Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 29 de abril de 2008

Jornal do Vale

1. Toyoteiros driblam bloqueios

A estratégia adotada pelos motoristas das Toyotas Bandeirantes, desde ontem proibidas de continuar transportando passageiros dos municípios pernambucanos até um ponto improvisado, na Várzea, foi sentida pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Estado (DER).

Os profissionais decidiram não realizar as viagens até o Recife, já que teriam que passar por Tiúma, em São Lourenço da Mata, onde foi fixado um dos oito pontos de bloqueio de acesso dos carros. No trecho, situado na PE- 5, os passageiros teriam que descer e poderiam usar os seis ônibus disponibilizados pelo órgão ou ainda fazer as viagens, de forma gratuita, nos coletivos de linha.

A concessão se estende até o próximo domingo. Já a operação de fiscalização do transporte irregular vai durar um mês. Depois do período, os donos dos veículos continuarão impossibilitados de chegar ao Recife. Até o fechamento desta edição, nenhuma Toyota havia sido apreendida pelos fiscais. Apenas três motoristas de kombis foram autuados e tiveram os carros tomados.

Por conta do boicote dos profissionais, a maioria dos passageiros precisou pegar ônibus de linha saindo dos municípios de origem. Os motoristas ficaram mobilizados em um trecho da PE-90, no município de João Alfredo, distante do Recife 122 quilômetros, no Agreste. “Nós não podíamos ceder ao que foi imposto por eles. Se fizéssemos as viagens, estaríamos alimentando um sistema que irá prejudicar trabalhadores e quem precisa dos veículos, que circulam por áreas que os ônibus não passam e por um preço bem menor. Amanhã (hoje), adotaremos outra estratégia”, explicou o presidente da Associação dos Toyoteiros Regionais de Pernambuco (Atraep), Célio Roberto Fernandes.

2. Concurso é anulado em Belo Jardim

O Ministério Público Federal (MPF), em Caruaru, pediu a anulação da primeira etapa do concurso público para servidores técnico-administrativos promovido pela Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim. A seleção foi para os cargos de assistente em administração, contador e analista de sistemas. No gabarito, divulgado dia 16 de abril, todos os quesitos tinham como alternativa correta a letra “a”.

O resultado estava previsto para ser anunciado amanhã. Porém, não há previsão para a divulgação, pois a suspensão do concurso foi concedida liminarmente, até que o juiz dê a sentença final. O pedido do MMPF foi acatado na última sexta-feira e não há previsão para a data do julgamento do pedido de anulação.

Uma denúncia anônima deu início ao procedimento administrativo do MPF que investigou a possível fraude. A alegação do órgão é que a empresa organizadora do concurso não pode aplicar provas que permitam fraudes e devem seguir princípios previstos na Constituição Federal, que prezam pela razoabilidade, eficiência e moralidade administrativa.

3. Atendimento ampliado no HGV

Após passar por quase um ano de reformas, o térreo e o primeiro andar do bloco G do Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde ficam o ambulatório, laboratório e bloco de pequenas cirurgias, está pronto e em funcionamento. A inauguração dos novos setores revitalizados foi realizada na manhã de ontem, no hall de entrada do hospital, no bairro do Cordeiro.

Durante o período de intervenções, o ambulatório, junto com o bloco cirúrgico, funcionou em um espaço na área externa do HGV, em um local que conseguia suprir, apenas, uma demanda de 260 atendimentos por dia. Após a reforma, a perspectiva é de atender diariamente 500 pessoas, o que equivale a 16 mil consultas realizadas por mês.

4. Polícia Civil será reforçada em junho

A Polícia Civil (PC) de Pernambuco vai contar com um efetivo maior a partir do fim de junho deste ano. Os candidatos aos cargos de delegado, escrivão e agente vão participar do curso de formação que começa no dia 2 de maio. Eles foram aprovados e convocados em um concurso público realizado em 2006. Ao todo são 1.425 vagas ocupadas. A aula inaugural aconteceu, ontem, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos.
Segundo ele, a atuação dos novos policiais deve ser com o objetivo de servir a população. “A violência não é só um problema da polícia. É de todos. Para evitá-la, é necessário um conjunto de políticas que vise à prevenção e à repressão ao crime”, afirmou o governador. O acréscimo policial é uma das medidas do programa do governo que tem como proposta a preservação da vida, O Pacto Pela Vida.

5. Polícia Científica diz que madrasta iniciou crime

A Polícia Científica concluiu que a madrasta de Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, foi a primeira a agredir a menina na noite do crime, 29 de março. Segundo a perícia, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, bateu na garota com uma chave tetra ainda no Ford Ka da família. A versão foi simulada no domingo.

Na recriação da cena, uma perita representando Anna Jatobá, sentada no banco do passageiro, agride Isabella com a chave usando o braço esquerdo. A boneca que representava Isabella estava no lado esquerdo do banco traseiro. O irmão Cauã, 1 ano, estava em uma cadeirinha de bebê no meio do banco e Pietro, 3 anos, do lado direito.

As marcas de sangue no carro reforçam a versão que Isabella foi agredida com a chave, segundo a perícia. Há uma gota no espaço entre o banco do motorista e do passageiro, outra na parte de trás do banco do motorista e a última gota do esquerdo de onde Isabella estava sentada.

É por isso que, mesmo com o fato de o laudo ser inconclusivo sobre de quem é o sangue no automóvel, o promotor Francisco José Taddei Cembranelli afirma que os resíduos são da menina. A polícia acredita que a agressão com a chave foi a primeira porque havia sangue no carro e, com exceção do ferimento na testa e das marcas de esganadura, não há outros sinais de violência contra a menina. Todos os demais ferimentos foram causados pela queda, diz a perícia.

6. Mãe acorrentava filha de 12 anos em casa

A Polícia Civil de Goiás prendeu no município de Mambaí uma mulher que acorrentava uma das filhas, de 12 anos. Uma outra filha da suspeita, que tem 9 anos, teve as costas queimadas com água quente. A menina disse que a mãe jogou a água em suas costas.

De acordo com o delegado Eduardo do Prado, Dionice Gualberto Gualberto de Brito, 34, foi presa em flagrante anteontem. Ela foi surpreendida pelos policiais quando saía de casa. Quando entraram na casa, os policiais encontraram a menina acorrentada ao pé de uma cama.

Os policiais foram até a casa após receberem uma denúncia do filho mais velho de Dionice, com 19 anos, que já não mora mais com a mãe. Segundo o delegado, ele foi procurado pela irmã de 9 anos. A menina saiu de casa depois que a mãe jogou água em suas costas. Revoltado, o rapaz foi até a delegacia juntamente com a irmã, que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus.

Prado acionou o Conselho Tutelar da cidade e foram até a casa de Dionice. Quando chegaram na casa, a mulher disse que estava saindo para procurar a filha de 9 anos. Ela alegou que acorrentava a outra garota porque a menina tem problemas mentais e que por isso fugia de casa para fazer pequenos furtos na vizinhança. As meninas ainda relataram ao delegado que a mãe freqüentemente as agredia com um porrete e um cipó.

Dionice foi autuada por tortura, cárcere privado e lesão corporal. As meninas e os dois irmãos menores, de 7 e 4 anos, ficaram sob a guarda dos vizinhos até a Vara de Infância encontrar um abrigo judicial em uma cidade vizinha.

7. Juiz afastado por interferir em processo

Acusado de interferir de forma irregular em um processo milionário, o juiz Reginaldo Alves de Andrade recebeu a pena máxima que a lei permite a um magistrado: a aposentadoria compulsória. A decisão da Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi unânime entre os desembargadores.
Em representação movida pelo Banco Rural, o juiz é apontado como o responsável por proferir indevidamente, em dezembro de 2002, sentença indenizatória no valor de R$ 5,79 milhões. Na época, Andrade era titular da Comarca de Glória do Goitá, mas proferiu sentença em processo que corria na cidade vizinha de Vitória de Santo Antão, ambas na Zona da Mata.
De acordo com o TJPE, no processo, a Agroindustrial Cachoeira LTDA propôs ação indenizatória contra o banco. Durante as férias do titular da 1ª Vara Cível de Vitória, Andrade se apoderou dos autos processuais determinando a liberação imediata do valor.
O relator do processo contra Reginaldo Andrade, desembargador Fernando Ferreira, apontou o fato de que a indenização não tinha caráter de urgência, e que podia esperar o retorno do juiz titular.
O juiz Reginaldo Andrade já estava afastado de suas funções de magistrado desde setembro de 2003 para responder a procedimentos administrativos. Ele não foi localizado para comentar a decisão.

Política

8. Maioria aceita o terceiro mandato

No mesmo dia em que foi divulgada uma pesquisa CNT/Sensus apontando o aval de 50,4% da população a um terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem considerar que oito anos é um período curto demais para fazer o necessário numa administração. Em Guarulhos (SP), ao discursar após visitar obras habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula afirmou que seu sucessor precisa ser “mais abençoado” do que ele próprio e mais atento à população pobre.

“Ninguém consegue fazer tudo em oito, nove ou dez anos. Quem vier depois de mim, eu só tenho que pedir a Deus todo dia e toda hora para que seja uma pessoa até mais abençoada do que eu, que faça mais do que eu. Que olhe para os pobres mais do que nós estamos olhando”, discursou. Segundo pesquisa CNT/Sensus, a maioria dos eleitores brasileiros já se mostra favorável à alteração da Constituição para possibilitar que Lula se candidate pela terceira vez consecutiva.

9. Comissão dá 10 dias para ministra Dilma

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ontem pedir explicações à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre o vazamento de informações que deu origem ao dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Dilma terá o prazo de dez dias para enviar informações à comissão.

O presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, disse que o órgão não discutiu o mérito do caso, apenas decidiu pedir informações à ministra antes de discutir eventuais punições. Entre as penalidades previstas pela Comissão de Ética estão a advertência e censura formais, assim como o pedido de afastamento do cargo, que é encaminhado ao presidente da República.

Os líderes do PSDB e do DEM no Senado, Arthur Virgílio e José Agripino, encaminharam ofício à Comissão de Ética no início de abril com o pedido para que o órgão investigasse a conduta de Dilma no episódio do dossiê. Os senadores argumentam, que o dossiê foi montado com base em informações vazadas pela Casa Civil com o objetivo de “constranger” o ex-presidente FHC.

A oposição também ficou irritada com a declaração da ministra de que tinha “mais o que fazer” quando questionada se pretendia prestar esclarecimentos à CPI dos Cartões. O ministro Altemir Gregolin (Pesca) também terá que encaminhar informações à comissão sobre a denúncia de que teria feito campanha eleitoral para o presidente Lula em 2006.

10. Juiz eleitoral pode vetar processados

A orientação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Brito, relativa ao exame da vida pregressa dos candidatos das eleições municipais de outubro, será obedecida no Estado. Ayres Brito recomenda aos Tribunais Regionais Eleitorais que não concedam registro eleitoral para os postulantes com processo de improbidade administrativa. Mas o presidente do TRE-PE, Jovaldo Nunes, antecipou que os juízes das comarcas locais terão autonomia para decidir sobre a eleição dos candidatos.

“As decisões competem aos juízes de primeiro grau. A orientação do TSE será repassada, mas não vamos tirar o exercício de interpretação do magistrado”, alertou. Bastidores indicam um impasse entre a Justiça Comum e a Justiça Eleitoral. Para a Justiça Comum, qualquer cidadão só pode ser considerado culpado depois do trânsito em julgado do processo movido, enquanto a Justiça Eleitoral argumentaria que o estudo aprofundado da vida pregressa de um possível gestor público pode levantar indícios fortes sobre a sua idoneidade. Mesmo assim, os candidatos impedidos de participarem dos pleitos poderão recorrer ao TRE. “Estaremos dispostos a apreciar qualquer recurso oriundo dos candidatos que sentirem-se prejudicados”, avisou.

11. Radialista de Carpina terá escolta policial

O radialista Dênis Araújo – que denunciou na última sexta-feira ter sido vítima de uma tentativa de homicídio por parte do prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB) – foi recebido, ontem pela manhã, pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, no Palácio das Princesas.

O encontro foi organizado pelo Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, que solicitou proteção para o comunicador. Ele passará a ter escolta policial. À tarde, Dênis esteve na Secretaria de Defesa Social (SDS), onde foi anunciado que o delegado especial Darlei Timóteo assumirá o caso.
“Já naquele dia (sexta) a SDS foi acionada e fez a escolta de Dênis de Carpina até o Recife. Hoje (ontem), ele veio nos pedir proteção e determinamos que fosse feito”, narrou Campos. Segundo o radialista, após escutar explicações sobre a situação do município, o governador soliciou apenas que o pedido de proteção fosse formalizado.
No ofício enviado ao governador, a sindicato classifica o prefeito como um homem “violento, arbitrário e truculento”, e lembra o assassinato do também radialista Jota Cândido. “Quero dizer que, na quarta-feira (amanhã), estarei em Carpina, comandando meu programa na rádio. Tenho compromisso com os ouvintes e é assim que sustento minha família. Não vou viver me escondendo”, disse Dênis, em entrevista na sede do sindicato.

12. Santo vereador não vai mais receber salário

Na briga entre tradição e legalidade, valeu a eqüidade. A Câmara de Vereadores de Igarassu pôs fim a uma tradição de 254 anos. Santo Antônio, vereador perpétuo da cidade, não receberá mais salário do Legislativo.

A decisão, informada ontem, foi tomada sexta-feira e comunicada ao Ministério Público de Pernambuco, que ameaçava barrar na Justiça o pagamento. Mas os legisladores mantiveram o título de vereador perpétuo e prometerem fazer uma “cotinha” para manter o repasse do dinheiro ao Convento de Santo Antônio, beneficiário do salário.
Santo Antônio foi nomeado vereador em 1754 pelo rei de Portugal d. José I. Seu salário serviu para manter a Ordem Franciscana na vila de Igarassu. A prática foi interrompida em 1889 e retomada em 1951.
A remuneração do santo, hoje de R$ 415, ajuda a custear creches e escolas mantidas pelo Convento de Santo Antônio para crianças carentes do município. Há 17 dias, o caso foi objeto de matéria no Fantástico, da Rede Globo. Depois disso, a promotora de Justiça de Igarassu, Maria Lizandra Lira, recomendou à Câmara cancelar o pagamento.

13. PSB manterá aliança com Aécio Neves

Mesmo tendo recebido apoio do PT, o PSB marchará aliado com o PSDB em Belo Horizonte (MG). A decisão vai ser anunciada hoje, pelo presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Para os socialistas, só o apoio do PT não basta para ganhar a eleição na capital mineira. “Já tiramos uma posição agradecendo o apoio do PT, mas dizendo que é insuficiente para ganhar e que nós desejamos o apoio do PSDB e do governador Aécio Neves”, revelou Campos.
Segundo Eduardo, o PSB manterá a candidatura de Márcio Lacerda e tentará construir um entendimento. O governador esteve com o pré-candidato socialista no último sábado, junto com o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) e a direção nacional da legenda para tratar do assunto. “Nós participamos da base de sustentação do governo de Aécio em BH (Belo Horizonte) e queremos construir um entendimento. Se esse entendimento não se fizer possível, vamos afirmar a candidatura de Márcio Lacerda, e aqueles que não puderem fazer a coligação não vamos julgar”, comentou o socialista.

14. Lançado livro sobre os desaparecidos políticos

Em uma cerimônia marcada pela emoção, o governo do Estado lançou ontem a edição pernambucana do livro Direito à memória e à verdade, que retrata o trabalho executado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos ao longo de seus 11 anos de existência.

O livro-relatório registra o resumo de todos os casos analisados até 2006, revelando um pouco da história desses personagens que, por motivações políticas, morreram ou desapareceram durante o regime militar.
“Foi aqui onde houve a maior repressão. Foram quase 500 desaparecidos e mortos. Temos que ter compromisso efetivo com esses heróis que deram a vida pela democracia”, discursou o governador Eduardo Campos.
Para preservar esta memória, o governo patrocinou, nesta 1ª fase, a impressão de mil exemplares. A maioria será distribuída com bibliotecas e escolas públicas. O objetivo é permitir que os estudantes não esqueçam de uma fase obscura da política brasileira. Chamando a atenção da nova geração, a estudante Mariana Santa Cruz fez um discurso em nome das famílias dos desaparecidos.
Ela é sobrinha de Fernando Santa Cruz. Desde fevereiro de 1974 os seus parentes não têm mais notícias dele. “É importante para a democracia que a verdade seja conhecida, mas também reconhecida pelo conjunto da sociedade”, falou Mariana.

15. MP recorre em favor de Azoka

O pré-candidato à Prefeitura de Aliança, Azoka Gouveia (PR), ganhou um fôlego a mais na disputa. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que havia impugnado a candidatura do republicano. O motivo da impugnação foi o fato de o PR não ter mais de um ano de criação na época da inscrição da candidatura, em agosto de 2007.

“O próprio Ministério Público entende que a postulação de Azoka é legítima. Agora, é esperar. Daqui a 15 dias, dependendo das pautas a serem julgadas, o processo deve ser analisado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá, a gente derruba isso rapidinho”, declarou o advogado do prefeiturável, Luiz Petribu. O julgamento, inclusive, ocorrerá depois de realizada a eleição suplementar em Aliança, marcada para domingo.
“Eles (o grupo do atual prefeito e candidato à reeleição, Cláudio Eduardo/PSDB) estão inventando boatos e mentiras dizendo que eu não poderei pleitear a vaga. Eles estão com medo, querem disputar sozinhos. Mas não tem perigo nenhum”, diz Gouveia, falando que “o clima nas ruas é favorável” a ele. Por enquanto, ele disputará o cargo sub judicie.

Economia

16. Preço reduz consumo de pão

As vendas de pão chegaram a cair até 20% nas três últimas semanas, no Grande Recife, por causa do aumento no preço do produto. Os proprietários das padarias reclamam do preço do trigo e dizem que ainda não repassaram todo o aumento dado pelos fornecedores para não perder clientes. Segundo dados do Dieese, o preço médio do quilo do pão no Grande Recife passou de R$ 3,90 para R$ 4,90 entre janeiro e março deste ano.
“Lá em casa diminuímos o consumo de pão. Antes eu comprava de três em três dias, agora é só uma vez na semana. Está muito caro e ainda tem o aumento no arroz e feijão”, explica o vendedor Odemar Lima de Araújo.
O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Pernambuco, José Gomes da Silva, diz que o último reajuste repassado pelos fornecedores foi de 15% e ocorreu no início deste mês. Mas com o cancelamento das exportações pela Argentina para o Brasil, um novo incremento está previsto. Os membros do setor só não sabem o percentual nem a data do reajuste.

17. Energia fica 2,8% mais cara hoje

O consumidor de energia precisa ficar mais atento aos gastos com esse serviço a partir de hoje. É que entra em vigor o aumento da energia fornecida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Para o consumo residencial, o reajuste na conta é de 2,87%. Já a elevação para os grandes clientes, como indústria e comércio, tem percentual médio de 4,27%.

O aumento médio determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi de 3,34%. A reunião os percentuais ocorreu no último dia 22, em Brasília. A Celpe soma no Estado 2,85 milhões de clientes. Quase a totalidade (99%) é residencial.
As indústrias entram com 4.990 clientes. O aumento tem como um dos principais componentes o Índice Geral de Preço – Mercado (IGP-M), com 9,10% dos últimos 12 meses. Outro componente observado pela agência é o Encargo de Serviços do Sistema (ESS), cobrado pela necessidade de acionamento das termelétricas. As usinas términas foram ligadas no final do ano passado e início deste.

18. Compesa mais ágil contra devedores

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) espera pedir um reajuste menor que os 9,27% solicitados à Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) no ano passado, quando a agência autorizou 3,80%.

A proposta de aumento será enviada no dia 15 de junho. Para isso, informa o diretor comercial da estatal, a empresa pretende negativar mais rápido os clientes inadimplentes, inclusive os ligados ao setor público, como as prefeituras, ao criar uma espécie de Cadin estadual.

No âmbito federal o Cadin é um banco de dados onde se encontram registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas em débito com a União, que ficam impedidos de receber benefícios.
Para se ter uma idéia, das 172 prefeituras clientes da Compesa em Pernambuco, só 14 delas estão em dia com as contas de água. No ano passado isso representou um passivo de R$ 80,5 milhões. Padilha informa que o cadastro de inadimplência será enviado pelo secretário de Recursos Hídricos e presidente da Compesa, João Bosco, até o dia 15 de maio para apreciação da proposta.
“Os órgãos estaduais e municipais negativados deixariam de receber repasses do Estado. A Bahia já tem um decreto neste sentido”, informou o diretor, salientando que não se trata de um assunto fácil. “É difícil casar legalidade e a restrição de cadastro para órgãos públicos”, disse.

19. Reajuste da gasolina não será sentido, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem que se a Petrobras realmente decidir subir o preço do barril de petróleo nas refinarias “não haverá aumento perceptível no preço do combustível nas bombas.” Lobão passou a tarde de ontem em Florianópolis, e falou à imprensa durante a posse da nova diretoria da Eletrosul, empresa do grupo Eletrobrás, responsável pela distribuição de energia nos três Estados da Região Sul e também Mato Grosso do Sul.
Os empossados foram o ex-presidente do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) Eurides Mescolotto, como presidente, e Paulo Afonso Vieira, ex-governador de Santa Catarina e deputado federal até 2007, como diretor.
O ministro Lobão não confirmou o reajuste de combustíveis, embora tenha dito que a Petrobras está sofrendo uma perda de fôlego no mercado interno, prejudicada pela constante elevação do petróleo no mercado internacional. “Se houver reajuste, será estabelecido nesta semana”, assegurou, sem se posicionar sobre elevação de 5% que vem sendo especulada.
Lobão falou novamente sobre a situação da Eletropaulo, mas não apresentou medidas concretas. De acordo com o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, a rede de distribuição da capital paulista apresenta um defeito a cada 500 metros na linha de distribuição. “Técnicos do Ministério de Minas e Energia e o governo do Estado estão trabalhando em conjunto para tomar todas as providências necessárias em relação à Eletropaulo”, disse.

Internacionais

20. ÁUSTRIA - Pai confessa ter abusado da filha

Pelo menos 70 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas na colisão de dois trens de passageiros no leste da China, no mais grave acidente do tipo desde 1997. Das centenas de pessoas levadas a hospitais, 70 estão em situação crítica, o que pode elevar ainda mais o número de mortes.

O acidente foi provocado pelo descarrilamento de um trem de alta velocidade que ia de Pequim para Qingdao, cidade litorânea que vai sediar as provas de iatismo dos Jogos Olimpícos, em agosto. O trem se chocou às 4h43 com outro que vinha em sentido contrário, do balneário de Yantai para a cidade de Xuzhou.
Este é o segundo acidente do ano com trens de alta velocidade na província de Shandong, que fica ao sul de Pequim. Em janeiro, outro trem descarrilou e atingiu um grupo de cem operários que faziam a manutenção da linha, provocando a morte de 18 deles. Em 1997, o choque entre dois trens na província de Hunan deixou 126 mortos.

21. COLÔMBIA - Ex-deputada presa por vender voto

A ex-congressista colombiana Yidis Medina, cujo voto validou uma reforma constitucional que abriu a porta para a reeleição do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, entregou-se no domingo à noite para enfrentar as acusações de ter recebido favores políticos em troca de apoiar a moção, informou o seu advogado.
Esse escândalo ficou conhecido como o “mensalão colombiano” e pode atrapalhar os planos de Uribe tentar uma segunda reeleição. Atualmente, os aliados de Uribe recolhem assinaturas para tentar mudar novamente a Constituição e permitir que o presidente dispute uma segunda reeleição.
Na noite de ontem, o presidente rechaçou as acusações. “O governo nacional persuade. Ele não compra consciências”, disse o presidente colombiano, ao ser questionado pela imprensa.

Esportivas

22. Ronaldo se envolve em confusão com travestis

O atacante Ronaldo se envolveu numa confusão, na manhã de ontem, com três travestis num motel na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e teve de prestar depoimento na 16ª Delegacia de Polícia da cidade. O travesti André Luís Ribeiro Albertino, conhecido como Andréia Albertini, foi quem fez a queixa ao delegado Carlos Augusto Nogueira, da 16ª DP, dizendo que Ronaldo não lhe pagou o combinado por um encontro. O jogador do Milan, em seu depoimento, rebateu a acusação e afirmou que foi vítima de uma tentativa de extorsão por parte de Andréia Albertini (ele teria pedido R$ 50 mil para Ronaldo, que teria pago R$ 1 mil para os outros dois).

23. Náutico embarca bastante confiante para pegar o Galo

A delegação do Náutico embarcou no fim da tarde de ontem, no Aeroporto Gilberto Freyre/ Guararapes, com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais, com ânimo total para pegar o Atlético/MG, amanhã, às 21h45, no Mineirão, no jogo de volta da Copa do Brasil, que vale um lugar nas quartas-de-final. Na partida de ida, no Recife, os alvirrubros derrotaram os alvinegros por 3x2 e com um simples empate seguem na competição. Hoje, na Toca da Raposa II, será realizado um último trabalho antes do confronto.

24. Oposição coral se reúne com Ministério Público

Em audiência realizada, ontem à tarde, no prédio da Procuradoria Geral do Estado, a oposição ao atual presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, reuniu-se com o Procurador Geral do Estado e chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Varejão, e com o promotor do MPPE, Aguinaldo Fenelon, e deu um passo importante para garantir que tudo ocorra dentro dos conformes legais na Assembléia Geral Extraordinária, marcada para ser realizada no dia 13 de maio, na sede do Tricolor.
Como já havia adiantado os próprios opositores na semana passada, o encontro de ontem serviu para que fosse formalizada a solicitação da presença de representantes do órgão estadual na tão esperada assembléia.

25. Central vai entrar na Justiça

Para quem acha que a “novela” do Campeonato Pernambucano acabou, engana-se. Hoje, o “dramalhão” que foi o Estadual, por conta do regulamento, poderá ter mais um capítulo. O Central entrará com um mandado de segurança e uma representação contra a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), pleiteando a segunda colocação da competição e, conseqüentemente, uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano, que segundo a FPF, pertence ao Náutico.

26. Torcida comparece e indica Ilha cheia amanhã

No primeiro dia de venda dos ingressos, ontem, das 9h às 17h, ficou a demonstração de que a torcida do Sport vai encher a Ilha do Retiro, contra o Palmeiras, amanhã, valendo vaga às quartas-de-final da Copa do Brasil. Na totalização divulgada às 18h, foram vendidos 10.536 bilhetes na sede do clube e mais 1.500 em postos de vendas espalhados em alguns pontos do Recife.
A diretoria colocou uma carga de 32 mil ingressos, incluindo a reserva técnica. A promoção nos preços vai até as 18h de amanhã. Portanto, o torcedor pode comprar os ingressos por preços menores hoje e no dia da partida. O vice-presidente administrativo e financeiro Genivaldo Cerqueira está otimista. “Foi o primeiro dia de venda com preços promocionais. Estou certo de que vamos ultrapassar os 25 mil ingressos.”

Policiais

27. Filho de policial militar é executado

Cinco tiros na cabeça. Essa foi a principal característica encontrada pela polícia no registro de mais um homicídio ocorrido na Zona Norte do Recife. O estudante Acácio D’Winpson da Silva Ribeiro, de 19 anos, foi executado por volta das 4h30 de ontem, na frente do bar onde bebia, localizado próximo à entrada do bairro de Nova Descoberta. Segundo informações que testemunhas repassaram à polícia, a vítima foi arrastada de dentro do estabelecimento comercial por dois homens que chegaram em uma motocicleta, de marca e placa não-anotadas. O caso deverá ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

28. Vítimas capturam ladrão no Cordeiro

Acusado de praticar um assalto com mais dois homens, Eduardo Luiz de Oliveira, de 19 anos, foi preso em flagrante, anteontem, por volta das 22h. A ação criminosa aconteceu na avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro, no Recife. As vítimas - um casal de namorados - afirmaram estar em uma parada de ônibus da via, quando foram abordadas por três homens, sendo que um deles estava armado com um revólver calibre 38. Os assaltantes levaram a bolsa da mulher com vários pertences dentro, entre eles três celulares e documentação. O namorado da vítima tomou a iniciativa de contar ao pai dela sobre o ocorrido.
Os dois foram atrás dos assaltantes e conseguiram capturar Eduardo com o material roubado. O acusado foi encaminhado para o plantão da Delegacia do Prado por uma viatura da PM. Após ser ouvido, ele seguiu para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

radiovaleam.blogspot.com

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog