Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Cirurgias eletivas ainda suspensas no HR

Os pacientes que têm cirurgias eletivas (as programadas antecipadamente) no Hospital da Restauração ainda continuam sem uma data definida para entrar no bloco-cirúrgico. No início de dezembro, a direção do HR anunciou que iria realizar um mutirão para desafogar a sala de recuperação e a enfermaria da unidade, principal motivo da suspensão das cirurgias. Mas não é o que está acontecendo. Ontem, apenas dois pacientes foram para o bloco. Número ainda insuficiente para atender a demanda.
Segundo um funcionário da instituição que não quis se identificar, antes do cancelamento das cirurgias, eram realizadas cerca de oito intervenções por dia. “O fato dessas duas pessoas terem pego ficha e ido ao bloco não garante que elas passem por cirurgias”, diz. Foi o que aconteceu com a estudante Elizângela Andrade, 28 anos, que mora no município de Vertente do Leiro, Agreste do Estado. Elizângela precisa fazer uma intervenção por conta do refluxo causado por uma inflamação no esôfago. A primeira data para a cirurgia foi marcada para o dia 14 de abril. “Fui para o 7ø andar às 7h onde fazem as cirurgias. As 16h vieram me dizer que estavam sendo realizadas apenas cirurgias de urgência”.

2. Preso se mata em cela do GOE

A apresentação de dois presos marcada para, ontem, no Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, foi cancelada. João Lucélio do Nascimento Primo, de 34 anos, foi encontrado morto por enforcamento em uma das celas da unidade da polícia especializada. O encarcerado se matou, enforcando-se com um lençol preso à grade da cela, durante a madrugada. Contra João Lucélio pesa a acusação de participar de um grupo de extermínio. Na lista de mortes praticadas com o seu envolvimento estão quatro policiais militares, um adolescente e uma servidora do INSS da Paraíba.
Ele e a esposa, Rosângela Lázaro da Silva, 37, foram detidos na sexta-feira passada, na rua Coronel Geminiano Maciel, em Belo Jardim, no Agreste do Estado, quando saíam em uma motocicleta. A operação foi chamada de “Integração”, por reunir policiais de várias instâncias. No momento do flagrante, os policiais encontraram duas armas - uma de calibre 380 e a outra 38 - uma faca e várias munições. Mas o arsenal de João Lucélio não era tão simples assim.

3. Vereador acusado de lavagem de dinheiro

As investigações dos agentes da Delegacia de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, indiciam o vereador daquela cidade Carlos Antônio Guedes Monteiro, pelo crime de lavagem de dinheiro. Além dele, mais seis pessoas aparecem como participantes do esquema. Entre os envolvidos estão Ricardo Guedes Monteiro, Márcio Antônio Maia Silva Oliveira, Rildo Vieira da Cunha, Karina Maia Batista de Oliveira, Marcos Antônio Maia de Oliveira Bezerra e Alexandre Ancheschi Werneck Fragoso. De acordo com o titular daquele distrito policial, Paulo Alberes, o esquema causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3,5 milhões aos cofres públicos. Em nota, o vereador assegura que as acusações não condizem à realidade. Ainda de acordo com o documento enviado à redação da Folha, todos os bens adquiridos por ele correspondem aos 32 anos de trabalhos, dos quais 16 dedicados à vida pública.

4. Mais homicídios no 3º trimestre

A Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Agência Condepe/Fidem divulgaram, na manhã de ontem, o boletim trimestral da violência em Pernambuco, que apontou um crescimento de quase 6% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI) entre julho e setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre de 2008, foram 1.108 mortes, contra 1.046 em 2007. Nos nove primeiros meses deste ano, foram registrados 3.398 homicídios. Entre janeiro e setembro do último ano, foram 3.470.

5. Juiz manda afastar reitor da Univasf

A Justiça Federal do Espírito Santo condenou o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), José Weber Freire de Macedo, à perda do cargo e pagamento de multa por improbidade administrativa. O processo refere-se a irregularidades constatadas quando ele exercia o primeiro mandato de reitor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1997. Não se trata de decisão final, pois cabe recurso da sentença proferida pelo juiz Daniel de Carvalho Guimarães, da 6ª Vara Cível.
A ação civil pública foi impetrada pelo Ministério Público Federal. Entre os motivos, estão procedimentos em desacordo com a lei adotados pelo então reitor da UFES em sindicâncias e processos administrativos disciplinares. Na decisão, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 11 de novembro último, o magistrado acatou parcialmente o pedido do Ministério Público.

6. Procuradoria vê balcão de negócios no TJ

A partir de escutas telefônicas e investigações feitas pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) concluiu que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo foi transformado em um “balcão de negócios” pelos desembargadores presos anteontem na Operação Naufrágio.
Entre abril e novembro, a PF identificou 11 situações em que os acusados supostamente cometeram os crimes de corrupção, advocacia administrativa, exploração de prestígio, entre outros. Segundo a transcrição de um dos grampos autorizados pela Justiça, o desembargador Josenider Varejão Tavares, detido terça, diz, após supostamente ter realizado uma negociata no TJ: “Sem falsa modéstia, isso aí, abaixo de Deus, nós é que botamos para quebrar”.

7. Preso suspeito de assassinar gays em parque

O sargento reformado da Polícia Militar de São Paulo Jairo Francisco Franco foi preso na noite de ontem depois que a Justiça decretou sua prisão temporária. De acordo com a Polícia Civil, o ex-PM é investigado sob a suspeita de ser o maníaco do arco-íris.
De julho de 2007 e a agosto deste ano, 13 homossexuais foram assassinados no Parque dos Paturis, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Os crimes são atribuídos ao maníaco do arco-íris – alusão à bandeira da comunidade gay.
Para pedir a prisão de Franco, o delegado Paulo Fortunato usou como base o depoimento de uma testemunha que afirmou ter visto quando o ex-policial atirou 12 vezes contra um homem negro que, até ontem, não havia sido identificado. Os disparos foram feitos possivelmente por uma pistola 380. O crime foi em 19 de agosto deste ano. Nenhuma arma foi apreendida com o ex-PM. Das outras 12 mortes no parque, 11 foram com revólver calibre 38 e uma, a pauladas.

8. Pai mata filho para não pagar pensão

O operador de máquinas Eraldo Querobino Marcondes, de 26 anos, foi preso por matar o próprio filho, Eduardo de Carvalho Marcondes, de 2 anos e meio, por asfixia, no fim da tarde de terça, em Monte Alto, interior de São Paulo. Ele levou o corpo de moto, dentro de uma mochila (que tentou queimar), a um matagal à beira de uma rodovia local. A confissão ocorreu no fim da noite do mesmo dia, pois o pai não conseguiu convencer parentes e a polícia sobre o desaparecimento do menino. Eraldo disse que cometeu o crime para não pagar a pensão alimentícia de R$ 150. Marcondes responderá processo por homicídio doloso e ocultação de cadáver, o que poderá render pena de 12 a 30 anos de prisão.

9. Dado é indiciado por lesão grave à camareira

A Polícia Civil do Rio indiciou por agressão grave o ator Dado Dolabella. Ele é suspeito de ter agredido a camareira Esmeralda de Souza, 62, que trabalha com a atriz Luana Piovani, ex-namorada do rapaz. Segundo o comissário Alexandre Estelita, do 15º Distrito Policial (Gávea), Dolabella foi indiciado anteontem pelo delegado Gustavo Castanheira com base no artigo 129 do Código Penal. O artigo aborda as lesões corporais e suas penas.
O delegado foi orientado pela presidente do inquérito, a delegada Bárbara Lomba, que está fazendo um curso nos Estados Unidos. O comissário explicou que o emprego do artigo para o indiciamento se deu pois um laudo do IML (Instituto Médico Legal) constatou que a camareira teve de se afastar de suas funções por mais de 30 dias. Com isso, ele estará sujeito a uma pena de um a cinco anos de prisão.
O relatório do inquérito com a investigação da Polícia Civil sobre o caso será encaminhado ao Ministério Público do Rio. Caberá ao Ministério Público a formalização da acusação à Justiça.
Segundo as investigações da Polícia Civil, Souza foi empurrada ao intervir em uma briga do ator com a atriz em uma boate da zona sul do Rio no dia 23 de outubro. Ela caiu no chão depois que foi empurrada e teve ferimentos em parte dos braços. As lesões a impediram de desempenhar sua função, segundo atesta laudo do IML.
LuanaEm depoimento à polícia, a atriz Luana Piovane relatou que também foi agredida durante a confusão. O laudo de exame de corpo de delito da atriz também comprovou as agressões. O documento atesta que ela apresentou escoriação no dorso da mão direita, uma mancha esverdeada no braço esquerdo e outro machucado no cóccix.
No dia 17 de novembro, o promotor Alexandre Graça, do Ministério Público estadual, denunciou o ator por lesão corporal pela agressão à atriz. Se condenado pelo crime, ele poderá pegar de três meses a três anos de prisão em regime fechado, de acordo com a Lei Maria da Penha.

Política

10. Eduardo critica médicos do SUS

Ao encerrar, ontem, o Seminário Governo de Pernambuco e Prefeitos Eleitos, o governador Eduardo Campos (PSB) comentou a situação da Saúde Pública do Estado e não poupou críticas à postura adotada por alguns médicos que atendem pelo Sistema Unico de Saúde (SUS). Durante sua fala aos prefeitos eleitos e reeleitos das Matas Norte e Sul, no Palácio do Campo das Princesas, o socialista afirmou que muitos desses profissionais não prestam serviço da maneira devida à população que busca atendimento.
“Vamos falar o português claro, já que todo mundo aqui sabe muito bem como funciona. Quando ficam dois médicos de plantão, um dorme enquanto o outro atende”, disparou Campos, para despois completar: “E tem uns que dão atendimento com o celular do lado porque sabem que tem um colega que vai ligar dizendo que tem uma cirurgia cardíaca, que vai render mais horas e ele vai ganhar mais. E ele (médico) acaba deixando de atender a um paciente que já estava atendendo”, concluiu o governador.

11. Prefeito de Amaraji é afastado mais uma vez

Antes de terminar seu mandato, o prefeito do município de Amaraji, Adailton Oliveira (PSB), foi afastado do seu cargo, devido a uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, impetrada pelo Ministério Público. Esta é a terceira vez que o socialista é retirado de suas funções pela juíza da comarca local, Sílvia Maria de Lima Oliveira, que enviou um mandado de Citação e Intimação, com pedido de liminar ao prefeito. Segundo o texto da condenação, contido no Processo n° 403.2008.000524-7, Adailton Oliveira estava atrasando o pagamento dos salários dos servidores municipais, há mais de dois meses. O prefeito acusou a juíza de politizar suas decisões e de sofrer “perseguição da Justiça”.
“Nesses últimos quatro anos, a Justiça ficou contra mim. Com o ex-prefeito Jânio Gouveia (DEM) ninguém fez nada, logo ele que deixou R$ 6,9 milhões de dívidas para a minha gestão”, disse o prefeito afastado. Adailton Oliveira afirmou ter efetuado o pagamento dos servidores aposentados, inclusive quitando o 13º salário, além de adiantar que iria pagar, ontem, todos os salários de novembro.

12. Aécio quer ser o nome do PSDB

Em reunião, ontem, com a cúpula do PSDB, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), manifestou sua disposição em se lançar candidato à presidência da República em 2010. Ao lançar informalmente a sua pré-candidatura aos tucanos, ele disse que está disposto a concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para unir o partido - embora reconheça que a legenda tem autonomia para decidir o nome que terá melhores condições de “chegada” na disputa pelo Palácio do Planalto.

13. Serra diz que apoiará Aécio

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ontem que vai dar todo o apoio ao governador de Minas, Aécio Neves, caso o tucano seja escolhido pelo partido como candidato à presidência da República em 2010. Serra desconversou sobre sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto ao afirmar que sua preocupação, neste momento, é governar São Paulo. “Eu tenho um respeito imenso por Minas Gerais e pelo governador Aécio. Se ele for o candidato escolhido pelo meu partido, terá todo o meu apoio. (A candidatura) Não está na minha cabeça. Minha preocupação tem sido governar São Paulo”, afirmou.

Esportivas

14. Felipe e Paulo Santos devem deixar o Náutico

A demora em definir se Roberto Fernandes continuará no Náutico está custando caro. Após Ruy e Hamilton (este já iria embora de qualquer forma, pois não quis viajar com o elenco para Santos), quem poderá sair nos próximos dias é Felipe e Paulo Santos para Grêmio e Botafogo/SP, respectivamente. A diretoria, por sua vez, disse que tentará de todo o jeito ficar com o atacante para a temporada 2009.
O procurador de Felipe, Joel Zanata, já tinha confirmado o interesse do Grêmio, Santos e Sport - este último clube ofereceu R$ 50 mil mensais de salário. Mas a diretoria timbu não desistirá tão fácil assim do artilheiro da equipe no Brasileirão, com 13 gols. “Claro que temos interesse na sua permanência, pois Felipe, hoje, é um ídolo da torcida do Náutico. Iniciamos uma conversa com o seu procurador e esperamos acertar o quanto antes”, disse Ricardo Valois, vice-presidente de futebol do clube.

15. Pacotão de reforços será anunciado hoje no Arruda

Uma semana após anunciar e apresentar os cinco primeiros reforços, a diretoria do Santa Cruz informou, ontem, que irá anunciar mais cinco novos contratados para a temporada 2009 ainda hoje, com os atletas sendo apresentados à torcida coral amanhã. Mesmo com a diretoria tricolor tentando manter absoluto sigilo, um nome já vazou para a imprensa ontem mesmo. O zagueiro Leandro Camilo, 22 anos, é um dos contratados e já se encontra no Recife. O novo reforço coral tem passagem pelas categorias de base do Atlético de Madrid/Espanha, mas estreou como profissional pela Portuguesa/SP, passando por Marília, Ceará e Pelita Jaya/Indonésia, seu último clube.

16. Tudo parado na Ilha do Retiro

Contratação de reforços, permanência de Durval, projeto da arena desenvolvido pela WTorre, conclusão da negociação dos patrocinadores para a próxima temporada. Essa é uma lista de trabalhos importantes que estão parados por conta da eleição no Sport. O clima de expectativa em torno de quem será o presidente do Leão no próximo biênio criou uma série de barreiras. “Algumas contratações que estavam engatilhadas, que poderiam ser anunciadas ainda nessa semana, ficaram suspensas. Os clubes, os procuradores, ou atletas, todos querem saber quem vai pagar os seus salários’’, constatou o vice-presidente de futebol, Guilherme Beltrão.

Policiais

17. Triplo assassinato em Bezerros

Um triplo homicídio, ocorrido na noite da última terça-feira, assustou os moradores de Bezerros, no Agreste do Estado. A primeira morte aconteceu por volta das 22h40, no bairro Asa Branca, vitimando Luís Antônio Ferreira Matos, 25, morto com vários tiros após ser perseguido por dois homens encapuzados. Pouco antes da meia-noite, nas proximidades do Colégio Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade, Fábio Duarte da Silva, o Fabinho, 27, e José Félix da Silva, o Zé da Margarida, 28, que momentos antes estavam acompanhando o trabalho de remoção do corpo da outra vítima, foram assassinados com vários tiros e tiveram as cabeças decepadas. A polícia acredita que as três mortes tenham ligação com o tráfico de drogas.

18. Jovem morto com um tiro na cabeça
O consumo de drogas provocou a morte de mais um jovem no Recife. O crime ocorreu anteontem, por volta das 22h30, na rua Senador Firmino, próximo ao Córrego Manoel das Meninas, no bairro da Guabiraba, no Recife, quando a vítima voltava do Colégio Municipal São Cristóvão, onde estudava. De acordo com policiais da Força- Tarefa de Homicídio da Capital, Luís Fernando Pereira de Lima, de 19 anos, estava indo para casa na companhia do pai, mas no meio do caminho, os dois se separaram e a vítima se dirigiu até à residência da avó. No percurso, ele foi assassinado com um tiro na cabeça. Segundo testemunhas, que não quiseram se identificar, cerca de três pessoas aguardavam o rapaz numa escadaria. O adolescente ainda chegou a ser levado ao Hospital da Restauração (HR), porém não resistiu e faleceu após dar entrada na unidade hospitalar.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog