Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

JORNAL DO VALE

1. Morte de bebê fecha maternidade

Partos e até simples triagens estão proibidos de serem realizados, desde à tarde de ontem, na maternidade do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, que teve as portas fechadas. A diretoria da unidade não atendeu a imprensa para divulgar o motivo da interdição, mas segundo uma médica da instituição, que não se identificou temendo represália, uma infiltração no teto do bloco obstétrico e uma contaminação por bactéria na UTI neonatal foram os fatores determinantes para o cancelamento dos serviços. Segundo a funcionária, dois bebês estão contaminados e um já teria morrido, no final da semana passada. Ela também falou que o laudo do próprio hospital constatou a infecção na criança morta e que desde a última sexta-feira os chefes do setor estão sabendo dessa infestação bacteriana.

2. Idosa de 98 anos é assassinada

Um crime brutal chocou os moradores do Engenho da Cachoeira, na Zona Rural do município de Ipojuca, distante 51 quilômetros do Recife. Residente em um casebre, a pensionista Josefa Maria da Conceição, de 98 anos, foi assassinada anteontem, com vários golpes de barra de ferro na cabeça. A idosa foi encontrada pela polícia deitada em uma cama em um dos cômodos da residência com a calcinha arreada na altura do joelho e o vestido levantado até a barriga.
Segundo a polícia, os acusados pelo homicídio são o companheiro da vítima, o trabalhador rural Amaro José da Silva, 75 anos, e o amigo dele José Henrique, 55. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Ipojuca, onde foram autuados em flagrante por homicídio qualificado. A polícia suspeita de que os dois homens estavam consumindo bebida alcoólica na residência da anciã quando tentaram estuprá-la, porém, houve resistência por parte da idosa.

3. TRÁFICO: Nordeste tem 69 rotas

O ato de recrutar, transportar, fazer transferência, alojar ou recolher pessoas por meio da força ou de outros meios de coação para fins de exploração. Em síntese, essa é a definição dada pela ONU, através do Protocolo de Palermo, firmado em 2000, para o crime de tráfico de seres humanos. A legislação brasileira - Código Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - pune quem pratica tal ação e considera infração administrativa para o órgão que promova ou facilite a entrada/saída, do território nacional, de crianças e adolescentes sem autorização dos responsáveis. No entanto, apesar de existirem leis rígidas, o fato ainda é uma realidade preocupante.
Segundo a Pesquisa Sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual (Petraf), o último levantamento nacional feito sobre a temática, considerando dados colhidos de 1996 a 2002, no Brasil existem 241 rotas de tráfico nacional e internacional. Desse número, 76 estão localizadas no Norte do País e 69 no Nordeste. O perfil das vítimas do crime são, em sua grande maioria, mulheres e adolescentes afrodescendentes, com idade entre 15 e 24 anos, que estão em situação de pobreza.

4. Funcionários dos Correios aprovam indicativo de greve para dia 16

Em assembléia na noite desta terça-feira (2), funcionários dos Correios de Pernambuco aprovaram indicativo de greve para o próximo dia 16. Os trabalhadores e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) ainda não entraram em acordo com relação ao Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS). A reunião foi realizada no Centro Social da Soledade, na Boa Vista, área central do Recife.
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (SINTECT-PE) avalia que o PCCS proposto pela ECT traria a privatização da empresa “através da abertura de 49% das ações para o capital privado. Além disso, visa implementar o Cargo Amplo, que acumula as distintas funções de serviço dos Correios, aumentando a ‘exploração’”.

5. Chuvas no Rio obrigam 13 mil a deixarem suas casas

A prefeitura de Campos, no norte fluminense, informou, nesta terça-feira (2), que 13 mil pessoas já deixaram suas casas após a enchente que transbordou o Rio Ururaí, que está com o volume de água seis metros acima do normal. Já o último balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual apontou que mais de mais 7.300 pessoas estão em casas de parentes e amigos e outras 2.713 mil ficaram desabrigadas e foram acolhidas em escolas municipais transformadas em abrigos.
Nesta terça, pela primeira vez após três dias sem chuva, o nível da água começou a baixar, segundo Henrique Oliveira, secretário de Defesa Civil do município. Mas a previsão de novas chuvas para amanhã deixou a população apreensiva. Dezenas de famílias continuavam a deixar suas casas às margens do rio.

6. CARUARU - Tiro em casa de strip-tease

O eletricista de automóveis Ademilton Bezerra da Silva, 26 anos, levou cinco tiros na barriga, anteontem à noite, em uma casa de strip-tease de Caruaru, no Agreste. A família afirma que ele foi vítima de assalto. O rapaz teria se recusado a entregar o dinheiro e entrado em luta corporal com o bandido. De acordo com familiares, Ademilton havia brigado com a esposa e chamou um grupo de amigos para ir à casa de shows. Ele estava R$ 2 mil, fruto da venda de carro, e mostrou o dinheiro para incentivar uma garota a fazer um strip-tease. Levada ao Hospital Regional do Agreste (HRA), a vítima está na UTI em estado grave.

7. MP entra com ação contra RedeTV!

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ingressou ontem com ação civil pública contra a RedeTV! pela exibição, sem autorização judicial, de entrevista com a adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, assassinada em outubro após permanecer mais de 100 horas refém do ex-namorado Lindemberg Alves, de 22 anos. A procuradora Adriana da Silva Fernandes pede que a emissora seja condenada a pagar ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos indenização de R$ 1,5 milhão (1% do faturamento anual bruto), por danos morais.
A ação do MPF mira em duas entrevistas ao vivo veiculadas em 15 de outubro pelo programa “A Tarde é Sua”, apresentado por Sônia Abrão. Na ocasião, ela e o repórter Luís Guerra conversaram por mais de uma hora com Lindemberg e Eloá. “A apresentadora assumiu, ao vivo, nítida posição de intermediadora das negociações”, escreveu a procuradora, destacando uma série de trechos da entrevista.
Nos primeiros dias do caso, a chefia da 5ª Seção do Estado Maior, responsável pelo Setor de Comunicação Social da Polícia Militar paulista, telefonou para todas as emissoras pedindo que não fossem feitas nem veiculadas entrevistas com os reféns ou com o seqüestrador. Diante do desrespeito, algumas redes de TV chegaram a receber um ofício da 5ª EM.

8. Três crianças indígenas sofrem abuso sexual na Bahia

Três crianças da comunidade indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, extremo sul da Bahia, foram encaminhadas na tarde de ontem para realização de exames de corpo de delito, sob suspeita de terem sido abusadas sexualmente por um homem de cabelos brancos, com idade aparente entre 40 e 50 anos. As crianças indígenas – duas meninas, de 13 e 7 anos, e um menino, de 6 – foram encontradas na noite de segunda-feira correndo na BR-367, entre Porto Seguro e Eunapólis, municípios vizinhos a Santa Cruz Cabrália. Levadas à Delegacia de Eunápolis, contaram que o homem ofereceu carona quando elas estavam num ponto de ônibus e as levou para uma estrada deserta.

Relataram que o homem manteve relações sexuais forçadas com a menina de 13 anos e fez sexo oral com as outras crianças. Os abusos teriam começado numa estrada vicinal que leva à Aldeia Jaqueira e continuado, depois, na rodovia federal. Os três fugiram enquanto a menina de 7 anos era abusada. O delegado Renato Fernandes, titular da Delegacia Regional de Porto Seguro, disse que aguarda apenas os resultados dos exames para dar início às investigações. Segundo o cacique Aruã, da comunidade de Coroa Vermelha, as crianças estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar de Porto Seguro e por comissários indígenas do Projeto e Território de Proteção a Crianças e Adolescentes em Situação de Risco.

9. Menor mata jovem a golpes de faca

Um discussão entre duas adolescentes por conta de ciúmes acabou com a morte da mais velha, Damiana Maria da Silva, de 16 anos. O crime aconteceu no município de Custódia, no Sertão do estado, distante 336 quilômetros do Recife. Durante a briga, a menor E.S.P., de 14 anos, desferiu um único golpe na vítima, que morreu no local. A perfuração atingiu a axila esquerda da menina e foi suficiente para que ela não resistisse.
De acordo com informações repassadas ao agente Alexandre Magno pelos policiais militares que atenderam à ocorrência, as duas meninas discutiram por volta das 23h do domingo, nas imediações da rua Euxídio Nunes Bezerra, no bairro do Cruzeiro. “Damiana acusava E.S.P., de 14 anos, de ter se envolvido com o namorado dela”, informou Alexandre Magno, agente da Delegacia de Custódia.
A agressora foi levada para a delegacia e, após a elaboração do auto de infração, foi apresentada à Promotoria de Custódia, que decidiu encaminhá-la ao Lar Santa Luzia, no Recife, onde são levadas crianças e adolescentes em conflito com a Lei, tanto pelo Poder Judiciário como pelos Conselhos Tutelares. “Ela não demonstrou arrependimento. Durante o tempo que passou na delegacia permaneceu calada”, completou o agente.
O sobrinho da agressora, José Pereira da Silva, de 18 anos, foi apontado como co-autor do crime, já que forneceu o canivete que matou Damiana. Ele está preso na cadeia pública de Custódia, onde vai aguardar o julgamento por participação no homicídio.

Política

10. Combate à corrupção é tema de seminário

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, na próxima segunda-feira, diversos órgãos públicos uniram-se em torno da realização de um seminário que tem como foco o controle social e a firmação de parcerias para fiscalização dos gastos públicos. O evento é uma realização do Fórum Permanente de Combate à Corrupção, formado por diversas entidades, entre elas o Ministério Público, Tribunal de Contas e Controladoria-Geral da União.
Ao longo de todo o dia, serão ministradas palestras voltadas tanto ao público quanto a parlamentares, principalmente vereadores que irão exercer mandato a partir do próximo ano. “A idéia é fazer com que os vereadores assumam suas funções se sentindo orientados sobre como exercer essa fiscalização, já que um dos papéis da Câmara é observar os gastos da administração municipal”, explica o representante do Ministério Público Federal no Fórum, Fábio George da Nóbrega.

11. Cunha Lima vê golpe em decisão do TSE

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de manter a cassação do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice, José Lacerda (DEM), foi contestada pelo tucano depois do encontro dos governadores, ontem, no Palácio do Campos das Princesas. “Estou buscando trazer luz à verdade. Será um golpe muito grande à Democracia se o mandato que foi conquistado legítima e democraticamente ser cassado por um equívoco, por um erro da Justiça que é feita por homens que podem errar”, disse o governador paraibano. Os advogados de Cunha Lima têm três dias para apresentar a defesa.

12. MPPE pede o bloqueio dos bens de João Paulo

No mesmo dia em que o líder maior do PT, o presidente Lula, esteve no Estado para, com festa, anunciar obras e firmar parcerias com os governos estadual e municipais do Recife e de Olinda, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou, ontem, com uma ação civil pública por prática de improbidade administrativa contra a principal liderança do partido em Pernambuco, o prefeito da Capital, João Paulo. Inicialmente, o MPPE pede a decretação da indisponibilidade dos bens do petista. No final do processo, a devolução dos R$ 19,7 milhões pagos pela Prefeitura do Recife para a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), fundação vinculada à Universidade de Brasília (UnB). Tudo isso em função de uma assessoria prestada pela Finatec para “modernizar a administração pública” entre 2002 e 2005. Os contratos foram firmados sem licitação.

13. Presidente quer votar reforma ainda este ano

O presidente Lula afirmou que deseja votar ainda este ano a reforma tributária, apesar das divergência mostradas pelo governo de São Paulo. “Para mim seria importante votar logo a reforma”, comentou, dizendo que recebeu como uma boa surpresa o apoio ao projeto mostrado por Aécio Neves (PSDB-MG), governador de Minas.
Aécio colocou a criação de um novo fundo de equalização de supostas perdas com a reforma tributária e a manutenção da compensação a Estados exportadores como condição para apoiar a votação do projeto no Congresso. O mineiro até afirmou concordar em validar os incentivos fiscais existentes, proposta criticada por São Paulo, mas que beneficia os Estados nordestinos.

Esportivas

14. Enfim, primeiros reforços corais são apresentados

Nada de bomba, pelo menos por enquanto. Na primeira lista de reforços anunciada pelo Santa Cruz, as tão esperadas “seis contratações bomba”, prometidas pelo presidente Fernando Bezerra Coelho e aguardadas com muita expectativa pela torcida coral, não explodiram. Após muita espera, a diretoria apresentou, ontem, os quatro atletas que passaram a semana passada inteira realizando exames médicos em São Paulo, onde, após serem aprovados, assinaram contrato por um ano com o Mais Querido.
Os novos atletas tricolores são os seguintes: o goleiro Adriano, o volante Élder e os meias Juan e Leandro Gobatto. Todos eles desembarcaram no Recife, ontem à tarde, e já treinam com o ainda reduzido elenco tricolor, hoje, no estádio Ademir Cunha.

15. Viagem antecipada para blindar o Náutico

Para uma maior concentração e adaptação ao local da partida de domingo, na Vila Belmiro, contra o Santos, o Náutico mudou os planos e antecipou a viagem a São Paulo, que seria na sexta-feira, para hoje à noite. Com isso, o Timbu segue para a cidade de Jarinu, no interior paulista, onde terá alguns dias de tranqüilidade e blindagem até seguir para o litoral, no sábado.
A decisão foi tomada em conjunto pela diretoria e a comissão técnica. Após a vitória por 2x1 sobre o Atlético-PR, domingo passado, membros da cúpula alvirrubra se reuniram com o treinador Roberto Fernandes para definir o plano de ação da semana.

16. Durval adia sua programação de férias

Estava tudo definido. Um grupo do Sport entraria de férias logo após o jogo contra a Portuguesa, enquanto outro participaria da partida de despedida da Série A, contra o Coritiba, na Ilha do Retiro, que voltou a ser domingo, às 17h. O zagueiro Durval estava entre os que desde a segunda-feira passada começaram o período de descanso. Para ele, o que era bom durou pouco. No mesmo dia, quando se preparava para visitar familiares na Paraíba, recebeu um telefonema do técnico Nelsinho Batista, pedindo que voltasse, ontem, aos treinamentos. Um dos artilheiros da equipe, com sete gols, o xerife rubro-negro aceitou a missão sem contrariedade.
Policiais

17. Executado no bairro de Tabatinga

O motorista Rodrigo Hermínio Ferreira, de 26 anos, foi barbaramente executado enquanto voltava para casa, por volta da 1h30 da madrugada de ontem. O local que serviu de cenário para a prática do crime foi a rua Coronel Alfredo Duarte, que fica no bairro de Tabatinga, na cidade de Camaragibe. Momentos antes de ser morta, existe a suspeita de que a vítima teria ligado para o serviço 190 da polícia e denunciado que estava escondido, pois ele estava sendo perseguido por homens armados. “Viemos até o local por que recebemos uma denúncia do Ciods sobre um rapaz que estava se escondendo para não morrer, e quando chegamos aqui encontramos a rua completamente deserta e o corpo da vítima jogado no meio da via”, disse o soldado do 20° Batalhão de Polícia Militar, Cristiano João.

18. Acidente fatal na BR-101 Norte

Um grave acidente registrado no quilômetro 56 da BR-101 Norte, no limite dos municípios de Recife e Paulista, deixou uma pessoa morta. Passava das 10h30 quando o empresário Cícero Lindemberg de Farias, de 30 anos, perdeu o controle da Hilux preta, de placa MYK-6884, e entrou no acostamento direito da rodovia. Na ocasião, o veículo, que também transportava o pai do condutor, o aposentado Leodônio Lopes Filho, de 60 anos, e o amigo da família Robervânio Alves Pereira, de 37 anos, capotou e colidiu no muro de um motel. Leodônio estava sentado no banco de trás e foi arremessado para fora do carro. Morreu na hora.

19. Homem é flagrado com 60 pedras de crack

O Batalhão de Polícia da Radiopatrulha (BPRp), prenderam Severino Dias da Silva Filho, de 22 anos. O rapaz é suspeito de estar traficando drogas no bairro de Santo Amaro, no Recife. Com ele foram apreendidos 60 pedras de crack e mais R$ 20. “Recebemos uma denúncia anônima de que havia um rapaz traficando na comunidade, e, ao chegarmos no local indicado, nos deparamos com o suspeito”, disse o tenente do BPRp Carlos Henrique.
A prisão aconteceu anteontem, na rua da Amizade, bairro de Santo Amaro, o suspeito foi conduzido para o plantão da Delegacia de Santo Amaro, onde foi autuado pelo delegado Carlos Gilberto por tráfico de entorpecentes. Severino Dias da Silva Filho foi conduzido ao Cotel, em Abreu e Lima.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog