Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

JORNAL DO VALE

Segunda-feira, 22 de dezembro


1. ACIDENTE EM BOA VIAGEM - Estudante divide cela com 20

Trancado em uma cela com outros 20 detentos e sem direito a visitas. Dessa forma, o universitário Allisson Jerrar Zacarias dos Santos, 21 anos, passou o fim de semana no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Examinado pelo médico da unidade, o acusado de dirigir alcoolizado e provocar a batida que terminou com a morte da enfermeira Aurinete Gomes Lima dos Santos, 33, não precisou ficar internado na enfermaria do presídio. A convivência dele com os demais presos, segundo a direção da unidade, tem sido considerada normal. Familiares não puderam encontrá-lo ontem – domingo é dia de visita no Cotel – porque Allisson ainda está na ala de espera da unidade. Nesse local, ficam os presos recém-chegados.
De acordo com as normas do sistema penitenciário pernambucano, o detento só pode receber visitas dez dias após dar entrada no Cotel. Com isso, o primeiro contato do estudante com amigos ou parentes, será apenas no próximo fim de semana, quando ele será transferido para um dos pavilhões, podendo ter acesso a outras áreas de convivência com os demais presos. Na sexta-feira, o universitário recebeu roupas e um colchonete enviados pela família. O diretor da unidade, Eriston Carlini, contou que Allisson está se alimentando normalmente com a comida preparada no Cotel.


2. TUMULTO - Adolescentes apreendidos

Pelo menos nove adolescentes foram apreendidos, no final da tarde de ontem, após promoverem uma briga entre galeras dentro do Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, área central do Recife. O incidente aconteceu no piso inferior, por volta das 17h30 e, segundo a assessoria de imprensa do estabelecimento, não provocou pânico entre os freqüentadores do shopping porque foi rapidamente contido pelos seguranças do centro de compras. Não houve roubos ou saques. Após serem apreendidos, os adolescentes foram levados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Todos foram ouvidos e liberados em seguida. Eles irão responder por perturbação da ordem pública.

3. Ex-secretário de governo é autuado em flagrante

Briga por uma muda de Pau-Brasil termina com a prisão de ex-secretário do Governo do Estado, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. No final da tarde do último sábado, nas dependências do condomínio Nossa Senhora Rainha da Paz, o advogado aposentado Sérgio Higino Dias dos Santos Filho, de 68 anos, durante discussão com um vizinho por causa da árvore, atirou com uma espingarda 12 no chão, próximo ao pé do morador Julino Silva Costa, mas sem feri-lo. A Polícia Militar foi acionada e, depois de resistência à prisão, Sérgio Higino Filho, ex-secretário de Segurança Pública da gestão de Marco Maciel, foi autuado em flagrante por desacato, desobediência à Polícia e disparo de arma de fogo, passando a noite na Delegacia de Gravatá.
Na manhã de ontem, a juíza de plantão e diretora do Fórum da cidade, Izilda Câmara, concedeu um alvará de soltura ao advogado que, após pagar fiança de R$ 1.600, foi liberado para responder à Justiça em liberdade.

4. Chuva forte abre cratera de sete metros em MG

A chuva que atinge Minas Gerais causou a interrupção de um trecho da BR-494, nas mediações entre as cidades de Carmo da Mata e Oliveira, na região centro-sul do Estado. Com a chuva, o ribeirão subiu quase cinco metros e a água levou parte da cabeceira da ponte, deixando uma cratera de quase sete metros de profundidade e obrigando os motoristas a fazer um desvio de aproximadamente 60 quilômetros. A BR-494 é um dos principais pontos de ligação com a BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro. O trecho deverá ser reconstruído em 40 dias, segundo previsão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), mas o trabalho é realizado com cautela, uma vez que o solo ainda se encontra encharcado. Há riscos, inclusive, de novos desabamentos na ponteA Defesa Civil informou que um jovem de 17 anos desapareceu enquanto nadava no rio Paraopeba, no município de Jeceaba, na região central do Estado. No entanto, a ocorrência foi listada como um afogamento normal, não provocado por um evento decorrente da cheia do rio.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado ontem, Minas Gerais conta com pelo menos 4.594 desabrigados. Outras 27.791 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, em virtude de danos provocados pelas precipitações, que, até o momento, foram responsáveis por 13 óbitos.
No fim de semana, a chuva deu trégua na maior parte do Estado. Por causa disso, cidades atingidas, como Ponte Nova, Divinópolis e Cataguases, começaram trabalhos de limpeza e reconstrução em regiões que foram comprometidas pelas águas nos últimos dias.

5. Novatos evitam novas regras

Para fugir das regras que entram em vigor em 1º de janeiro e tornam mais difícil tirar a primeira carteira nacional de habilitação (CNH), milhares de candidatos iniciaram uma corrida contra o tempo e lotam as auto-escolas e as dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de São Paulo afirma que a procura cresceu 50% nos últimos três meses, em comparação com o mesmo período do ano passado. “É normal o aumento de demanda nos finais de ano. Mas desta vez foi muito maior e isso com certeza é conseqüência das novas regras”, diz o presidente do sindicato, José Guedes. Ele acrescenta que a correria para tirar uma CNH em pouco tempo pode prejudicar a formação dos futuros motoristas.
Dados do Detran mostram que em outubro - mês do último levantamento - foram emitidas 19.113 novas CNHs, um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado - 14.286. A partir do dia 1º de janeiro, passa a valer a Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que mudou as regras para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As principais mudanças são para a emissão da 1ª habilitação. O documento prevê que a carga horária de aulas teóricas passe de 30 para 45 horas. Além da legislação de trânsito, noções de primeiros socorros e direção defensiva, os candidatos terão aulas de noções de proteção ao meio ambiente e convívio social no trânsito.

6. “Mulher vaqueira” morre aos 94 anos

A viúva do poeta Ascenso Ferreira, Maria de Lourdes Medeiros, de 94 anos, faleceu na madrugada de ontem vítima de uma parada cardíaca. Ela foi enterrada no Cemitério de Santo Amaro, no Recife, em um túmulo do lado da cova em que o marido está sepultado. A viúva ficou conhecida como “mulher vaqueira”, pois foi a primeira pernambucana a correr vaquejada, de gibão e chapéu de couro. A filha dela, Maria Luíza Medeiros, veio do Rio de Janeiro para o enterro. Já o filho adotivo, Jonas Medeiros, saiu do município de Canhotinho, no Agreste do Estado, onde Maria Lourdes foi criada na fazenda do avô, que ela chamava de “papai”.
“Os dois se davam bem dentro das suas diferenças. Ele gostava muito da noite e ela o acompanhava bebendo guaraná ou leite. Tenho certeza que ela partiu em paz e com dever cumprido”, contou a pesquisadora Valéria Torres, responsável pelo relançamento de três livros de Ascenso Ferreira: Catimbó, Cana Caiana e Xenhenhém. Apaixonada pelos animais, Maria de Lourdes criava vinte gatos e um cachorro, na casa onde morava, em Campo Grande, no Recife. Maria de Lourdes conheceu o poeta de maneira inusitada. Estava nas redondezas do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, quando se deparou com ele, de chapéu, e pensou que era o fantasma de Caetano Vidal, um amigo da família falecido na época. Logo perguntou e constatou que se tratava de Ascenso Ferreira.

7. Casal Sarkozy inicia hoje visita ao Brasil

O presidente francês, Nicolas Sarkozy iniciará hoje sua agenda oficial na visita ao Brasil participando de discussões sobre desafios para enfrentar a crise financeira global, na 2ª Cúpula Brasil-União Européia, que se estende até amanhã no Hotel Copacabana Palace, no Rio. Acompanhado da primeira-dama, Carla Bruni, e de uma comitiva de empresários, o chefe de Estado, que acumula a presidência rotativa da União Européia, se reunirá hoje com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir assuntos de cooperação na área de defesa, combate à crise e aquecimento global.

8. Absolvidos acusados de fraude

A juíza Ângela Teixeira de Carvalho Mello, titular da 3ª Vara Criminal de Olinda, absolveu os empresários André Pereira (Max Petróleo do Brasil), Alberto Perez Machado (Distribuidora Total), José Xavier da Silva Sobrinho (gerente da Total), Nativo Felipez de Farias (N.F. Comercial Ltda.) e Augusto Cezar Vasconcelos de Freitas (N.F. Com. Ltda.) da acusação de adulteração de combustível e formação de quadrilha.
Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, os acusados teriam se associado em quadrilha com o objetivo de adicionar álcool anidro à gasolina em desacordo com a legislação em vigor, já que em percentuais superiores aos permitidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
A magistrada, porém, rejeitou o pedido de condenação dos denunciados formulado pela Promotoria, acolhendo na sentença absolutória os argumentos apresentados pelos defensores dos réus, criminalistas Bruno Lacerda, José Augusto Branco, Lindemberg da Mota Silveira, André Caúla Reis, Lairton Rodrigues, Antônio Ferreira e Maria Carolina Amorim.

Política

9. Deputados encerram atividades

Os deputados estaduais encerram, hoje, suas atividades neste ano sem mais nenhum projeto polêmico a ser votado. Na pauta da última sessão plenária, marcada para às 10h, constam, apenas, cinco pareceres de redação final de matérias que já foram aprovadas em primeira e segunda discussão - a exemplo da modernização do novo regimento interno da Casa, ratificado, de forma definitiva, na última quinta-feira.
Os parlamentares passam o resto de dezembro e todo o mês de janeiro em recesso - tempo que alguns deles devem utilizar para visitar suas bases. As reuniões plenárias voltam em 1° de fevereiro de 2009. Os últimos projetos do pacote enviado pelo Governo do Estado, em novembro, foram todos apreciados na semana passada. Outros assuntos polêmicos, como a escolha da nova Mesa Diretora, aprovação da Lei Orçamentária Anual do Estado para 2009, e o próprio regimento, também passaram pelo Plenário da Casa no segundo semestre, após o recesso branco em decorrência das eleições municipais.

10. Serra lidera todos os cenários

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT) é insuficiente, até aqui, para garantir a eleição, em 2010, de um sucessor que seja de seu partido. Pesquisa fechada nesta semana pelo Ibope, a que o Grupo Estado teve acesso exclusivo, revela que o governador José Serra (PSDB), de São Paulo, lidera em todos os cenários.
“O grande enigma de agora até 2010 é saber se Lula conseguirá transferir o apoio que hoje tem para seu candidato”, afirma Márcia Cavallari, diretora do Ibope. Dilma Rousseff (PT), a preferida do presidente, não chega a alcançar 10% do eleitorado nos diferentes cenários do levantamento.
Numa simulação contra Dilma, Ciro Gomes (PSB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT), Serra teve 42%, mais do que a soma dos adversários. Num cenário hipotético com enfrentamento entre Serra e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o paulista ficou com 37%, seguido por Ciro, com 13%, em empate técnico com o mineiro (11%) e com Heloísa (10%). Aécio, como Serra, é do PSDB, mas há especulações sobre a possibilidade de ele disputar a Presidência pelo PMDB.

11. Jarbas é esquecido nos 30 anos de Suape

A comemoração dos 30 anos do Complexo Portuário e Industrial de Suape reuniu seis ex-governadores, no último sábado, na Oficina Cerâmica Brennand, na Várzea. O evento foi marcado pela ausência do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), adversário do governador Eduardo Campos (PSB), que comandou a festa.
Tanto o anfitrião do evento como o senador Sérgio Guerra (PSDB), o aliado e amigo pessoal do peemedebista, não mencionaram o governo Jarbas (1998-2006) em seus discursos. O tucano, inclusive, cometeu uma gafe e não citou o ex-governador Mendonça Filho (DEM), presente à festa.
Apenas o deputado federal Roberto Magalhães, que governou Pernambuco entre 83 e 86, fez questão de citar os feitos de todos os ex-governadores, incluindo os de Jarbas, que assinou o contrato da Refinaria Abreu e Lima, em 2005. Na ocasião, ele recebeu a visita do presidente Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, no Recife. Magalhães também destacou o papel do governo Lula. “Ele é um político mais paulista, porém foi quem mais olhou para Pernambuco.” O deputado foi escolhido pelo atual presidente de Suape, o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho (PSB), para discursar em nome dos ex-governadores. Eduardo levantou-se para cumprimentar Magalhães, após o discurso.

Esportivas

12. Sport de olho em Leonardo Silva

Após ficar sabendo que o São Paulo não liberaria o zagueiro Aislan, os dirigentes do Sport não perderam tempo e passaram a trabalhar com outros nomes para serem os novos reforços do sistema defensivo do Leão na próxima temporada. Uma das caras novas pode ser Leonardo Silva, 29 anos e 1,92 metro de altura, que defendeu o Vitória no último Campeonato Brasileiro.
O interesse foi confirmado pela diretoria do clube rubro-negro. Hoje, o técnico Nelsinho Batista tem à disposição no elenco Durval, Igor, César, o machucado Gabriel Santos, além do prata da casa Elias.

13. Náutico só espera até hoje por resposta de Felipe

Apesar de ter ficado no banco de reservas em alguns jogos do Campeonato Brasileiro por opção do treinador Roberto Fernandes, o atacante Felipe terminou a competição como destaque do Timbu com 13 gols marcados, o que o fez virar alvo de alguns clubes para a temporada 2009. Grêmio, Sport, Santos, Vasco, um clube japonês e Goiás, que entrou na briga neste fim de semana, estão interessados no futebol do atleta. Ciente disso, a diretoria alvirrubra fez uma proposta para renovar o contrato do jogador por mais uma temporada e, segundo o vice-presidente de futebol do Náutico, Ricardo Valois, deu um ultimato para receber o retorno: até hoje.

14. Diretoria coral deve fechar elenco hoje

Depois de quase um mês e meio de pré-temporada, o ano de 2008 acaba oficialmente hoje para o futebol do Santa Cruz. E no último dia de atividades nas Repúblicas Independentes do Arruda neste ano, o Departamento de Futebol do Mais Querido se antecipou ao prazo dado pelos próprios e irá fechar, um dia antes do previsto, o elenco coral para a temporada 2009, com o diretor de futebol do clube, Antônio Ruas Capella, anunciando todas as contratações restantes numa coletiva de imprensa, hoje, às 11h, no Arruda.

Policiais

15. Ex-preso é morto em Nova Descoberta

A população do Alto Antônio Félix, no bairro de Nova Descoberta, no Recife, ouviu tiros na noite do último sábado, e ficaram assustados. Os disparos provocaram a morte de Jailson Pereira de Souza, 35 anos. Ex-morador da comunidade, a vítima residia no bairro de Jardim Paulista, no município de Paulista, e estava jogando bingo na frente de um bar quando foi alvejado. Ao chegar até o local, a equipe da Polícia Militar não encontrou mais ninguém dentro do estabelecimento comercial. Apenas um primo da vítima prestou esclarecimentos a respeito do ocorrido.

16. Ajudante de pedreiro executado em Olinda

O ajudante de pedreiro Josivaldo Gonçalves da Silva, de 24 anos, foi assassinado próximo à Estrada do Caenga, no bairro de Caixa D’Água, em Olinda. O crime aconteceu na tarde do último sábado. De acordo com o pai da vítima, o pedreiro Ednaldo Gonçalves da Silva, dois homens desconhecidos passaram atirando em Josivaldo, que bebia com os amigos perto de sua casa. A vítima teria se envolvido em uma discussão com os dois rapazes momentos antes.Ednaldo da Silva, que tem mais três filhos, revelou que Josivaldo tinha passagem pela polícia. “Ele cumpriu pena de três anos por roubo e estava respondendo ao processo em liberdade. Meu filho não tinha envolvimento com drogas e não era uma má pessoa. Eu só quero achar quem fez isso com ele. Quero justiça”, lamentou.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog