Jornal do Vale
Terça-feira, 04 de março de 2008
1. Padres de paróquia em Boa Viagem são afastados
A missa do domingo passado na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, situada no bairro de Boa Viagem, no Recife, pode ter sido a última ministrada pelo padre Cardoso Pereira. Ele e o pároco administrador, José Cássio da Costa, foram afastados das funções no templo.
Segundo o conselho paroquial da entidade, a decisão partiu do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, através de uma carta assinada pelo vigário-geral, Edvaldo Bezerra, e encaminhada na noite da última quinta-feira à paróquia.
Para os representantes da comunidade religiosa, o documento não apresenta motivos e sequer estabelece um prazo adequado para o desligamento dos cargos. “Em um dos trechos do comunicado, consta a frase ‘apressem-se a fazer a despedida’. Isso sem nenhum tipo de conversa prévia”, declarou o integrante do conselho, Osvaldo Vilar.
2. SDS quer resolver 50% das mortes
A Secretaria de Defesa Social (SDS) acredita que vai aumentar e acelerar a resolução de inquéritos sobre crimes fatais a partir do esquema que montou para a atuação das equipes da Força-Tarefa do Núcleo de Homicídios.
O modelo, autorizado através de portaria publicada, ontem, no Diário Oficial, eleva a quantidade de agentes de 32 para 231 e institui novas equipes para realizar as primeiras investigações sobre os assassinatos. A intenção da SDS foi comunicada pelo gestor da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), Joel Venâncio, ontem.
Segundo ele, dos homicídios registrados na RMR, em 2007, 18% tiveram os inquéritos policiais concluídos - número que representa pouco mais do dobro dos casos resolvidos em 2006 (7%). “Pretendemos aumentar esse índice para mais de 50% ainda este ano”, assegurou o gestor do DHPP. A nova metodologia deve virar realidade a partir da próxima quarta-feira.
3. Sangue: mulheres doam menos
A doação de sangue é um ato de cidadania e solidariedade, entretanto a maioria das mulheres teme esse tipo de procedimento. Em Pernambuco, apenas 17% do total de doadores são do sexo feminino.
Para motivar a participação delas nas doações, a Fundação Hemope está promovendo esta semana a campanha da mulher. A diretora de jornalismo da rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, esteve, ontem, no Hemope e garante que não há mistérios na doação. “Não doeu, não demorou, não aconteceu nada demais e certamente virei mais vezes”, declarou.
4. Jungmann assume Comissão de Segurança Pública
O deputado pernambucano Raul Jungmann, do Partido Popular Socialista (PPS), assume hoje a presidência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O grupo tem como função sugerir medidas que visem a erradicação da violência em todo o País e ainda a fiscalização dos programas que estão sendo colocadas em práticas no território brasileiro.
Jungmann revelou a existência de facções de grupos do crime organizado no Estado e propôs a renovação de projetos que já estão em andamento. O deputado afirmou que irá sugerir ainda a inclusão dos guardas municipais em um programa de integração com as polícias armadas.
5. Idosa morre durante assalto a carro-forte
Uma mulher de 76 anos morreu, na manhã de ontem, após ser atingida por um tiro de fuzil no abdome durante um roubo a um carro-forte, no centro de Vila Velha, no Espírito Santo. De acordo com informações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), três bandidos chegaram em um gol branco, com placas clonadas, e começaram a atirar contra o carro-forte em frente à agência do Unibanco.
Célia da Silva Barcelos foi atingida quando entrava na agência bancária. O vigia que estava do lado de fora da agência foi rendido. Os bandidos fugiram no Gol, levando malotes com dinheiro. A quantia ainda não foi divulgada. A vítima foi encaminhada para o hospital Antonio Bezerra de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
6. Rapaz mata irmão após clássico de futebol
Um rapaz de 24 anos matou o irmão a enxadadas durante uma discussão sobre futebol na noite de anteontem, em Cangaíba (zona leste de SP). O desempregado Erick Silva de Oliveira disse à Polícia Civil que o desentendimento ocorreu porque a vítima, Roberto Silva de Oliveira, 34 anos, zombou da derrota do Corinthians, time do irmão, para o Palmeiras, por 1 X 0.
Erick disse à polícia que havia ido assistir ao jogo fora de casa e que, já de volta, se desentendeu com o irmão na lavanderia do imóvel. Dizendo ser palmeirense, Roberto teria ironizado o irmão corintiano. Eles, então, teriam começado a lutar. Levando a pior na briga, Erick afirmou em seu depoimento ter achado a enxada e golpeado o irmão na cabeça e nos ombros.
Roberto foi levado ao hospital, mas já chegou morto. Erick ficou esperando a chegada da Polícia Militar, chamada pelos próprios familiares.
7. Comerciantes dos 12 municípios da região de Arcoverde, no Sertão do Estado, já começaram a recolher as máquinas de caça-níquel depois que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendações e deu início a uma campanha educativa contra os jogos de azar na região.
8. A instituição, no entanto, já está se mobilizando junto com o Ministério Público Federal (MPF) para a fase repressiva da campanha, que começa no próximo dia 28. Amanhã, os promotores da região se reúnem com três procuradores do MPF e com o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, para planejar a atividade. A reunião acontece a partir das 14h, na sede da promotoria de Arcoverde.
9. Avião tinha querosene em vez de gasolina
O avião monomotor Cirrus SR22 que caiu na manhã de domingo em um terreno na Barra da Tijuca – causando a morte de quatro pessoas – foi abastecido com o combustível errado, afirma a polícia.
Foi usado querosene em vez de gasolina de aviação. “Está na nota fiscal emitida pela BR Distribuidora, empresa responsável pela venda do combustível”, afirmou o delegado titular do 16º DP (Barra da Tijuca), Carlos Augusto Nogueira.
Política
10. Henry reclama do prefeito a Eduardo
Na tentativa de mostrar que as rixas entre representantes do Governo e da oposição podem ser postas de lado, o governador Eduardo Campos (PSB) recebeu ontem o deputado federal e afilhado político do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), Raul Henry, no Palácio do Campo das Princesas.
O pré-candidato peemedebista à Prefeitura do Recife e o sociólogo colombiano Hugo Acero foram ao encontro de Eduardo para falar sobre segurança pública. Raul voltou a fazer críticas à gestão do prefeito João Paulo, que classificou como ausente nessa área.
11. Mendonça terá encontro com petista
Sob o argumento de obter informações sobre a administração municipal do Recife para “subsidiar na elaboração do seu programa de governo” o ex-governador Mendonça Filho pediu uma audiência com o prefeito João Paulo (PT).
O encontro ocorrerá na próxima segunda-feira, no gabinete do prefeito, às 16h30. De acordo com o democrata, o gesto significa que sua campanha será “elevada e sem críticas de ordem pessoal”. “Os meus questionamentos serão sempre no campo político e administrativo e nunca no pessoal”, garante o democrata.
12. Krause: atuação de Costa é “restrita”
Os encontros do pré-candidato do PPS à Prefeitura do Recife, deputado federal Raul Jungmann, com ex-prefeitos da Capital estão se transformando em munição para o pós-comunista contra o prefeiturável do PT, o secretário de Planejamento Participativo, João da Costa.
Ontem, o parlamentar debateu planos de gestão com o ex-prefeito e também ex-ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause (DEM), ratificando a intenção de disponibilizar as discussões para que todos os pré-candidatos tenham acesso ao “material” e possam implementá-lo em suas campanhas.
Mas Krause apimentou a discussão “suprapartidária” com críticas severas à administração do prefeito João Paulo (PT), inclusive fazendo referência à atuação “restrita” da pasta carro-chefe do Executivo, dirigida por Costa.
13. Berzoini não garante apoio a Campos em 2010
O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, afirmou ontem que o apoio do PSB ao pré-candidato petista à Prefeitura do Recife, João da Costa, não é garantia de que seu partido estará no palanque do governador Eduardo Campos (PSB) no primeiro turno de 2010.
Questionado sobre a possibilidade de uma candidatura do prefeito João Paulo ao Governo do Estado, Berzoini lembrou que “discutir 2010 agora é queimar etapas. Não temos que condicionar 2008 e 2010”.
14. Eduardo deve oficializar este mês apoio a Costa
O governador Eduardo Campos (PSB) deve anunciar ainda este mês o apoio à pré-candidatura do secretário de Planejamento Participativo, João da Costa, à sucessão municipal do Recife. Até amanhã, Eduardo promete encontrar-se com as lideranças do PSB e do PDT, principais partidos da base, para se inteirar das negociações entre o condutor do processo no PT, o prefeito João Paulo, e os dirigentes das legendas.
“Vou conversar com Milton Coelho (presidente estadual do PSB) e com João Lyra (vice-governador, pedetista) para tomar conhecimento do andamento das negociações, saber como têm sido as conversas e qual o posicionamento da maioria”, afirmou o governador, ontem, no Palácio do Campo das Princesas.
15. Jarbas vê prefeito com interesse em apurar
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com quem o prefeito João Paulo (PT) mantém uma boa relação desde o período em que o peemedebista foi governador do Estado – e desenvolveu com o petista várias parcerias administrativas – foi bastante cauteloso, ontem, ao comentar, pela primeira vez, o caso Finatec.
Em seu escritório político, o Centro Debate, Jarbas comentou em entrevista os convênios, não licitados, e que estão sob suspeita, fechados pela Prefeitura do Recife com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, ligada a Universidade de Brasília (UnB).
16. Oposição endurece e CPI irá a voto aberto
A estratégia da oposição na Câmara Municipal do Recife mudou. Diante da dificuldade de unir a própria bancada em torno da criação de uma CPI para investigar os contratos não licitados da gestão João Paulo (PT), o grupo decidiu levar, na próxima semana, para votação em plenário, o requerimento que propõe a instalação da comissão.
A votação, nesse caso, será aberta. Ou seja, a opção de cada vereador será de conhecimento público, o que pode gerar constrangimento, acredita a oposição, aos vereadores que se colocarem contrários à CPI.
17. 59 dos 81 senadores não declararam verba
Com quatro meses de atraso, o Senado começou a divulgar, ontem, os gastos de parlamentares com a chamada verba indenizatória, R$ 15 mil mensais a que os senadores têm direito para combustíveis e despesas nos Estados.
Mas, dos 81 senadores, apenas 22 disponibilizaram as informações na página do Senado referentes ao mês de fevereiro deste ano. Dos senadores pernambucanos, Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Sérgio Guerra (PSDB) estão entre os 59 que ainda não declararam os gastos.
18. Garibaldi sai em defesa dos senadores
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), saiu em defesa dos parlamentares que ainda não informaram os gastos com a verba indenizatória no site da Casa Legislativa – que começaram a ser divulgados ontem. O próprio senador admitiu que ainda não encaminhou os dados para o site, mas prometeu dar o exemplo até o final desta semana.
“Eu não acredito que os senadores estejam querendo evitar a divulgação. O senador não está obrigado a prestar contas dentro do mês. Não é muito usual, mas pode ir até o final do outro mês (para apresentar os gastos). Eu vou acelerar minha prestação de contas até o final desta semana”, disse.
Economia
19. Agreste promove feira de confecção
Começa amanhã e vai até a próxima sexta-feira, a 5ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, evento que vai reunir fabricantes de Pernambuco, principalmente do Pólo de Confecções do Agreste, e cerca de 200 compradores de 21 Estados. A rodada é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic) e vai contar com a participação de 75 indústrias e cinco cooperativas que desenvolvem trabalhos com artesanato e moda.
De acordo com informações repassadas pelos os organizadores, no ano passado foram comercializados R$ 2,7 milhões. A expectativa para este ano é de mais de R$ 3 milhões em vendas.
Durante o evento, que acontece no Pólo Comercial de Caruaru, as peças de vestuário estarão em exposição e as vendas são realizadas no local, nas salas de negociações. Além da exposição de produtos no show-room, haverá apresentação personalizada de coleções, mostras culturais e confraternização.
20. Degustador de cerveja vai receber indenização
Um ex-empregado da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) que exercia a atividade de degustador de cerveja receberá indenização de R$ 100 mil da empresa. A decisão foi do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que considerou a AmBev responsável por ter contribuído para o agravamento da dependência etílica do trabalhador.
De acordo com o TST, quando a empresa o designou a essa função, sabia de sua predisposição à síndrome de dependência do álcool, da qual já era portador. Hoje ele também sofre de cirrose hepática e diabetes.
21. Seguro desemprego também sobe 9,21%
Com o salário mínimo de R$ 415 já em vigor, também sobe o valor do seguro desemprego, que teve nova tabela aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
A partir deste mês, o seguro desemprego será reajustado acompanhando o aumento de 9,21% aplicado ao mínimo, com seu valor máximo passando de R$ 710,97 para R$ 776,46. O valor mínimo é igual ao do novo salário, de R$ 415.
22. Consumidor deve exigir Custo Efetivo Total (CET)
Os consumidores que forem financiar a compra de um produto, como eletrodomésticos, carros ou até imóveis, saberão exatamente quanto deverão pagar por ano. Com o Custo Efetivo Total (CET), uma criação do Banco Central, que entrou em vigor esta semana, as lojas, bancos e financeiras terão de informar, em uma única taxa, o valor anual, incluindo os juros e todos os custos embutidos em uma operação de crédito.
De acordo com o economista do Pro Teste - Associação de Consumidores, Leonardo Diz, o CET deve ser informado até mesmo nas publicidades e servirá para que o consumidor possa fazer uma comparação real dos financiamentos. “A taxa inclui os juros e outros encargos, como seguro obrigatório e tarifas de abertura de crédito.
23. Nota fiscal muda a partir de abril
As notas fiscais eletrônicas (NFs-e) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) serão implantadas a partir de 1° de abril em todo o País. Os primeiros setores obrigados a aderirem ao novo processo, nesta primeira fase, serão os de combustíveis e de cigarros. Segundo dados da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz), existem cerca de 190 contribuintes do setor de combustível e 40 de cigarro.
As notas fiscais eletrônicas substituirão os modelos de notas de papéis 1 e 1A. Atualmente, em Pernambuco, existem 25 mil contribuintes, sendo que 11 mil já estão em fase piloto do projeto desde agosto do ano passado. “Estamos até um pouco apreensivos porque pensávamos que esse número seria maior, uns 50% a 60% do volume total de contribuintes dos setores de combustível e cigarro. Mas, como as empresas ainda não são obrigadas...”, comentou o secretário Executivo da Sefaz, Roberto Arraes.
24. Leitura ótica representará economia de R$ 500 mil
Pernambuco economizará quase R$ 500 mil com a implantação das notas fiscais eletrônicas (NFs-e). A economia virá com a substituição da digitação das 775,61 mil notas fiscais para a leitura ótica do documento. Hoje, o Estado paga à prestadora de serviços Simplestec R$ 0,70 por nota digitada. A partir da implantação do sistema, esse valor cairá para R$ 0,10 por nota fiscal lida automaticamente.
“Esse valor compensará, no primeiro ano, o investimento de R$ 500 mil do Estado para a aquisição de equipamentos e gasto com analistas de sistema e programadores”, pontuou o secretário Executivo da Secretaria da Fazenda estadual, Roberto Arraes. A União viabilizará 190 equipamentos de leitura ótica para os postos fiscais. A data prevista para a entrega do material é 10 de março, para estarem em pleno funcionamento no dia 1° de abril.
Internacionais
25. EUA apóiam ação da Colômbia
Os Estados Unidos disseram que apóiam os esforços da Colômbia para responder a “ameaça e desafios” do que chamaram de movimento terrorista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Consideramos que as Farc são uma organização terrorista. Apoiamos o governo da Colômbia em seus esforços para responder àquela ameaça e desafio,” disse o vice-porta-voz do Departamento do Estado dos EUA, Tom Casey.
26. Obama e Hillary intensificam ataques
Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Barack Obama intensificaram os ataques às vésperas das prévias da corrida presidencial de 2008 em Ohio e no Texas, que votam ao lado dos Estados menores de Vermont e Rhode Island. Apesar da votação ocorrer nos quatro Estados, o foco tem se voltado para Texas e Ohio. Pesquisas recentes apontam empate técnico entre os dois candidatos em ambos os Estados.
Esportivas
27. É prejuízo para todos os lados
Terminado o Primeiro Turno do Campeonato Pernambucano, a hora é de contabilizar... os prejuízos. Pelo menos, é desta maneira como os três grandes clubes do Recife estão encarando a não-participação do Santa Cruz no Segundo Turno.
Sem protagonizar o Clássico das Multidões (contra o Sport) e o Clássico das Emoções (contra o Náutico), os tricolores serão os mais atingidos. Porém, não serão os únicos. Alvirrubros e rubro-negros também deixarão de ganhar dinheiro com a ausência do rival. O cálculo para as perdas dos três times se aproxima de R$ 1,7 milhão.
28. Centro e Porto anunciam mudanças
Mal terminou o Primeiro Turno e já começaram as mudanças nas equipes do interior. Centro Limoeirense e Porto, que disputarão o Hexagonal da Morte nesta fase, foram os primeiros clubes a anunciar as alterações. O Dragão, oitavo colocado, com 14 pontos, lutou por uma vaga no G-6 até a última rodada, ficando de fora após ser goleado pelo Náutico por 3x0, nos Aflitos. Já o Gavião, na penúltima colocação, vem decepcionando.
29. Náutico quer mudar data de jogos
A diretoria do Náutico tentará mudar a data de dois jogos que estão marcados para este mês de março. A alegação é que como os alvirrubros terão uma seqüência de três partidas fora do Recife, as seguidas viagens serão muito cansativas e poderão a vir prejudicar o desempenho dos jogadores.
Ypiranga, pela segunda rodada do Segundo Turno do Pernambucano, e Coruripe/AL ou Juventus/SP, na segunda rodada da Copa do Brasil, são os jogos que os alvirrubros querem que sejam alterados.
30. Fim da parceria entre Tricolor e empresa
Não durou muito a parceria entre Santa Cruz e a RT Pro Sports, empresa dos ex-jogadores Ricardo Rocha e Alexandre Torres, contratada para comandar o departamento de futebol do clube. Iniciada oficialmente no dia 27 de novembro do ano passado, a união entre as duas entidades terminou da mesma forma que começou, ou seja, de maneira informal, sem nenhum contrato assinado, com a palavra sendo o único laço entre os dois.
Se houve alguma mudança nesses poucos mais de três meses comandando o futebol coral, foi para pior, já que a grande maioria dos jogadores contratados pela empresa não corresponderam às expectativas, com boa parte dos atletas já tendo deixado as Repúblicas Independentes do Arruda. “A parceria foi mal sucedida”, declarou Sylvio Belém, diretor de futebol.
31. Lesionado, Dutra ficará 15 dias fora dos gramados
Menos de 24 horas. Foi quanto durou a comemoração rubro-negra pela conquista do Primeiro Turno do Campeonato Pernambucano. Logo no dia seguinte, o técnico Nelsinho Batista recebeu a notícia de que Dutra teve um estresse no ligamento medial do joelho esquerdo, o que deixará o atleta sem atuar durante cerca de 15 dias.
Nesse intervalo, a equipe jogará, só pelo Estadual, três vezes. Além do lateral, o treinador pode perder o atacante Enílton, que ontem levou uma pancada no joelho.
Policiais
32. Pai executado na frente dos filhos
O trajeto de casa até o colégio será inesquecível para os dois filhos do vigia Francisco Washington Pereira, de 28 anos. Isso porque os garotos assistiram, ontem, quando seguiam para a Escola Visconde Suassuna, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, ao assassinato do próprio pai. Ele levou 19 tiros à queima-roupa.
Uma testemunha do crime, que não quis se identificar, disse ter visto duas pessoas em uma moto seguir a vítima e realizar os disparos. Ela contou que, diante dos tiros, Francisco tentou proteger os filhos. A menina, de sete anos, no entanto, foi atingida por dois tiros: um nas costas e outro no braço. O garoto, de nove, sofreu apenas um arranhão no joelho.
33. Mulher grávida é quase degolada
A brutalidade de um crime de homicídio praticado contra uma mulher grávida de quatro meses, na madrugada de ontem, chamou a atenção dos moradores do município de Barreiros, localizado a 102 quilômetros do Recife, na Mata Sul do Estado. A dona de casa Maria José Monteiro Oliveira, de 36 anos, foi assassinada com duas foiçadas na cabeça. O crime aconteceu na residência da vítima, situada na rua Nova Barreiros, número 175.
34. Um morto e três feridos em tiroteio nos Torrões
Um tiroteio resultou na morte de uma pessoa e deixou mais três feridas. Anteontem, por volta das 20h30, um grupo de amigos conversava na calçada da rua Zumbi dos Palmares, na comunidade de Roda de Fogo, no bairro de Torrões, quando tiros de pistola saíram de um carro, modelo Gol, de cor branca e placa não-anotada. Os disparos acertaram as quatro pessoas que bebiam na calçada da via. Após efetuar os disparos, os homens que estavam no automóvel fugiram em alta velocidade.
35. Assassinato durante discussão
Um adolescente de 16 anos foi apreendido, na madrugada de ontem, após ser acusado de cometer um assassinato na praça José Vicente de Paula, localizada no centro do município de Glória do Goitá, distante 66 quilômetros do Recife.
De acordo com informações repassadas pela polícia, a vítima, o servente de pedreiro Rodrigo Isaac de Almeida, de 21 anos, urinava na praça onde estava sendo realizado um carnaval fora de época da cidade. Nesse momento, uma senhora que passava pelo local teria ficado constrangida com a cena e reclamado em voz alta.
terça-feira, 4 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário