1. Músicos de sinfônica assaltados
Quarenta e oito músicos da Banda Sinfônica da Cidade do Recife foram assaltados, na noite de sábado, quando retornavam de ônibus, por volta das 23h30, de um concerto realizado no município de Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco. Além de objetos pessoais, a exemplo de carteiras e celulares, os criminosos roubaram 22 instrumentos, avaliados em, aproximadamente, R$ 180 mil. Onze instrumentos maiores, como tuba e contrabaixo, foram jogados no canavial e recuperados pela Polícia Civil na manhã de ontem. De acordo com informações extra-oficiais, os assaltantes levaram também R$ 3 mil em espécie. Até o fechamento desta edição, às 23h, ninguém tinha sido preso. O coletivo que transportava as vítimas foi interceptado no quilômetro 29 da rodovia BR-101 Norte, por seis bandidos armados, dois deles encapuzados, que estavam num Gol branco. Com pistolas e espingardas, os criminosos ordenaram que o motorista levasse o veículo para um canavial. Depois de percorrerem dez quilômetros por uma estrada de barro, os ladrões mandaram todos descerem.
2. Sul-africano morreu de febre maculosa
A febre maculosa, doença transmitida por carrapatos, foi a causa da morte do empresário sul-africano William Charles Erasmus, 53 anos, segundo divulgou ontem o Ministério da Saúde. A Fiocruz, responsável pelo teste que identificou a doença, afirma que ele foi contaminado na África do Sul. A contaminação pela bactéria Rickettsia rickettsii – agente da febre maculosa – não estava no rol de doenças investigadas nas notas divulgadas diariamente pelo ministério. A pesquisadora Elba Lemos, no entanto, afirmou que a hipótese era analisada pelos infectologistas da Fiocruz desde o início do caso.
A principal suspeita para a morte de Erasmus, ocorrida na terça-feira (2), era contaminação por um arenavírus, o que foi descartado após o exame PCR (método de biologia molecular para identificar material genético do agente causador). O ministério chegou a monitorar 75 pessoas para identificar possíveis evidências de contágio.
3. Bento XVI comovido com tragédia
O papa Bento XVI manifestou ontem, na bênção do Angelus, sua “comoção” pelas vítimas das inundações causadas pelas fortes chuvas que, no fim de novembro, atingiram Santa Catarina. A catástrofe provocou 122 mortes e 29 desaparecidos. Há 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados. “Desejo reiterar meus sentimentos de comoção pelo desastre ambiental ocorrido no Estado de Santa Catarina, que causou inúmeras mortes e deixou milhares de pessoas sem casa”, disse o papa, em português, a milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro. O pontífice expressou sua solidariedade aos desabrigados e invocou a proteção de Deus, “para que possa recompensar o povo brasileiro e as autoridades nacionais e estrangeiras pela ajuda prestada aos desabrigados nesta hora de consternação”. O religioso estendeu a bênção a todo o povo brasileiro. Ontem, o tráfego de veículos na BR-376, que liga o Paraná a Santa Catarina, foi liberado.
4. Sete ficam feridos em colisão
Um acidente envolvendo três carros deixou sete pessoas feridas, sendo quatro crianças, entre elas, o bebê Felipe Cauã de Andrade e Silva, de nove meses. A colisão aconteceu por volta das 20h de ontem, na PE-15, nas imediações da Cidade Tabajara, em Olinda. De acordo com testemunhas, um Tempra cinza, de placa KJF-6154, saiu da faixa de ônibus e, ao cruzar a pista, colidiu com um Monza marrom, placa KFO-7834. Logo em seguida, um Chevete azul, placa MMU-9755, que trafegava pela via, não conseguiu desviar dos veículos e acabou batendo atrás deles. Os acidentados foram socorridos para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife, em duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma viatura do resgate do Corpo de Bombeiros (CB). O motorista do Tempra, suposto causador da batida, fugiu do local sem prestar assistência aos feridos.
5. Criacionismo é assunto em aula
Polêmicos nos Estados Unidos, onde são defendidos por movimentos religiosos como mais do que explicações baseadas na fé para a criação do mundo, o criacionismo e o design inteligente se espalham pelas escolas confessionais brasileiras - e não apenas no ensino religioso, mas nas aulas de ciências. Tradicionais escolas religiosas paulistas, como Mackenzie, Colégio Batista, além da rede de escolas adventistas do País, adotam a atitude de não separar religião e ciência nas aulas, levando aos alunos a explicação cristã sobre a criação do mundo junto com os conceitos da teoria evolucionista.
Algumas usam material próprio. Outros trabalham com livros didáticos da lista do Ministério da Educação e acrescentam material extra. “Temos dificuldade em ver fé dissociada de ciência, por isso na nossa entidade, que é confessional, tratamos do evolucionismo com os estudantes nas aulas de ciências, mas entendemos que é preciso também espaço para o contraditório, que é o criacionismo”, defende Cleverson Pereira de Almeida, diretor de ensino e desenvolvimento do Mackenzie.
6. Szafir deve ter alta até amanhã
Internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense, o ator Luciano Szafir deve receber alta até amanhã. Segundo o último boletim médico, ele está lúcido e passa bem. Szafir acabou intoxicado com fumaça durante um princípio de incêndio no apartamento da namorada, a apresentadora Xuxa, em São Conrado, na noite da última sexta-feira. Xuxa e sua filha com o ator, Sasha, também estavam no local, mas nada sofreram. Szafir estava no segundo andar da cobertura da apresentadora e teve dificuldade de sair do local. As duas, que estavam no primeiro andar, saíram rapidamente. Segundo o Corpo de Bombeiros, que debelaram as chamas rapidamente, o incêndio teria sido causado por uma árvore de Natal, mas a investigação ainda prossegue para determinar sua causa.
7. Queda de hidroavião mata piloto
O piloto Antonio Alberto Machado Cavalcante, 41 anos, morreu na queda de um hidroavião que transportava autoridades no Amazonas, entre elas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante. O acidente ocorreu por volta das 7h20 (8h20 no Recife) de ontem, próximo a Manaus (AM). A aeronave, de prefixo PT-OMN, decolou de um hangar flutuante no Rio Tarumã, afluente do Rio Negro, em direção a Manacapuru, no interior do Estado, a cerca de 80 quilômetros da capital, transportando quatro passageiros. Em seguida, o hidroavião perdeu altitude e bateu em uma árvore, caindo a poucos metros da margem. O secretário de Segurança Púbica do Estado, Francisco Sá Cavalcante, ficou preso entre as ferragens até ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Ele sofreu cortes na perna direita e em um dos braços. Os outros três ocupantes tiveram escoriações e não correm risco de morrer, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Amazonas. Todos foram encaminhados para atendimento no Hospital 28 de Agosto e já receberam alta.
8. Menor é baleado em tentativa de assalto
Por volta das 20h da noite de ontem, um jovem foi baleado na perna após ser suspeito de praticar vários assaltos, junto a um comparsa, em um sinal de trânsito na avenida Antônio de Góes, em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. Segundo testemunhas, o autor dos disparos foi uma das vítimas do assalto, que conseguiu fugiu sem ser identificado. Alguns homens que trabalham como segurança de um edifício empresarial próximo ao local conseguiram render os suspeitos até a chegada da polícia.
Os suspeitos afirmam ter 16 anos, e por isso, foram levados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), para serem ouvidos. A namorada do garoto baleado pediu para não ser identificada e disse não saber sobre os crimes praticados pelo companheiro. Segundo ela, o garoto havia saído da casa recentemente. “Há duas semanas ele está morando na rua. Enquanto ele morava comigo, ele trabalhava na praia assim como eu, e não assaltava”, disse a garota. O casal residia em Boa Viagem.
9. ACIDENTE DA GOL - Vazamento de relatório chateia famílias de vítimas
Familiares das vítimas da queda do Boeing da Gol, em 29/9/2006, questionaram ontem a Aeronáutica pelo vazamento à imprensa do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a tragédia. Os resultados foram publicados pelo O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo no sábado. Segundo Angelita de Marchi, presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907, o episódio demonstra o descaso dos militares com os parentes dos 154 mortos na colisão com um Legacy.
“Isto é inadmissível. Já estávamos reclamando do dia e da hora da divulgação do relatório para nós, na quarta-feira, às 13h, em Brasília. Precisamos trabalhar, pedimos para ser no fim de semana. Disseram que não podia. Mas, agora, vemos que o relatório já estava pronto”, disse Angelita. O documento sugere que os pilotos americanos Jam Paladino e Joe Lapore, do Legacy, desligaram inadvertidamente o transponder, espécie de localizador da aeronave.
Política
10. PT afina discurso para 2010
De olho na sucessão presidencial em 2010, o PT já prepara o discurso eleitoral para neutralizar eventuais impactos da crise financeira sobre uma candidatura petista. A estratégia é empurrar para os principais adversários nas próximas eleições, o PSDB e o DEM, a responsabilidade por dificuldades econômicas que venham a surgir nos próximos dois anos. “A crise tem pai e mãe. Ela é uma crise do modelo neoliberal, daqueles que no Brasil defenderam as idéias de desregulamentação do Estado, ou seja, o PSDB e o DEM. E esse debate o PT vai fazer. Os neoliberais perderam”, disse o secretário nacional de Comunicação do PT, Gleber Naime, no desfecho do seminário da ala petista Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo ex-deputado José Dirceu.
11. Prefeito só será candidato com aval do presidente Lula
O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), disse que é natural ser lembrado como pré-candidato ao Governo de Minas Gerais para as eleições de 2010. Mas condicionou sua eventual candidatura a um aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Como sou prefeito, meu nome é lembrado, mas não quer dizer que seja naturalmente, automaticamente, candidato a nada. Isso depende muito do PT nacional, depende muito da orientação do presidente Lula”, disse Pimentel, ao inaugurar obras do Programa Centro Vivo, na capital mineira, no último sábado.
A aliança do prefeito de Belo Horizonte com o governador, Aécio Neves (PSDB), na eleição municipal deste ano, causou racha no PT mineiro e deflagrou a disputa entre Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), pela indicação do candidato petista ao Palácio da Liberdade. Patrus, inclusive, já admitiu sair candidato.
12. Secretário rebate Coutinho
“Uma crítica pobre, limitada, sem qualquer fundamento lógico”. A avaliação é do secretário de Planejamento do Estado, Geraldo Júlio, ao comentar declaração do deputado Augusto Coutinho (DEM), sobre projetos enviados à Assembléia Legislativa visando remanejamento de verbas do Governo. Para o gestor, as suplementações orçamentárias, em vez de criticadas, devem ser reconhecidas como resultado do excepcional dinamismo vivido pela economia pernambucana em 2008.
“O Governo já investiu mais em Suape nestes dois anos do que o anterior ao longo dos oito de gestão. Pela primeira vez na história, o Governo estadual vai investir R$1 bilhão em um único ano. A Compesa tem hoje mais de R$1 bilhão de obras em andamento, enquanto no governo passado a média anual ficava em insignificantes R$ 49 milhões. Isso deve estar deixando o deputado perplexo e atrapalhado”, ironizou.
13. Silvio Costa: “Jarbas não sabe o que é Pacto”
A declaração do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), feita na última sexta-feira, de que o governador Eduardo Campos (PSB) está procurando “um bode expiatório” para o problema da Segurança Pública no Estado, deixou irritado o deputado federal Silvio Costa (PMN). Ontem, em resposta, o parlamentar afirmou que “vai aproveitar o espírito natalino para dar de presente um dicionário ao ex-governador”, já que, para Costa, o peemedebista não sabe o que siginifica a palavra “pacto”.
“É um presente que ele (Jarbas) realmente está precisando. O Pacto pela Vida, proposto por Eduardo Campos, se aplica a ações coletivas e tem a necessidade de colaborações de todas as esferas. De segmentos da sociedade como também da própria oposição. Mas parece que ele ainda não entende. Precisa mesmo do meu presente”, ironizou. Silvio Costa ainda disse que esse tipo de fala do senador, Jarbas Vasconcelos, é uma estratégia de uma oposição que tenta o ressurgimento da antiga Aliança por Pernambuco como forma de “entrar com força” na disputa eleitoral de 2010. “É legítimo que eles queiram se reaglutinar, até porque perderam as últimas três eleições”, afirmou, para depois bater: “Mas ficar comparando os oito anos de gestão que tiveram com os dois do atual Governo não cabe. E, mesmo assim, só fizeram a BR-232, deixando em péssimo estado vários setores essenciais”.
14. “O MP não é ligado a partido político”
O procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, chega ao final do mandato, contabilizando inúmeras batalhas fiscais no que se refere ao controle do erário por autoridades e gestores públicos. Por conta da corrupção e fraudes junto ao erário, o Brasil perde R$ 160 bilhões por ano, o que corresponde a 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos dois anos o MPPE denunciou 41 autoridades e prefeitos. Número superior às 27 denúncias, contabilizadas de anos anteriores. Varejão ainda combateu acusações de prefeitos, entre eles o do Recife, João Paulo (PT), que afirmaram haver politização nas decisões do MPPE. Nesta entrevista, o procurador falou de como conseguiu sair de deficitário para ter um saldo positivo das contas do MPPE e reclamou dos ataques da oposição que ainda não postou candidatura para sua sucessão. Hoje, o MPPE, junto com outras instituições, entre elas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria-Geral da União (CGU), realiza seminário que tem como foco o controle social e a firmação de parcerias para fiscalização dos gastos públicos.
Esportivas
15. Na raça, Timbu se garante na elite
Nunca 90 minutos demoraram tanto a passar na vida do torcedor alvirrubro. Apesar dos cinco minutos de acréscimos dado pelo árbitro Sérgio da Silva Carvalho, no segundo tempo, o goleiro Eduardo, o nome da partida, ontem, na Vila Belmiro, na rodada final do Brasileiro, conseguiu segurar o 0x0, que garantiu o Náutico, 16°, com 44 pontos, por mais um ano na Série A. Apesar da vitória do Figueirense, 17°, também com 44, o Timbu terminou na frente por causa do saldo de gols (-10 x -24).
16. Despedida do Leão foi cheia de gols
Sete gols. Se os torcedores rubro-negros tivessem a visão otimista de que a rede seria balançada tantas vezes, provavelmente compareceriam em maior número para assistir ao duelo entre Sport e Coritiba, que foi realizado ontem, na Ilha do Retiro. Foram 90 minutos muito mais interessantes do que se esperava, pois as duas equipes, mesmo jogando apenas para cumprir tabela, fizeram um bom espetáculo.
A vitória leonina por 4x3, em um jogo bastante aberto, foi a despedida oficial dos jogadores da temporada 2008, marcada pelas conquistas do tricampeonato pernambucano e da Copa do Brasil. Quem acabou saindo por cima foi o atacante Wilson, que, demonstrando bastante oportunismo, marcou três vezes. Os outros destaques individuais foram o zagueiro Durval, que garantiu a vitória aos 42 do segundo tempo, e Keirrison, que, contra o Leão, fez o tento que o transformou no artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado do santista Kléber Pereira e de Washington, do Fluminense.
17. Rosembrik garante que vai treinar
O técnico do Santa Cruz, Márcio Bittencourt, deu o ultimato na semana passada. Ou Rosembrik se ajeita de uma vez, ou ele não teria mais lugar no Tricolor. A data limite estabelecida pelo comandante coral para que o Mago, que não apareceu no Arruda para treinar nas duas últimas semanas, foi justamente hoje, quando ele é esperado para participar de uma movimentação junto com os companheiros. E não é que o meia-atacante, em conversa por telefone, afirmou que não vai fugir da raia. O jogador garantiu à reportagem da Folha de Pernambuco que vai se apresentar, logo mais, como solicitou o treinador.
Cruzeiro e Palmeiras na Libertadores
São Paulo vence o Goiás por 1x0 e é tricampeão
Vasco é rebaixado e leva sua torcida ao desespero
Figueirense vence Inter, mas não se livra da queda
Policiais
18. Agricultor mata vizinho em briga
Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam em flagrante, na noite do último sábado, o trabalhador rural Severino Ferreira da Silva, de 34 anos. Ele é acusado de assassinar, a golpes de serra de capim, o também trabalhador rural e seu vizinho Egrinaldo Almeida da Silva, de 36 anos. Segundo o delegado do DHPP, João Gaspar, o acusado chegou a fugir do local do crime, mas foi encontrado em sua residência, no Engenho Concórdia, em São Lourenço da Mata.
Severino confessou para a polícia que cometeu o crime por medo que vítima fizesse o mesmo com ele. “Ele tinha me ameaçado e eu não iria esperar ele me matar. Ele me disse que iria comprar uma arma para fazer isso, e que eu iria morrer antes das festas de Fim de Ano”, afirmou.
19. Amigos são mortos após “farra”
Aquela deveria ser uma das muitas noites em que os amigos Reginaldo Ramos da Silva, de 22 anos, e Severino Inácio da Silva, de 45, sairiam juntos para se divertir nos bares de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes. No entanto, na madrugada do último sábado, a programação culminou com a morte dos dois companheiros, quando ambos voltavam para suas casas, localizadas na 1ª Travessa Dom Carlos Coelho, no Lote 92 do bairro. O fato aconteceu por volta das 3h30. Vindos de um estabelecimento conhecido como Bar da Galega, eles subiam a ladeira em direção às residências, no momento em que foram surpreendidos pelo algoz e assassinados, com tiros de arma de fogo. A polícia ainda não tem pistas da autoria do crime.
20. Desconhecidos atiram sete vezes contra homem
Tiroteio ocorrido na comunidade Arco-Íris, no bairro de Peixinhos, município de Olinda, deixou um rapaz morto e outro ferido. O crime aconteceu no início da avenida Beira Canal, por volta das 20h40, e teve como vítima fatal Carlos Alexandre Xavier da Silva, de 27 anos. Ele foi morto com pelo menos sete tiros disparados por homens de identidades desconhecidas. Já o ajudante de pedreiro José Marcos Almeida de Lima, de 23 anos, chegou a ser socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, Recife, depois de ser atingido com um tiro no peito. O caso será investigado pela Delegacia de Peixinhos.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário