Jornal do Vale
Quarta, 13 de fevereiro de 2008
1. Famílias invadem casas em Caruaru
Cansadas de pagar aluguel e de morar de favor nas casas de parentes, algumas famílias resolveram ocupar no início da semana as 29 casas em fase de construção, que estão sendo erguidas na vila destinada aos desabrigados das enchentes que castigaram Caruaru, há exatos quatro anos, localizada no Cedro, periferia desta cidade.
Dos invasores, apenas a minoria chegou a perder a casa onde morava em decorrência da chuva, tendo recebido alguma ajuda da prefeitura. Contudo, a maioria é formada por famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), já tendo ocupado outras áreas do município anteriormente.
A ocupação aconteceu de forma pacífica e sem qualquer dificuldade, pois o local não apresentava qualquer vigilância. No projeto elaborado pela prefeitura, ao término da obra, cada unidade deverá constar de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Porém, a realidade encontrada pelas famílias é bem diferente, já que a estimativa é de que pouco mais de 10% do projeto original tenha sido concluído, o que não chega a ser um problema para os invasores.
2. Secretaria lança programa
Será lançado amanhã, às 9h, no Teatro Difusora de Caruaru, o Programa Municipal de Controle do Câncer. O evento é uma ação da Secretaria de Saúde de Caruaru através do Departamento de Assistência e Promoção à Saúde (Daps). No projeto, os tipos de câncer incluídos, de acordo com as especificidades do município, são os de pulmão, mama, colo do útero e próstata.
O evento contará com a presença do secretário de Saúde de Caruaru, Oscar Capistrano, dos membros das coordenações do Programa Saúde da Família (PSF), além de médicos que são referência para o projeto, que possui uma série de ações educativas para promover à população hábitos mais saudáveis, além de atividades que visem detectar e tratar precocemente os casos de câncer detectados.
3. Acidente em PE mata dois e fere 33
Um ônibus lotado de trabalhadores rurais que saiu do município de Joaquim Nabuco, localizado na Zona da Mata Sul do Estado, em direção a um engenho em Água Preta colidiu com um Gol, placa MUE-9119, que vinha de Alagoas, por volta das 5h de ontem, na PE-96, em Palmares.
O acidente matou duas pessoas (uma terceira morte não havia sido confirmada, até o fechamento desta edição) e deixou 33 feridas - 31 ocupantes do ônibus e 2 do gol. As vítimas fatais foram Luiz Carlos Manuel da Silva, de 25 anos, e Clóvis José da Silva, de 44. Após o incidente, o motorista do ônibus fugiu do local.
O condutor do Gol, o porteiro e eletricista Manuel Messias de Souza Máximo, de 35 anos, saiu gravemente ferido e foi internado no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Aqueles que sofreram apenas ferimentos leves foram encaminhados para o Hospital Regional de Palmares, onde receberam cuidados médicos.
4. Mulher assume Fundac de Garanhuns
Após o registro da fuga de 19 internos do Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case) de Garanhuns, município a 230 quilômetros do Recife, no Agreste do Estado, na última semana, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) anunciou, ontem, quem comandará a unidade a partir de amanhã.
Trata-se da advogada Luciana Virgínia da Costa Correia Barros. Ela assume o lugar deixado por Paulo Maurício, que pediu exoneração do cargo na última sexta-feira, dois dias após 13 adolescentes conseguiram escapar da unidade. No último sábado, outros seis menores renderam dois sócio-educadores com facas artesanais e escaparam pelo portão.
5. MPF obriga SUS a custear cirurgias
A morte da portadora do Mal de Parkinson Silene Maurício da Silva, no último dia 2 de fevereiro, criou um mal-estar entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Sistema Único de Saúde (SUS). Ontem, por volta das 15h, o MPF começou a apurar o caso ouvindo a família de Silene, e, hoje, também deve ser tomado o depoimento de algum representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os depoimentos estão acontecendo na sede da Procuradoria da República.
Tudo começou em novembro de 2007, quando o juiz federal Frederico Augusto Leopoldino Koehler da 2ª Vara da Justiça Federal proferiu uma liminar que estabelecia um prazo de 20 dias para que fosse feita a cirurgia necessária na paciente, preferencialmente no Hospital da Restauração ou, se não, em qualquer um que tivesse as condições necessárias.
Por conta disso, o MPF reforçou o pedido junto à Justiça Federal para que a decisão fosse cumprida de imediato e instaurou um procedimento administrativo para investigar o andamento dos outros pacientes que também precisavam passar por um procedimento cirúrgico.
6. Filho de Beira-Mar se entrega à polícia no Rio
Felipe Alexandre da Costa, filho do traficante Luiz Fernando da Costa -o Fernandinho Beira-Mar-, se apresentou à Polícia Civil em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pela Justiça em dezembro do ano passado. Ontem, Felipe permanecia detido na carceragem da 59ª DP.
Segundo a assessoria da Polícia Civil, ele decidiu se apresentar, orientado por um advogado, devido às operações feitas na região para localizá-lo. O filho de Beira-Mar é apontado como integrante de uma quadrilha de tráfico de drogas vinculada ao Comando Vermelho (CV).
7. Secretário da SDS de AL pede exoneração
Em meio a uma das maiores crises na área de segurança pública já vividas em Alagoas, o secretário de Defesa Social do Estado, Edson Sá Rocha, pediu exoneração do cargo no final da noite de anteontem. O pedido foi aceito pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
O secretário-adjunto da pasta, o coronel da Polícia Militar Ronaldo dos Santos, responderá interinamente pelo cargo. Segundo a assessoria de imprensa do governo de Alagoas, ainda não foi definido um novo nome para ocupar o cargo. Especulações de integrantes das polícias militar e civil de Alagoas dão conta que o escolhido será um delegado da Polícia Federal.
8. Juiz libera venda de bebidas nas rodovias
Os comerciantes estabelecidos às margens da BR-116 nos municípios gaúchos de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Sapiranga estão autorizados a vender bebidas alcoólicas. A decisão é do juiz da 1ª Vara Federal de Novo Hamburgo, Alexandre Rossato da Silva Ávila, que concedeu liminar ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e tornou ineficaz a Medida Provisória que estabelecia a proibição desde o dia 1º de fevereiro.
Na decisão, o juiz sustenta que “de nada adianta proibir a venda de bebida alcoólica por estabelecimentos situados nas margens da rodovia porque a venda é livre em outros estabelecimentos, bastando ao motorista consumidor levar a bebida no veículo ou dobrar a esquina para comprá-la no boteco vizinho ao supermercado defronte à BR-116”.
Também considera que “a restrição, isto sim, pode inviabilizar totalmente o livre exercício da atividade econômica daqueles estabelecimentos que têm na venda das bebidas alcoólicas a principal fonte de receita”.
9. Administrador é preso por estuprar 10 mulheres
O administrador de empresas Vinicius Sobreira de Almeida, 31, foi preso pela Polícia Militar, no bairro de Indianópolis, São Paulo, acusado de roubar, estuprar e espancar mulheres. Ele foi preso em flagrante após atacar duas prostitutas que trabalham na região.
Após a prisão, outras oito mulheres foram à delegacia e o reconheceram como autor dos crimes. À reportagem o acusado negou os crimes. Mas a polícia afirma que, de maneira informal, ele assumiu os estupros. Segundo a Polícia Civil, Almeida começou a cometer os crimes na zona sul no início de 2006.
O caso foi registrado no 27º DP (Campo Belo). Duas das vítimas não são prostitutas e afirmam terem sido atacadas porque estavam perto de locais conhecidos por serem freqüentados por prostitutas.
10. Big Brother Brasil 8
Eliminada - Após disputar um paredão triplo contra Marcelo e Felipe, Bianca foi eliminada ,ontem à noite, do Big Brother Brasil 8 com 60% dos votos do público.A votação passou dos 28 milhões de votos. Na madrugada desta terça-feira, a carioca Bianca decidiu tirar satisfações com a líder Thatiana sobre sua indicação ao paredão.
Thatiana disse que achou Bianca muito distante dos BBBs e que ela não ajudava nas tarefas da casa. Bianca retrucou dizendo que sempre lava a louça e que colabora com os brothers. Antes do início do programa, os brothers se reuniram e rezaram juntos, de mãos dadas.
Política
11. Governadores rejeitam crise
A crise dos cartões corporativos roubou a cena, ontem, durante a cerimônia de posse do novo superintendente da Sudene. Entre os sete governadores nordestinos presentes ao evento, só a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), arriscou-se a classificar o assunto como “crise”. “Essa coisa dos cartões realmente gerou uma crise nacional, o que é uma lástima. Estamos diante de um problema e precisamos apurar com transparência cada vez maior”, declarou a socialista.
Os governadores de Sergipe, Marcelo Déda (PT); do Ceará, Cid Gomes (PSB); da Bahia, Jacques Wagner (PT); de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); e até os oposicionistas Cássio Cunha Lima (PSDB da Paraíba) e Teotonio Vilela (PSDB de Alagoas) negaram que o mau uso dos cartões seja motivo de crise. Para o gestor pernambucano Eduardo Campos, o cartão serve para dar funcionalidade ao sistema.
“O cartão não é um favorecedor dos desvios. Sou a favor de uma ampla auditoria para levantar o total usado. O que o povo quer é saber o resultado para não haver mais desvios”, disse, lembrando que não utilizou o cartão quando ministro da Ciência e Tecnologia e que sua equipe utilizou com moderação.
12. Oposicionistas minimizam problemática dos cartões
Contrariando as expectativas de seu partidos, os dois únicos governadores nordestinos representantes da oposição partiram em defesa do Governo no caso da má utilização dos cartões corporativos.
O tucano Cássio Cunha Lima - apesar de não dispor de cartão no seu governo - acredita que o benefício é positivo. “Não temos crise, apenas uma apuração que deve ser feita por uma instância adequada, onde eventuais equívocos que tenham sido praticados sejam corrigidos.
Então, acho que é um instrumento de modernidade e que pode ser aprimorado com a proibição do saque”, disse o tucano, que enfrenta processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba pela distribuição de cheques-benefícios durante a última campanha.
13. Rands é aclamado novo líder do PT na Câmara
O deputado federal Maurício Rands (PE) foi eleito ontem, por unanimidade, o novo líder do PT na Câmara dos Deputados. Os principais nomes da legenda lotaram o Plenário 11 da Casa em clima de festa. Desde o fim de 2007, o parlamentar vinha sendo cotado para ocupar a vaga. Ao fim de duas horas de reunião a portas fechadas, Rands foi aclamado pela bancada composta por 80 parlamentares.
“A forma como fomos eleitos, por unanimidade da bancada, coloca uma posição política muito boa para a liderança e a nova coordenação política do PT. Vamos continuar sendo o principal partido da base de sustentação do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aqui na Câmara dos Deputados e vamos também procurar ampliar a capacidade de contribuição da bancada, seja na pauta da Câmara, seja com proposições dirigidas ao Executivo”, avisou Rands.
14. Disputa promete ser acirrada no PSDB
Em uma disputa interna acirrada, a bancada do PSDB escolhe hoje o novo líder na Câmara entre os deputados paulistas Arnaldo Madeira e José Aníbal. Os dois candidatos repetem divergência existente na cúpula tucana. Aníbal é mais ligado ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e Madeira tem o apoio do governador de São Paulo, José Serra.
Para ajudar nos votos, o secretário de Esportes do município de São Paulo, deputado licenciado Walter Feldman, deverá reassumir o seu mandato para votar em Madeira. O mesmo deverá acontecer com o secretário de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, também deputado licenciado Custódio Mattos.
15. Jefferson reafirma que Lula sabia
O ex-deputado federal Roberto Jefferson reafirmou, em depoimento prestado ontem à 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, que por duas vezes avisou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o mensalão; que se reuniu diversas vezes para tratar de acordos financeiros entre seu partido e o PT; e que tudo o que era decidido tinha o que chamou de “chancela” do então ministro da Casa Civil, José Dirceu.
O presidente do PTB se recusou a aderir ao sistema de delação premiada. Ao juiz Marcelo Granado, autor da sugestão, Jefferson afirmou considerar a questão inegociável. Após a audiência, em entrevista, ele definiu a delação premiada como um recurso “para vagabundo”.
De acordo com a defesa de Jefferson, foi a primeira vez que uma autoridade do Judiciário propôs a seu cliente contar tudo o que sabe a respeito do mensalão em troca de um abrandamento de sentença, caso venha a ser condenado. “Nunca ninguém tinha ousado fazer essa proposta e jamais pensamos nisso. Não é a nossa linha de defesa”, disse o advogado Antônio Barbosa.
16. Reforma pode levar Milton para o Governo
A primeira reunião de 2008 do secretariado do Estado poderá servir para rearrumar as “peças”. No encontro de prestação de contas entre o governador Eduardo Campos (PSB) e a sua equipe - marcado para os dias 22 e 23 de fevereiro - as possíveis “saídas” deverão ser discutidas.
Três secretários - Ettore Labanca (PTB), Articulação Parlamentar; Antônio João Dourado (PTB), Articulação Regional; e Nelson Pereira (PCdoB), Esportes - deixarão os cargos para disputar, respectivamente, as prefeituras de São Lourenço da Mata, Lajedo e Mirandiba. Outra baixa será a do secretário-chefe da Assessoria Especial, Izael Nóbrega (PSB), que disputará uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça.
Nos bastidores palacianos, o cotado para ocupar as lacunas deixadas por Labanca ou Nóbrega é o presidente estadual do PSB, Milton Coelho. Para a vaga de Pereira, a previsão é de um substituto com currículo técnico.
17. Oposição prepara fiscalização
A bancada de oposição na Assembléia Legislativa cansou de ser condescendente com o governo de Eduardo Campos (PSB). Na primeira reunião de trabalho dessa legislatura, o líder do grupo, Pedro Eurico (PSDB), avisou que a atuação será mais “contundente” e que não haveria mais “condescendência” com a gestão do socialista.
Para isso, o tucano convocou os parlamentares para iniciar, ainda esta semana, uma investigação sobre os pontos fracos da administração. Os deputados eleitos prioritariamente no Interior foram incumbidos de realizar essa tarefa em suas regiões. Da mesma forma devem fazer os parlamentares com votos metropolitanos. O encontro foi rápido e reuniu nove dos 16 que compõem a bancada.
18. Inocêncio entre Cadoca e Luciano Siqueira
Na condição de não lançar candidato próprio a prefeito do Recife, o PR estaria mais próximo de subir no mesmo palanque do PSC, que aposta no deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, ou no do PCdoB, que apóia a candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira. Essa é a visão do presidente estadual do partido, o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR).
Ontem, ele admitiu que o apoio ao pré-candidato do PT, João da Costa, é algo “distante” de acontecer por conta da pouca visibilidade eleitoral do petista nas mais recentes pesquisas. De toda forma, ele diz que não tem pressa para formalizar qualquer adesão e, por isso, programa uma decisão somente a partir de abril deste ano.
19. Cargos na CPI provocam briga
Depois de se unir para esfriar a CPI dos Cartões, oposição e governo disputavam ontem os dois principais cargos da CPI dos Cartões, a presidência e a relatoria. A base aliada diz que não vai ceder e o PMDB já indicou o senador Neuto do Conto (SC) para presidente. O PSDB pressiona para levar a relatoria e ameaça obstruir votações.
A maior resistência a um acordo com a oposição vem da Câmara. Ontem, o ministro José Múcio (Relações Institucionais) reuniu-se com líderes da base aliada no Planalto. “Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém. Temos que fazer o que o regimento diz. O acordão seria algo diferente disso. O que vamos fazer se a oposição grita, mas não age?”, ironizou o vice-líder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).
20. Eleitores treinam na feira de Caruaru
A Feira da Sulanca, que reúne dezenas de milhares de pessoas vindas de várias partes do Nordeste, foi a primeira parada do projeto “Seu Voto, Sua Voz”, da Justiça Eleitoral, em Pernambuco. Sob o sol quente do Agreste, entre carroças, carros e barracas, foram montadas, ontem, duas urnas de treinamento de eleitores que chamaram a atenção de compradores e comerciantes.
Durante quase duas horas, 46 pessoas passaram pelo voto simulado e ouviram explicações dos técnicos sobre como votar corretamente para prefeito e vereador. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral como preparativo para as eleições municipais deste ano, o projeto tem como objetivo levar mensagens sobre a importância do voto consciente e da participação nas eleições.
Economia
21. Novas regras da telefonia em vigor
Entra em vigor, hoje, regulamento aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que ampliará os direitos dos usuários de telefonia celular. Depois de receber muitas reclamações em relação à qualidade do serviço e a demora no atendimento pelo call-center, por exemplo, a Anatel resolveu obrigar as operadoras a abrirem lojas para atender os clientes pessoalmente.
As empresas terão que oferecer mil pontos de atendimentos presenciais. Estas lojas devem estar abertas até 2010, um para cada região de 200 mil habitantes. Para os usuários do celular pré-pago, o regulamento também prevê benefícios. O cliente não perderá mais o crédito do cartão. Se ele tinha saldo no vencimento do cartão, ele será revalidado assim que o cliente inserir um novo crédito.
22. Mudanças contêm lacunas para consumidor
As novas regras que procuram privilegiar os usuários de telefonia celular ainda deixam lacunas capazes de manter a irritação dos clientes com os serviços prestados. Por isso, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça trabalha para que novos avanços possam ser implantados o mais rápido possível.
A partir de 27 de fevereiro até julho, o Departamento realizará uma série de audiências públicas, em Brasília, sobre a regulamentação e as relações entre consumidores e empresas de telefonia. O ministério pretende reunir, nas audiências, os Procons, entidades de defesa do consumidor, empresas de telefonia e técnicos da Anatel.
23. Formulário do IR terá duas páginas
A Receita Federal decidiu reduzir à metade o número de páginas do formulário completo do Imposto de Renda das pessoas físicas para este ano. Assim, o documento terá apenas duas páginas (quatro até o ano passado), a exemplo do que já ocorre com o modelo simplificado.
A edição de ontem do Diário Oficial da União publicou a instrução normativa n° 817, que aprovou os modelos dos dois formulários. Com a eliminação de duas páginas, o modelo completo passa a ter apenas uma folha (frente e verso). Também foi eliminado o Recibo de Entrega. Assim, o contribuinte terá de preencher duas vias: uma será entregue e a outra, com o carimbo de recepção, será devolvida como comprovante de entrega.
24. Sudene começa gestão com R$ 6,3 bi no caixa
O novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Paulo Sérgio Fontana, que tomou posse ontem, no auditório do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem o desafio de gerir um órgão com poucos recursos e muitas promessas.
Para este ano, a Sudene deverá ter em caixa cerca de R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 1,3 bilhão do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e R$ 5 bilhões do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).
25. Superintendente promete realizar concurso público
Com um quadro reduzido, o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Paulo Sérgio Fontana, prometeu a abertura de concurso público para suprir a demanda da instituição. Atualmente, o órgão conta, apenas, com 176 servidores. “A nova Sudene jamais terá os três mil funcionários que tinha no passado. Queremos chegar à faixa de 300 a 400 funcionários para termos condições de avaliar os projetos um por um”, disse Fontana.
Se depender do apoio do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, Fontana conseguirá a contratação de novos servidores. “Estamos em conversa com o presidente Lula para ver se ele manda, para o Congresso, uma proposta de projeto recriando alguns cargos”, disse o ministro. “Nós daremos todo apoio para reaparelhar toda a Sudene tecnicamente”, completou.
26. Caixa reduz juros para imóvel
A Caixa Econômica Federal anunciou redução das taxas de juros para o financiamento de imóveis residenciais novos ou usados com recursos da poupança. A redução mais significativa foi feita para imóveis com valor acima de R$ 350 mil ou com valor financiado superior a R$ 245 mil, com queda de 1,36 ponto percentual.
“Criamos condições mais atrativas de taxa de juros, prazo de financiamento e cota de financiamento para a classe média’’, disse Bernadete Coury, superintendente nacional de Habitação da Caixa.
27. Rio São Francisco - Obra da dragagem é retomada em maio
O transporte hidroviário pelo rio São Francisco deve voltar à ativa a partir do fim deste ano. As atividades foram paralisadas em 2006 por falta de profundidade suficiente para a locomoção dos barcos.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) começa, em maio próximo, um projeto de dragagem para a retirada de 500 mil metros cúbicos de areia, aumentando a profundidade em 1,80 metro, entre as cidades de Ibotirama (BA) e Petrolina (PE). Serão investidos, este ano, R$ 27 milhões para a dragagem e em outras obras.
28. Milho - Governo autoriza a venda de transgênico
O Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), integrado por 11 ministros, aprovou ontem a venda de duas variedades de semente de milho transgênico, das multinacionais Bayer e Monsanto. O placar da decisão foi de sete a quatro.
Os votos contrários vieram dos ministros José Gomes Temporão (Saúde), Altemir Gregolim (Pesca), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, representando a ministra Marina Silva.
29. Feijão com arroz fica mais raro
O aumento no preço do feijão-carioca, o mais vendido nos supermercados, trouxe uma avalanche de altas nos valores cobrados para todos os tipos do produto. Nos mercados públicos, houve incremento no preço dos feijões preto, verde e macáçar.
De dois meses pra cá, o preço do quilo do feijão verde subiu de R$ 3 para R$ 5”, calcula Maria de Fátima de França, dona de um box no Mercado da Santa Cruz, na Boa Vista. O velho arroz com feijão, a dupla tradicional na mesa dos brasileiros, está virando um solo. Feijão virou artigo de luxo.
30. Navegação na hidrovia será retomada este ano
A Hidrovia do São Francisco deve se tornar navegável ainda este ano. As obras de contenção da margem foram iniciadas em 2007, num trecho experimental de 12 quilômetros, mas serão estendidas ao longo do percurso do Rio. A dragagem, por sua vez, começa a ser feita em maio e a perspectiva é retirar 500 mil metros cúbicos de lama até novembro.
“Neste ano, deixaremos navegável o trecho entre Ibotirama (BA) e Petrolina, para embarcações com calado de 1,8 metros a 2 metros e comboios de 5 a 7 mil toneladas de capacidade”, informou Joaquim Carlos Riva, coordenador do Programa BioRio São Francisco, do governo federal.
Internacionais
31. Austrália pede perdão a aborígines
O primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, propôs ontem ao Parlamento o texto de um pedido inequívoco de desculpas à população aborígine do país por causa da “indignidade e da degradação” causadas pelas políticas de governos passados. A moção, a ser apresentada hoje por Rudd ao Parlamento, tem como alvo milhares de crianças aborígines retiradas à força de suas famílias por causa de uma política de assimilação que durou décadas.
32. Obama vira ídolo de jovens
Toda vez que aparece uma notícia sobre o pré-candidato democrata Barack Obama, Justin Madden manda uma mensagem ou liga para atualizar sua namorada, Priscila, e vice-versa. Eles têm ido a comícios distribuir buttons e folhetos. Justin, que é editor de cinema, vai fazer um filme sobre os eleitores de Obama na Pensilvânia, doando seu trabalho para a campanha.
Esportivas
33. Santa dá largada na Copa do Brasil
Começa hoje a caminhada do Santa Cruz na Copa do Brasil 2008. Primeiro clube pernambucano a estrear na disputa nacional, a partida é contra o Fast/AM, às 20h45 (horário do Recife), no estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, em Manaus. Numa situação complicada no Estadual 2008, onde ocupa apenas a quarta colocação geral, com 12 pontos ganhos, oito a menos que o líder, Sport, o Tricolor quer apagar a pífia participação na edição passada da competição, quando foi desclassificado logo na primeira fase, perdendo os dois jogos para o Ulbra/RO.
34. Roberto Fernandes fica no Náutico
Apesar de ter sido procurado pelo São Caetano, o técnico Roberto Fernandes pensou melhor e decidiu permanecer nos Aflitos - clube com quem possui um contrato até dezembro deste ano. O anúncio de sua permanência no Náutico foi feito ontem à tarde, antes do início do coletivo-apronto visando a estréia da equipe na Copa do Brasil. Vale lembrar que este assédio não é de hoje. No início da temporada, o alvirrubro já tinha sido sondado pelos paulistas.
35. Sport - No meio do caminho, surge outro sertanejo
No meio do caminho do Sport neste turno, há outro time sertanejo. O Serrano vai receber o Leão hoje à noite com a missão de tentar o que ninguém conseguiu até o momento no Pernambucano: derrotar o Rubro-Negro. A equipe de Serra Talhada ocupa a quinta colocação, com 12 pontos. Para o líder da competição, o objetivo é repetir o feito de domingo passado, quando venceu o Salgueiro por 3x1, de virada. O confronto será no estádio Nildo Pereira, o Pereirão, a partir das 20h30.
36. Jumento quer reencontrar o caminho da vitória
Para encarar o líder do Estadual, o técnico Pedro Manta deve manter a base da equipe que vem conquistando importantes resultados no campeonato. Com 12 pontos, na quinta colocação, mesma pontuação do Central e Santa Cruz, terceiro e quarto, respectivamente, o Serrano leva desvantagem no saldo de gols. Enquanto a Patativa tem quatro positivos e a Cobra Coral tem dois, o Jumento está com dois negativos, devido à goleada sofrida nos Aflitos para o Náutico (5x2).
37. Sistema do Todos com a Nota muda
O sistema de trocas de ingressos do Programa Todos com a Nota sofrerá uma mudança substancial a partir de hoje. Agora, o torcedor deverá ligar para um número de telefone para fazer a reserva da sua entrada. Só depois disso, com uma numeração de protocolo em mãos, a pessoa irá ao clube para retirar o bilhete. A partida que vai inaugurar o sistema será Sport x Serrano, domingo, na Ilha do Retiro. Para esse jogo, as ligações deverão ser feitas entre as 9h e as 16h de hoje. A retirada será na sexta-feira, na sede rubro-negra.
Policiais
38. Gari, preso, confessa que matou a mulher e diz estar arrependido
Depois de se apresentar espontaneamente e garantir que seria inocente, o gari Ednaldo Alves Bastos Filho, o Binho , de 30 anos, foi preso, na tarde da última segunda-feira, pelos agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Cordeiro. Ele confessou a autoria das facadas que tiraram a vida da companheira Luciana Maria Santos Gomes, de 38, com quem convivia há quase dois anos.
Ela foi morta na casa onde vivia com ele, em Paulista. Na época do crime, além da brutalidade utilizada, já que a perícia indicou que o acusado desferiu mais de dez golpes de faca no corpo da mulher, uma outra situação chamou a atenção e trouxe revolta para a família da vítima e para a sociedade.
O filho de Luciana, uma criança de 3 anos, permaneceu três dias ao lado do corpo da mãe, assassinada no dia 13 de janeiro. Só no dia 16, o menino pulou o muro e narrou para uma vizinha o que havia ocorrido. Os familiares da mulher morta estiveram na porta da sede do GOE, na manhã de ontem. Revoltados, afirmaram que acompanharão de perto o desenrolar do caso.
39. Adolescente é executado a tiros
Vinte dias depois de prestar queixa na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), alegando que estava sendo ameaçada pelo filho mais velho, a dona de casa Diva Cândido da Silva, de 36 anos, recebeu a notícia de que ele foi assassinado.
O corpo do jovem Edenilton Pereira da Silva, de 17 anos, foi encontrado, na manhã de ontem, na rua da Quadra, próximo à Feira da Banana de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. A vítima foi atingida por dois disparos na nuca. Diva contou que, desde os 15 anos, o garoto é “viciado em maconha e crack” e que, por conta disso, toda a família vinha sendo ameaçada por ele.
40. Estudante morto em Cajueiro Seco
O estudante Leandro Pedro Pontes dos Santos, de 17 anos, foi assassinado, anteontem, por volta das 20h, em frente à própria residência. O crime aconteceu na rua Nova América, na comunidade de Cajueiro Seco, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com testemunhas, a vítima estava em frente ao portão de casa em uma bicicleta quando foi alvejada pelas costas por um homem desconhecido. Pessoas que preferiram não se identificar disseram que o estudante vinha sendo perseguido pelo autor do crime em ruas perto da casa em que morava. O assassinato chamou a atenção dos moradores da localidade, que acompanharam o trabalho de perícia feito no cadáver pelos técnicos do Instituto de Criminalística (IC).
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário