Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Jornal do Vale

1. Homem morre com suspeita de dengue

O 3° caso de morte por dengue hemorrágica em Pernambuco pode ser confirmado hoje. Desta vez, a vítima não residia em Jaboatão dos Guararapes, como ocorreu nos dois últimos casos, onde comprovadamente Wanderson Gomes Pereira, 8, e Long Li Correia de Araújo, 34, morreram devido à forma mais letal da doença. Paulo José da Silva, de 22 anos, morava no bairro do Fosfato, em Abreu em Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele deu entrada no Hospital e Maternidade de Abreu e Lima, em Caetés, na manhã de anteontem, com suspeita da doença. Às 10h do mesmo dia, o rapaz faleceu. O resultado vai sair hoje através do exame realizado no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Recife.

2. Índios detidos com armamento

A Polícia Civil do município de Floresta, Sertão, através da Operação Reflorestar realizou a prisão de dois índios remanescentes da tribo Pipipan, ontem. Ivanildo Lopes da Silva, 38 anos, e Lourival Roseno da Silva, 31, foram surpreendidos por policiais. Os indígenas estavam de posse de quatro espingardas calibres 36, 12 e 16 e outra de fabricação artesanal, além de um revólver calibre 38 e munição. Foi localizada ainda uma plantação com cerca de sete mil pés de maconha, localizada a 300 metros da residência dos índios.
A polícia recebeu uma denúncia anônima informando que na tribo havia armas e um plantio da droga. Apesar de terem confessado serem proprietários da plantação e das armas, a dupla não foi autuada em flagrante. “Eles vão responder o inquérito em liberdade porque não encontramos com eles o material”, explicou o delegado Ricardo Lima. Os dois foram indiciados por posse ilegal de arma e tráfico de drogas.

3. Em 48 horas, 5 mulheres são vítimas de violência

Um assassinato e quatro casos de agressão contra mulheres foram registrados pela polícia nas últimas 48 horas no Estado. Em Cupira, no Agreste, Cristiane Maria Isabel, 31 anos, foi assassinada a tiros quando estava num bar, na companhia de um homem que, segundo a polícia, era amante da vítima. O homicídio ocorreu por volta das 22h e a investigação aponta para um crime de vingança. Na Região Metropolitana do Recife, quatro mulheres deram entrada no Hospital da Restauração vítimas de violência praticada pelos companheiros. Apesar do grande número de registros, a Delegacia da Mulher informou que os casos de agressão estão diminuindo em relação a anos anteriores.
O delegado de Cupira, José Roberto Martins, afirmou que duas versões foram contadas à polícia sobre a morte de Cristiane Maria Isabel. “Temos informação de que dois homens numa moto chegaram ao bar, foram direto ao encontro da vítima e efetuaram os disparos. Mas também há também quem diga que ela teria se jogado na frente do companheiro. Vamos investigar para saber o que de fato ocorreu”, explicou. Ele disse que o crime pode ter vinculação com o tráfico de drogas.

4. Ministro nega derrota em liberação de bebidas

O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou ontem que o Governo Federal tenha sofrido derrota na votação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas margens das rodovias federais que passam por áreas rurais. Na medida provisória editada inicialmente pelo governo, a proibição também se estendia aos perímetros urbanos - mas os deputados decidiram liberar a venda nesses trechos.
Tarso argumentou que a flexibilização na MP foi negociada pelo próprio Governo Federal, apesar de admitir que seria “melhor” se a proibição da venda de bebidas alcoólicas em rodovias fosse total. “O acordo foi altamente positivo para o governo. Nós temos que distinguir área urbana de perímetro urbano, onde temos territórios que não precisam de concentração populacional. A regulamentação terá que ser muito clara nisso”, afirmou.
Segundo o ministro, os postos de gasolina situados nas saídas das cidades - que teoricamente seriam perímetros urbanos - também estarão proibidos de vender bebidas alcoólicas porque a regulamentação vai prever exceções necessárias à lei. “O nosso objetivo é criar dificuldades para as pessoas beberem e estímulo para não beberem.”

5. Visita no Aníbal ainda sem definição

A Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) não decidiu se o pernoite de amanhã e as visitas de domingo no Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, vão acontecer. Só hoje, o superintendente de Segurança Penitenciária deve se posicionar sobre o assunto. Na quarta-feira, uma briga envolvendo um grupo de detentos e dois chaveiros, aqueles que têm o poder de abrir e fechar as celas dos presos, deixou seis feridos. Quatro foram baleados. Cinco detentos foram transferidos no mesmo dia para uma unidade prisional em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, no entanto, a Seres não substituiu ou transferiu os chaveiros dos Pavilhões G e H, pivôs do tumulto.
“Eles continuam fazendo o trabalho normalmente. Estamos conversando para definir as ações que vão ser implementadas”, informou o superintendente de Segurança Penitenciária, Isaac Viana. Ele deixou claro que qualquer mudança representa risco de novas rebeliões. Em relação às visitas, informou que os presos quebraram uma código de ética. “O tumulto na quarta-feira representa a quebra de um código dos próprios detentos. Eles nunca realizam tumulto quando há visita no presídio.”
A Justiça determinou que o Estado acabasse com os chaveiros até o dia 10 de abril deste ano. O governo recorreu e o Conselho da Magistratura, formado por desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), estendeu o prazo por mais 180 dias.

6. Bebê é seqüestrada por falsos produtores de TV

Quatro falsos produtores do programa Mais Você, da Rede Globo, seqüestraram ontem a bebê Isabela Leal Rodrigues Vasques, de apenas 28 dias, em São Gonçalo (Grande Rio). A mãe, Luciana Leal Rodrigues Vargas, 25 anos, achava que a filha seria levada para gravar no sítio da apresentadora Ana Maria Braga. A polícia crê que Isabela foi seqüestrada por traficantes de crianças ou de órgãos.
Luciana viu na TV um anúncio da Agência Nacional de Talentos (ANT) e ligou para lá na última terça-feira, interessada em inscrever a filha mais velha, de 2 anos. Segundo ela, porém, o produtor Ulisses Pereira interessou-se pela bebê, pois disse ter sido procurado por uma mulher que se identificou como Angélica, suposta produtora do Mais Você, que pedia seis bebês de famílias de baixa renda para participarem do programa.
“Não desconfiei, porque ela usava termos técnicos”, contou Pereira. Ele pediu que Luciana fosse imediatamente para a ANT. Acompanhada da mãe, Luciana levou a filha de 2 anos e Isabela. Elas teriam esperado até as 23h pelo teste.
Luciana estava na casa do sogro, no dia seguinte, quando recebeu um ligação de Pereira, às 21h, dizendo que precisava da bebê para uma gravação do programa Mais você. Ela contou ter aceitado levar a filha recém-nascida para gravar por um cachê R$ 1.500.

7. Família freta avião para procurar padre

A família do padre Adelir Antônio de Carli alugou um avião bimotor para reforçar as buscas pelo religioso, desaparecido desde domingo no litoral de Santa Catarina, após levantar vôo preso a cerca de mil balões de festa com gás hélio de Paranaguá (PR).
A aeronave saiu ontem de Navegantes (SC) e começou a vistoriar a costa desde o litoral norte catarinense, onde o padre fez os últimos contatos por celular antes de cair no mar.
O 5º Distrito Naval da Marinha, centro de comando das buscas, informou que os trabalhos prosseguem somente até hoje. Haverá então uma análise para verificar a possibilidade de continuidade das buscas.
As primeiras 72 horas após o desaparecimento, que venceram anteontem, foram o período considerado de maior chance de localização do padre.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) se retirou ontem das operações. De acordo com o 5º Distrito Naval, comandantes das duas Forças Armadas decidiram que a estrutura da Marinha é suficiente para o trabalho.
O bimotor fretado pela família do padre tem autonomia para incursões de até 100 milhas náuticas (185 quilômetros). “Temos certeza que ele está vivo. Por isso, alugamos o avião”, disse o irmão do religioso, Marcos de Carli. Ele pediu que a população não pare de rezar pela localização do sacerdote.

8. Operação da PF prende dez pessoas

A Polícia Federal prendeu ontem dez pessoas sob a acusação de integrarem uma quadrilha que desviava parte dos empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a prefeituras e empresas privadas. Os empréstimos, segundo a Polícia Federal, eram obtidos por meio de influência política. O dinheiro desviado era lavado num prostíbulo e num restaurante que funcionam num flat no bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo.
Lavagem é o processo pelo qual o dinheiro de origem ilícita volta a circular de maneira legal. O dinheiro desviado aparecia como investimento dos sócios no flat. Os três sócios foram presos ontem pela PF. Eles também são donos de uma construtora que faz obras para prefeituras. O mais conhecido dos presos é o advogado Ricardo Tosto, que defendeu o deputado Paulo Maluf (PP-SP). Tosto faz parte do Conselho de Administração do BNDES como representante da Força Sindical e é acusado de usar o cargo para influenciar a liberação de empréstimos.
Os presos são acusados de desviar da finalidade prevista em contrato recursos de financiamento oficial. Esse crime, previsto no artigo 20 da lei de crimes contra o sistema financeiro, é punido com prisão de 2 a 6 anos e multa.

Política

9. PT tenta curar feridas internas

Falta um mês e meio para o início das convenções partidárias, o PT já tem pré-candidato a prefeito do Recife, mas a maior reclamação entre petistas e aliados é a falta de iniciativa do prefeito João Paulo e do secretário e prefeiturável João da Costa em iniciar os diálogos. As reclamações mais recentes no próprio PT partiram do deputado federal Maurício Rands e do secretário estadual das Cidades, Humberto Costa. Justamente eles são os primeiros a serem procurados por João Paulo e João da Costa. Ambos demonstram estar dispostos a sanar as feridas do partido que surgiram desde o Processo de Eleições Diretas (PED) até a conturbada escolha do pré-candidato à sucessão. O prefeito conversa hoje com Rands e João da Costa tem encontro marcado com Humberto Costa, na próxima terça-feira.
Na avaliação do prefeito, o conflito estabelecido em torno do nome do PT à Prefeitura já está superado. Segundo ele, a demora em conversar com os correligionários se deu por conta de agenda. “Tivemos um processo difícil quanto à escolha do candidato, mas isso está superado. Em Brasília, foi impossível. Quando ele (Rands) podia, eu não podia”, explicou.

10. MP denuncia 8 em Garanhuns

O Ministério Público Eleitoral denunciou ontem o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), pela prática de propaganda extemporânea. Além do gestor municipal, o MP também encaminhou representação contra o deputado federal José Chaves (PTB), o estadual Isaltino Nascimento (PT), os vereadores Marcelo Marçal (PDT), José Carlos Rocha (PDT), Daniel da Silva (PDT), Paulo Fernando de Lima (PSC) e Zaqueu Naum Lins (PDT).
O grupo de políticos é acusado de utilizar a inauguração da escola municipal Miguel Arraes de Alencar, no último sábado, para fazer o lançamento da candidatura à reeleição do prefeito e dos vereadores. “A finalidade do ato que era para ser administrativo, foi desviada e acabou virando um ato político-eleitoral. Os acusados pediram votos abertamente para o prefeito, que deve disputar a reeleição este ano”, explicou o promotor Alexandre Bezerra, afirmando que analisou a gravação dos discursos e o vídeo que lhes foram enviados.
O deputado federal José Chaves disse que o instituto da reeleição serve para a população dizer se o prefeito deve ou não continuar no poder. “No caso de Garanhuns, a população vai dizer ‘fica prefeito’, porque quatro anos é muito pouco. Vamos dar mais quatro anos a Luiz Carlos e vamos alcançar uma grande vitória em 5 de outubro”, disse durante o discurso. Ontem, a assessoria do petebista informou que ele só se pronunciará sobre a ação depois de ser notificado.

11. Heloísa quer plebiscito para decidir 3º mandato

Em visita à Capital pernambucana, ontem, a ex-senadora e presidente nacional do P-Sol, Heloísa Helena, participou do lançamento da pré-candidatura do correligionário Edilson Silva à Prefeitura do Recife. Ela aproveitou para fazer críticas à proposta do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revelando-se favorável a um plebiscito nacional para decidir sobre o assunto. “Duvido que o Governo que barrou minhas propostas de plebiscito sobre pagamento das dívidas tributárias e sobre a transposição do São Francisco (aprove a consulta neste momento)“, avaliou.
A ex-senadora criticou a utilização da máquina pública para promover uma suposta pré-candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. “Competimos para ganhar, mas não vamos fazer alianças de qualquer forma, nem vamos tentar aparecer de todas as formas”, disse, rejeitando uma disputa bipolar (entre PT e PSDB) nas eleições presidenciais de 2010. “Teremos candidatura própria para as eleições de 2010 porque não iremos aceitar a farsa vulgar da falsa polarização do PT e do PSDB na disputa. Não concordamos com o poder público como instrumento golpista para aniquilar adversários políticos”, disse Heloísa.

12. Jarbas convoca oposição contra Lula

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) continua usando a tribuna do Senado para criticar o Governo Luiz Inácio Lula da Silva e clamar por um trabalho organizado da oposição para desmontar a imagem positiva da gestão petista. Para isso, ele usou, ontem, versos de um dos cantores pernambucanos de maior sucesso nos últimos anos para expor seu descontentamento. “A oposição precisa se organizar. Como disse, certa vez, o cantor e compositor pernambucano, desaparecido muito cedo, Chico Science: “Eu me organizando, posso desorganizar”. Não há outro caminho para enfrentar essa máquina que aí está”.
Desde que chegou ao Congresso Nacional, o peemedebista tem mesmo se mostrado um “outsider”. Pelo menos no PMDB, não tem tido a menor vergonha de assumir um posicionamento contrário ao da maioria governista de seu partido. Desta vez, além de mostrar o gosto pela música contemporânea de seu Estado, também expandiu suas críticas aos colegas parlamentares.
“Não é de surpreender que a política, em especial no Parlamento, passe por uma fase de tão baixo respaldo da opinião pública, pois os valores que deveriam nortear a prática política estão completamente desvirtuados. Não há respeito pelo que veio antes. Não há respeito pelo que herdamos de bom dos nossos antecessores. É o que existe de mais velho e retrógrado, travestido de novidade. É a preferência pelo jogo do mais esperto, no qual a trapaça é a única forma de vencer”, criticou o ex-governador de Pernambuco.

13. Sindicância terá mais 30 dias

Suspeita de ter operado a montagem do dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a principal assessora da ministra Dilma Rousseff na Casa Civil, Erenice Guerra, assinou ontem decreto prorrogando por 30 dias o prazo de conclusão dos trabalhos da comissão de sindicância criada pelo Planalto para apurar o vazamento das informações. Erenice é ministra interina da Casa Civil, em substituição a Dilma, que está no exterior.
A portaria original que criou a comissão foi assinada por Dilma, que está em viagem oficial ao Japão, Coréia e Estados Unidos. Paralelamente aos trabalhos da comissão da Casa Civil, a Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar não só quem vazou, mas quem preparou o dossiê, que o Governo diz que não existe e prefere chamar de “banco de dados”. A PF, em linha contrária ao que diz o Planalto, entende que um dossiê foi produzido e que investiga, nesta fase, a partir de que computadores ele foi produzido.

14. Tucano aponta gastos nos fins de semana

O Governo Federal gastou mais de R$ 5 milhões com cartões corporativos, nos finais de semana, entre os anos de 2002 e 2008. A ex-ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) foi a campeã no uso dos cartões aos sábados e domingos, seguida pelo reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ulysses Fagundes Neto. Levantamento realizado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), sub-relator de Sistematização da CPI dos Cartões Corporativos, mostra que a ex-ministra gastou R$ 51,2 mil com os cartões nos finais de semana ao longo de quase seis anos em que ficou no Governo.
Os gastos não podem ser apontados como irregulares, mas Sampaio considerou “estranho” que tamanho montante tenha sido usado aos finais de semana - quando teoricamente as autoridades e funcionários públicos não executam funções de trabalho. “Não significa que sejam gastos irregulares, mas não são gastos normais. A utilização normal dos cartões é de segunda a sexta-feira, são bens e serviços adquiridos dentro de períodos de trabalho”, disse o deputado.

15. Deputados também querem benefício

Nem mesmo as inúmeras polêmicas envolvendo o mau uso dos cartões corporativos por servidores do Executivo inibem os parlamentares. Um movimento liderado por deputados governistas pressiona o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), a incluir em seu parecer final a troca da verba indenizatória dos parlamentares pelo cartão de crédito. O valor disponível continuaria o mesmo: R$ 15 mil por mês para despesas com combustível, manutenção de escritório nos estados e alimentação. Mas em vez de tirar do bolso e ser ressarcido após apresentação de nota fiscal, o parlamentar teria o crédito liberado direto no cartão corporativo.
O relator nega a pressão, mas admite a possibilidade de sugerir a mudança no parecer final da CPI. “Quando se tem o portal da transparência e quando a utilização do cartão é automaticamente exposta no portal, ganha-se na eficiência e no controle social”, declarou o relator.
O petista afirma que, mesmo com as irregularidades cometidas com os atuais usuários do cartão no Executivo, os mecanismos de controle podem ser eficientes. “O centro do debate da CPI é ter mais controle e mais transparência e esse debate começou a aflorar. Para se construir um relatório e ter a sua aprovação, evidentemente que temos que ter uma média ponderada na Casa”, disse o relator.

16. TRF decide manter a TV Assembléia fora do ar

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, no Recife, manteve a suspensão do convênio entre a Assembléia Legislativa e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que prevê a retransmissão de atos do Legislativo pela TV Universitária (TVU). A 3ª turma do tribunal negou ontem recurso da Assembléia mantendo decisão do juiz federal da 12ª vara federal no Estado, Frederico Pinto de Azevêdo. Em 10 de março, ele sustou o contrato alegando irregularidades. Com isso, continua proibida a exibição dos programas “Quórum” e “Assembléia na TV Debate”, ambos informativo do trabalho dos parlamentares. O presidente da Assembléia, Guilherme Uchoa (PDT), disse que a procuradoria do Legislativo recorrerá da decisão.
Os três magistrados da 3ª turma, Élio Wanderley de Siqueira, Paulo Roberto de Oliveira e Vladimir Carvalho, entenderam não haver justificativa para a volta dos programas “diante dos indícios de irregularidades”. O principal deles é o excesso de prazo do convênio. A Assembléia firmou, em 2002, contrato com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) para transmitir o dia-a-dia dos parlamentares via TVU. Seu prazo expirou em agosto de 2007 e a Lei de Licitações não permite contrato com prazo superior a cinco anos.

17. Guia prepara o eleitor para ser fiscal do pleito

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, avaliou ontem – durante o lançamento do Guia do Eleitor Cidadão, cartilha elaborada em parceria com o Senado que será distribuída em todos os TREs do país – que falta conscientização aos eleitores. “A sociedade não é vítima, mas autora dos representantes que tem. Preciso ser realista. O eleitor, por vezes, comparece no dia da eleição contrariado, achando uma chatice ter que digitar um número na urna para escolher seu representante”, afirmou.
Em parceria com o Senado, o TSE produziu um milhão de cartilhas para serem distribuídas gratuitamente nos Estados. Com 54 páginas, a publicação informa, com perguntas e respostas, as funções dos prefeitos e vereadores e explica como o eleitor pode fiscalizar as campanhas para evitar abuso dos poderes político e econômico. Marco Aurélio disse também que é preciso corrigir os rumos na política e fez um apelo aos eleitores para que tenham uma responsabilidade maior com o voto.

18. Sem PMDB, Marta antecipa saída

Depois de perder o PMDB para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), deve assumir em breve sua pré-candidatura à prefeitura paulistana. Ela recebeu, ontem, um apelo de 33 petistas para que antecipe a decisão. A preocupação é que o quadro de indefinição afaste outros aliados potenciais, como o PR. Marta deve confirmar a candidatura, nesses dias, depois de conversar com Lula.

Economia

19. Imposto pesa no Dia das Mães

Com o valor que o filho gasta para dar uma jóia para a sua mãe, ele poderia comprar duas. A diferença tem a ver com a carga tributária do produto, que no Brasil significa mais da metade do preço: 50,44%. A informação é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que se especializou em divulgar a carga tributária dos presentes mais comuns nas principais festividades do calendário comercial do País, neste caso, o Dia das Mães.
“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre os impostos embutidos nos presentes e que vão parar nos cofres públicos, para que se passe a cobrar o retorno do governo”, comentou o diretor técnico do IBPT, João Elói Olenike. “Infelizmente o retorno em termos de serviço é insatisfatório. Temos de pagar pedágios, escolas particulares, planos de saúde se quisermos ter um bom serviço, em detrimento dos altos tributos”, salientou Olenike.

20. Comércio proibido de vender marca Gradiente

A indústria de eletroeletrônicos Gradiente vem enfrentando ações administrativas em todo Brasil. Depois de os Procons de Goiás e Pernambuco proibirem as vendas dos produtos das marcas em seus territórios, os órgãos de defesa dos consumidores de Belo Horizonte e também de Brasília publicaram decisões parecidas. No caso de Pernambuco, o Procon estadual passou a enviar cartas às principais redes varejistas informando sobre a decisão publicada na última terça-feira no Diário Oficial e que passa a valer a partir de hoje. Apesar disso, as fiscalizações terão início na segunda-feira. O lojista que for pego vendendo, ou mesmo expondo, os produtos da Gradiente estará sujeito a uma multa diária de R$ 1.000.

21. Nova Lei Seca entra em vigor em um mês

A venda de bebidas alcoólicas nos perímetros urbanos das rodovias federais só deverá ser liberada no final do próximo mês, quando o Senado votar o projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 415 e o presidente Lula sancioná-lo. Essa é a previsão do líder da bancada governista na Câmara, Maurício Rands (PT-PE), e do relator da MP e autor do projeto, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ). Até lá, a proibição continua valendo, exceto para os estabelecimentos que obtiveram liminares na justiça permitindo a comercialização.
O limite de perímetro urbano utilizado no projeto de lei foi o do Ministério das Cidades e dos próprios municípios. “O conceito é bastante simples. Basta saber que quem paga Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) está inserido em uma área urbana e o que paga Imposto Territorial Rural (ITR) fica em uma área rural”, explicou o deputado Hugo Leal. Como o texto prevê um aumento nas punições para quem for pego dirigindo após a ingestão de bebidas, haverá, naturalmente, um reforço no esquema de fiscalização nas BRs.

22. BC já espera reajuste de gás e gasolina

O Banco Central (BC) já contabiliza a possibilidade de ocorrerem reajustes dos preços da gasolina e do gás de cozinha este ano, deixou claro a ata da Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada ontem. A diretoria ainda manteve a projeção de preços estáveis de combustíveis em 2008. Mas ressaltou que a forte subida nos preços internacionais do petróleo está alimentando a probabilidade de um “cenário alternativo”, de alta.
Pelo texto, o BC informou que “a despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória dos preços do petróleo, o cenário central de trabalho adotado pelo Copom prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2008, ainda que a probabilidade de se configurar um cenário alternativo venha aumentando”.
Esta última parte não constava nos documentos anteriores, deixando evidente a maior preocupação com os combustíveis. Apesar de ter dado uma trégua ontem, com queda de aproximadamente US$ 2, a cotação do petróleo continua em patamar historicamente muito elevado. No mercado americano, por exemplo, os contratos da commodity com vencimento em junho encerraram o dia a US$ 116,06.

23. Ministério vai leiloar estoque

O Ministério da Agricultura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciarão no próximo dia 5 de maio os leilões de estoques públicos de arroz para regular o abastecimento do mercado interno. Serão ofertadas 55 mil toneladas do cereal, com preço de abertura de R$ 28,00 por saca de 50 quilos tipo 1 com rendimento 58/10. Os remates dos estoques públicos serão semanais, mas o volume dos próximos leilões ainda serão definidos e levarão em consideração o resultado da primeira oferta.
A decisão da intervenção foi negociada com o setor produtivo e industrial em reunião realizada ontem, na Secretaria de Política Agrícola do ministério. O diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário, José Maria dos Anjos, disse que o Brasil não enfrenta problemas de abastecimento de arroz. “Até fevereiro de 2009, fim do ciclo da cultura, o mercado interno contará com 15,18 milhões de toneladas de arroz”, afirmou. O cálculo leva em consideração uma produção de 11,95 milhões de toneladas da safra 2007/08, o estoque inicial da safra, de 1,85 milhão de toneladas e o estoque federal, de 1,38 milhão de toneladas.

Internacionais

24. Políticos estariam ligados à guerrilha colombiana

Arranhado pelos laços expostos entre políticos governistas e paramilitares de extrema-direita, o governo colombiano tirou ontem o foco do episódio destacando um escândalo que diz ser “ainda maior”: a “farcopolítica”, ligações entre membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e personalidades nacionais.
“De agora em diante, o país vai exigir que todos esses vínculos sejam esclarecidos e que a Justiça seja aplicada”, disse o presidente Álvaro Uribe, ele próprio alvo de investigações sobre elos com paramilitares. O apelo do presidente vem um dia depois das declarações feitas por seu ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.

25. Acidentes deixam 43 mortos na índia

Ao menos 33 pessoas morreram ontem em dois acidentes de famílias que voltavam de casamentos na Índia. No primeiro acidente, ao menos 19 morreram no naufrágio de um bote no rio Neera, próximo à cidade de Pune (oeste). De acordo com a polícia local, as vítimas voltavam de um casamento na região. O incidente ocorreu na região do pântano de Bhatgar na noite de anteontem.Quatorze das vítimas pertenciam a uma mesma família.

Esportivas

26. Sport segura o 0x0 em São Paulo

O favoritismo era todo do Palmeiras. A ponto de a Imprensa paulista tratar o duelo de ontem à noite como um coletivo de luxo. Dentro de campo, entretanto, o Sport surpreendeu o adversário e segurou um empate sem gols. Agora, a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil será decidida na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, com o Rubro-negro precisando de uma simples vitória.
Levando em consideração aquilo que o Sport tinha planejado fazer, a partida do time foi muito boa. O Leão marcou bem o adversário, mas não deixou de ir ao ataque e tentar fazer o gol. Na maioria das vezes, com Romerito, que sempre caía pelo lado esquerdo. O Palmeiras chegou algumas vezes, mas encontrou pela frente um paredão chamado Magrão, que defendeu até bolas que pareciam indefensáveis.

27. Santa - Edinho volta a sorrir no Arruda

Do desespero ao alívio. Assim pode ser descrito o semblante do presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, nos últimos sete dias. Depois de convocar a Imprensa, há uma semana, para informar que não tinha de onde tirar dinheiro para quitar os salários atrasados dos jogadores e funcionários, três e quatro meses, respectivamente, Edinho informou, ontem, que havia conseguido viabilizar uma verba para honrar, pelo menos, uma parte destas pendências citadas. “Estou desesperado. Faço um apelo para que a Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco) libere esse dinheiro que temos direito. Estamos sem dinheiro algum até o início da Série C”, disse Edinho na ocasião, referindo-se à última parcela do Pernambuco dá Sorte, cerca de R$ 600 mil. Na ocasião, a assessoria do órgão informou que não havia previsão de atendimento a um clube específico, já que Sport e Náutico também possuem direito a mesma quantia que o Tricolor.

28. NÁUTICO - Gols ante Galo aliviam pressão sobre Felipe e Berg

A vitória por 3x2 do Náutico sobre o Atlético-MG, na última quarta-feira, pela partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, serviu para dois jogadores tirarem um “peso” das costas. Autores dos gols alvirrubros, o atacante Felipe (que balançou a rede do Galo duas vezes) e o lateral-esquerdo Berg estavam sendo bastante criticados nos Aflitos.
No caso de Felipe, até o treinador Roberto Fernandes admitiu publicamente que o atleta estava em má fase, por isso o substituiu no confronto diante do Central, pela oitava rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano. Na época, Fernandes chegou a dizer que se fosse Warley, estaria execrado.

29. Ypiranga - Jogadores vão para a Paraíba

Mal fechou a sua participação no Pernambucano deste ano, e o Ypiranga já sente o lado “ruim” de ter sido um dos destaques do Interior na competição. Toda a comissão técnica da equipe e mais cinco jogadores estarão se transferindo hoje para o Paraíba Esporte Clube, clube da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. Porém, esta será uma negociação diferente das demais. Isto porque, a intenção dos transferidos será disputar a competição e depois voltar para o Ypiranga e jogar a Série C.
“Nós estaremos indo para lá (Paraíba) amanhã (hoje) e já jogaremos no sábado. Mesmo indo, a diretoria do Ypiranga tem pretensão de nós voltarmos para disputar a Terceira Divisão deste ano. E isso também será a nossa prioridade”, explica o treinador Reginaldo Souza.
Do grupo que está indo, o destaque é o experiente atacante Edmundo, vice-artilheiro do Pernambucano deste ano com 12 gols. Em contrapartida, a competição paraibana servirá de laboratório para a contratação de novos atletas. “Queremos fazer um grupo forte para a Série C deste ano e para o Estadual 2009”, disse Reginaldo.
Na próxima semana, será feito o Conselho Arbitral na FPF para definir a fórmula de disputa da Copa Pernambuco deste ano. A competição foi antecipada para o primeiro semestre para que as equipes não fiquem muito tempo paradas antes do início das competições nacionais.

Policiais

30. Marceneiro executado em casa

O marceneiro Ivanildo Bezerra da Silva, de 23 anos, foi brutalmente assassinado, anteontem, por volta das 21h40, com vários tiros de revólver calibre 38 na cabeça. O crime aconteceu na casa da vítima, localizada na avenida Beira Rio, na Vila Chico Xavier, no bairro da Estância, no Recife. Segundo informações passadas pela polícia, o marceneiro estava dormindo quando vários homens invadiram a residência dele. Ao perceber que seria morta, a vítima ainda tentou fugir, mas foi alvejada ainda dentro do imóvel. Os assassinos fugiram em seguida. Assustados com a violência do crime, moradores se aglomeraram em frente a casa do marceneiro, que era conhecido na comunidade. Os residentes disseram para a polícia que apenas escutaram os tiros que tiraram a vida de Ivanildo.

31. Um morto em acidente na BR-408

Um acidente grave envolvendo um caminhão e um veículo Caravan, no quilômetro 98 da BR 408, em São Lourenço da Mata, resultou na morte do motorista do carro de passeio e deixou cinco pessoas feridas, entre elas, o outro condutor. José Gonçalves da Silva, de 58 anos, ficou preso nas ferragens por alguns minutos e acabou sem resistir à pancada. Por volta das 7h, ele seguia do Interior com direção ao Recife e o veículo maior vinha no sentido contrário. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que isolaram a área informaram que o choque foi bastante forte, no entanto, as causas da batida ainda não foram identificadas.

32. Preso homem que aplicava golpes

A prisão de um homem, na tarde da última quarta-feira, levou alívio a um casal de comerciantes que vivem em Maria Farinha, Paulista. Há duas semanas, eles começaram a ser vítimas de um golpe praticado por Marcos Antônio dos Prazeres, o Tonho, de 41 anos. Os dois vendem bolachas doces e salgadas e foram procurados pelo acusado que afirmou, segundo o casal, atuar como vendedor. “Ele disse que ofereceria os nossos produtos pelo Interior e que queria uma comissão caso os vendesse. Só que, ao voltar, ele nos mostrou recibos falsos e ainda ficou nos ameaçando para que pagássemos R$ 500 a ele”, narrou a mulher, de 31 anos.

33. Jovem é baleado em escola

Atentado criminoso dentro de uma escola pública, na Várzea, levou susto aos estudantes e professores da instituição de ensino. Um adolescente de 16 anos, que não é aluno do colégio estadual Senador Novaes Filho, foi atingido, por quatro tiros, na tarde da última quarta-feira, quando jogava futebol na única quadra poliesportiva do espaço. Várias pessoas estavam no local. De acordo com a vice-diretora do colégio, Auxiliadora Cavalcanti de Carvalho, dois homens são os autores da tentativa de homicídio. Ferido, o menor de idade foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ele passou por cirurgia, na manhã de ontem, e, até o fechamento desta edição, continuava sendo atendido na emergência.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog