denunciar o cunhado na noite de sábado.
Ele foi até uma base da 4ª Companhia do 2º Batalhão da PM e mostrou o conteúdo da fita às soldados Simone Nunes Firmino e Leila Batista. Segundo a PM, o analista aparece nas imagens beijando a sobrinha mais nova na boca. Ele também coloca a menina no colo e faz carícias nela. Após ver a fita, as policiais seguiram para a casa de Morais, a cerca de 50 metros da residência do pai das crianças.
Informada pelo irmão sobre o abuso cometido pelo marido, a mulher de Morais permitiu a entrada das soldados. Ao saber que tinha sido filmado, o analista confessou o crime.
8. Itens do Código Penal são modificados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará hoje os projetos de lei aprovados pela Câmara, no final do mês de maio, que mudam alguns itens do Código Penal. Entre as principais mudanças aprovadas está a determinação de que a instrução e o julgamento do processo sejam feitos numa única audiência.
Assim, os depoimentos do réu, da vítima e das testemunhas de acusação e de defesa, que seriam realizados um a cada vez, serão tomados no mesmo dia.
Assim, essas mudanças afetam o julgamento de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, denunciados pela morte de Isabela Nardoni, 5. Com as novas medidas, o rito no tribunal de júri será mais ágil, sem perda de espaços para a defesa e acusação.
Outra proposta é a extinção do segundo julgamento automático para os condenados a mais de 20 anos de punição. Neste caso, caberá ao juiz definir se deve ou não haver um segundo julgamento. A aprovação dessa proposta gerou comemorações na Câmara.
Isto porque a medida evitará, por exemplo, que casos como o do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura se repitam. O fazendeiro, acusado de mandar matar a missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, foi condenado, no primeiro julgamento, e absolvido no segundo.
9. Jovem ameaça mãe e acaba preso
Um homem foi preso, no início da noite de ontem, por tentar agredir e ameaçar de morte a própria mãe. Bruno José Rodrigues, de 24 anos, chegou em casa com sintomas fortes de consumo de drogas, foi à cozinha e pegou uma faca. “Ele disse que já tinha tirado o pescoço de um e agora seria a minha vez”, afirmou Tânia José Rodrigues, 43, mãe do rapaz.
Ao ter conhecimento do que estava acontecendo, cerca de 40 moradores da 2ª Travessa John Bispo, no Jordão Alto, onde tudo aconteceu, partiram para cima dele e quase o lincharam. Quando os policiais do 19° BPM chegaram ao local, o homem estava imobilizado e com escoriações na boca e arranhões pelo corpo.
Apesar de ter sido a primeira tentativa de agressão à mãe, Bruno já havia agredido na irmã, a jovem Camila Rodrigues, de 20 anos. “Ele já tentou me matar duas vezes. Apanhei até quando estava grávida. Toda vez que ele está drogado é assim”, disse.
O rapaz, visivelmente sob efeito de entorpecentes, confirmou. “Eu não queria bater na minha mãe, queria matar a minha irmã, porque ela não vale nada”. Segundo Camila, por diversas vezes foram furtados dinheiro e aparelhos eletrônicos dentro de casa para que o garoto pudesse comprar drogas. Ele contestou. “É mentira. Eu pego crack de graça”.
10. Pit bulls matam 3 pessoas idosas
Três idosos morreram no último final de semana, no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul, vítimas de ataques de pit bulls. Em um dos casos, na cidade de Andradina, em São Paulo, uma mulher de 77 anos foi morta no último sábado, pelo cão que era criado pelo próprio neto.
Segundo a polícia, a aposentada Jacinta Nelato foi atacada quando caminhava pela calçada em frente à casa do neto. Ao ver a mulher, o pit bull bateu com as patas no portão e conseguiu abri-lo e atacou anciã no pescoço.
A vítima só se desvencilhou do animal com ajuda da nora e do neto. Apesar de ter perdido muito sangue, foi socorrida e chegou com vida à Santa Casa da cidade. Mas não resistiu aos ferimentos e morreu após ser atendida. O pit bullfoi levado a um centro de zoonoses onde foi sacrificado.
O segundo caso de ataque de pit bull ocorreu no interior paulista também no último sábado, só que dentro de uma escola pública em Campinas. O aposentado Adelino Gonçalves de Souza, 83, colhia verduras em uma horta dentro do colégio quando foi atacado pelo cão da mesma raça.
Já em Caxias do Sul , Porto Alegre, uma idosa também foi atacada por pit bulls depois morreu. Segundo a polícia, Angelina Demori, 79, estava na rua, a caminho da casa de uma amiga, quando foi atacada por dois cães, que haviam fugido do canil de um vizinho.
Política
11. Lula vai orientar ministros sobre as eleições municipais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou, para hoje, uma reunião ministerial para definir como se dará a participação do primeiro escalão do Governo nas eleições municipais. A disputa pelas prefeituras é tida como uma prévia de 2010, quando Lula encerrará o mandato e, segundo tem dito, trabalhará para fazer o sucessor.
A principal preocupação do presidente é justamente evitar que desentendimentos nas eleições municipais deixem seqüelas entre partidos aliados e que futuramente causem problemas ao Governo Federal. Hoje, 14 legendas apóiam Lula, mas as alianças não se repetem nas cidades.
Esta é a segunda vez no ano em que Lula reúne sua equipe. A primeira ocorreu em 23 de janeiro, quando ele cobrou de seus subordinados mais entrosamento político para evitar derrotas no Congresso (A CPMF tinha acabado de cair) e enfrentar a oposição com sucesso nas eleições deste ano e de 2010.
Segundo assessores, o presidente deve aproveitar a reunião para fazer uma avaliação sobre os rumos da economia, sobretudo a preocupação com a alta da inflação.
12. Oposição pressiona para Dilma depor
A oposição reúne-se amanhã para tentar atrair senadores independentes que pertencem a partidos da base do governo para aumentar a pressão para que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, preste esclarecimentos ao Congresso a respeito das denúncias de que interferiu na venda da VarigLog.
Entre os independentes convidados estão Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Mão Santa (PMDB-PI), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
O encontro dos oposicionistas ocorre na véspera da reunião da Comissão de Infra-Estrutura do Senado, marcada para quarta-feira, quando serão ouvidos quatro ex-diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Milton Zuanazzi, Leur Lomanto, Jorge Veloso e Denise Abreu, que fez a denúncia da suposta pressão da ministra em cima do fundo americano Matlin Patterson.
Dilma não está na lista de convidados a depor, mas a oposição já cobra explicações. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que a ministra precisa se explicar ao Congresso e deveria, até mesmo, se antecipar a um convite.
No lado do governo, o tom é cauteloso. A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), afirmou que é preciso esperar os depoimentos dos ex-diretores da Anac para que haja um posicionamento mais claro sobre o tema. Na visão dela, a oposição está aproveitando o noticiário para tentar atingir o governo.
13. PSB elege Campos e mira 2010
O governador Eduardo Campos foi eleito para mais um mandato de três anos na presidência do PSB, durante o XI Congresso Nacional do partido, realizado em Brasília. Mais de dois mil socialistas estiveram presentes no Senado, participando da eleição.
Segundo Campos, sua recondução representa uma manifestação de confiança em um momento no qual a legenda apresenta planos ousados para se consolidar como a segunda força política de centro-esquerda. Nesse sentido, deixou claro que o PSB não será coadjuvante no pleito de 2010, quando será disputada a Presidência da República.
Eduardo enfatizou a intenção de o PSB influenciar cada vez mais nos rumos do País. “Este é um partido que tem um papel histórico para desempenhar e precisa da unidade que revelamos neste momento. Nossa unidade não quer dizer negar as divergências, mas significa avançar apesar delas”, enfatizou, garantindo que os socialistas também estão preparados para encabeçar chapas. “Queremos dizer aos nossos aliados históricos que também estamos prontos para ser apoiados”, asseverou.
14. Henry barra Jungmann em aniversário
Contrariando todas as expectativas, a comemoração de ontem dos 44 anos do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Recife, Raul Henry (PMDB), no Cabanga Iate Clube, estava longe de ser considerada um evento com conotação eleitoral. Não havia bandeirinhas, folders, propagandas, muito menos cabos eleitorais vestindo camisas em alusão ao peemedebista.
Entretanto, era possível observar os “estragos” que a pré-campanha andou fazendo no campo da oposição. Convidado para a festa, o deputado federal e prefeiturável Carlos Eduardo Cadoca (PSC) não compareceu e nem mandou explicações sobre a sua falta. Além disso, o “ex-amigo”, deputado federal e postulante, Raul Jungmann (PPS), foi “barrado no baile”. Por outro lado, Mendonça Filho (DEM) e Luciano Siqueira (PCdoB) foram dar os parabéns.
“Não chamei Jungmann por razões óbvias. Ele disse que estava rompido pessoalmente. Portanto, não achei adequado chamá-lo. Espero que isso passe. O tempo deve superar essa questão. Não sou uma pessoa que guarda ressentimento”, justificou o federal.
As maiores lideranças do PMDB e PSDB no Estado, os senadores Jarbas Vasconcelos e Sérgio Guerra, marcaram presença e não deixaram de lamentar a celeuma em que se envolveu a oposição. “A coisa azedou muito, mas vai melhorar”, ressaltou, otimista, Vasconcelos. “Tem muita desinformação aí. Não sei de onde vem, porém, é melhor enterrar”, corroborou Guerra.
15. Costa vai ao encontro do PCdoB hoje
Cumprindo a promessa de procurar o PCdoB para pôr em prática a retórica de que o melhor caminho é o de “marchar unido”, o deputado estadual e prefeiturável no Recife, João da Costa (PT), se encontra, hoje, por volta das 16h, com a direção da legenda comunista. “Debateremos o cenário político. Queremos saber como o PCdoB está vendo o anúncio dessa união dos partidos com a nossa candidatura e o que eles pensam sobre o alinhamento da oposição”, disse.
Após uma reunião marcada para esta manhã, o parlamentar deverá decidir se irá acompanhado da presidente dos petistas no Recife, Karla Menezes, para o encontro. Ele negou que haja a possibilidade de tentar convencer os aliados a demoverem a pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira.
“Conversaremos para retomar o diálogo político e vamos ver o desdobramento, se é possível evoluir esse quadro para uma outra perspectiva”, colocou. O presidente estadual dos comunistas, Alanir Cardoso, deverá receber João da Costa e conduzir as discussões.
16. Semana decisiva em Vitória
O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Vitória de Santo Antão, Henrique Queiroz (PR), ainda disputa com o deputado estadual Elias Lyra (DEM) a cabeça da chapa para as próximas eleições municipais. Mas o resultado das pesquisas internas de opinião, que estão sendo colocadas como decisivas para a escolha, só devem sair na próxima quinta-feira. “As pesquisas devem consolidar a candidatura”, falou.
Enquanto isso, Queiroz partiu na frente no quesito de aglutinar apoios e trouxe para o seu palanque o PP, PCdoB e PPS. Agora, já são oito os partidos que formam a frente planejada pelo republicano. “Ainda não encerramos as conversas para ter mais partidos em nosso palanque”, avisou.
Até o próximo final de semana, Queiroz pretende anunciar mais aliados, mesmo que ainda não antecipe quais são. O principal oponente do deputado republicano ou de Elias Lira será o prefeito do município, Demetrius Lisboa (PSB), que assumiu o cargo depois de José Aglailson renunciar para disputar uma vaga de vereador.
Apesar de ser aliado recente do governador Eduardo Campos, Henrique Queiroz acredita que, sendo confirmada sua candidatura, o socialista não participará da campanha em Vitória de Santo Antão.
17. Carmen Miriam consolida alianças
A coligação encabeçada pelo PT, no município de Agrestina já está fechada com PSB, PMN, PRTB, PSC e PTN, em torno da candidatura de Carmen Miriam Damasceno. A petista, que disputará a eleição tendo Thiago Nunes (PTN) na vice, ainda recebeu, neste último final de semana, o apoio de ex-integrantes da atual administração do prefeito Josué Mendes (PMDB), que apóia a pré-candidatura de Antônio Maciel (PDT).
Segundo Carmen Damasceno, os dissidentes da gestão peemedebista pertencem ao PR, mas não mostraram-se satisfeitos com a escolha de Maciel pelo prefeito. “São pessoas que não aceitaram a decisão do Josué Mendes e mostraram total interesse em acompanhar nosso projeto político. O grupo me disse que o prefeito não consultou sobre a escolha de Antônio Maciel”, disse.
A prefeiturável disputa a eleição pela segunda vez, já que, no pleito passado, perdeu por uma diferença de 533 votos para Josué Mendes. Agora, a expectativa da petista fica por conta do ato de homologação da sua candidatura, no próximo dia 30, data da convenção partidária. “Estamos recebendo muitos apoios, mas não iremos procurar nenhum partido formalmente”, revelou.
Carmen contou que o fato de ser mulher tem ajudado a cativar os eleitores. “Tenho recebido muito incentivo das mulheres e dos jovens, e esses apoios são extremamente valiosos para nossa candidatura”, analisou.
18. Caso Yapoatan ainda será julgado no TRT
A polêmica envolvendo a indenização cobrada por Solange Carneiro - filha do prefeito de Jaboatão, Newton Carneiro (PRB) - à extinta Fundação Yapoatan ganhou novo capítulo. Nos próximos dias, deverá ser julgada, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6ª), uma Ação Rescisória (AR) que pode anular ou ratificar o acordo firmado entre as duas partes envolvidas - pelo qual Solange receberia R$ 900 mil da Yapoatan.
A Ação de número 00095.2007.000.06.00.3 foi ingressada no Tribunal, em março de 2007, pelo então procurador-geral do município, Aldemar Santos, que não aceitou o acordo. Setenta dias após ter feito a denúncia, Aldemar foi exonerado do cargo.
Os advogados de Solange alegam que ela tem direito a receber a indenização. Na peça, tentam invalidar a ação rescisória argumentando que não era da competência do então procurador entrar com a denúncia.
“O autor da Ação (Aldemar Santos) não entendeu a exigência legal, no que se refere ao interesse de agir e legitimidade para propor a presente Ação Rescisória, extrapolando os limites de sua competência”, diz a petição.
19. MAURÍCIO MACEDO - Caso de violência policial envolve tortura de menor de idade
20. WALMOR PARENTE - Governo e oposição se armam para terceira batalha da CSS
ECONOMIA
1 - Alta dos alimentos irá até 2017
Os preços dos alimentos seguirão elevados até 2017. Essa é a previsão da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório sobre as perspectivas agrícolas mundiais no período 2008-2017.
O estudo antecipa que os preços nominais da carne de porco e de vaca subirão 20% entre 2008 e 2017 na comparação com o período 1998-2007; o açúcar branco e o mascavo serão elevados em 30%; o trigo, o milho e o leite desnatado em pó, de 40% a 60%; a manteiga, mais de 60%; e os óleos vegetais, mais de 80%.
2 - Cesta básica deve aumentar 10%
Desde o ano passado, alguns alimentos vêm sofrendo aumentos periódicos. As maiores diferenças podem ser percebidas nos preços do feijão, da carne, do arroz e do trigo - este último faz subir também o valor das massas e biscoitos. De acordo com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), ainda não há uma previsão para uma queda no preço dos alimentos.
A estimativa é de que, este mês, o preço da cesta básica tenha um aumento de 10%. “Os incrementos dos fornecedores demoram cerca de 25 dias para chegar ao supermercado, então eles ainda serão repassados para o consumidor final”, explicou o presidente da Apes, Geraldo José da Silva.
2 - Consumidor apela para “revezamento”
O corte do supérfluo foi a saída encontrada pela professora Gilma Agrício para conter os gastos com alimentação. A família da professora, composta por apenas três pessoas, passou a cortar itens como carne vermelha e biscoitos. Mesmo assim, as compras semanais, que antes somavam R$ 180, passaram para cerca de R$ 300.
Os alimentos estão muito caros. Mesmo cortando alguns itens, não estamos conseguindo baixar (os custos)”, conta. Uma estratégia adotada pela professora é o “revezamento de alimentos”. “Numa semana eu compro peixe, na outra galinha, na outra fígado. Nós também estamos tentando reduzir as quantidades”, afirma.
INTERNACIONAIS
1 - Homem mata 7 a facadas nas ruas de Tóquio
Um homem armado com uma faca matou sete pessoas e deixou outras dez feridas no centro de Tóquio, segundo relatos da mídia japonesa.O incidente ocorreu no distrito de Akihabara, uma área popular entre jovens e turistas.
Segundo relatos, o suspeito, que teria sido identificado como Tomohiro Kato, de 25 anos, dirigiu um caminhão alugado contra um grupo de pessoas e depois começou a esfaquear qualquer um que passasse por seu caminho.
"Eu vi uma carnificina. Corpos por todos os lados. Alguns estavam conscientes, outros não, deitados na calçada e na rua. Havia muita gente, muitos curiosos", disse à BBC James Slaymaker, um britânico que chegou ao local pouco depois do ataque.
2 - Tremor na Grécia deixa pelo menos dois mortos
Pelo menos duas pessoas morreram no terremoto de 6,5 graus na escala Richter que atingiu o sul da Grécia neste domingo, destruindo prédios e causando pânico entre os moradores da região do Peloponeso, no sul do país. Há informações de 20 pessoas teriam ficado feridas, muitas delas depois que telhados desabaram.
Entre as vítimas mortais, estava um homem de 60 anos que morreu quando sua casa desabou sobre ele, e uma mulher de 80 anos que sofreu um ataque cardíaco depois que o terrmoto sacudiu o vilarejo onde ela morava, informaram as autoridades gregas. O epicentro parece ter sido próximo à cidade de Patras, mas o tremor foi sentido até na capital Atenas, a 200 quilômetros de distância.
ESPORTIVAS
1 - Não precisou nem dos titulares
Aos 14 minutos do segundo tempo, Luciano Henrique abria o placar na Ilha do Retiro. Festa da torcida rubro-negra e um prêmio ao time que pressionou o adversário desde o início da partida. A explosão, no entanto, viria 28 minutos depois. De cabeça, o tão questionado Roger, aos 42, levava os torcedores à euforia completa. Sport 2x0.
A descrição da seqüência acima seria o enredo dos sonhos de qualquer rubro-negro para quarta-feira, dia decisão da Copa do Brasil, contra o Corinthians, na mesma Ilha do Retiro. Quis o destino, porém, que ele acontecesse ontem à tarde, diante do Palmeiras, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
O 2x0 de ontem foi fundamental para a ascensão do Leão na tabela do Brasileirão. Nada que se compare, no entanto, a um 2x0 na quarta. O resultado, assim como qualquer outra vitória por três gols de diferença, garante o tão sonhado título da Copa do Brasil aos leoninos. Mas pelo menos uma coisa é certa: a vitória sobre o Palmeiras deu um molho extra para a finalíssima, e a motivação da torcida rubro-negra, se já era grande, agora cresce sem parar.
2 - Náutico pode jogar na Ilha
A torcida do Náutico deve ficar um bom tempo sem poder ver o seu time jogando no estádio dos Aflitos. Por ordem do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Aprobatto, a vistoria que poderia revogar a interdição do local só será realizada após o fim do processo em que o clube está envolvido e que terá a primeira audiência quarta-feira.
Enquanto isso, o Timbu mandará os seus jogos em um outro campo, com grandes chances do local indicado ser a Ilha do Retiro, já que o Arruda não está apto a receber partidas de competições nacionais. O primeiro confronto nessas circunstâncias será sábado, contra o Vasco.
Havia a possibilidade de uma vistoria ser realizada amanhã pelo diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas, segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, Rubens Aprobatto determinou que esse procedimento só poderá ser feito ao término do processo judicial.
“A vistoria seria realizada, mas ele (Rubens Aprobatto) não permitiu. Disse que só depois que todo o caso for julgado, o que deve demorar bastante. É uma perseguição mesmo”, afirmou o dirigente. “Agora restam duas opções para o Náutico. O Arruda, se for liberado, ou a Ilha.”
3 - Tricolor avança na Copa Pernambuco
No último jogo da primeira fase da Copa Pernambuco, o Santa Cruz, com seus principais jogadores, derrotou o Decisão por 2x0, ontem à tarde, com dois gols do atacante Edmundo, e garantiu a liderança do Grupo B. Na próxima etapa da competição, o Tricolor do Arruda terá pela frente o Porto, o Salgueiro e o União.
O melhor colocado do Grupo E estará classificado para a final, onde enfrentará o mais bem classificado do Grupo F, formado por Ipojuca, América, Betaniense e Atlético Pernambucano. Ainda hoje, a Federação Pernambucana de Futebol deve divulgar a tabela da segunda fase.
4 - Kubica vence em corrida tumultuada
Em uma corrida que ficou marcada por uma batida de Lewis Hamilton em Kimi Raikkonen (os dois saíram da prova), o piloto polonês Robert Kubica, da BMW, conquistou sua primeira vitória na categoria, ontem à tarde, no Canadá. O alemão Nick Heidfeld, companheiro de equipe, chegou em segundo, seguido por David Coulthard.
Felipe Massa, da Ferrari, ficou em quinto lugar e embolou ainda mais o Mundial de pilotos. Agora, Kubica lidera a competição com 42 pontos. Massa e Hamilton, da McLaren, estão empatados na segunda posição, ambos com 38 pontos. Raikkonen, da Ferrari, tem 35.Rubens Barrichello, da Honda, que largou em nono lugar, ficou com a sétima colocação. Nelsinho Piquet, da Renault, abandonou a corrida com problemas no carro.
POLICIAIS
1 - Gesseiro pego por abuso sexual
O que deveria ter sido uma noite tranqüila de sono, tornou-se um pesadelo para uma moradora do bairro do Engenho do Meio, no Recife. Por volta das 3h de ontem, o gesseiro Paulo Rafael Ferreira de Lima, de 22 anos, invadiu a casa da mulher e tentou praticar sexo com ela.
Segundo a vítima, ela estava dormindo no quarto, com a porta trancada, quando escutou um barulho vindo das telhas da sala. Assustada, telefonou para a vizinha pedindo ajuda. Os gritos de socorro, no entanto, não foram suficientes para evitar que o abuso sexual acontecesse.
Ele arrombou a porta do quarto meu quarto. Estava com uma camisa preta enrolada na cabeça, para não ser identificado por mim. Ele gritava o tempo todo, falando palavras de baixo calão e batendo em mim. Ele me mandou tirar a roupa, dizendo o tempo todo que duas pessoas estavam do lado de fora da casa e iriam atirar na minha cabeça. Foi horrível. Fui obrigada a fazer sexo oral nele”, desabafou a vítima.
A vizinha da mulher entrou em contato com o cunhado policial e, antes da consumação do crime, os agentes bateram no basculante da casa. “Quando os policiais chegaram ele se assustou e consegui me livrar dele. Corri e ele acabou sendo preso no terraço”, contou.
2 - Mulher ferida em tiroteio em Olinda
Uma mulher foi atingida por uma bala perdida em um tiroteio ocorrido no início da manhã do último sábado, na PE-15, nas imediações da avenida Chico Science, nos Bultrins, em Olinda.
Ana Klésia Barbosa, 39 anos, estava em um ônibus que fazia a linha Abreu e Lima, da empresa Itamaracá, quando foi atingida por um dos disparos no pescoço. Segundo informações da equipe médica da Emergência do Hospital da Restauração (HR), o tiro a atingiu de raspão.
A troca de tiros, de acordo com as pessoas que estavam pelo local, aconteceu por conta de uma tentativa de assalto ocorrida na esquina da rua Gerônimo Figueiredo Machado com a PE-15. Três jovens, dois homens e uma mulher - um deles armados -, teriam tentado assaltar um homem que estava em um Gol branco, de placa não-anotada. No entanto, a vítima, que estava armada, reagiu e começou a efetuar disparos em direção do trio, que também revidou atirando.
3 - Assassinado ao sair de casa
Um homem que foi detido na semana passada por conta de uma denúncia de abuso sexual foi assassinado, na manhã do último sábado, em frente a sua residência localizada em Zumbi do Pacheco, Jaboatão dos Guararapes.
Os familiares de José Francisco Alves dos Santos, de 37 anos, disseram que a acusação não foi comprovada no exame realizado no Instituto de Medicina Legal (IML) e que ele foi liberado. No entanto, eles não souberam informar se o crime está relacionado a esse caso.
4 - Mulher é alvejada em bar
Nos finais de semana, a madrugada costuma ser animada na rua do Canal, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, onde funciona o Bar da Tapa. Ontem, no entanto, a festa acabou mais cedo. Segundo moradores da área, por volta da 1h30, um homem desconhecido entrou no estabelecimento e efetuou seis disparos em direção à empregada doméstica Eliane José da Silva, de 38 anos, que morreu no local.
Uma outra mulher, identificada apenas como Maria Conceição da Silva, de idade não-informada, também foi baleada, sendo levada para o Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, onde foi submetida a uma cirurgia e passa bem.
radiovaleam.blogspot.com
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário