1. SEGURANÇA PÚBLICA - Delegacias entre o céu e o inferno
Encontrar a Delegacia do Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, não é tarefa difícil. Chegando ao bairro, basta perguntar a qualquer um no meio da rua. Todo mundo sabe: fica na esquina das ruas 7 e 5, em frente a um armazém de construção. O detalhe é que a unidade policial, construída por meio de doações da população local, e talvez por isso todos saibam a localização, está sem funcionar há dois anos.
O prédio, que se encontra completamente abandonado, têm quatro salas, duas celas e uma recepção. Não apresenta rachaduras nem infiltrações. Mesmo com essa estrutura, permanece trancado com cadeados. Enquanto isso, esta semana, a Secretaria de Defesa Social (SDS) inaugurou duas novas delegacias – cada uma ao custo de R$ 500 mil – nos bairros de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e Peixinhos, em Olinda. Ainda esta semana, abre uma outra, no mesmo modelo, em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Para o comerciante César Negromonte, 37 anos, que com um amigo doou um caminhão de tijolos para a construção da Delegacia do Curado IV, a reativação da unidade no bairro beneficiaria mais de 100 mil pessoas do Curado II, Curado III, Curado IV, Curado V, além das comunidades de Cova da Onça e Loteamento Manaçú.
2. Dois morrem após discussão
Uma discussão por causa da utilização de um poste terminou em duas mortes, na noite de ontem, no município de Casinhas, Agreste do Estado. Os vizinhos Sinval da Silva Barbosa, 34 anos e José Caboclo da Silva, 45, discutiram por causa da colocação de uma fiação em um poste. Segundo a polícia, um deles queria fazer uma instalação elétrica e o outro não aceitava. A discussão evoluiu para troca de ameaças e insultos. Os homens entraram em suas casas e voltaram armados. Sinval pegou um revólver calibre 38 e José Caboclo, uma faca peixeira. Sinval efetuou seis disparos contra o desafeto. Depois de ferido, José Caboclo conseguiu esfaquear e matar o inimigo e ainda ferir a esposa dele, a dona de casa Simone Barbosa. José Caboclo também morreu.
3. Homem é assassinado a tiros durante assalto
Um homem foi assassinado durante assalto, ontem à noite, em Areias, Zona Oeste do Recife. Anísio Serafim dos Santos Filho, 52, estava em seu carro, um Fiat Uno de placa KKS-8887, acompanhado da mãe e de um cunhado, quando o veículo foi interceptado por uma mulher e dois homens, estando um deles armado. Ao tentar fugir da investida, Anísio foi atingido com um tiro no peito e outro no queixo. O crime aconteceu por volta das 20h, na Rua Deputado Pedro Falcão, na comunidade Vila Cardeal e Silva. Um rapaz que mora na rua e escutou o barulho dos tiros ainda levou Anísio para o Hospital Geral de Areias, mas a vítima não resistiu e faleceu antes de dar entrada. O trio que cometeu o assalto fugiu levando a carteira de Anísio. “A vítima morava em Camaragibe e tinha ido a uma igreja em Areias”, disse um policial militar. O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
4. Pai estupra e ameaça de morte filha de 13 anos
Depois de três anos estuprando e ameaçando de morte a filha de 13 anos, um homem de 49 anos, desempregado, foi preso em flagrante no último domingo, em Batatais, interior de São Paulo. A menina está grávida de oito meses e nunca revelou à família quem seria o pai do bebê. Um exame de DNA foi feito no Instituto Médico-Legal (IML) de Franca (SP) e poderá confirmar o estupro e também a paternidade da criança. O caso veio à tona após a mãe da garota, uma ajudante de costura, desconfiar do marido e conversar com a filha. O pai, então, confessou o crime e disse que estava arrependido. Ele está preso na cadeia do município de Pedregulho.
Na sexta-feira passada, ao chegar em casa, a mulher do acusado estranhou o fato de a porta estar fechada e o marido demorar a abrir. Ao entrar, ela notou que ele estava suado. No dia seguinte, conversou com a filha, que explicou que, nos últimos três anos, o pai a havia estuprado ao menos quatro vezes por semana, sem preservativo. Para evitar que a menina revelasse a violência à mãe, o pai a ameaçava. Ele disse que a mataria e que depois os “manos” (vizinhos do bairro Matadouro, considerado um dos mais violentos de Batatais) o matariam, pois não o perdoariam.
O casal tem quatro filhos e os dois menores recebiam dinheiro para irem a um bar comprar doces enquanto o pai abusava sexualmente da filha. A mãe denunciou o caso no domingo, sem que o marido e a filha soubessem. Para confirmar a informação, uma equipe policial foi buscá-la em casa. A menina disse que o pai a havia estuprado novamente meia hora antes. Foram feitos exame de corpo de delito e de DNA. A menina afirmou não saber quem seria o pai da criança que está esperando, pois teve relação sexual com um rapaz, que também não informou quem seria. O delegado José Arnaldo Andreotti Júnior aguarda o laudo do IML (em até 30 dias) para fechar o inquérito.
5. Supremo mantém piso salarial de professores
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu ontem o aval para a entrada em vigor em 1º de janeiro do piso salarial nacional dos professores de escolas públicas, no valor de R$ 950, sancionado pelo presidente Lula. A decisão foi tomada em julgamento liminar de ação movida por governadores do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Mato Grosso do Sul e do Ceará.
Apesar de se declararem favoráveis ao piso, os governadores argumentavam que a lei que o estabelece foi transformada em norma geral, que muda os contratos de forma repentina. Alegavam ainda que teriam de contratar mais professores se fosse mantida a regra que determina que 33% da carga de 40 horas semanais seja cumprida fora da sala de aula, na correção de provas, por exemplo.
O tribunal atendeu parcialmente o pedido dos governadores, suspendendo essa exigência. De acordo com o STF, a lei invadiu a competência dos Estados e municípios ao tratar de carga horária.
6. Mortes por armas de fogo crescem no Nordeste
Somente a Região Sudeste conseguiu reduzir o número de mortes por armas de fogo, entre 1996 e 2007, de 14,17 mil para 13,74 mil. É o que destaca o 16º boletim Políticas Sociais Acompanhamento e Análise, que vai ser publicado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
No Brasil, no mesmo período, foi registrado um incremento de 32,46%, saltando de 26,4 mil para 35,06 mil mortes. Na região Nordeste, o número quase dobrou: em 2007 foram registrados 11,85 mil óbitos, contra 6,01 mil em 1996.
O documento analisa as políticas sociais implementadas pelo governo e os resultados apresentados nesse período. No que diz respeito à Justiça e à segurança pública, o boletim ainda aponta graves problemas que precisam ser enfrentados pelo governo.
Entre eles, os altos índices de criminalidade (que se refletem nas mortes violentas), a forte sensação de insegurança na população, a impunidade, a dificuldade de acesso à Justiça para resolver conflitos cotidianos, a morosidade dos serviços jurisidicionais e violações dos direitos humanos no sistema penitenciário.
7. Oito produtos contém substância tóxica
A presença de uma substância tóxica fez com que 8 de 17 brinquedos de plástico para crianças de até 3 anos fossem reprovados em teste realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Com exceção de um deles, o Shrek 3, que era pirateado e não tem fabricante identificado, todos continham o selo de qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Os brinquedos apresentaram ftalato na sua composição, substância que dá maleabilidade ao plástico (PVC) e é suspeita de causar problemas nos rins, no fígado, no sistema reprodutivo e ser potencialmente cancerígena. O ftalato pode ser absorvido no contato com a pele, por inalação ou pela saliva. Crianças até 3 anos estariam mais expostas porque costumam colocar tudo na boca e são naturalmente mais frágeis.
8. Campanha por registro civil termina amanhã
A Campanha Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica termina amanhã. A campanha começou no dia 17 de novembro de 2008. De acordo com a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio, a campanha procurou mobilizar os órgãos responsáveis na implementação de ações que facilitem a liberação desses documentos.
“O que nós pretendemos nessa campanha foi mobilizar os órgãos estaduais, que são os organismos responsáveis pela identidade, para fazerem mutirões e para fazerem um trabalho itinerante a fim de chegar até as pessoas que não têm ainda identidade”, disse Arlete Sampaio, entrevista ontem ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
A secretária-executiva informou, citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a estimativa de nascimentos não registrados era de 12,20% em 2007 e de 21,90% em 2000. E que vem caindo devido às campanhas de registro nacional. “Nós sabemos que há um sub registro de nascimento no Brasil, que muitas vezes as crianças nascem em uma cidade distante, por uma parteira, e os pais não fazem, por dificuldade, evidentemente, não é culpa deles, não fazem o registro civil da criança”, afirmou.
Política
9. No Senado, PMDB lança Garibaldi contra o PT
O PMDB do Senado atropelou o acordo do PMDB da Câmara com o PT e lançou ontem a candidatura de Garibaldi Alves (RN) à presidência da Casa, cargo que ele ocupa desde dezembro do ano passado. A decisão foi tomada por 17 dos 20 senadores do partido e, se não houver contestação ao fato de ele tentar se reeleger numa mesma legislatura, Garibaldi vai disputar o cargo dia 1º de fevereiro com o candidato apoiado pelo Planalto, Tião Viana (PT-AC).
10. João Paulo certo da vitória de Múcio
Apesar de dizer que a eleição da mesa diretora da Câmara do Recife é um assunto a ser tratado pelo seu sucessor, João da Costa (PT), o prefeito João Paulo (PT) deixou claro, ontem, que não prevê dificuldades – muito menos no PT – para emplacar o vereador eleito Múcio Magalhães (PT) na presidência da Casa. “É um assunto para João, posso opinar se for chamado, mas não acho que haverá problema. Seria muito ruim, num partido vitorioso, um vereador impor uma derrota ao prefeito”, declarou.
A referência é ao vereador Jurandir Liberal (PT), que também está colocado na disputa. Múcio é o preferido de João da Costa para a missão e deixou, anteontem, o posto de secretário de Articulação Política do Recife. O afastamento é uma exigência da lei para a diplomação, que acontece hoje. Mas dará a ele a oportunidade de circular mais pela Câmara, amarrando bem a sua postulação ao comando da Casa.
11. Michel Temer minimiza candidaturas adversárias
A iniciativa dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI) e Milton Monti (PR-SP) de lançarem oficialmente, ontem, suas candidaturas à presidência da Câmara não trouxe preocupação ao deputado Michel Temer (PMDB-SP). O peemedebista afirma que não vai alterar a estratégia que traçou para chegar ao comando da Casa e diz que o movimento dos governistas representa o reconhecimento de seu cacife político na disputa.
12. Governador vai rumo ao Interior
O governador Eduardo Campos (PSB) aproveitará os últimos dias deste ano para fazer uma nova visita ao interior do Estado. Uma primeira agenda de compromissos já está marcada para o próximo sábado, quando o socialista visitará o município de Garanhuns (a 230 quilômetros da capital), no Agreste. Na ocasião, Eduardo irá acompanhar a demolição da atual cadeia pública, localizada no centro da cidade, e onde futuramente funcionará um posto do Expresso Cidadão, e depois inaugurará uma nova cadeia masculina, localizada fora do perímetro urbano, e onde antes funcionava o presídio feminino.
Esportivas
13. Renan é a primeira contratação do Sport para 2009
Um dia após o encerramento do processo eleitoral, que, segundo a diretoria, criou um entrave no caminho para a contratação de jogadores, o Sport anunciou o acerto do seu primeiro reforço para a próxima temporada. O volante Renan, que pertence ao São Paulo, mas vestiu a camisa do Vitória/BA no Campeonato Brasileiro, já estava acertado com o Rubro-negro, mas a indefinição quanto ao futuro político do clube adiou a divulgação do acerto definitivo. Outro que está muito próximo de acertar com o Leão é o zagueiro Aislan, que também foi revelado pelo Tricolor Paulista.
14. Tricolor já sabe que terá desfalques para estréia
Não bastasse as dificuldades para contratar e conseguir “encorpar” o seu ainda reduzido elenco, o treinador Márcio Bittencourt terá outra dor de cabeça para escalar o Santa Cruz na estréia coral e na segunda rodada do Estadual 2009, diante do Sete de Setembro, em Garanhuns, dia 11 de janeiro, e contra o Porto, no Luiz Lacerda, no dia 14 do mesmo mês. Por conta de uma regulamentação da Fifa, três dos quatro reforços repatriados pelo Mais Querido não terão como regularizar as suas documentações, só podendo fazer isso a partir do dia 15 de janeiro, como determina a entidade máxima do futebol mundial para transferências de atletas que vêm de contrato com clubes de fora do país de origem do jogador.
15. Guto volta à pauta no Náutico
O dia de ontem no que diz respeito a contratações foi bem parado no Náutico. Pelo menos nada foi repassado à Imprensa. Porém, na última terça-feira, durante o lançamento do novo uniforme do Náutico, surgiu a notícia de que o atacante Guto, aquele mesmo do Internacional, voltou à pauta alvirrubra. Procurados pela reportagem da Folha de Pernambuco, os diretores das duas equipes não foram encontrados. Mas informações colhidas de Porto Alegre dão como “grande” a chance do jogador, enfim, vestir a camisa do Timba. Já entre os “renováveis”, o mais próximo de um acordo é Anderson Santana. Por sinal, o lateral-esquerdo espera viajar, no sábado, para Minas Gerais com a sua situação já definida.
Policiais
16. Eletricista mata ex-mulher a facadas
Quando caminhava para o trabalho, anteontem, a auxiliar de serviços gerais Maria Severina da Conceição, de 46 anos, foi assassinada brutalmente a facadas. A mulher trafegava na rua Santa Edwirges, no bairro de Afogados, no Recife, quando foi abordada pelo ex-companheiro, o eletricista Luciano José da Silva, 46. O homem tentou reconciliar-se, mas teve o pedido negado pela mulher. Revoltado, o eletricista esfaqueou a ex-companheira em via pública. Ela foi socorrida por transeuntes para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Recife. A auxiliar de serviços gerais ainda foi submetida a uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Até o fechamento desta edição o Departamento de Polícia da Mulher havia contabilizado o assassinato de 271 mulheres em Pernambuco este ano.
17. Garota é vítima de abuso sexual
O sonho de uma garota de 13 anos em casar-se na igreja - com direito a véu e grinalda - foi interrompido pelos atos brutais de um estuprador. Os abusos sexuais teriam acontecido de forma constante há cerca de oito meses, em meio a um matagal, localizado na avenida A, no bairro de Maranguape II, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). O suspeito é conhecido apenas como Wellington Índio, que aparenta ter 23 anos e trabalha como mecânico em uma loja de bicicletas. A menina foi violentada pela última vez na última segunda-feira. A vítima surpreendeu a própria mãe, na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), ao dizer que em um dos atos violentos, o rapaz introduziu um cabo de vassoura na vagina dela.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário