Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Sargento mata comerciante a tiros em frente ao Cotel

O sargento da Polícia Militar Daniel Azevedo da Silva, 43 anos, voltava para casa em Caetés, Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, quando cruzou com o comerciante Isaac Domingos dos Santos, 37, na frente do Centro de Triagem (Cotel). O PM, que estava de moto, deixou a filha em casa e retornou ao Cotel armado com uma pistola e um revólver. Diante de quatro equipes de reportagem, que aguardavam a saída do empresário Alisson Jerrar Zacarias dos Santos do presídio, o sargento descarregou o revólver no comerciante e ainda pisou na cabeça de Isaac Domingos até ser contido pela guarda da unidade.
"Ele matou meu pai! Ele matou meu pai e a minha enteada!", gritava o sargento enquanto golpeava o inimigo que agonizava no chão, baleado no tórax, na cabeça e nas costas.
Isaac Domingos dos Santos cumpriu seis anos, dos nove a que foi sentenciado em maio de 2005 por ter executado a tiros Demóstenes da Silva, pai do sargento, em um bar na cidade de Olinda, no dia 2 de junho de 2001. O ex-presidiário estava em liberdade condicional há um ano. Além do homicídio, Isaac foi condenado por estupro e aparece como réu em outros três processos.

2. Falsa PM é acusada de roubo

Uma mulher que se passava por policial militar foi detida, na manhã de segunda-feira, nas proximidades do terminal de ônibus de Jardim Brasil II, no município de Olinda, Região Metropolitana do Recife. Ela foi surpreendida após denúncia de um comerciante que mora no bairro de Ouro Preto. De acordo com ele, que entrou em contato com a polícia, Anaílma da Conceição Almeida teria roubado um celular e outros objetos pessoais. No momento em que foi abordada por policiais militares, a suspeita estava fardada. A falsa PM foi levada para Delegacia de Olinda e liberada em seguida. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.

3. Natal - Justiça beneficia 1.400 detentos

As 1ª e 2ª Varas de Execuções Penais concederam benefício para 1.400 presos do regime semi-aberto passarem o Natal fora da prisão com os familiares. Eles deixaram a cadeia às 10h de ontem e são obrigados a retornar às 10h do dia 26. De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa da Secretaria-Executiva de Ressocialização, foram contemplados detentos de bom comportamento da Penitenciária Agroindustrial São João, antiga PAI, em Itamaracá, na Região Metropolitana, Presídio de Canhotinho, no Agreste, e Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, e Buíque, também no Agreste. Os presos que não retornarem perdem o direito de cumprir pena no semi-aberto se forem recapturados.

4. Advogado questiona perícia do IC

A defesa do técnico em eletrônica Wellington Evangelista dos Santos viu com desconfiança a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC) que o responsabilizou pelo acidente em Boa Viagem. Em entrevista, na manhã de ontem, o advogado Severino Cesário Vieira questionou o resultado do trabalho, a pressa com que a análise foi desenvolvida e a convicção dos peritos, já que, na opinião dele, as imagens que serviram de base para a perícia geram questionamentos.
"Se a câmera do edifício mostrasse os semáforos de trânsito, não haveria dúvida sobre quem provocou o acidente. Mas isso não acontece. Portanto, eles se baseiam em cálculos que podem ser equivocados", afirmou. A defesa passou o dia de ontem analisando o laudo dos peritos com um especialista em trânsito, para fazer questionamentos embasados e, se for o caso, solicitar uma nova perícia.

5. Apreendida uma tonelada de explosivos

O Exército apreendeu uma tonelada de explosivos em uma mineradora instalada no município de Vertente do Lério, no Agreste do Estado, a 143 quilômetros da capital. Na tarde de segunda-feira, homens do 7º Grupo de Artilharia e Campanha, em Olinda, Grande Recife, receberam denúncias de explosões e foram à Mineração Vertente Lério Ltda. com mandado de busca e apreensão expedido em Surubim, município na mesma região.
“Encontramos o produto depositado de maneira irregular. A empresa não estava registrada e não tinha autorização para a compra de explosivos”, explicou o tenente-coronel Carlos Nogueira, que coordenou a operação. O dono da empresa não foi preso porque estava fora do local no momento da apreensão.
Os explosivos, encontrados em forma de bisnagas de dinamite e de grãos, estariam sendo utilizados na exploração de uma pedreira. O material apreendido foi levado para o quartel do Exército em Aldeia, na Região Metropolitana do Recife.

6. Militar morre durante exercício de tiro

Um aspirante da Marinha foi atingido por um disparo acidental e morreu durante um exercício de tiro a bordo de um navio da Escola Naval no domingo, a 15 milhas de São Sebastião, litoral paulista. O corpo de Alexandre Lopes de Almeida, 21, foi enterrado, ontem, no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência (Rio), Cerca de 150 pessoas, entre elas 80 aspirantes, compareceram ao sepultamento, que teve honras militares. Os parentes de Almeida vivem no Rio e em Macaé (norte fluminense).
Em nota, a Marinha disse que o disparo partiu de metralhadora fixa, mas não deu detalhes sobre o incidente. A assessoria de imprensa do 1º Distrito Naval disse que as circunstâncias da morte só serão conhecidas com o término do Inquérito Policial Militar instaurado. A investigação deve ser concluída entre 40 e 60 dias.
O boletim de ocorrência da Polícia Militar, feito no 1º Distrito Policial de São Sebastião, informa que Almeida estaria passando para recolher cápsulas quando foi atingido no pescoço pelo disparo de uma arma da qual estava próximo. Para a polícia, o disparo, conhecido como “nega de tiro’’, pode ter sido provocado pelo aquecimento da câmara da metralhadora, já que a arma estava em posição de segurança.

7. Estudantes jogam tinta e bananas em vereadores

Estudantes da rede pública de Manaus e militantes do PCdoB e PT invadiram ontem o plenário da Câmara Municipal e jogaram bananas e tinta nos seis membros da Mesa Diretora. O protesto foi contra um projeto aprovado que restringiu o uso da meia tarifa em ônibus urbanos pelos estudantes.
Um vereador foi agredido e dois estudantes tiveram ferimentos leves causados por estilhaços de vidros. Seguranças usaram gás lacrimogêneo e spray de pimenta para conter os cerca de 300 manifestantes. Ninguém foi preso.
Os estudantes quebraram a porta de vidro do plenário, cadeiras e jogaram bananas nos vereadores. Um dos atingidos com tinta, o vereador Sildomar Abtibol (PRP) disse que foi agredido pelo tesoureiro municipal do PCdoB, Moisés Leal, e prestou queixa à polícia. Leal, que foi espancado por seguranças da Câmara, segundo a União dos Estudantes Secundaristas, não foi encontrado para falar sobre o caso.


8. Exigências dos pais impedem sucesso de adoções no País

Existe hoje no Brasil um universo quase sete vezes maior de pessoas que pretendem adotar um filho do que o número de crianças e adolescentes cadastrados como disponíveis pelo Judiciário, mas as exigências dos futuros pais praticamente inviabilizam um final feliz.
Essa é a conclusão a que se chega ao analisar o Cadastro Nacional de Adoção, criado em abril pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para unificar as informações dos Estados brasileiros, tanto em relação às crianças, como sobre os interessados em adotá-las.
Os números mostram que existem 12.684 pretendentes a pais, enquanto apenas 1.832 crianças e adolescentes poderiam ser adotados. A situação seria favorável à adoção, se não fosse um detalhe: os interessados querem crianças diferentes daquelas que aguardam nos abrigos por um pai e uma mãe.

Política

9. Dilma faz rejuvenescimento

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, 61 anos, fez uma bioplastia de rejuvenescimento do rosto - procedimento semelhante a uma cirurgia plástica - em uma clínica particular em Porto Alegre no último sábado. O procedimento custa aproximadamente R$ 3 mil. O médico Renato Viera, que realizou a bioplastia, não quis comentar o atendimento à ministra. Dilma é um dos principais nomes do PT para disputar a sucessão do presidente Lula, em 2010. A assessoria de imprensa da Casa Civil informou que a ministra está em férias e sem agenda oficial até o dia 5 de janeiro.

10. PT propõe "chapa da governabilidade"

A bancada de vereadores do PT fechou, ontem, a "chapa da governabilidade" para ser empossada na mesa diretora da Câmara Municipal do Recife no dia primeiro de janeiro. Reunidos com o prefeito eleito João da Costa (PT), os cinco vereadores petistas acordaram o seguinte colegiado: Múcio Magalhães (PT) na presidência; Francismar Pontes (PTB) na primeira vice-presidência; um vereador do PHS na segunda vice; Romildo Gomes (DEM) na terceira; Augusto Carreras (PV) na primeira-secretaria; Alexandre Lacerda (PTC) na segunda; Gilberto Alves (PTN) na terceira, e, nas suplências, André Ferreira (PMDB) e Gilvan Cavalcanti (PMN). O grupo ainda depende de consultas às demais bancadas, o que deve ocorrer numa reunião na segunda-feira (29), quando se encerrarão os trabalhos legislativos.

11. Miriam critica gestão de Eduardo

A poucos dias de completar dois anos, a administração de Eduardo Campos (PSB), à frente do Governo do Estado, foi objeto de duras críticas por parte da deputada estadual Miriam Lacerda (DEM). Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, Miriam afirmou que a gestão socialista pecou em áreas que deveriam ter sido mais eficientes. “O governador foi eleito com grandes expectativas na Saúde e na Segurança e não correspondeu. É preciso fazer uma reavaliação das ações que estão sendo divulgadas pelo Governo”, disse ela, referindo-se, de forma velada, às promessas eleitorais de Campos, entre elas a construção de três grandes hospitais.
Para Miriam, durante a campanha de 2006, na qual o socialista derrotou Mendonça Filho (DEM), no segundo turno, acreditou-se que com a eleição de Campos, haveria uma grande melhora no Estado. No entanto, segundo ela, isso não ocorreu. “O governador prometeu reduzir a violência em Pernambuco, mas em regiões como o Agreste, por exemplo, o que vemos é um aumento no número de homicídios. Além disso, a Saúde deixou muito a desejar. Esperamos que haja algum avanço com a implantação das fundações”, avaliou.

12. “O PMDB acha que deve ter candidato a tudo”

Eleito ministro do Tribunal de Contas da União, o ex-senador José Jorge ainda comemora a vitória sobre o senador Leomar Quintanilha (PMDB/TO), tanto no plenário do Senado, quanto na Câmara Federal. E ainda ironiza o PMDB, numa referência ao atual quadro de disputa instalado no Congresso Nacional. “O PMDB, como tem a maior bancada, acha que deve ter candidato a tudo. Por isso, indicou Quintanilha. A vaga que está sendo aberta foi uma indicação do então PFL. Era natural que o DEM indicasse agora. Mas, pela primeira vez, houve uma disputa no Senado”, assinalou.
José Jorge disse que contava com os votos de 25 senadores oposicionistas ao Governo Lula, no entanto venceu pelo placar de 41 a 34. “Para mim foi um feito, porque, se todos os 25 votaram em mim, é sinal que alguns governistas também. Agora, se o voto fosse aberto...”, reconheceu, durante visita à Folha de Pernambuco, onde foi recebido pelo diretor executivo, Paulo Pugliesi.

Esportivas

13. Náutico contratando a todo vapor

Em plena véspera de Natal, a diretoria alvirrubra poderá dar de presente à sua torcida mais dois jogadores para a temporada de 2009. Após o lateral-esquerdo Édson Miolo, ex-Sport e atualmente no Legia, da Polônia, ser anunciado, ontem, como o segundo reforço do Náutico, hoje, tudo indica que a direção anunciará a aquisição do volante Éverton, também ex-Leão, e do atacante Rodrigo, que estava atuando no futebol europeu.
Apesar da negativa da diretoria alvirrubra, uma fonte de dentro do clube garantiu que o centroavante Rodrigo assinará o contrato hoje. Inclusive, o jogador teria desembarcado na capital pernambucana desde a última segunda-feira, quando realizou todos os exames médicos. Porém, o vice-presidente de futebol do clube, Ricardo Valois, negou veementemente. “Rodrigo? Que Rodrigo?”, indagou, para depois continuar: “Você deve ter confundido com Rodrigo Paulista, do Internacional, que nos foi oferecido juntamente com o atacante Guto. Por sinal, o presidente Maurício Cardoso está tratando da negociação deles dois”.

14. Reforços podem ficar para janeiro

A diretoria do Sport confirmou que as contratações para a próxima temporada só serão anunciadas em janeiro. Apesar do consistente argumento de que o mercado está sendo movimentado, na maioria das vezes pelas especulações, e que os reforços só devem ser anunciados quando o contrato estiver assinado, a torcida rubro-negra não esconde a preocupação. Dos cinco times brasileiros que vão disputar a Libertadores da América, o Leão é o único que não assinou com nenhum atleta. São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras já ampliaram e qualificaram o elenco, cada um dentro das suas possibilidades.

15. Gramado começou a ser plantado

No primeiro dia do recesso de todo o Departamento de Futebol coral, o novo gramado do Arruda começou a ser plantado, ontem à tarde. Com a presença de cerca de 200 torcedores, os rolos de grama foram sendo colocados aos poucos, com todo o processo devendo ser encerrado apenas na sexta-feira, de acordo com as informações do presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula. Após a colocação de todo o material, ele receberá apenas água e adubo, precisando de cerca de dez a 15 dias para enraizar e se fixar de vez no solo. Ontem, foram colocados apenas os primeiros 300 tapetes de grama, com os 100 restantes devendo chegar amanhã.

Policiais

16. Acusado de estuprar e matar garota é preso

Um dos acusados de assassinar cruelmente uma jovem, no dia 8 de dezembro, na comunidade da Burra Nua, no bairro de Peixinhos, em Olinda, foi apresentado, anteontem, na Delegacia de Peixinhos. Rodrigo Cabral Batista, de 23 anos, é suspeito de violentar e matar Risoneide Antônia Domingos, de 14 anos. Segundo a polícia, um menor de 17 anos, que está detido na GPCA, e Washington Soares da Silva, o Pai ou Painho, de 19 anos, que está foragido em São Paulo, também são suspeitos do estupro e homicídio da moça. Risoneide foi morta a tijoladas e encontrada, na beira de um canal, com pedaços de madeira enfiados nos órgãos genitais.

17. Taxista acusa PMs de roubo e abusos

Agressões, constrangimento e roubo são as ações que levaram o taxista Ricardo Pereira da Silva, 32 anos, procurar, ontem, pela manhã, a 1ª Delegacia de Plantão de Santo Amaro, no Recife. O motorista está com lesões pelo corpo, menos dois celulares e R$ 130, que sumiram do táxi dele, na madrugada passada, por volta da 1h30. O agravante dessa história é que policiais militares do 19º Batalhão são apontados pelo roubo e os outros abusos, segundo Ricardo. Também prestou queixa o primo do motorista, Jonas Ferreira da Silva, 24, que estava no carro parado na avenida Mascarenhas de Morais, próximo ao Aeroporto. Segundo as vítimas, depois que eles estavam ajoelhados, os PMs disseram que o veículo Siena de placa KGN-7961, ocupado por eles, era roubado. Logo em seguida, algemas foram colocadas e ameaças de prisão foram feitas.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog