Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 6 de maio de 2008

Jornal do Vale

Terça-feira, 06 de maio de 2008

1. Educação terá mais 1.679 docentes

O resultado do concurso público promovido pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) para suprir a carência de professores na rede colocou em alerta a qualidade da formação dos docentes pernambucanos. A divulgação do listão, ontem, na sede da reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro, no Recife, mostrou que o número de profissionais aprovados nas provas ficou abaixo da quantidade de vagas oferecidas pelo governo. A expectativa era incorporar 1.702 trabalhadores. Mas, das 27.538 pessoas, somente 1.679 (6,1%) conseguiram notas suficientes para obter êxito nos exames - 43% são da Região Metropolitana do Recife e o restante, do Interior. Apenas 692 (2,5%) se classificaram de acordo com a nota e a área que escolheram para atuar. Eles devem começar a lecionar em sala de aula já no segundo semestre deste ano.

2. BRs têm 4 mortes por atropelamento

O número de atopelamentos nas estradas durante o feriado do Dia do Trabalho chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Balanço divulgado na manhã de ontem, pela Superintendência Regional de Pernambuco do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou, da meia-noite da quinta-feira à 0h do domingo, 53 acidentes, 43 feridos e cinco mortos, sendo quatro por atropelamento. Houve uma ligeira redução em relação a 2007, quando foram contabilizados 54 acidentes, com sete mortos e 42 feridos, porém a quantidade de atropelamentos foi expressiva. “É importante ressaltar que, dos cinco acidentes fatais nas estradas do Estado, quatro foram por atropelamento.
É muito comum que os motoristas sejam culpados por problemas no trânsito, mas, na maioria dos casos de atropelamento, a responsabilidade é do pedestre. Portanto, é bastante oportuno recomendar mais prudência por parte das pessoas que precisam fazer travessias em estradas, já que os veículos que trafegam nessas vias, geralmente, estão em alta velocidade. Daí a importância de se procurar atravessar na faixa”, alerta o cheme de comunicação da PRF, Éder Rommel.

3. Caminhão com cerveja tomba e deixa um ferido

Um caminhão carregado com 420 engradados de cerveja tombou, no início da tarde de ontem, na avenida Sigismundo Gonçalves, uma das principais via de acesso à cidade de Olinda. O condutor do veículo, Leonildo Francisco da Silva, de 32 anos, sofreu lesões pelo corpo e precisou ser socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Recife, onde permanecia internado até o fechamento desta edição - sem correr risco de morte. Dois ajudantes que vinham ao lado do motorista nada sofreram.
O tombamento aconteceu no sentido cidade-subúrbio. A carga havia saído de uma fábrica na avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, em direção ao bairro de Casa Caiada, Olinda. Por conta do acidente, a Sigismundo Gonçalves ficou interditada durante toda a tarde de ontem. Os carros precisaram desviar pela avenida Santos Dumont e seguir pelos bairros periféricos de Olinda.
A queda do caminhão, que ficou com os pneus parcialmente para cima, chamou a atenção de motoristas e transeuntes que passavam pelo local. A moradora Maria José da Silva, 55, disse que acidentes são freqüentes na área. “De vez em quando, ciclistas tropeçam num buraco que tem nessa pista. A prefeitura (de Olinda) já tapou esse buraco mas quebrou o asfalto por causa da reforma na avenida. E não voltou para consertar”, reclamou ela.

4. Falso sargento aplicava golpes

Um falso sargento do Exército, que se passava por 1º tenente da corporação, foi autuado em flagrante, na manhã de ontem, por estelionato, falsidade ideológica e porte de documentos falsos. José Dias Pereira Neto, de 30 anos, foi preso quando saia, com sua esposa Ana Carla Wanderley, 27, de um hotel localizado na rua Félix de Brito, em Boa Viagem. Ele foi abordado por policiais do 19º BPM e do 4º Batalhão de Polícia do Exército, responsáveis pelas investigações.
José Dias é acusado de aplicar um golpe de cerca de R$ 6 mil no hotel. O falsário foi encaminhado ao Cotel, em Abreu e Lima. De acordo com o gerente do hotel, que preferiu não ser identificado, o falso sargento deu entrada no estabelecimento no dia 10 de abril com a esposa. Se passando por “tenente Dias”, o estelionatário teria informado que estava se mudando para o Recife.

5. Promotor denuncia Anna Jatobá e Alexandre hoje

O promotor Francisco Cembranelli, responsável pelo Caso Isabella, vai denunciar hoje à Justiça o casal Alexandre Nardoni, 29, pai da menina, e Anna Carolina Jatobá, 24, madrasta, pela morte da criança, ocorrida em 29 de março. “A denúncia vai ser oferecida amanhã com certeza’’, declarou Cembranelli. “Tenho elementos que autorizam isso’’, afirmou o promotor.
Cembranelli, no entanto, não quis dizer se dará anuência ao pedido de prisão feito pela delegada Renata Pontes, do 9º Distrito Policial. Ele afirmou que só falará sobre esse assunto durante a entrevista coletiva que concederá amanhã às 15h, na sede do Ministério Público.
A denúncia da Promotoria será entregue ao juiz do 2º Tribunal do Júri, Maurício Fossen. Caso ele a aceite, o casal passará a figurar como réu no processo. Se conceder a prisão preventiva, ela poderá se estender até o julgamento.
No relatório final do inquérito que entregou na última quarta-feira à Justiça, a delegada lista os argumentos para pedir a prisão do pai, estagiário de direito, e da madrasta, estudante: o temor de que eles fujam e a possibilidade de que tentem alterar provas obtidas.
Renata Pontes relata que baseou o pedido de prisão preventiva no artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal. Esses artigos prevêem o pedido de prisão caso os suspeitos prejudiquem os seguintes pontos: garantia da ordem pública ou econômica, conveniência da instrução criminal e asseguramento da aplicação da lei penal.

6. Explosão em mina deixa duas pessoas mortas

Uma explosão de origem ainda desconhecida, ocorrida por volta das 3 horas da madrugada de segunda-feira, na mina de carvão mineral explorada pela empresa Carbonífera Catarinense, no município de Lauro Müller, a 205 quilômetros de Florianópolis, matou dois mineiros, provocou ferimentos graves em um e leves em outros 24 que trabalhavam no local. Os corpos do operador de máquinas Lorenir Hoffmann e do mecânico Genivaldo da Silva, ambos com 34 anos, foram localizados a quase cinco quilômetros da “boca” da mina, dez horas depois do acidente.
Uma perícia com técnicos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/SC), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Ministério do Trabalho será feira hoje para apontar as possíveis causas do acidente. A explosão ocorreu a quatro quilômetros e meio da entrada da mina, que tem uma extensão de cerca de seis quilômetros. No momento, trabalhavam no local 27 mineiros, 25 deles em uma área mais distante de onde ocorreu a explosão.

7. Pai espanca a filha de 39 dias até a morte

O desempregado Edson da Silva Bernardo, de 26 anos, está preso desde anteontem, no 2º Distrito Policial de Londrina, no norte do Paraná, acusado de ter espancado até a morte a filha de apenas 39 dias, que chorava e não o deixava dormir. O bebê sofreu fratura nos fêmures, trauma craniano e luxação em um dos ombros. Em princípio, a mãe, Andréa Michele da Silva, 24, é apenas testemunha do crime. Revoltados, populares saquearam e colocaram fogo na casa de madeira em que eles moravam no assentamento urbano Nossa Senhora Aparecida.
A criança Jussara da Silva Bernardo foi levada ao Hospital Infantil ainda com vida. Os pais disseram que ela tinha caído do colo da mãe quando a colocava no carrinho de bebê. “No primeiro atendimento concluiu-se pela incompatibilidade entre o resultado das lesões e a história anunciada pelos pais da vítima”, disse o delegado Lanevilton Theodoro Moreira. A polícia passou a investigar o caso ouvindo os pais em separado.
Segundo a polícia, a mãe confessou primeiro, depois o pai assumiu a violência. A mãe está em uma casa destinada a mulheres vítima de violência doméstica. O pai está preso em flagrante, indiciado por homicídio qualificado.

8. Polícia apreende duas toneladas de maconha

Policiais da DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis) apreenderam, na madrugada de anteontem, em Piraí, sul do estado do Rio, cerca de duas toneladas de maconha encontradas em um caminhão que vinha do Paraguai. O motorista do caminhão, José Carlos Paiva, foi preso em flagrante. Oswaldo Fidelis Ferreira, conhecido como Mineiro, apontado como dono da carga, Rodrigo Pena Forte Ribeiro, receptador da droga, e Manoel Brás de Oliveira Neto também foram presos.
De acordo com as investigações feitas pelos agentes da DRFA, a droga seria dividida entre o interior e a cidade do Rio. Metade teria como destino à região de Barra Mansa, e a outra metade iria para a Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, zona norte do Rio. Da favela, a droga seria distribuída para outras comunidades.
A Delegacia de Combate às Drogas também já havia apreendido, na última quarta-feira, um carregamento de maconha de cerca de 5,6 toneladas. A droga também seria dividida entre as favelas da Rocinha, Vidigal, Vila do João, Vila dos Pinheiros, Salsa e Merengue e Pedreira.
Segundo o chefe de Polícia, Gilberto Ribeiro, a iniciativa da polícia é também afetar financeiramente os traficantes. “É natural que a droga passe por São Paulo, porque vem do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do Paraguai”, disse o delegado.

Política

9. Henry engrossa discurso contra o PT

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Recife, Raul Henry (PMDB), abandonou o discurso ameno e partiu para o ataque à administração João Paulo (PT), numa clara tentativa de polarizar a disputa eleitoral com o pré-candidato apoiado pelo prefeito, o secretário de Planejamento Participativo, João da Costa (PT). Henry afirmou, ontem, que após quase oito anos de governo, a gestão petista não deixou nada de novo para os recifenses, a “não ser obras pontuais que em nada mudam a perspectiva de futuro da cidade”.
O peemedebista também cobrou mais eficiência da gestão petista em áreas como educação, segurança pública, infra-estrutura e turismo. As declarações foram dadas durante ato em que o PSDB anunciou o deputado Bruno Rodrigues como candidato a vice na chapa do peemedebista.


“O que ficou de novo depois de oito anos? O que ficou de transformador? Nada além de obras pontuais que em nada mudam a perspectiva de futuro da cidade. Qual o futuro de uma cidade que - segundo dados do Ministério da Educação - tem a pior rede de ensino entre todas as capitais brasileiras? Que apresenta a maior taxa de assassinato entre jovens com idades entre 16 e 24 anos? Nós vivemos em uma cidade de avançado estado de decomposição social em que a própria civilização está ameaçada”, disparou Raul Henry, para arrancar aplausos de todos os políticos presentes ao ato, entre eles os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Sérgio Guerra (PSDB), seus principais cabos eleitorais.

10. JARBAS: só apoio não vence eleição

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) admitiu, ontem, que seu apoio não será determinante para o triunfo do deputado federal Raul Henry (PMDB) nas eleições de outubro. Na opinião do senador, Henry só sairá vencedor da disputa pela Prefeitura do Recife, se apresentar um programa de governo coerente com as necessidades dos recifenses. Com a declaração, Jarbas descredencia a chamada “tese do andor” - pela qual um cacique político bem avaliado pela população transferiria seus votos para um “herdeiro” - e joga para Raul Henry a responsabilidade de caminhar com suas “próprias pernas” no processo eleitoral.
“Não basta para Raul ser eleito apenas com o apoio meu e do partido. É preciso que ele deixe explícito - e ele está fazendo isso com muita competência - o programa de governo que está preparando para a cidade. É isso que o eleitor quer ver e não agressões, desaforos. O eleitor quer ver propostas de melhoria em um programa que tenha credibilidade”, destacou Jarbas Vasconcelos, durante seu discurso no ato em que o PSDB anunciou o deputado Bruno Rodrigues como candidato a vice na chapa majoritária.
Jarbas, contudo, ressaltou que participará ativamente da campanha de Raul. “Já estamos agendando umas visitas a comunidades. Não vou ficar só no guia eleitoral. Eu e Sérgio Guerra vamos trabalhar muito para ajudar na eleição de Raul e Bruno”, adiantou o senador.

11. Grupo de Humberto rejeita proposta

Continua o imbróglio no PT estadual com relação à composição da executiva. A tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo secretário das Cidades, Humberto Costa, não concordou com a distribuição “igualitária” dos quatro principais cargos, como propunha o Campo de Esquerda Unificado (CEU), grupo comandado pelo prefeito João Paulo, e resolveu apresentar uma contraproposta aos correligionários. “Não houve concordância. Então vamos negociando até chegar a um consenso”, afirmou Humberto.
O petista esteve reunido com seu grupo, ontem, por mais de duas horas, discutindo o assunto. No entanto, não revelou o conteúdo do documento que apresentará, ainda esta semana, ao CEU. A celeumase dá em torno do comando da vice-presidência, da secretaria geral, da secretaria de organização e da tesouraria.
A composição apresentada inicialmente pela CNB não foi aceita pelo CEU, que na distribuição das 11 cadeiras só tinha direito a quatro. Entretanto, nessa proposta, a CNB ficaria com sete cargos. Enquanto o conflito interno não é resolvido, o diretório vai tentar criar o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e começar a debater as inserções do partido, que serão veiculadas na Televisão a partir do dia 19 deste mês.
Para isso, o presidente estadual da sigla, Jorge Perez, tentará convocar uma reunião do diretório estadual para amanhã. De acordo com Humberto Costa, o GTE pode ser criado sem que a executiva esteja composta.

12. Miguel Sales compra briga com o partido

O lançamento do presidente municipal do PT, Erivelto Lacerda (PT), do Campo de Esquerda Unificado (CEU), para prefeito de Ipojuca, no último domingo, não agradou ao ex-promotor Miguel Sales. Recém-filiado ao partido e almejando disputar o pleito, Sales reclamou da forma como foi conduzido o processo. “Estão querendo empurrar com a barriga. O PT sequer decidiu por candidatura própria. Nenhuma reunião foi feita ainda. Não se pode suprimir a decisão dos filiados”, criticou.
Miguel Sales disse que foi convidado muitas vezes pelo PT para ser candidato a prefeito de Ipojuca, inclusive pelo próprio Erivelto, mas que nunca aceitou “em função das atividades” de promotor. “Agora, depois que fui obrigado a me afastar da promotoria, não vejo outro caminho senão pretender ser candidato a prefeito”, externou em carta enviada à redação.
No entanto, segundo Erivelto, o ex-promotor não conta com o apoio dos diretorianos. “Ele está forçando uma situação que não convém. João Paulo (prefeito do Recife) foi afirmar apoio ao meu nome. O partido já se reuniu e decidiu por 14 votos e uma abstenção pela minha candidatura”, salientou.
Amanhã o PT de Ipojuca se reúne, às 19h, para avaliar se aceita ou não o convite do PSDB para compor a vice na chapa do deputado Carlos Santana, numa coligação também com o PSB. “Nós defendemos a candidatura própria do PT, como uma terceira via, mas como o partido é democrático temos que discutir o assunto internamente”, admitiu Erivelto Lacerda.

13. PMDB ultrapassa 2 milhões de filiados

Os principais partidos do país assistiram a um crescimento em seus quadros de olho nas eleições deste ano. O cadastramento de filiados, encerrado em 5 de outubro e compilado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que o PMDB ultrapassou a marca de 2 milhões de partidários e o PP chegou a 1,2 milhão, enquanto PSDB e PT saltaram para a faixa de 1,1 milhão cada um. PDT, PTB, PR e DEM, que também tiveram seus quadros ampliados, estão com cerca de 1 milhão de filiados cada um.
Os dados divulgados pelo TSE mostram também que, apesar do aumento no número de eleitores no Brasil, a proporção de filiados continua a mesma há seis anos. Do total apresentado pelo cadastramento, ano a ano desde 2002, menos de 10% dos brasileiros vestiu ou veste a camisa de um partido político. Para este ano, por exemplo, o país terá ao menos 128 milhões de votantes, mas apenas 12 milhões têm filiação partidária.
De acordo o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, os números demonstram como os partidos vêm tentando “fidelizar uma clientela”. “Hoje eles buscam fornecer cursos de formação política e até cursos de profissionalização. São novas estratégias com serviços que não têm nada a ver com a proposta partidária”, explicou.

14. Novo ministro quer “moralizar” reeleição

O ministro Carlos Ayres Britto, que assume hoje a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no lugar do ministro Marco Aurélio Mello, pretende levar aos colegas de plenário o caso dos prefeitos que driblam a lei e se elegem mais de duas vezes consecutivas, usando o artifício de mudar de domicílio eleitoral. Muitos prefeitos se transferem para municípios vizinhos no último ano de mandato e, eleitos, conseguem garantir no mínimo outros quatro anos no poder.
A Lei Eleitoral permite apenas uma reeleição, mas não impede a transferência de domicílio e a candidatura em outro município.
“O que interessa é o espírito da lei. A finalidade da norma é a proibição da reeleição sem limite. Se o tribunal entender que está havendo burla do espírito ou da finalidade da norma proibitiva, tomará a devida providência. Vou levar aos ministros”, afirmou Ayres Britto. O ministro lembrou, porém, que, para analisar casos concretos de prefeitos já reeleitos que tentarão novo mandato em outra cidade, o TSE terá de ser provocado, ou seja, é preciso haver uma denúncia à Justiça Eleitoral. “Se o tribunal identificar que as mudanças topográficas são uma evidente fraude à lei, nós vamos reagir”, prometeu Ayres Britto.

15. PF pede prorrogação do inquérito

Após um mês de investigações sem chegar a uma conclusão, a Polícia Federal (PF) decidiu pedir à Justiça a prorrogação do inquérito que apura responsabilidades pela montagem do dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria sido feito por servidores da Casa Civil. O pedido não especifica o prazo, mas, como é de praxe, a prorrogação deverá ser por mais 30 dias. Aberto no dia 7 de abril, o inquérito destina-se a investigar a responsabilidade pelo vazamento do dossiê, e se houve dolo na sua elaboração.
A oposição acusa o governo Lula de ter feito o dossiê como instrumento de chantagem política para impedir as investigações sobre gastos irregulares com cartões corporativos, tema sobre o qual a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve ser questionada, amanhã, durante seu pronunciamento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado em que, oficialmente, falará sobre obras do PAC.

16. Oposição se “arma” contra Dilma

As atenções de governo e oposição estarão voltadas nesta semana para a Comissão de Infra-estrutura do Senado. Amanhã, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai ao colegiado falar sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas no que depender da oposição, o centro do debate será seu suposto envolvimento, ou de seus assessores, na produção de um dossiê com informações sigilosas sobre gastos com cartões corporativos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
A ministra, regimentalmente, não tem obrigação de responder às perguntas sobre o dossiê, mas é certo que os oposicionistas vão pressioná-la. As últimas notícias palacianas dão conta de que Dilma poderá defender a teoria de que foi traída no episódio do dossiê, assim como o presidente Lula alegou no caso do Mensalão.
A estratégia dos senadores do DEM e do PSDB também já está traçada. A tática é explorar o temperamento explosivo e a inabilidade política da ministra. “A ministra tem muitas vezes uma atitude arrogante e insegura. Na comissão, o interessante é que ninguém tem obrigação de obedecê-la e se calar quando ela diz que vai embora. Estamos prontos para incomodá-la”, sustenta o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

17. “Nordestino não pode andar de cabeça baixa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem, em Teresina (PI), que está cansado de ver nordestino ser tratado apenas como pedreiro. Para o presidente, os nordestinos devem aproveitar os investimentos do governo em educação para que possam ser engenheiros ou médicos e disputar “as melhores’’ vagas do país.

Durante seu discurso de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí, o presidente pediu que as empresas que forem trabalhar nas obras contratem mão-de-obra local. “É por isso que estamos fazendo investimento em escolas técnicas, no ensino fundamental, parceria com prefeitos para fazer creche e investindo em universidades: porque eu estou cansado de ver nordestino ser tratado apenas como pedreiro. Eu quero nordestino como engenheiro, como médico, disputando as melhores vagas deste país’’, afirmou Lula.
Natural de Garanhuns, em Pernambuco, o presidente se colocou como nordestino e disse que todos os que nascem em Estados do Nordeste devem parar de andar de cabeça baixa. “Nós não queremos nada de ninguém. Nós queremos apenas ser tratados em igualdade de condições, com respeito, porque nós gostamos de respeitar e queremos ser respeitados também’’.

18. Renildo: Jarbas não fez nada

O deputado federal e candidato a prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), afirmou ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 97.6, que o Governo Jarbas Vasconcelos (PMDB) não fez investimento nenhum em Olinda. Em contrapartida, anunciou que o Governo Eduardo Campos (PSB), junto com o Governo Lula (PT), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já somam R$ 35 milhões em projetos no município, e espera que esta parceria continue.
Apesar das críticas ao peemedebista, Calheiros admite que a grande adversária será a ex-prefeita Jacilda Urquisa (PMDB), por ser um nome muito conhecido na cidade. Arlindo Siqueira (PTB) também foi citado por Renildo Calheiros como uma liderança importante, com legitimidade para pleitear o cargo. O fato de ser chamado por André Luiz Farias, o Alf (PDT), de “forasteiro”, o fez deixar claro que Pernambuco não o elegeu vereador, mas sim deputado federal. “Brigo pelos interesses do povo e do Nordeste em Brasília”, ressaltou.
Apesar de o PT ainda não ter definido quem será o seu representante no pleito, Renildo acredita que estarão juntos nas eleições. “O PT e o PCdoB são forças que se juntaram porque não aceitavam que Olinda continuasse do jeito que estava. Não há nenhum sentido dessas forças se separarem e colocarem este projeto em risco”, exaltou. Ao todo, segundo o comunista, a sua candidatura já conta com o apoio de nove partidos, mas até a campanha espera aglutinar 12, incluindo outros que têm pré-candidatos.

Economia

19. Cesta básica tem maior alta desde junho de 1994

A cesta básica recifense atingiu, no mês de abril, o seu maior valor desde junho de 1994. Segundo a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada ontem, o preço dos principais produtos que compõem a cesta ficou em R$ 172,18 no Grande Recife, embora seja o menor valor dentre as 16 capitais analisadas pelo órgão. No contexto nacional, o preço da cesta aumentou em todas as 16 capitais.
Pela pesquisa, o aumento entre março e abril foi de 3,64%, ou seja, R$ 6,10, com destaque para o açúcar, óleo de soja e tomate, cujos incrementos nos preços foram de 20,39%, 14,29% e 14,96%, respectivamente. Segundo a supervisora técnica do Dieese, Jackeline Natal, apesar de não saber explicar o motivo da alta do açúcar, o produto sofreu aumento maior no início de abril, apresentando desaceleração no fim do mês. “O óleo de soja tem se destacado pelo aumento na exportação, em todas as capitais. Já o tomate está em período de safra, o que também se aplica em todo o País”, disse Jackeline.

20. Arroz ainda pode subir 10% este mês

O preço do arroz poderá subir cerca de 10% ainda este mês. Apesar de já ter registrado alta entre abril e maio, o valor do arroz, que sofreu incremento de 25% para os fornecedores, teve um repasse para o consumidor de 9%, segundo a pesquisa da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), divulgada ontem.
De acordo com o presidente da Apes, Geraldo José da Silva, com o aumento das exportações do arroz, a oferta está reduzida, o que reflete no preço do produto. “Todo o nosso consumo de arroz vem do Sul e Centro-Oeste do País, que começou a se voltar mais para as exportações”, disse Silva, revelando, no entanto, que os preços deverão se normalizar no próximo mês. “É preciso que o consumidor compre menos arroz e não faça estoques porque é possível que haja queda nos próximos meses”, especulou.
Pela pesquisa da Apes, a cesta básica pernambucana sofreu aumento de 0,77% em abril, em relação a março. Dentre os 22 produtos analisados, pelo menos nove apresentaram aumento nos preços. Mas o destaque maior foi na comparação com abril de 2007, quando a alta da cesta foi de 18,15%.

21. Gasolina aumenta 1,16% na bomba

Ao contrário do que foi anunciado pelo Governo Federal na última semana, a elevação dos preços da gasolina e do diesel nas refinarias já começa a ser repassada para o consumidor. Em pesquisa realizada pela Folha de Pernambuco, ontem, em 35 postos do Recife, a gasolina foi encontrada por até R$ 2,62. O valor é 1,16% maior que o preço mais barato (R$ 2,59) encontrado para o mesmo combustível pela pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), feita entre os dias 27 de abril e 3 de maio. O preço médio da gasolina na maioria dos postos pesquisados ontem continuava R$ 2,59.
O diesel, por sua vez, apresentou um aumento de 5,29% no seu valor máximo. Na pesquisa realizada pela Folha, o combustível foi encontrado por, no máximo, R$ 1,99. Na pesquisa da ANP, realizada na semana de 27 de abril a 3 de maio, o produto estava sendo comercializado por R$ 1,89. O preço mínimo encontrado pela pesquisa da reportagem foi de R$ 1,96, enquanto o registrado pela ANP foi de R$ 1,79.

22. Indústria leiteira é tema de feira internacional

Pernambuco sedia, de hoje até a próxima sexta, a 5ª Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Leite, Derivados e Sorvetes, a Tecnoláctea. O encontro, que ocorre pela primeira vez no Nordeste, deve atrair de oito a dez mil produtores do setor, que irão até o Centro de Convenções, em Olinda, para conhecer novas práticas de trabalho, tecnologias mais atuais, além de equipamentos e insumos mais eficientes. Resgatar esses comerciantes e introduzi-los no mercado formal da pecuária leiteira é um dos objetivos do evento. Oitenta expositores brasileiros apresentarão maneiras modernas para incrementar a prática, que já coloca Pernambuco no segundo lugar do ranking da produção de leite do Nordeste. O Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES) terá um stand com orientações sobre financiamentos.

Internacionais

23. Três bebês encontrados no freezer

A polícia alemã deteve a mãe de três bebês cujos cadáveres foram encontrados em um freezer localizado no sótão da casa dela. A informação foi divulgada ontem por Johannes Daheim, porta-voz dos procuradores que investigam o caso. A polícia encontrou os corpos na noite do último domingo, no povoado de Wenden, perto de Olpe - região da Renânia do Norte-Westfália. A denúncia foi feita pelos três filhos mais velhos da mulher, disseram as autoridades locais.
A mulher, de 44 anos, não teve seu nome divulgado. Ela foi presa por suspeita de ter assassinado os bebês. A mulher, seu marido, de 47 anos, e três filhos maiores - com idades entre 18 e 22 anos - vivem há anos no povoado.

24. Ciclone pode ter matado dez mil

O número de mortos no devastador ciclone que atingiu Mianmar (ex-Birmânia) no último sábado subiu para quase quatro mil pessoas, mas o governo advertiu que ele pode chegar a dez mil. Se a estimativa for confirmada, este será o maior número de mortos em um desastre natural na Ásia desde o tsunami de dezembro de 2004, que matou 181 mil pessoas e devastou áreas costeiras na Indonésia, Tailândia e outras partes do sul e sudeste asiáticos.
Ontem, a TV e o rádio estatal birmanesas informaram que havia 3.934 mortos, 41 feridos e 2.879 desaparecidos. Mas o chanceler birmanês, Nyan Win, disse a diplomatas em Rangum, a ex-capital e principal cidade do país, que o número deve ultrapassar os dez mil mortos. Mais vítimas eram encontradas conforme as autoridades chegavam às ilhas e aos povoados mais afetados.

Esportes

25. Náutico trabalha a parte física no início da semana

Para começar o Brasileirão com gás total contra o Goiás, sábado, às 18h10, nos Aflitos, o Náutico iniciou a semana realizando treinamentos físicos. Ontem, os jogadores sequer tocaram na bola. Nos dois períodos, no Centro de Treinamento Wilson Campos, eles trabalharam bastante a parte física. Hoje à tarde, os alvirrubros retornam aos trabalhos, desta vez na Rosa e Silva.

Quem também esteve no CT, ontem à tarde, foi João Paulo - contratado junto ao Internacional de Santa Maria/ RS. Mas o lateral-direito deverá esperar um pouco mais para fazer sua estréia. “Estou há pouco mais de uma semana parado, mas tenho a facilidade de pegar preparo físico rapidamente. Bom é que cheguei antes de a competição começar. Assim terei tempo para me preparar”, afirmou.

26. Ausências, reforços e uma surpresa no retorno coral

Mesmo com o Santa Cruz não tendo competições para disputar, pelo menos até o início do Campeonato Brasileiro da Série C, daqui há exatos dois meses, algumas situações, no mínimo, constrangedoras, continuam agitando as Repúblicas Independentes do Arruda. Ontem, na reapresentação do elenco coral, após 13 dias de “férias antecipadas”, e praticamente forçadas, cinco ausências e uma surpresa. O zagueiro Marcelo Heleno, dispensado do Tricolor desde o dia 17 do mês passado, resolveu reapresentar-se normalmente junto com os seus ex-companheiros, aparecendo no Arruda, ontem à tarde, e assim o fará, até que os dirigentes do clube paguem os seus salários atrasados e rescinda o seu contrato.

27. Flu se classifica até perdendo

Naquela que já é sua melhor participação na história da Libertadores, o Fluminense busca hoje uma das vagas para as quartas-de-final da competição sul-americana. O time de Renato Gaúcho recebe o Atlético Nacional de Medellin, da Colômbia, às 18h30, no Maracanã, na partida de volta válida pelas oitavas-de-final.

No jogo de ida, o Fluminense foi até Medellín e conseguiu a vitória por 2x1. O placar favorável na primeira partida permite ao time das Laranjeiras perder até por 1x0 e, mesmo assim, garantir a classificação. Vitória colombiana por 2x1 leva a decisão para os pênaltis. O Atlético só avança com triunfo simples caso marque pelo menos três gols no Maracanã. O empate favorece o Fluminense.

28. Corinthians quer se classificar hoje

O Corinthians quer definir a classificação para as semifinais da Copa do Brasil no primeiro jogo contra o São Caetano, hoje, às 21h, no Morumbi. O objetivo do técnico Mano Menezes é aproveitar o embalo pela boa vitória sobre o Goiás, na semana passada, quando o time abriu 4x0 em apenas 30 minutos de jogo, e obter a maior vantagem possível para o jogo de volta, que ainda não tem lugar definido - o São Caetano sugeriu jogar a segunda partida também no Morumbi, mas a CBF ainda não se manifestou.
A teoria é animadora, mas o retrospecto contra o time do ABC não é dos mais animadores: são apenas cinco vitórias em 20 partidas contra o São Caetano, com 12 derrotas e três empates. Por isso, atacar é preciso - mas se defender com cuidado, também. “Não podemos errar como fizemos com o Goiás em Goiânia”, ressalta Mano. Naquela derrota por 3x1, dois gols foram “dados” de presente pelos marcadores. “Eles nos conhecem e são perigosos”, diz. No Paulista, o São Caetano aplicou 3x1 no Corinthians, na primeira derrota sob o comando de Mano Menezes. “A verdade é que precisamos de um placar para podermos administrar na volta”, acrescentou.

Policiais

29. Assassinado na frente da casa da mãe

A 1ª travessa Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade de Rio das Velhas, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, foi o cenário para o crime que vitimou o biscateiro Waldeci José da Silva Júnior, de 31 anos. O homicídio aconteceu, anteontem, por volta das 19h. A vítima foi ferida com vários tiros no tórax e na cabeça. Segundo a polícia, o biscateiro estava consumindo bebida alcoólica na casa da mãe com o padrasto. Waldeci resolveu comprar mais cerveja em um estabelecimento, e, ao sair da residência da mãe, foi alvejado. Os familiares dele escutaram os tiros, saíram correndo do imóvel e encontraram a vítima já sem vida. A polícia não tem informação de quantas pessoas atiraram no homem.

30. Homem morto em Pontezinha

Tiros de revólver calibre 38 tiraram a vida de Cladenildo José da Silva, de 32 anos, anteontem, por volta das 20h30. O crime aconteceu na rua do Castelo, em Pontezinha, no município do Cabo de Santo Agostinho. Moradores disseram para a polícia que escutaram apenas o barulho dos disparos que acertaram a vítima. Policiais militares, que foram até o local para fazer o isolamento o corpo, informaram que Cladenildo foi morto no momento em que chovia bastante, por isso os residentes não viram as pessoas que praticaram o crime. O homicídio chamou a atenção da população, que se aglomerou ao redor do cadáver para acompanhar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC). Chocados, os parentes da vítima preferiram não conversar com a reportagem.

31. Criança morre após atropelamento

Pai fica ferido e filho morre após serem atropelados por um carro na avenida Cláudio Gueiros Leite, no bairro do Janga, em Paulista. O acidente aconteceu anteontem, por volta das 22h. Carlos Eduardo Francisco da Silva, de 7 anos, morreu no local. O pai dele, Edvaldo Francisco da Silva, de 35 anos, foi socorrido por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife. Até o fechamento desta edição, segundo a assessoria de comunicação da unidade médica, Edvaldo encontrava-se consciente, mas estava em observação na emergência.Segundo testemunhas, as duas vítimas estavam trafegando em uma bicicleta na via, quando um carro desgovernado bateu fortemente nelas. Nervoso, o motorista não prestou socorro à criança e ao homem e fugiu do local. A polícia informou que uma testemunha viu o automóvel que atropelou as duas pessoas. De acordo com o cabo Davi Melo, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, a testemunha disse que o condutor estava em um Fiat Uno vinho, placa KFJ-9953. “Uma pessoa ainda chegou a seguir o motorista do uno e disse que ele entrou com o carro em uma residência do bairro de Rio Doce, em Olinda, após o atropelamento”, relatou o policial.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog