Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Jornal do Vale 18 de fevereiro de 2008


1. Filha envenena a própria mãe

Uma garota de 15 anos foi detida, na tarde de ontem, na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no bairro da Boa Vista, por tentativa de homicídio. A adolescente confessou que tentou envenenar a mãe, no último sábado, com a substância tóxica carbamato aldicarb, conhecido como “chumbinho” pela forma de apresentação, em pequenos grãos de cor cinza-chumbo. A mãe continua internada na Unidade de Pacientes Graves (UPG), no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, para onde foi levada, sem previsão de alta.
“Ela me batia por qualquer coisa. Só gritava e brigava comigo. Na sexta-feira não me deixou ficar na casa de uma amiga para fazer um trabalho de geografia. Chegou mais cedo, não me viu e foi atrás de mim com um pedaço de pau na mão para me bater. Foi uma confusão enorme. Eu não agüentava mais”, contou a menina.
A garota morava com a mãe, no município de Itabatinga, há apenas seis meses. Desde pequena residia com o pai no município de Caruaru, agreste pernambucano, mas, segundo ela, foi obrigada a morar com a mãe biológica por conta dos maus-tratos sofridos com a madrasta. “Tudo que ela (a madrasta) quer, meu pai faz. Ele teve que escolher ficar comigo ou com ela”.

2. Vira-lata salva bebê de pitbull

Um cachorro vira-lata salvou a vida de uma criança de 11 meses. O bebê estava prestes a ser atacado por um pitbull, na praça Professor Coelho de Almeida, no Cordeiro. Manoela Vitória Silva dos Santos estava com a avó Cátia Cristina Soares de Oliveira, 41 anos, no terraço da casa quando o animal entrou e se dirigiu à menina.
Desesperada, a avó começou a bater no cachorro com o que tinha em sua frente - um banco e uns pedaços de madeira. O cão Rex partiu em direção ao pitbull e começou a mordê-lo. Foi justamente por conta disso que avó da menina conseguiu tirá-la de perto do animal.
“Foi tudo muito rápido. Eu estava dando comida a ela quando ele entrou no terraço. Fiquei apavorada porque estava disposta a fazer qualquer coisa para evitar que ele atacasse a minha neta. Mas Rex percebeu a situação e foi para cima dele. Ainda bem porque não sei o que poderia ter acontecido. Eu bati muito nele, quebrei um banco de tanto bater”, contou Cátia Cristina.

3. Polícia encontra túnel no Aníbal

Policiais do Batalhão de Guarda que atuam no Aníbal Bruno encontraram, na tarde do último sábado, o início de um túnel de aproximadamente dois metros de comprimento. O buraco estava sendo cavado nas imediações do campo de futebol da unidade prisional, perto do muro que cerca do presídio.
No momento em que foi descoberto, dois detentos estavam fazendo escavações com uma espécie de enxada. Denilson Olímpio de Albuquerque e Rinaldo Pereira da Silva, de idades não-informadas, foram encaminhados para a cela de disciplina e devem permanecer por lá por tempo indeterminado.
O diretor do Aníbal Bruno, coronel Geraldo Severiano, disse que não considera o buraco um túnel pois a perfuração ainda estava muito incipiente e ainda nem cabia uma pessoa dentro. “Eles estavam cavando o buraco em lugar onde eles não teriam como esconder por muito tempo. Fica próximo ao campo de futebol e é uma área muito vigiada. Se não fosse hoje, eles seriam descobertos em pouco tempo”, afirmou o coronel.

4. Estudante mata 3 pessoas em SP

O estudante de administração da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) André Menezes Kamitani, 20, perdeu o controle de seu carro ontem pela manhã, atropelou e matou três homens, além de deixar outro ferido, na avenida Parada Pinto, na Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. À Polícia Civil Kamitani alegou não conseguir frear seu Gol. O cobrador Leandro da Silva, 31, que sobreviveu ao acidente, disse, porém, que o universitário guiava em alta velocidade.
O motorista foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção) e lesão corporal culposa no 38º Distrito Policial. Ele só não foi preso em flagrante e multado porque ajudou a socorrer as vítimas, conforme o artigo 301 do Código Nacional de Trânsito.
Kamitani não quis falar, mas de acordo com seus familiares, ele contou que não dirigia em alta velocidade e que tudo foi um acidente. Morreram: o serralheiro Alexandro da Silva Faria, 30, o pintor Marcos Roberto Ferro, 40 e o autônomo Israel de Souza, 41.

5. Granada explode e fere 7 pessoas em favela do Rio

A explosão de uma granada na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, feriu sete pessoas, sendo que um deles, o jovem Carlos Roberto Carvalho Filho, de 16 anos, continua internado em estado grave no Hospital Getúlio Vargas.
Segundo testemunhas que estavam no local no momento da explosão e prestaram depoimento à Polícia Militar, um traficante ainda não identificado pela PM entrou em uma barbearia local com a granada na mão. Ao perceber a presença de policiais na área ele teria ameaçado jogar a granada. Nervoso, ele teria deixado a granada cair no chão, causando a detonação. Ele conseguiu fugir logo após a explosão.

6. Aplicação de lei depende do preparo de policiais

A aplicação da Lei Maria da Penha no Rio de Janeiro depende da capacitação de profissionais, principalmente, dos policiais e da articulação da área jurídica com a social. O alerta foi feito ontem por participantes de um seminário sobre o tema na Defensoria Pública do Estado.
A juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da cidade do Rio, Adriana Ramos de Mello, falou sobre a importância de se aliar ao atendimento nas defensorias, programas das secretarias de trabalho e renda, habitação e assistência social.
Ela também destacou as dificuldades pelas quais passam as mulheres vítimas de violência que buscam a polícia. Segunda a juíza, o tratamento não é adequado e muitas delas não conseguem proteção. Às vezes, nem registrar ocorrência.

7. Fogo em navio mata três em Santos

Três tripulantes de um navio de bandeira chilena morreram em um incêndio que atingiu a embarcação no porto de Santos (litoral de SP) na noite de ontem. O fogo teve início por volta das 21h e foi controlado na madrugada de hoje.
Segundo o tenente Nelson Duarte, do Corpo de Bombeiros de Santos, dois corpos foram encontrados próximos a uma porta que permitia o acesso do pátio do navio à casa de máquinas -onde fica o motor da embarcação. Os dois tripulantes apresentavam sinais de asfixia.

Um outro corpo, carbonizado, foi localizado atrás de um tanque de óleo do navio, em local de difícil acesso. Até o final da tarde de hoje o Corpo de Bombeiros não tinha as identidades dos tripulantes mortos. O cargueiro estava atracado no porto, no lado do Guarujá, em um terminal da empresa Santos Brasil, informou Duarte. A reportagem não conseguiu contato com representantes da empresa hoje.

8. Ladrões matam mulher no trânsito

A agente comunitária e técnica em enfermagem Íris Cleide Ferreira Costa de Almeida, 31 anos, foi morta com um tiro durante um assalto, na noite de sábado, na Avenida Nápoles, em Rio Doce, Olinda, Região Metropolitana.
Ela estava no carro com o marido, o engenheiro agrônomo César Luciano da Silva, 32, e a filha mais nova, de 1 ano e 11 meses, quando dois homens surgiram armados. O marido de Íris acelerou o veículo e, na reação dos bandidos, um dos tiros acertou a vítima. A bala entrou pelo braço direito e atingiu o coração. Este ano, 41 mulheres foram mortas no Estado.

9. Mulher mata as duas filhas

Uma mulher, supostamente com problemas mentais, matou suas duas filhas após atirar contra elas, no fim da tarde de sábado, em São Matheus, Zona Leste de São Paulo. A mulher manteve como reféns e baleou as próprias filhas, uma de 10 e outra de 6 anos, por volta das 18 horas, de anteontem.
A mulher, que também ameaçava se matar, acabou dominada por policiais que invadiram sua casa. As crianças foram encaminhadas ainda com vida para hospitais, mas não resistiram.

10. Terremoto de 3,5 graus assusta norte do Ceará

Um tremor de 3,5 graus na escala Richter atingiu o norte do Estado do Ceará na noite de sábado. Na região, as cenas foram parecidas em muitas das cidades: o chão tremeu, os móveis se mexeram, as portas e janelas bateram de um lado para o outro.
Tudo isso junto com um barulho, o que assustou ainda mais a população. Os tremores de terra sentidos na noite de sábado tiveram uma magnitude pequena, segundo os técnicos, mas suficiente para abalar boa parte dos cearenses.

Política

11. Lyra cobra mais autonomia de João da Costa

A chamada “tese do andor” voltou a pautar as discussões políticas no Recife. Ontem, o vice-governador do Estado, João Lyra Neto (PDT), revelou sua descrença em relação à teoria e foi além: pediu maior autonomia do pré-candidato petista à Prefeitura da Capital e secretário municipal de Planejamento Participativo, João da Costa.
“João terá um amplo apoio, mas não podemos ficar acreditando na tese do andor. Acho uma idéia muito frágil, isso não funciona no Recife”, relatou, ao fazer comparativos com outras eleições nas quais os maiores caciques políticos em seus partidos não conseguiram fazer seus sucessores.

12. Humberto Costa avalia cenários

Com o objetivo de acompanhar de perto o quadro sucessório nos municípios do interior do Estado, o secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), fez uma série de visitas no último fim de semana a várias cidades do Sertão de Pernambuco, entre elas, Petrolina, Ouricuri, Bodocó e Araripina.
O petista visitou cerca de 20 municípios. “A idéia é pegarmos mais ou menos um apanhado do que está acontecendo nesses municípios e encontrar procedimentos para ajudar o partido com relação ao processo”, revelou.
Apesar de o cenário ainda não estar totalmente definido em Petrolina, Humberto acredita que o PT possa consolidar uma ampla aliança com os partidos da base do Governo para as eleições deste ano. “Ainda não há uma posição definida do PT com relação à disputa.

13. Campos tenta fechar hoje acordo com PR

Na corrida por apoios à sua pré-candidatura para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o deputado André Campos almoça hoje com o deputado federal Inocêncio Oliveira. Apesar de afirmar ser uma conversa preliminar, Campos espera sair do encontro com uma posição definida do republicano com relação a um possível apoio ao seu nome.
Segundo o parlamentar, o diálogo com a sigla está bem adiantado. “Tenho conversado com José Marcos (presidente do PR em Jaboatão) e com (Alberto) Feitosa (deputado). Eu diria que estamos tendo boas conversas”, comentou.

O petista disse, inclusive, que o deputado Inocêncio Oliveira já se “mostrou simpático” à idéia. “No final do ano passado, quando estive na festa de confraternização do PR, Inocêncio não mostrou restrição (sobre o apoio ao petista). Pelo contrário. Ele se mostrou simpático”, contou.

14. Jungmann aguarda anúncio do PV

O deputado federal e pré-candidato do PPS à Prefeitura do Recife, Raul Jungmann, deixou claro, ontem, que sua pré-candidatura não é reversível. Jungmann já dá como certa a entrada do Partido Verde no seu palanque e aguarda apenas o posicionamento oficial dos verdes.
A aliança PPS/PV, que segundo o deputado “está fechada”, dá um banho de água fria nas intenções do pré-candidato do PMDB, Raul Henry, que ainda sonha com o apoio do PV ao seu palanque. No entanto, uma coligação dos verdes com o PMDB inviabilizaria a chapa proporcional da sigla, o que não aconteceria com uma aliança com o PPS.

15. PDT se prepara para congresso nacional do partido

Sob a égide de seu maior ícone, Leonel Brizola (morto em 2004), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) reuniu sua cúpula estadual em encontro realizado ontem. A intenção foi preparar o partido em âmbito estadual para o congresso nacional da sigla, que acontecerá no mês de abril, em Brasília.
Mais de 200 pedetistas estavam presentes da sede da legenda, que juntou os maiores nomes do partido no Estado, além de prefeitos e pré-candidatos do Interior. O presidente estadual do PDT, deputado estadual José Queiroz, acredita na retomada do crescimento partidário.
“Precisamos ter consistência no nosso discurso e preparar os diretórios municipais para as eleições. É importante ficarmos alinhados para que todos saibam das diretrizes nacionais”, falou.

16. Legendas se unem para compor chapa com PcdoB

Um grupo formado por três legendas já escolheu a fórmula para ajudar na composição da chapa que concorrerá à sucessão da prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB). Dentro de dez dias, PRTB, PTC e PMN apresentam alguns nomes para integrar a vice do candidato que receberá o apoio da comunista.
Até agora, para a vaga de prefeito, os mais cotados são o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) e o deputado estadual Luciano Moura (PCdoB), embora o primeiro conte com a predileção da gestora. Nos dois mandatos, Luciana Santos contou com o PT na sua vice, mas tudo indica que os petistas devem se desvincular da aliança para, em outubro deste ano, concorrer em faixa própria.

17. Oposição sem espaço na Alepe

Nunca foi uma tarefa muito fácil para a oposição da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fazer seu trabalho de conflito ao Palácio do Campo das Princesas. Apesar da alternância de grupos políticos das forças de esquerda e de direita no Governo, os oposicionistas não encontram espaço para conquistar vitórias.

Muitos reclamam de serem suprimidos pela força do Poder Executivo. No segundo ano da gestão de Eduardo Campos (PSB), alguns parlamentares já passaram pela experiência de estarem ao lado e contra o Governo. A opinião dos oposicionistas passa por diferentes formas de argumentação, aumentando o leque de interpretações a respeito do assunto.

18. Governistas destacam diálogo

Na visão de quem estava na oposição e passou a defender o Governo após a vitória de Eduardo Campos (PSB), a história é diferente. O deputado estadual Isaltino Nascimento (PT), líder da bancada governista, retrata o tratamento diferenciado dado pela atual gestão à oposição dentro de seu ponto de vista. “A diferença encontra-se no diálogo. No governo passado não havia isso. O trabalho da oposição vem sendo fácil porque o governador vem cumprindo o que prometeu”, falou.
Isaltino atribuiu aos próprios governistas a fluência de naturalidade dos contatos entre oposição e Palácio. “Servimos de porta-vozes para abrir o diálogo”, argumentou. O petista relembrou as dificuldades e as manobras que precisava fazer no passado para conseguir atingir a gestão jarbista. “Precisávamos criar fatos, denunciando em vários momentos com firmeza a área de desenvolvimento social”, contou.

19. Lula: único legado decente de FHC é cartão

Em entrevista ontem na base brasileira na Antártida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o cartão corporativo foi a “única coisa decente’’ criada na gestão de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). O petista voltou a dizer que a CPI dos Cartões no Congresso não o incomoda. Para ele, ser contra o uso dos cartões é “no mínimo ignorância’’.
“Não incomoda (a CPI dos Cartões) porque o cartão corporativo é a coisa mais decente que foi criada ainda no governo passado (FHC)’’, disse o presidente. “Aliás, durante a campanha eleitoral de 2006, num debate, eu disse para o meu adversário (o tucano Geraldo Alckmin) que a única coisa boa que o governo passado criou foi o cartão corporativo.

20. Oposição pode pedir hoje CPI só no Senado

Em represália à decisão do Governo de ficar com os postos de comando da CPI Mista dos Cartões, os partidos de oposição ameaçam protocolar hoje requerimento para a criação de um comissão formada exclusivamente por senadores. Uma reunião entre os líderes de oposição prevista para amanhã de manhã vai definir se o requerimento da CPI do Senado será apresentado antes do pedido de criação de CPI Mista, previsto para ser lido em sessão do Congresso desta quarta-feira.
“Vamos pressionar para ter um dos postos de comando da CPI Mista dos Cartões Corporativos. Se o Governo não concordar com isso, colhemos assinaturas para uma CPI só do Senado em uma hora, impedindo a instalação da comissão mista”, afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). “É o último apelo que vamos fazer ao Governo para ficarmos com a presidência ou a relatoria da CPI”, completou.

Economia

21. Cambistas voltam a protestar hoje

Mais de dez mil pessoas são esperadas para a passeata que ocorre na tarde de hoje pelas ruas do Centro do Recife, em mais um protesto ao fechamento das casas de jogo do bicho em Pernambuco, medida em vigor desde o último dia 29 de janeiro.
A manifestação conta com a participação dos trabalhadores (cambistas) pernambucanos, os quais vão caminhar da sede da Associação dos Vendedores Autônomos de Loterias (Aval), próxima ao Parque 13 de Maio, a partir das 13h, até o Palácio do Campo das Princesas. A atividade, considerada irregular pelo Governo Federal, empregava mais de 50 mil pessoas no Estado.

22. Salário maior já não é tão primordial

Nível salarial já não está na exigência número um dos trabalhadores que buscam uma nova ocupação. Após entrevistar 12.122 pessoas de empresas privadas de todo o Brasil, a pesquisa “A contratação, a demissão e a carreira dos profissionais brasileiros”, realizada pelo Grupo Catho, mostrou que o aumento da remuneração é o quinto item levado em conta na escolha de um novo emprego, sendo mais relevante apenas para 7,22% dos entrevistados.
O quesito considerado mais importante por eles foi a perspectiva de crescimento, com 36%. Para a consultora de Recursos Humanos da Catho, Gláucia Santos, a pesquisa revela uma mudança no perfil dos profissionais brasileiros. “Eles agora querem construir uma carreira sólida dentro das empresas, alcançando melhores cargos e realização profissional. Benefícios e salários ficaram em segundo plano”, analisou ela.

23. União libera verba para serviço de carro-pipa

Depois dos protestos de agricultores do Sertão do Pajeú pernambucano, o Ministério da Integração Nacional liberou cerca de R$ 55 milhões para garantir o abastecimento d’água por carro-pipa na região Nordeste. Desse valor, R$ 10,8 milhões serão destinados a Pernambuco. Com isso, os 298 carros-pipa do Exército, que estavam parados desde o dia 12 de dezembro, poderão voltar a abastecer os pólos de Salgueiro, Petrolina, Caruaru, Araripina, Afogados da Ingazeira e Arcoverde.
“O dinheiro já está na conta e os carros-pipa já estarão circulando”, assegurou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Esses veículos vão atender um total de 54 municípios do Estado, que decretaram situação de emergência devido à falta de chuvas. Além da frota do Exército, o Governo de Pernambuco tem autorizada a contratação de 330 carros-pipa. “Ao custo de R$ 1 milhão por mês, já temos 277 carros em operação”, revelou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira.

24. Mistura do biodiesel onera consumo

Desde 1° de janeiro deste ano, todos os postos de combustível do Brasil tiveram que substituir o óleo diesel de petróleo pelo B2 - combustível composto por 2% de biodiesel puro (B100) e 98% de diesel de petróleo. Quando o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel do Governo Federal foi concebido, a idéia era a inclusão social de pequenos e médios produtores.

Em Pernambuco, porém, o projeto ainda não atendeu ao seu objetivo, pois a produção de matérias-primas para a fabricação de biodiesel é insignificante para abastecer o mercado. Enquanto o início da cadeia não se desenvolve no Estado, os consumidores sentem o reflexo do aumento do produto nas bombas de combustível.

25. Preço do óleo dificulta produção local

A emissão de biodiesel é salutar para o meio ambiente, pois dissemina menos enxofre. Além disso, quando comparado com o óleo diesel derivado de petróleo, o biodiesel puro reduz em até 78% as emissões de gás carbônico (CO2). Entretanto, o Governo Federal, junto com o estadual, precisa dar apoio técnico e financeiro para os pequenos produtores.
De acordo com o presidente da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Júlio Zóe, neste ano, foram disponibilizados cem mil quilos de sementes de algodão para a produção em dez mil hectares, nas regiões do Araripe, Pajeú e Agreste.

26. ICMS cai para gasolina e gás

A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que incide sobre os combustíveis, foi reduzida para dois insumos. No caso da gasolina, o percentual de 27% passou a ser calculado sobre o valor de R$ 2,6008. Antes, era R$ 2,6138. O segundo item que sofreu baixa no piso de incidência do ICMS foi o Gás Liqüefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha.

O cálculo do imposto sobre esse produto equivalia a 17% de R$ 2,4401 e, agora, passa a ser calculado em cima de R$ 2,2601. Os valores passaram a ser praticados desde o último sábado, conforme definiu a publicação, no ato da Comissão Técnica Permanente (Cotepe), vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Diário Oficial da União.

Internacionais

27. Ataque mata 80 no sul do Afeganistão

Um ataque promovido por um militante suicida durante uma rinha de cães no sul do Afeganistão provocou a morte de pelo menos 80 pessoas ontem, informaram autoridades locais. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas.
O aparente alvo do homem-bomba era um comandante de milícia que insurgiu-se contra o Taleban e morreu no ataque. Caso os números se confirmem, este será o pior ataque suicida perpetrado no país desde a queda do regime liderado pela milícia fundamentalista islâmica Taleban, no fim de 2001.

28. Paquistão realiza eleições hoje

O governo paquistanês prometeu ontem manter a data das eleições no país apesar de um ataque suicida durante um comício ter provocado a morte de 46 pessoas, aterrorizando ainda mais os eleitores preocupados com a onda de violência que ofusca o processo eleitoral.
Islamabad está sob pressão de aliados ocidentais para que as eleições gerais previstas para amanhã transcorram de maneira justa e livre. O resultado do pleito será crucial para o futuro do presidente Pervez Musharraf e de um país marcado pela crescente ação de militantes pró-Taleban.

Esportivas

29. Sport se vinga do Serrano metendo 8x0

O objetivo era apagar a má impressão deixada na partida anterior. Porém, o Sport fez muito mais, ontem à tarde, a ponto de exagerar. No jogo da volta contra o Serrano, desta vez na Ilha do Retiro, o Leão correu, marcou, atacou e deu olé, aplicando a maior goleada no Pernambucano até o momento.
O resultado de 8x0 estampado no placar eletrônico no final do jogo significou, além da sétima vitória na competição, a prova de que o time continua firme como favorito ao título do Primeiro Turno. O Rubro-negro foi a 23 pontos, sete a mais do que o Náutico, que tem dois jogos a menos.

30. Sob os olhos de Fito, Santa perde

O novo técnico do Santa Cruz, Fito Neves, viu ontem que vai ter muito trabalho na sua terceira passagem no comando do time. Sob os olhares atentos do treinador, o Tricolor perdeu, por 2x1, de virada, para o Ypiranga, no estádio Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe. E pior.
O resultado fez com que a equipe deixasse o grupo dos seis melhores colocados. Se o Pernambucano terminasse hoje, a equipe coral, atualmente na sétima posição, com 12 pontos, estaria fora do segundo turno, tendo que disputar o chamado “hexagonal da morte”, que definirá os dois rebaixados à Série A2 2009.

31. Clássico Matuto termina empatado

Quando o torcedor da capital pernambucana reclamou da Federação por não ter marcado nenhum clássico entre os três grandes do futebol pernambucano neste Primeiro Turno do campeonato, não foi por acaso.
Afinal, a rivalidade existente em qualquer clássico é sempre um momento ímpar do futebol. Um bom exemplo aconteceu ontem, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, na disputa do ‘Clássico Matuto’, entre Central e Porto, que não saiu do empate em 1x1.
O resultado acabou não sendo bom para nenhuma das duas equipes, pois a Patativa perdeu dois pontos em casa e caiu para a sexta colocação geral, enquanto o Gavião, mesmo somando um ponto no campo do adversário, permanece na antepenúltima colocação, agora com sete pontos, ainda na zona de disputa do hexagonal da morte.

32. Sete vence primeira no Estadual

Finalmente, o Sete de Setembro pintou no Campeonato Pernambucano e em grande estilo. Numa partida com sete gols, o time de Garanhuns, ainda sem poder atuar em seu estádio, o Gigante do Agreste, que permanece interditado por determinação da FPF, conseguiu sua primeira vitória na competição ao derrotar, de virada, o Centro Limoeirense por 4x3, na tarde do último sábado, no estádio Antônio Inácio de Souza, em Caruaru. Mesmo com o resultado, o Sete permanece na lanterna geral da competição, agora somando seis pontos.

33. Gol solitário mantém Salgueiro no G-6

Nem o campo encharcado foi suficiente para segurar o Salgueiro. Com o gol do atacante Tiago, o time do Sertão do Estado derrotou o Vera Cruz por 1x0 e agora ocupa a quinta colocação do Pernambucano, com 14 pontos. A pontuação é a mesma do quarto colocado, o Ypiranga, mas o Carcará leva desvantagem no saldo de gols.
O resultado negativo fez o Galo cair para 11°, com sete. Se o campeonato terminasse hoje, a equipe de Vitória de Santo Antão, junto com o Sete de Setembro, seria rebaixada para a Série A-2.

34. Timbu à procura de mais três pontos

Invicto há três partidas, o Náutico entra em campo nesta noite, às 20h30, contra o Petrolina, na cidade de mesmo nome, no Estádio Paulo de Souza Coelho, pelo complemento da nona rodada do Campeonato Pernambucano. Com 16 pontos conquistados e dois jogos a menos do líder Sport (23), os alvirrubros terão uma ótima chance de diminuir a vantagem dos rubro-negros e, consequentemente, continuarem vivos na luta do Primeiro Turno do certame.

Policiais

35. Arrastados e mortos a tiros

Dois homens foram mortos na noite de anteontem no Alto São Miguel, em Abreu e Lima, no Grande Recife. O crime que chamou a atenção dos moradores teve como vítimas os ex-presidiários Leandro José da Silva, o Cara de Plástico, 24, e Valter Ventura Marcelino, o Dáu, 30.

Segundo informações da polícia, as vítimas estavam na residência de amigos, próximo ao local do crime, quando dois homens de identidades desconhecidas invadiram o local e os arrastaram pela camisa. Leandro foi morto na rua Bahia. Já Valter tentou fugir dos criminosos, mas foi assassinado oitenta metros depois, na rua Arlindo Moreira. O caso foi registrado pela Força-Tarefa do Núcleo de Homicídios e deverá ser investigado pela Delegacia de Abreu e Lima.

36. Agricultor executado pelas costas

O corpo do agricultor José Nildo Gomes Barbosa, o Nido, de 52 anos, foi encontrado em uma via de acesso ao sítio onde morava com a família, no Engenho Algodoais, em Gaibu, Cabo. Parentes do homem ainda ouviram os disparos, por volta das 2h de ontem, mas não pensaram que o alvo havia sido ele.
“Nido tinha saído de casa para beber com R$ 1 mil no bolso, na tarde do sábado. Não sabemos durante quanto tempo ele juntou esse dinheiro. Mas quando foi embora disse que gastaria tudo na farra”, informou o irmão dele, o também agricultor José Gomes Barbosa, de 69 anos.
De acordo com o sargento Nivaldo Pedro Alexandre, do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), moradores afirmaram que viram quando a vítima desceu de um carro e começou a seguir em direção à casa onde mora.

37. Biscateiro é morto em Jaboatão dos Guararapes

O biscateiro Marcelo Antônio de Andrade, 41 anos, foi assassinado, por volta das 7h do último sábado, na avenida Presidente Kennedy, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes. Ao lado do corpo dele, os policiais militares do 6º Batalhão encontraram um revólver calibre 38, R$ 484 em dinheiro e dois celulares.
O comissário da Força-Tarefa de Homicídios, da Polícia Civil (PC), George Santos, declarou que, segundo informações colhidas no local do crime, o homem assassinado havia assaltado, minutos antes de ser morto, os proprietários de uma empresa de água, situada nas proximidades. “Existe a possibilidade de a quantia achada ter sido fruto da investida. Ainda será investigado se ele foi morto como retaliação à ação anterior”, reforçou.

38. Manicure é morta por dois homens

O assassinato de uma manicure, no Alto José do Pinho, Casa Amarela, chocou os moradores da localidade. Janice de Santana, de 39 anos, foi morta por dois homens, na madrugada do último sábado.
De acordo com informações da polícia, os bandidos arrombaram a casa dela, na rua Vespaziano, e desferiram quatro disparos de arma de fogo na mulher. Ao lado do quarto onde a vítima foi atingida, dormiam os dois filhos dela, um de 19 anos, e outra criança, de idade não-revelada. Eles não ficaram feridos. A residência não apresentou sinais de que tivesse sido revirada pelos assassinos.

39. Morto com requintes de crueldade

Um crime com requintes de crueldade alterou o sossego e a tranqüilidade dos banhistas e moradores da praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. O corpo de um jovem, aparentando 25 anos, foi encontrado boiando, na manhã de ontem, na beira do Rio Macaibeiras, próximo de um local conhecido como Ilha do Amor.
A polícia não achou documentos que identificassem o rapaz, que estava com uma das pernas amarradas a um pedaço de pau, fincado à terra. Um rastro de sangue iniciado distante 20 metros de onde o cadáver foi visto podia ser percebido no chão.
“As marcas indicam que ele foi executado ainda em solo e arrastado até a água”, afirmou o soldado Wellington Mangueira, do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Além dos tiros, era possível perceber perfurações feitas à faca, a mais profunda delas atingiu o pescoço. “Ele quase foi degolado”, completou.

40. Homem é desovado em manguezal

Um homem foi encontrado morto na tarde do último sábado, numa área de manguezal, nas imediações da rua São João, no Ibura de Baixo. A vítima, que estava desempregada, começaria a trabalhar na próxima semana, segundo informações dos familiares repassadas à polícia.
Eliel Félix Ferreira, 19 anos, foi morto a golpes de faca e teve parte do corpo envolvido em um saco plástico. O crime deve ter ocorrido na madrugada do sábado, isso porque ele foi visto pela última vez na noite da sexta-feira. Parentes disseram que Eliel saiu de casa à noite, não informou para onde iria e não voltou mais.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog