Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Jornal do Vale

Terça, 26 de fevereiro de 2008


1. Criança morre após comer bolachas

Uma criança morreu e outras seis pessoas de uma mesma família passaram mal após comer um pacote de bolachas no jantar servido na noite do último domingo, na residência deles, no bairro da Cohab II, no município de Calumbi, no Sertão do Estado, distante 435 quilômetros do Recife.
A vítima fatal, Iasmin Bernardino Moreno, de 6 anos, ainda foi levada para o Hospital Regional de Serra Talhada, mas não resistiu. Os irmãos dela, Andriel, de 8, Aíla, de 12, Isadora, de 2, Caíque, de 3, Aurélio, de idade não-informada, além do primo Márcio Arivonaldo, de 13, foram encaminhados para unidades hospitalares regionais de Serra Talhada e Arcoverde, com febre e dor-de-cabeça.
A mãe dos meninos, a dona de casa Maria Ivoneide Bernardino, está com nove meses de gravidez e entrou em trabalho de parto. Por esse motivo, não teve condições de socorrer os filhos. O pai deles, de nome não-informado, acompanha a esposa na maternidade Agamenon Magalhães, em Serra Talhada.

2. Transplante envolve dois países e três estados

Três estados, dois países e uma vida. A estudante Vanessa da Silva Gomes, de 23 anos, saiu de Teresina, no Piauí, para receber no Recife um transplante de uma medula óssea doada no Mississipi, estado da região Sudeste dos Estados Unidos.
Depois de descobrir que tinha leucemia, a jovem levou dez anos para achar um doador compatível através do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), um sistema que compara dados de células pela internet. Esse foi o primeiro transplante feito no Recife em que o órgão veio de fora do País.

3. Caatinga do Nordeste sob ameaça do homem

Cerca de um terço do globo será deserto em 2010, e metade da superfície terrestre enfrentará secas severas, diz o Centro Hadley de Pesquisa Climática, do Reino Unido. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado pela ONU, aponta que 30% das espécies animais e vegetais existentes serão dizimadas devido à degradação ambiental.
No Nordeste brasileiro, um bioma cuja área atinge mais de 800 mil quilômetros quadrados - 11% do território nacional - está em alerta. Estimativas indicam que 70% da vegetação característica do semi-árido sofreu alteração humana e que apenas uma camada irrisória se encontra protegida. Não se tratam de profecias. Encarar a realidade se tornou senso comum entre parte da população e diversas instituições. É o caso do artesão sergipano Cícero Alves.

4. Renovado convênio com britânicos

O secretário de Educação do Estado, Danilo Cabral, assinou, ontem, uma parceria com o British Council (Conselho Britânico) para dar continuidade ao projeto “Liderança Escolar e Novos Instrumentos para a Aprendizagem”. Trata-se de uma troca de experiência entre diretores de escolas britânicas e brasileiras para melhorar a qualidade do ensino e, conseqüentemente, o aprendizado de estudantes no Brasil.
A iniciativa vem sendo adotada, em sala de aula, desde o ano passado, em escolas situadas em cinco estados: Tocantins, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco. Para o gestor da pasta, o modelo é satisfatório. “Nós temos que aprender com quem tem bons exemplos. Queremos inverter o tipo de ensino aqui da rede”, disse.

5. Força Nacional inicia combate ao desmatamento

Cerca de 220 homens da Força Nacional, Polícia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram deslocados ontem para Tailândia (PA) para dar início à operação de combate ao desmatamento na Amazônia, para a retirada de madeira extraída ilegalmente.
Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), serão retirados do local 13 mil metros cúbicos de madeira apreendidos. O trabalho foi suspenso na última terça-feira, devido a um confronto entre policiais e 1.000 pessoas contrárias à fiscalização.
No conflito, uma ponte na entrada da cidade foi interditada por toras incendiadas jogadas na pista. Manifestantes ainda depredaram o fórum da cidade e retiveram em uma serraria um grupo de fiscais estaduais e federais.

6. Assaltante foge em van escolar

Um ladrão foi preso, na manhã de ontem, no Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, após usar uma van escolar com dez crianças, com idades de três a seis anos, para fugir da Polícia Militar. O criminoso foi perseguido pela polícia após tentar assaltar um sacolão. Um pedestre chegou a ser atingido por uma bala perdida no peito durante o tiroteio. O celular da motorista da van foi rastreado pela PM e ajudou a localizar o veículo na fuga. Nenhuma criança ficou ferida.
Segundo a polícia, o caso teve início por volta das 6h30 quando três homens armados invadiram o sacolão da Fartura, na avenida Ataliba Leonel, no Tucuruvi. O local estava fechado e os funcionários chegavam para trabalhar. Segundo um funcionário que não se identificou, os criminosos queriam as chaves do escritório do sacolão.
A PM foi acionada por denúncia anônima. Segundo a polícia, um dos assaltantes saiu do sacolão atirando. O acusado Edvaldo Santos de Santana, 22, foi atingido por um tiro no ombro esquerdo. Na troca de tiros, um pedestre foi baleado. Um assaltante foi preso no sacolão e outro fugiu numa moto.

7. Descoberto túnel de 70 metros

Um túnel de 70 metros de comprimento foi descoberto num presídio do Ceará na tarde de anteontem. Segundo a direção do Instituto Penal Paulo Sarasate, localizado na altura do km 27 da BR-116, em Itaitinga, o túnel tinha 1,5 metro de diâmetro e foi escavado a partir da cela 60 da rua h, tida como segurança máxima dentro da unidade.
Segundo o diretor do instituto penal, Luiz Jataí Castelo, o grupo de cinco detentos que foram encontrados na cela começaram as escavações há 15 dias. A intenção era superar a muralha do presídio. O final do túnel estava a 20 metros do muro.
Castelo informou que a direção da presídio Paulo Sarasate recebeu informações da existência do túnel na última sexta-feira. No sábado foi realizada uma revista, mas nada foi encontrado. No domingo, após o horário da visita, agentes perceberam que o teto da área de segurança máxima estava repleta de terra. Ao vasculharem dentro da cela, encontraram o buraco.

8. Segurança pública será debatida hoje na Amupe

A participação das prefeituras na política de segurança pública do Estado será debatida hoje na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O governador Eduardo Campos (PSB), o vice governador, João Lyra Neto (PDT) e o prefeito do Recife, João Paulo (PT) estarão presentes. Serão dois dias de palestras. No primeiro dia, participarão gestores de municípios com até 30 mil habitantes e no dia 11 de março as demais prefeituras.
O seminário acontece menos de seis meses antes do período de eleições municipais, onde a questão da segurança pública será constante nos palanques de governistas e oposicionistas. De acordo com o diretor executivo da associação, Roberto Arraes, a questão eleitoral será mantida a parte do debate.
“Não queremos misturar esse debate com as eleições. Sabemos que o tema é delicado e que é sempre usado nesse período, porque toca o eleitor. Sendo assim, vamos evitar falar sobre segurança no segundo semestre”, disse Arraes.

9. Estilo Sarkozy vira hit na internet

O que os franceses chamam de “estilo Sarkozy’’ tornou-se um inesperado sucesso na internet: 2,7 milhões de pessoas já acessaram o vídeo de 45 segundos em que o presidente francês, sorridente e sem levantar a voz, diz a um agricultor: “Some daqui, seu idiota’’.
A cena foi gravada no sábado por uma equipe da produtora independente YouPress no Salão da Agricultura de Paris. Depois de discursar, Nicolas Sarkozy, de terno e gravata, deu uma volta pela exposição e foi cercado por curiosos e simpatizantes -67% dos produtores rurais franceses votaram nele em maio do ano passado.

10. Idosa pode ter sido vítima de estupro

Uma idosa de 72 anos deu entrada, ontem, no Hospital da Restauração (HR), sob suspeita de ter sofrido um estupro. A vítima foi encontrada inconsciente por populares, despida e com a calcinha arriada na altura do joelho. O fato aconteceu em frente a um bar, localizado na Vila Palmares, no bairro de Muribeca Rua, em Jaboatão dos Guararapes.
Ela foi socorrida por paramédicos do SAMU. Até o fechamento desta edição, a idosa respirava com ajuda de aparelhos na unidade de saúde. De acordo com os familiares da vítima, dois homens estavam bebendo na residência dela um pouco antes dela ser encontrada.
O agente da Polícia Civil do HR, Rudimar Lima, disse que ela chegou no hospital com características de estupro. “Ela foi agredida, pois estava com escoriações. Paramédicos do SAMU confirmaram que ela estava sem roupa quando foi socorrida”, disse o policial. O caso será investigado pela Delegacia de Prazeres.

Política

11. Mais dois vereadores são cassados em PE

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou ontem dois vereadores por infidelidade partidária. Com o julgado da última sessão, chega a três o número de integrantes dos legislativos municipais com mandatos interrompidos por mudança de partido.
Jorge Carvalho, vereador de Itacuruba, atualmente no PSB, foi cassado por decisão unânime da Côrte por ter deixado o PPS. Iranildo Sampaio, vereador por São José do Egito, também abandonou a legenda pós-comunista para integrar o quadro do PSB, sigla do governador Eduardo Campos.

12. PV fecha apoio a Jungmann no Recife

A legenda mais cobiçada do campo da oposição fechou questão sobre quem apoiará nas eleições municipais do Recife. O PV coligará, na majoritária e na proporcional, com o PPS, que lançará a candidatura para prefeitura do deputado federal Raul Jungmann. A decisão foi tomada no fim da noite de ontem, durante reunião extraordinária da executiva estadual do PV, formada por 15 membros.
Antes do anúncio, os verdes chegaram a levantar as mãos para votar, denunciando que não houve consenso em torno da escolha. O presidente estadual da sigla, João Braga, reiterou que não restavam dúvidas sobre o candidato, mas sim com relação ao momento de definição do palanque.

13. Antonio Palocci é denunciado ao STF

O deputado Antonio Palocci (PT-SP), ex-ministro da Fazenda do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por quebra de sigilo funcional, crime cuja pena varia de um a quatro anos de prisão. O teor da denúncia, oferecida na sexta-feira, não foi divulgado.
Segundo a assessoria da Procuradoria Geral, ela tramita sob segredo de Justiça. O petista é acusado de envolvimento na quebra de sigilo bancário e divulgação de dados do caseiro Francenildo Santos Costa, o Nildo, dias após este ter relatado à CPI dos Bingos que Palocci participava de reuniões com lobistas em uma mansão no Lago Sul de Brasília, com festas e partilha de propina.

14. Governo aceita negociar cargos

Depois de propagar que não compartilharia o comando da CPI dos Cartões com a oposição, o Palácio do Planalto reabriu ontem as negociações para acomodar um senador oposicionista na presidência das investigações.
O líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que antes era voz solitária em defesa de um entendimento, ganhou o apoio da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a ajuda do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, eles conseguiram convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a partilha do comando da CPI é a melhor estratégia para facilitar a vida do Governo no Senado.

15. Armando Monteiro prega a unidade

O deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) pregou a “unidade”, ontem, durante o almoço de comemoração pela passagem de seus 56 anos. No seu discurso, o trabalhista tentou “apagar” as especulações de uma possível animosidade entre o prefeito João Paulo (PT) e o governador Eduardo Campos (PSB) pelo comando do Governo do Estado.
“Tenho certeza, meu caro prefeito, que estaremos juntos em 2008 e 2010. Pois só temos um campo. É o nosso. Para esse campo, haverão de convergir todas as vontades e projetos. Vamos continuar juntos, com Eduardo Campos, João Paulo, com a nossa bancada federal”, disse.

16. Lyra ataca e Campos receberá Raul

O vice-governador do Estado, João Lyra Neto (PDT), entrou pesado nas críticas ao postulante do PMDB à Prefeitura do Recife, deputado federal Raul Henry. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o pedetista questionou a “condição política” do adversário por destacar o setor da segurança pública como prioridade no seu plano de gestão.
“Ele foi vice-prefeito do Recife durante quatro anos e não lembro de ter visto nenhuma entrevista do deputado Raul Henry em relação à segurança pública. Agora, sendo oportunista, ele fala que a questão (primordial) é a da segurança. Ele podia ter tido uma participação efetiva porque esse problema existe há vários anos”, atacou.
Apesar dos ataques do vice, o governador Eduardo Campos (PSB) vai receber o peemedebista na próxima segunda-feira, em companhia do consultor colombiano Hugo Acero.

17. Mendonça propõe pacto ao PSDB

O pré-candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) continua costurando um pacto de não-agressão entre os partidos de oposição ao prefeito João Paulo (PT), visando uma unidade no segundo turno da eleição deste ano.
Depois do encontro com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), em que defendeu o entendimento político, o democrata se reuniu com o senador Sérgio Guerra (PSDB) com o mesmo propósito. Segundo Mendonça, a proposta para que os integrantes da extinta União Por Pernambuco (PMDB/DEM/PSDB/PPS) mantenham uma convivência “harmoniosa” no primeiro turno recebeu o aval de Guerra.

18. Betinho rebate críticas de Cabral

Pré-candidato do PPS à sucessão no Cabo de Santo Agostinho, o ex-deputado estadual Betinho Gomes resolveu rebater as críticas feitas pelo atual prefeito do município, Lula Cabral (PTB), à gestão do seu pai, Elias Gomes (PSDB), pré-candidato em Jaboatão dos Guararapes.
O pós-socialista disse ontem que Cabral deveria se preocupar em fazer uma gestão competente e não criticar as administrações anteriores. “Os investimentos sociais no Cabo são inexistentes. Ele devia é estar se preocupando em gerir a cidade e não em falar mal das gestões anteriores”, disparou Betinho, em resposta à entrevista do prefeito publicada ontem na Folha de Pernambuco.

19. Marcílio Marques deixa comissão

Incomodado com a lentidão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em acatar a decisão da Comissão de Ética Pública do Palácio do Planalto de demitir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), o embaixador Marcílio Marques Moreira pediu ontem afastamento da direção do órgão. Segundo a comissão, Lupi deve deixar o cargo por estar acumulando-o com a presidência do PDT.
Para o lugar de Marcílio, foi eleito o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, que já deu sinais de sua preocupação com a posição delicada da comissão, que aguarda, há dois meses, uma definição sobre o pedido de demissão do ministro do Trabalho.

Economia

20. Pescados estão até 25% mais baratos

O almoço de Páscoa pode sair mais barato este ano, em comparação com a Páscoa anterior. Apesar de ainda faltar mais de três semanas para a data religiosa, as grandes redes de supermercados já anunciam as promoções dos produtos tradicionais da época. Os pescados estão em destaque nas gôndolas e, em algumas redes, a redução de preço, sobre o ano passado, chega a 25%.
Pela estimativa da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), o setor deverá experimentar um incremento no volume de vendas de peixes e vinhos em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “Até a semana passada, acreditávamos que as vendas seriam fracas porque os três melhores eventos para o setor de supermercados (Natal, Carnaval e Páscoa) aconteceram em menos de 90 dias.
Mas com as ofertas no setor de pescados e vinhos, o faturamento deverá crescer entre 3% e 5%, enquanto que o volume de vendas será ainda melhor”, revelou o presidente da Apes, Geraldo José da Silva.

21. Mercado projeta inflação maior

Os analistas do mercado financeiro esperam uma inflação mais alta neste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, foi feito um ajuste para cima nas projeções em relação aos índices de preços.
A projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) de 2008 passou de 4,39% para 4,40%. Esse índice é utilizado pelo governo no sistema de metas de inflação, que tem como centro da meta 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Para o ano que vem, a projeção foi elevada de 4,20% para 4,22%.

22. Lula pede apoio para reforma

Às vésperas de o governo enviar a proposta da Reforma Tributária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo, ontem, para que o Congresso colabore com a votação das medidas. Lula destacou que todos os setores da sociedade estão sendo ouvidos sobre o assunto.
“Peço que a Câmara e o Senado votem porque o País depende dessas votações’’, afirmou o presidente, na cerimônia em que lançou o programa social “Territórios da Cidadania’’. Na próxima quinta-feira, o governo envia, oficialmente, o texto da reforma ao Congresso.

23. País planeja erguer cinco usinas

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse, ontem, que Brasil, Argentina e Bolívia vão construir cinco hidrelétricas no esforço de juntos buscarem alternativas para a carência energética na região. No total, serão investidos R$ 30 bilhões. Segundo ele, vão ser três hidrelétricas na Argentina e duas em território boliviano.
“No total, elas vão produzir em torno de dez mil megawatts. O custo será bancado pelo Brasil, pela Argentina e pela Bolívia em uma associação como a que se fez com o Paraguai em Itaipu’’, detalhou o ministro, depois da cerimônia que lançou o programa “Territórios da Cidadania’’, no Palácio do Planalto. Lobão disse que, se for necessário, o governo vai recorrer à ajuda internacional para garantir a realização das obras.

24. Primeira reunião de 2008 ocorre amanhã

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (Cedes) realiza amanhã, a partir das 15h, no Palácio do Campo das Princesas, a primeira reunião deste ano para discutir temas de desenvolvimento econômico, educacional e cultural.
Além dos 53 membros participantes, do governador Eduardo Campos (presidente do Cedes) e de nove secretários de Estado, o encontro contará com a presença dos ministros de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e da Cultura, Gilberto Gil.

25. Servidor poderá escolher casa própria em março

Os servidores do Estado que estão em busca da casa própria poderão escolher o seu imóvel a partir do próximo mês. O edital com os primeiros 1,2 mil empreendimentos do Programa Habitacional do Servidor Público, disponíveis pela Caixa Econômica Federal, será publicado, no Diário Oficial do Estado, até o dia 10 de março.
Apesar da divulgação, esses imóveis ainda não são suficientes para atender a demanda que, desde o dia em que foi lançado (outubro) até hoje, foram registrados cerca de 20 mil inscritos interessados pelo programa.

26. Eduardo critica a lei seca

O governador Eduardo Campos (PSB) defendeu a flexibilização da Medida Provisória (MP) 415, que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas às margens das BRs. “Isso está criando um problema de ordem social, trazendo forte impacto no comércio de Gravatá, Bezerros, Encruzilhada de São João, Abreu e Lima, entre outros”, comentou.
Ele argumentou que “o melhor caminho” para evitar o consumo de álcool por motoristas nas rodovias seria a realização de uma campanha de fiscalização mais rigorosa nas estradas e alterações que poderiam ser feitas na atual legislação para que houvesse uma punição mais severa aos motoristas que dirigissem embriagados.
Hoje, o governador vai ter uma audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, em Brasília, às 15h, para pedir a flexibilização da MP.

27. Projeto propõe liberar jogos por licitação pública

Os deputados federais pernambucanos iniciaram as movimentações para agilizar a votação do Projeto de Lei 51/2002 que altera a Lei nº 1.521, de 1951, na Câmara dos Deputados. O projeto, de autoria do Senador Maguito Vilela (PMDB-GO), foi elaborado após a CPI dos Bingos e permite aos Estados regulamentar loterias através de processo licitatório. Porém, deixa claro que o jogo do bicho continua sendo ilegal.
“Esperamos sensibilizar o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, a colocar o projeto na pauta da próxima semana. Mas nós sabemos que a Caixa Econômica Federal não tem interesse que os Estados legislem as loterias”, ponderou o deputado federal André de Paula (DEM).

28. Brasileiro bate recorde de gastos

Em janeiro, mês de férias escolares, os brasileiros bateram novo recorde de gastos em viagens no exterior. Dados do Banco Central divulgados ontem mostram que brasileiros deixaram US$ 975 milhões em outros países. A despesa foi 70% maior que a registrada em janeiro do ano passado.

29. Contrato longo garante material de construção

As construtoras estão fazendo contratos mais longos com os fornecedores para não correrem o risco de ficar sem matéria-prima com o aumento da demanda do setor. Este ano, o mercado da construção civil deve crescer 50% no Grande Recife. “As grandes construtoras que já encomendam um volume grande de material estão pedindo cada vez mais”, explica o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi), Eduardo Carvalho.

30. Fiscais da Europa vão inspecionar fazendas

Depois de forte pressão dos pecuaristas brasileiros, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu ontem que o governo tentará negociar uma revisão das exigências européias para tornar as regras de importação de carne brasileira menos rígidas. “Além de severas, as regras em vigor seriam burocratizadas” disse Stephanes. “A médio prazo, vamos tentar reformular essas exigências que o Brasil depositou (negociou) na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação à União Européia”, disse.

Internacionais

31. Bomba mata general no Paquistão

Um ataque suicida a bomba matou ontem um general do Exército e pelo menos outras sete pessoas numa movimentada estrada perto da capital do Paquistão, anunciaram os militares.
O atentado em Rawalpindi, uma cidade logo ao sul de Islamabad onde está localizado o QG do Exército, fez reviver preocupações com a militância islâmica no Paquistão apenas uma semana depois que moderados venceram as eleições parlamentares.

32. Caça de elefantes será liberada

A África do Sul anunciou ontem que liberará a caça de elefantes para controlar a população desses animais pela primeira vez desde 1995. A decisão foi alvo praticamente imediato de críticas por parte de grupos de defesa dos animais, que ameaçam convocar um boicote turístico, além de protestos e ações na justiça.

Esportivas

33. Estadual sem Emoção e Multidão

Um fato bastante inusitado, para não dizer raro, nestes 93 anos de história de Campeonato Pernambucano, está prestes a acontecer. Caso o Santa Cruz não consiga passar ao hexagonal final do Segundo Turno, algo muito concreto depois da rodada do último final de semana, o Estadual 2008 não terá o Clássico das Multidões e o Clássico das Emoções.
A última vez que aconteceu um Pernambucano sem a realização de no mínimo um dos três tradicionais clássicos locais, mesmo com o trio disputando a competição, foi no longínquo ano de 1932. Na ocasião, o Tricolor ficou em um grupo oposto ao de Náutico e Sport. Como ambos ficaram atrás do Íris na chave, o extinto clube terminou decidindo o título pernambucano contra a equipe coral, que venceu a final por 4x1.

34. Carlos Alberto Oliveira é suspenso

O que já era esperado terminou sendo sacramentado ontem à noite, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Denunciado no Artigo 188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Carlos Alberto Oliveira foi suspenso por 30 dias de todas as suas funções, além de receber uma advertência no Artigo 171 do CBJD.
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol recebeu a punição por conta das suas acusações contra o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Correa, no dia 6 de novembro do ano passado, durante uma palestra para os jogadores do Santa Cruz, dias antes do jogo contra a Ponte Preta, pela Série B. Na ocasião, Carlos Alberto chamou Correa de bandido.

35. Náutico com “folga” na semana

Diferentemente do rival Sport, que joga na quarta-feira pela Copa do Brasil, o Náutico terá uma semana inteira para trabalhar visando a “decisão” do final de semana. Tempo esse suficiente para recuperar atletas que estavam no Departamento Médico do clube, aprimorar a parte física de algumas peças e testar variações dos esquemas táticos. A “folga” acontecerá porque o Timbu eliminou o Atlético/RR, ainda na partida de ida, depois da goleada por 7x1.

36. Mais dois técnicos demitidos

Muda de ano, mas o futebol pernambucano continua o mesmo. A prova é que os clubes daqui continuam culpando os treinadores por conta das más campanhas. No Estadual 2008, em 46 dias, houve dez mudanças de cargo.
Quem perdeu o emprego dessa vez foram os técnicos Sérgio Oliveira, do Petrolina, e Lourival Silva, do Salgueiro. Após 11 rodadas, dez comandantes, de oito clubes diferentes, foram afastados. Apenas Náutico, Serrano, Sport e Ypiranga ainda não mudaram o comando da equipe.

37. Era uma vez a volta de Vítor Júnior para o Sport

Era uma vez um jogador de futebol em má fase no atual clube e que recebeu uma proposta para voltar ao último ex-time. Depois de muita demora, esse atleta aceitou o convite, na sexta-feira passada. Entretanto, ontem, ele voltou atrás e disse que só trocaria de camisa se o seu salário fosse maior do que o valor combinado anteriormente. A história até parece ficção, porém, como não é, deixou o retorno de Vítor Júnior para a Ilha do Retiro praticamente inviabilizado.


Policiais

38. Idosa é espancada até a morte

Mistério na morte da aposentada Maria Miguel Barro Nova, de 80 anos. Surpreendentemente, o neto da vítima, de 19 anos, que morava com ela, na rua Miranorte, na Linha do Tiro, encontrou o corpo da avó no quarto. O cadáver da idosa apresentava sinais de espancamento e estava caído ao lado da cama, de bruços.
De acordo com o perito do Instituto de Criminalística (IC), Sávio Melo, a idosa estava com o pescoço fraturado e um dos olhos roxo. “Ainda é cedo para darmos a certeza de que foi um crime, mas tudo leva a crer que ela foi realmente vítima de um homicídio”, afirmou.

39. Mãe denuncia abuso e é assassinada

Após comparecer à sede da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no bairro da Boa Vista, para denunciar que um homem teria assediado a sua filha (uma menor de idade de 16 anos), uma dona de casa de 42 anos foi assassinada a facadas. O homicídio aconteceu na comunidade de Terra Nostra, no Ibura de Baixo, no Recife.
De acordo com informações passadas pela polícia, a vítima foi até a delegacia acompanhada da menina e do marido - as identidades são mantidas em sigilo para preservar a menor de idade. O marido da vítima disse que, na GPCA, eles teriam registrado um Boletim de Ocorrência (B.O) contra um morador da comunidade - o principal suspeito de cometer o assassinato.
A polícia diz que a mulher foi morta minutos depois de retornar da delegacia para casa em que morava. A residência teria sido invadida por três homens. Eles tiraram a vida dela e ainda tentaram matar a adolescente - que conseguiu fugir. O crime chocou os moradores do bairro.

40. Pai e filha são baleados em assalto

Um dia depois de presenciar o pai ser alvo de um tiro que atingiu a cabeça dele, a garota de 12 anos, que também foi vítima da ação criminosa de autoria de dois homens sem identificação, relembrou os momentos trágicos da tentativa de assalto.
Baleada por um disparo na perna direita, a menina, que teve a identidade preservada, recebeu atendimento médico, também no Hospital da Restauração (HR), no Recife, mas foi liberada. A investida ocorreu, por volta das 20h, do último domingo, em um cruzamento da avenida Beberibe, no bairro do Arruda.
O representante comercial Odon Francisco Leão da Silva, de 39 anos, e a filha foram interceptados por dois homens que anunciaram o roubo. Os familiares temem que o parente perca a visão do olho esquerdo, já que o projétil atingiu esse lado da face. Até o fechamento desta edição, o homem permanecia internado e sem previsão de alta médica.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog