Jornal do Vale
1. SERTÃO - Interior registra chuvas intensas
As chuvas que atingiram o interior do Estado, no início do mês passado, tornaram a cair de maneira intensa, em vários municípios, entre a última segunda-feira e a manhã de ontem. Apesar do grande volume de água, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) não registrou ocorrências com vítimas.
As cidades do Sertão do Pajeú foram as mais afetadas, e, em algumas delas, o volume registrado em 24 horas superou a média histórica para todo o mês de maio. Por este motivo, a Codecipe está refazendo o levantamento sobre a quantidade de pessoas desabrigadas e desalojadas em Pernambuco. Em meados de abril, o número era superior a 7 mil. Atualmente, 46 municípios seguem em estado de emergência.
Solidão foi a cidade com o maior índice pluviométrico registrado pelo Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), com 92 milímetros, quando a média mensal para esse período é de 63. Em Afogados da Ingazeira, os 57 milímetros de precipitação fizeram a barragem de Brotas voltar a sangrar.
Na zona rural da cidade, estradas em obras ficaram completamente destruídas e impediram o acesso a certas áreas, durante algumas horas. Em Triunfo, de acordo com informações repassadas pela Defesa Civil da cidade, várias ruas ficaram alagadas durante a tarde e o início da noite de ontem.
2. PE no combate ao “chumbinho”
Casos de intoxicação por “chumbinho”, usado geralmente como veneno para ratos, são mais comuns do que se imagina. Este ano, até março, já foram registradas 24 mortes pelo Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), no Hospital da Restauração (HR).
Em Pernambuco, um dos episódios mais comentados, aconteceu no ano passado, quando o garoto Samuel de Alcântara, de apenas três anos, faleceu após comer biscoitos envenenados. Em 2007, dos 41 óbitos causados pelo produto, 40 tiveram como circunstância a tentativa de suicídio e apenas um foi gerado por ingestão acidental.
Para discutir estratégias de combate à substância, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), promove um seminário até hoje, no Centro de Convenções. “É o ponto de partida para resolver um grande problema de saúde, que talvez estivesse sendo negligenciado”, afirmou o secretário executivo estadual de Saúde, Humberto Antunes.
3. Tumulto e agressões no Barão de Lucena
Em cena que está virando rotina nos hospitais públicos do Estado, ontem foi a vez de a emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, viver seu dia de caos. Como a lotação estava acima do normal, vários pais ficaram revoltados com a demora no atendimento.
Transtornado com a demora ao atendimento de sua filha, de 1 ano e 2 meses, o jovem Tiago Teixeira Silva dos Santos, 23, quebrou a porta da emergência com um chute. Houve confusão, com direito a troca de agressão física, e a polícia foi acionada para controlar o caso, mas não precisou interceder.
O incidente aconteceu por volta das 16h. Segundo a esposa de Tiago, Marisa Silvestre da Silva, o marido descontrolou-se com o que ela considera descaso no atendimento. “Os funcionários nos atendem com ar de deboche. Cheguei ao meio-dia e na hora da confusão, às 16h, meu filho ainda não tinha sido atendido.
Como se não bastasse, a amiga de um funcionário chegou com o filho, não enfrentou fila e foi atendida. Entrou dando risada da nossa cara. Meu marido perdeu a cabeça e quebrou a porta”, contou.
4. Índios presos com armas
Dois índios da etnia xucuru foram detidos, ontem, por porte ilegal de armas. A prisão de Erinaldo Rodrigues de Lima, 34 anos, e José Ednaldo da Silva, 27, ocorreu durante operação das Polícias Militar e Federal em Pesqueira, no Agreste.
Segundo a polícia, os dois carregavam um rifle calibre 44, uma espingarda calibre 36 e outras três de fabricação caseira, além de um revólver calibre 38, munição e quase R$ 1.000 em dinheiro. Eles são suspeitos de praticar assaltos e homicídios na cidade.
5. Professor vai à Justiça contra novo concurso
O Movimento Organizado de Professores de Pernambuco (Moprope), que existe há cerca de dois anos e reúne mais de 5 mil docentes, vai ingressar na Justiça contra a Secretaria Estadual de Educação. O grupo reivindica a aplicação de novas provas para os professores que participaram do último concurso, realizado em abril.
Anteontem, a Universidade de Pernambuco (UPE), responsável pela seleção, divulgou o resultado da primeira etapa do processo, quando constatou-se que 94% dos candidatos (25.832) foram reprovados. Para passar, os inscritos deveriam acertar pelo menos 60% das provas, que continham questões pedagógicas, de português e da disciplina para qual o candidato concorria.
“Prevíamos que nem mil professores passariam nesse concurso. Foram quatro horas para responder 80 questões. O tempo foi insuficiente, menos de três minutos para resolver cada quesito e ainda marcar o gabarito. Somos capazes, sim, de responder as provas, desde que houvesse mais tempo.
O governo quis desmoralizar nossa categoria e isso não vamos aceitar”, observou o presidente do Moprope, Juarez Ribeiro. Sábado haverá uma reunião para tratar do assunto. O encontro será às 15h na sede do Simpere, na Boa Vista.
6. Pai se engana e família vela corpo errado
A família do ajudante-geral Claudinei Ribeiro da Silva, 24 anos, estava em volta do caixão velando seu corpo, no final da noite de anteontem, em Votorantim (SP), quando uma tia chegou com a notícia de que o “morto” estava vivo. Naquela hora, Silva via TV na casa da irmã, em Tatuí, a 55 quilômetros do velório.
“Esse não é o meu filho”, exclamou o pai, o pedreiro Pedro Ribeiro, 46. Como, se ele mesmo estivera no Instituto Médico-Legal de Sorocaba naquele dia e reconhecera o filho? “Estava muito abalado e acho que me confundi”. “Eu beijei a testa e alisei o cabelo dele, mas não enxergava direito de tanto chorar”, disse a madrasta de Claudinei, Eunice de Fátima Ferreira.
O ajudante havia tido uma rixa com pessoas do bairro e estava jurado. Por isso tinha saído de casa alguns dias antes. Quando correu a notícia de que tinham achado um corpo baleado num córrego, o pai pensou logo no filho. Até a tarde de ontem, o corpo velado por engano não tinha sido identificado.
7. Júri popular condena assassinos de prefeito
Os homens acusados de planejar e executar o assassinato do prefeito de Floresta Oscar Ferraz Filho, em abril de 1999, foram condenados ontem, por unanimidade, por homicídio duplamente qualificado, em júri popular que durou cerca de 13 horas. O julgamento teve início às 9h no Fórum do Recife, na Ilha Joana Bezerra, e só acabou às 22h20, momento em que o juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti proferiu a sentença.
Apontado como responsável por efetuar os disparos contra o prefeito, Marcos Klério Alves dos Santos, conhecido como Keu, foi condenado a 16 anos de prisão em regime fechado. Já José Ronaldo Siqueira, o Noguinha, acusado de planejar o assassinato e emprestar a moto utilizada no homicídio, recebeu pena de 13 anos de prisão, também em regime fechado.
8. Acusado de mandar matar Dorathy é absolvido
Acusado de ser o mandante da morte da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, o fazendeiro Vitalmiro Bastos Moura, o Bida, foi absolvido pelo conselho de sentença durante o segundo julgamento a que foi submetido. A decisão revoltou a família da vítima e entidades de direitos humanos presentes no salão do júri.
O promotor Edson Souza disse que pretende recorrer da decisão. Os jurados entenderam que não havia provas suficientes para condenar o fazendeiro. No mesmo julgamento, que durou dois dias, Rayfran das Neves Sales foi condenado a 28 anos de prisão em regime fechado pela morte de irmã Dorothy.
O que pesou na absolvição de Moura, condenado a 27 anos no primeiro julgamento, realizado no ano passado, foi o depoimento de Sales, que assumiu sozinho a autoria do crime, favorecendo o fazendeiro. Ele descartou um possível mandante, dizendo ter planejado e executado sozinho o crime. A defesa de Moura festejou a absolvição juntamente com os familiares do fazendeiro.
O promotor sustentou contra Moura e Sales a acusação de homicídio qualificado, com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Também afirmou que o crime foi praticado mediante promessa de pagamento. Ele denunciou da tribuna as ameaças que vem sofrendo, dirigida a seus familiares. “Essas ameaças, feitas por telefonemas anônimos, vem ocorrendo há cerca de um ano”, disse Souza.
Política
9. Oposição vai interrogar Dilma Rousseff hoje
A produção do dossiê anti-FHC será o principal assunto no depoimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, marcado para hoje, às 10h, na Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Ela foi chamada para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas a oposição vai questioná-la sobre a compilação de despesas de FHC e sua família com cartões corporativos.
“Vamos ser duros e profundos nos questionamentos sobre o dossiê’’, disse Tasso Jereissati (PSDB-CE). “A prioridade é o dossiê. O PAC é, na verdade, só um programa de marketing do governo’’, completou o líder do DEM, José Agripino (RN). Os assessores dos partidos de oposição preparam cerca de 40 perguntas sobre o dossiê. Na reunião da comissão, os membros têm preferência para perguntar. Mas qualquer senador pode se inscrever para questões.
Na avaliação do presidente Lula, o depoimento de Dilma será mais um teste político do que uma oportunidade para esclarecer de vez o episódio do dossiê. Como a Polícia Federal pediu a prorrogação do prazo de investigação, Dilma tem uma resposta na ponta da língua: há uma apuração em andamento.
10. Lula garante que fará o seu sucessor em 2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a desafiar, ontem, a oposição e avisou que será capaz de eleger seu sucessor para o Palácio do Planalto. Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que foi aclamada como alternativa para o posto, Lula cobrou aqueles que acreditavam que ele não seria capaz de fazer um bom governo.
“O que eles não sabiam é que eu tinha a convicção de que eu sabia mais do que eles e não podia errar”, afirmou, durante a participação em dois eventos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Manaus. O presidente ressaltou que ele e sua equipe apanharam como “cachorro sarnento” no início do governo, “mas uma coisa que eles têm que saber é que nós vamos fazer o novo presidente da República” emendou.
Diante dos sucessivos gritos da platéia chamando o nome de Dilma, Lula retomou o discurso de que é preciso evitar que eventos do Planalto sejam transformados em atos de campanha e jogou na platéia a culpa por colocar Dilma como candidata. “Vocês viram que eu tive o cuidado de não citar nomes. Vocês enxeridos é que citaram nomes”, afirmou o presidente.
Lula aproveitou para culpar mais uma vez a oposição pelo fim da CPMF e pela perda de R$ 40 bilhões nos cofres federais. “Mas não tem problema, vai fazer falta mas nós vamos arrumar mais”, declarou. Lula ainda negou a possibilidade de disputar um terceiro mandato presidencial, ou o Senado em 2010.
11. Prazo para transferir e tirar título acaba hoje
Termina hoje às 18h o prazo para quem vai tirar o título de eleitor ou transferir o domicílio eleitoral. Na Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Forte das Cinco Pontas, os últimos dias foram marcados por filas enormes, apesar de contar com 80 funcionários trabalhando no local. “Ontem, só aqui, atendemos 1.300 pessoas, fora as outras zonas que ficam em Areias e em Fundão”, afirmou a diretora da Central de Atendimento, Roseny Holanda.
A diretora disse também que todo o ano eleitoral a cena se repete. “As pessoas sempre deixam para última hora, não sei se por falta de conhecimento, hábito ou costume”, desabafa Roseny. José Joaquim de Melo, por exemplo, queria transferir o título de Olinda para o Recife, estava ainda na metade do percurso que a fila fazia e já contabilizava 1h40min de espera. Consciente, ele disse não poder reclamar da demora porque “não houve motivo para ter deixado para a última hora”.
Apesar do tamanho da fila, o atendimento dura o tempo suficiente para o cidadão responder a essas perguntas: escolaridade, tempo de domicílio, telefone, ocupação e em qual escola pretende votar. “Comprovante de residência e RG originais e atualizados, além do certificado de reservista para os homens maiores de 18 anos são os documentos necessários para apresentar. Feito isto, o eleitor é encaminhado para outro ambiente, onde são confeccionados os títulos e em três minutos recebe”, explicou a atendente Marilanda Soares.
12. Dorany refresca a memória de Renildo
O presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio, rebateu, ontem, as críticas feitas ao Governo Jarbas pelo deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), que, em entrevista a Rádio Folha FM 97.6, na última segunda-feira, acusou o ex-governador de não ter investido no município.
À imprensa, Dorany disse não ter gostado da acusação e chegou a chamar Calheiros de desmemoriado e desinformado. “Ou ele (Renildo) está sem memória, ou está muito desinformado, porque Jarbas foi um dos que mais trabalhou pela cidade e pelo povo de Olinda”, disparou Dorany.
O dirigente partidário ironizou outra declaração dada por Calheiros, em relação aos investimentos da ordem de R$ 35 milhões que os governos Lula e Eduardo Campos aplicam no município. “Ele diz que Lula e Eduardo fizeram muito por Olinda, mas se esquece que Jarbas, só na triplicação da PE-15, investiu mais de R$ 100 milhões. A obra deu um novo gás ao setor produtivo local e facilitou o escoamento de mercadorias. Disso ele não lembra, não é?”, questionou o peemedebista.
13. Governador tenta resolver impasse
O governador Eduardo Campos (PSB) tentará resolver, hoje, pela última vez, o impasse entre as duas pré-candidaturas do bloco governista postas em Igarassu. Às 14h30, o socialista conversará com o prefeito Severino Ninho (PSB), para avaliar como estão as negociações.
Em seguida, às 17h, o encontro será com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), o outro postulante à Prefeitura. Não é a primeira vez que o Palácio tenta estabelecer a união política entre os dois grupos rivais no município. O acordo é complicado, pois Ninho apóia o secretário de Saúde, Gesimário Baracho. Já Uchoa é considerado um forte concorrente devido a sua densidade político-eleitoral na região.
Severino Ninho negou que a “audiência” seja para tratar sobre temas eleitorais, mas admitiu discutí-lo, caso o governador venha a “puxar o assunto”. “Já conversei com Eduardo Campos e Milton Coelho. E com o próprio Guilherme Uchoa, por orientação do governador. Disse que seria melhor ele manter a candidatura dele e nós a nossa. Não é fácil unir os dois grupos”, admitiu.
14. Só dois deputados apóiam e a CPI da Sogra naufraga
Por falta de assinaturas, o requerimento que tentava instalar a CPI da Sogra foi retirado ontem na Assembléia Legislativa do Ceará. A CPI investigaria a viagem feita pelo governador Cid Gomes (PSB) à Europa, num jatinho alugado pelo governo, no qual esteve presente até a sogra dele. Apenas dois dos 46 deputados assinaram o requerimento: Heitor Férrer (PDT) e Adahil Barreto (PR). Eram necessárias 12 assinaturas para abrir a investigação.
“Eu apenas não poderia insistir num requerimento natimorto. Estou dando fim a algo que já nasceu com dia e hora para terminar”, lamentou Férrer, autor da tentativa de CPI.
Mesmo sem CPI, o governador terá de responder sobre a viagem. Primeiro ao Ministério Público Estadual, que deu prazo de 15 dias para que ele entregasse comprovantes que demonstrem que a sogra, Pauline Carol Habib Moura, e as mulheres de um secretário e de um assessor, que também foram à viagem, pagaram suas despesas com dinheiro do próprio bolso.
15. Og Fernandes é cotado para assumir vaga no STJ
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Og Fernandes, é um dos favoritos para assumir uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso é tratado em reserva, mas Og se movimenta nos bastidores desde março. Prefere a discrição para não se inviabilizar junto aos ministros do STJ.
Eles decidem, hoje à noite, se aprovam o nome do desembargador pernambucano para figurar numa lista tríplice, que será encaminhada ao presidente da República. A escolha do ministro do STJ cabe ao presidente Lula, e está prevista para o segundo semestre deste ano. A notícia foi divulgada ontem pelo Blog de Jamildo.
“Ele tem grandes chances. O Nordeste e, principalmente, Pernambuco tem pouca representatividade no STJ”, afirmou o líder do PT na Câmara, Maurício Rands. Dos 33 ministros, nove são do Nordeste: dois baianos, dois alagoanos, dois cearenses, um pernambucano, um paraibano e um potiguar.
O ministro Francisco Falcão é o único pernambucano no STJ. Ele é oriundo do TRF da 5ª região. O único remanescente do TJPE a ocupar uma cadeira no STJ foi Demócrito Ramos Reinaldo, entre 1991 e 1999.
Além de apoio político, Og teria respaldo no STJ. O JC ouviu seis profissionais do meio jurídico, advogados e magistrados, e todos informaram que a candidatura de Og ganhou corpo. Ele seria o único candidato viável do Nordeste. E teria a simpatia do presidente do STJ, o alagoano Humberto Gomes de Barros, e do vice, o cearense César Asfor Rocha.
16. MPPE e TCE ajustam Operação Eleições
Na busca de uma maior eficiência no combate ao uso da máquina pública para fins eleitorais, cerca de 70 promotores e auditores se reuniram ontem para ajustar detalhes da Operação Eleições 2008. A estratégia para este ano, definida em parceria entre o Ministério Público e o Tribunal de Contas estaduais (MPPE e TCE), já está traçada, mas será mantida em sigilo para não atrapalhar a investigação. Entretanto, as áreas de educação e saúde, que envolvem grandes orçamentos, serão priorizadas na fiscalização.
Promotores e auditores também deverão fiscalizar com atenção as compras sem licitação, os contratos, as compras, as terceirizações e a movimentação financeira das prefeituras do Estado, além do fundo de previdência dos servidores municipais. A reunião de ontem foi realizada no prédio da Inspetoria Norte/Sul do tribunal, no Recife, e contou com a presença de membros do MPPE e TCE da capital e de cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Este é o segundo encontro. Oito reuniões semelhantes ainda irão ocorrer até o mês de junho em várias partes do Estado.
Economia
17. Feirão da Casa Própria começa dia 16
Os pernambucanos que sonham com a casa própria terão a oportunidade de aproveitar a quarta edição do Feirão Caixa da Casa Própria. O evento ocorrerá entre os próximos dias 16 e 18, no Centro de Convenções, em Olinda. No feirão do ano passado, realizado em junho, foram ofertados 7,9 mil imóveis e emitidas 979 cartas de crédito, no valor total de R$ 27,8 milhões. As construtoras e imobiliárias negociaram 2.366 imóveis, gerando R$ 140,4 milhões e superando a expectativa inicial de R$ 120 milhões.
Os detalhes para a quarta edição do feirão devem ser fechados hoje, segundo a assessoria de Imprensa da Caixa, e divulgados amanhã, mas a expectativa é de que os números sejam maiores que os da terceira edição. O horário de funcionamento do evento será das 10h às 20h, nos dias 16 e 17, e das 10h às 18h, no dia 18. No ano passado, os imóveis ofertados no feirão tiveram um perfil mais voltado para as pessoas de baixa renda. Além de obter informações sobre crédito, os interessados poderão fazer simulações de compra.
18. Trigo - Lote pode estabilizar preços
Os preços de massas e biscoitos poderão ficar mais estáveis nos próximos meses. Com o anúncio da liberação de um lote de 100 mil toneladas de trigo da Argentina, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o mercado brasileiro ficará mais aliviado. No entanto, pelo menos em Pernambuco, o repasse não inibirá o aumento já previsto de cerca de 8% nas massas, o que deve acontecer ainda este mês.
“A liberação do trigo argentino é positiva, mas os fornecedores tiveram, entre março e abril, um aumento de até 15% nos produtos derivados do grão. Esses valores, infelizmente, terão de ser passados ao consumidor”, explicou o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Geraldo José da Silva, lembrando que o lote é inferior ao esperado pelos moinhos. Em relação ao pão francês, o preço do produto não tem previsão de alta, embora não tenha sido o trigo argentino o motivador da estabilidade.
19. Lula: País não deve temer dólar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscou afastar as preocupações quanto a uma “enxurrada” de dólares no Brasil, com a conquista do grau de investimento. Em visita a Manaus, Lula disse que passou a vida ouvindo que era necessário estimular a entrada da moeda norte-americana no País e que não faz sentido agora temer essa possibilidade. “Eu passei a vida inteira ouvindo os economistas dizerem que era preciso entrar dólar no País. A vida inteira”, disse o presidente, ao inaugurar obras de saneamento e habitação na região. “Agora que tem jeito de entrar vamos ficar com medo? Não.”
Segundo Lula, é preciso diferenciar o dólar que entra no País para especulação daquele que pode significar investimento e geração de emprego. “Esse da especulação financeira nós temos que banir. Agora, esse que vem investir numa fábrica, temos que dizer: ‘pode vir dólar, pode vir euro, pode vir o que quiser’. O povo brasileiro não tem preconceito contra dinheiro. O povo brasileiro tem preconceito contra a miséria.”
20. Gás de cozinha sobe 11% no Grande Recife
Mais um aumento vai pesar no bolso do trabalhador neste mês. O preço do botijão de 13 quilos do gás de cozinha subiu 11%, em média, na última semana, para quem vive na cidade do Recife. De acordo com o Presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito do Estado de Pernambuco (Sinregás), Alberto Martins, há cerca de três meses o item, considerado essencial para o consumidor, vinha tendo o preço reduzido por causa de descontos oferecidos pelas distribuidoras. Nesta semana os descontos foram suspensos.
“Há tempos que as distribuidoras vinham dando descontos aos revendedores. O valor do botijão de Pernambuco estava defasado em relação aos outros estados do País. Agora, tivemos um reajuste no óleo diesel e as distribuidoras decidiram cortar os descontos”, disse. Ainda segundo Alberto Martins, antes do corte dos descontos, os valores estavam variando entre R$ 28 e R$ 32. Agora, o preço do botijão de gás pode oscilar entre R$ 32 e R$ 35.
21. Governo tentará salvar Gradiente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem que o Governo Federal fará tudo aquilo que estiver ao seu alcance para ajudar a fabricante de eletroeletrônicos Gradiente a superar a crise financeira em que se encontra. Ao lado do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, durante uma visita a Manaus (AM), Lula disse que tem se empenhado pessoalmente em criar as condições para que a empresa retome a produção na região.
“A Gradiente é uma empresa importante neste pólo industrial. Ela está quebrada”, disse Lula, ao comentar que recebeu pedidos de um grupo de trabalhadores para que ajude a companhia. “O Governo Federal tem tentado criar as condições para salvar a Gradiente. Já conversamos com muita gente.”
Lula citou diretamente o presidente do BNDES que, segundo ele, também tem buscado ajudar. “Nós vamos fazer o que estiver ao nosso alcance”, disse, admitindo, entretanto, que a tarefa não será fácil, já que a empresa encontra-se em uma situação “delicada”. “Não depende só do Governo.”
O discurso de Lula foi uma resposta ao Sindicato dos Metalúrgicos do Distrito Industrial de Manaus, que entregou ontem ao presidente, e também à Gradiente, uma proposta de transformação de parte dos salários futuros de funcionários em ações da companhia.
Internacionais
22. Ciclone já matou mais de 22 mil
O governo militar de Mianmar (ex-Birmânia) elevou ontem para 22.500 o número de mortos pelo ciclone Nargis que atingiu no sábado o delta do Rio Irrawaddy e a cidade de Rangum, a principal do país, com ventos de 190 km/h. As autoridades também alertaram que há 41 mil desaparecidos, o que deve elevar ainda mais a cifra de mortos.
“Mais mortes foram causadas pelo maremoto do que pela própria tempestade”, disse o ministro responsável pelos trabalhos de ajuda Maung Maung Swe. “As ondas tinham mais de quatro metros e arrasaram e inundaram metade das casas dos vilarejos costeiros. Eles (os moradores) não tinham para onde ir”.
23. Vulcão expele lava no Chile
O vulcão Chaitén, em erupção há cinco dias, aumentou sua atividade na manhã de anteontem. Ele passou a expelir lava e uma coluna de cinzas que chegou a 20 quilômetros de altura. Autoridades chilenas ordenaram a retirada de todos os habitantes da região. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, de volta a Santiago depois de visitar a área do vulcão, informou que a retirada dos moradores do entorno foi ordenada porque a lava poderia chegar em apenas 20 minutos ao povoado de Chaitén, a dez quilômetros da cratera.
Esportivas
24. Sport sem medo do Internacional
O Sport dá início hoje, contra o Internacional, às 21h50, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a mais um capítulo da sua trajetória na Copa do Brasil 2008. Para essa partida, válida pelas quartas-de-finais, os rubro-negros se inspiram no confronto da fase passada, com o Palmeiras, pois, assim como naquela ocasião, o Leão começa jogando no campo do adversário e decide a vaga em casa, frente à sua torcida. Também como naquela vez, o oponente é apontado pela imprensa local como favorito não só à vitória no jogo, como ao título da competição.
25. Timbu contrata mais dois jogadores
Depois do lateral-direito João Paulo, a diretoria do Náutico anunciou, ontem à tarde, a contratação de mais duas peças para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A. O zagueiro Negrette, 22 anos (ex-Oeste de Itápolis/SP), e o lateral-esquerdo/volante Itaqui, 20 anos (ex-Paulista/SP), são as novas aquisições do Timbu. Além deles, também veio o meia Luizinho (ex-Oeste de Itápolis/SP) para um período de teste. Todos os três só serão apresentados à Imprensa hoje.
26. Santa Cruz - Clube vai dar prazo a faltosos
Ainda sem notícias dos três atletas que não deram o ar da graça no dia marcado para a reapresentação do elenco coral, acontecida na última segunda-feira, os dirigentes do Santa Cruz perderam a paciência e, além de descontar dos respectivos salários os dias de ausência, podem suspender os contratos dos faltosos. O zagueiro Rogério Conceição, o lateral-direito Rafael Mineiro e o atacante Thiago Capixaba, grande ídolo coral, terão um prazo para retornar às Repúblicas Independentes do Arruda. A data será definida em um encontro entre os dirigentes e o técnico Fito Neves, que retorna hoje ao Recife. No entanto, ele só deve comandar um treino amanhã.
27. Patativa retoma os trabalhos, em Caruaru
Passada a euforia pela conquista da vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, o Central iniciou, ontem, a preparação para a disputa da competição que começa em julho. Após 13 dias de folga, os jogadores se reapresentaram ao preparador físico Edmílson Santos, que começou os preparativos para o restante da temporada. No fim deste mês, o clube viaja para o exterior, onde jogará partidas amistosas com clubes do Azerbaijão e Geórgia.
28. BRASILEIRÃO - CBF descarta volta do mata-mata
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse ontem que “não existe possibilidade” de o Campeonato Brasileiro voltar a ser disputado com mata-mata.
“A fórmula por pontos corridos está consolidada”, declarou o dirigente, durante evento que marcou o lançamento oficial do Campeonato Brasileiro 2008, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Assim, as séries A e B, que começam neste fim de semana, seguem a mesma fórmula de disputa dos últimos anos. “O campeonato está chegando a um ponto marcante, de seriedade e transparência”, explicou Ricardo Teixeira.
O presidente da CBF também deixou claro que será impossível conter a debandada de jogadores brasileiros para a Europa. “Enquanto houver essa janela de transferência no meio do Brasileiro, vai ser difícil segurar”, lamentou Ricardo Teixeira, lembrando que o período de transferências envolvendo equipes européias vai de 1º de julho a 31 de agosto.
Policiais
29. Preso acusado de duplo homicídio
O homem acusado de duplo homicídio e de uma tentativa de assassinato, na Vila Piedade, no bairro de Socorro, Jaboatão, na última quinta-feira, foi preso na manhã de ontem pelo delegado Sérgio Moreira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ronaldo José de Souza, de 28 anos, foi o responsável pelo crime que chocou os pernambucanos.
Motivado por vingança, acabou por assassinar a pequena Bruna Carolayne Mendes da Silva, de apenas 10 anos. Na ocasião morreu, também, Elicleyton Galdino Gomes, de 17 anos, o alvo do atentado que recebeu cinco tiros. Além disso, uma terceira pessoa, Valdir Roberto, de 29 anos, foi atingida pelas balas e ainda está internada no Hospital Otávio de Freitas.
30. Homem pego por furtar azeite e Sustagem
Uma garrafa de azeite de oliva extra virgem e oito latas de Sustagem levaram à prisão de Márcio Alves da Silva, de 30 anos. O acusado foi pego pelos seguranças do Hiperbompreço do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, por volta das 18h de anteontem, quando tentava levar consigo os produtos. Somente o azeite está avaliado em R$ 123.
Márcio Alves mora em São Lourenço da Mata. A queixa foi prestada no plantão da Delegacia Prazeres. Segundo comissários da delegacia, policiais foram chamados para ir ao shopping conduzir uma pessoa detida no local, provavelmente por seguranças da loja. O acusado estava sozinho, desarmado, confessou o furto e foi encaminhado para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima.
31. Jovem morre afogado em Jaboatão
O que parecia um momento de descontração e lazer, brincadeira entre amigos, tornou-se uma tragédia para os moradores do Alto do Cristo, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. Por volta das 16h, de anteontem, alguns adolescentes nadavam no açude Jangadinha, quando um deles, Caique Francisco da Silva, de 14 anos, desapareceu. A suspeita de afogamento mobilizou os moradores da comunidade que procuraram pelo menino, durante a noite, nas águas repletas de pedras e tocos de árvores.
A chegada até o açude é praticamente uma trilha pelos morros do Alto. Mata fechada, barro, troncos impedindo o acesso, em uma ladeira íngreme que não impede crianças e jovens da região de desfrutar das suas águas. Caique, estudante da 6ª série da Escola Moacir Albuquerque que residia na rua Planura, no Totó, foi encontrado trajando apenas uma cueca azul e segurando uma correntinha que usava no pescoço. Um morador da comunidade, Ricardo José, foi quem encontrou o corpo.
radiovaleam.blogspot.com
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário