1. Acidente deixa dois mortos e um ferido na 232
O cansaço típico de quem passou a noite em uma festa pode ter sido a principal causa de um acidente que deixou duas pessoas mortas e uma ferida na BR-232. Por volta das 7h10 de ontem, os amigos Pedro Julião Moreira da Silva, de 23 anos, Geraldo Marques Carneiro Neto, de 35 anos, e Caio Vagner Melo da Silva, de 22 anos, voltavam de uma vaquejada, realizada na noite anterior, no município de Caruaru, quando o Gol prata em que eles estavam saiu da rodovia, na altura do quilômetro 12 e colidiu com o suporte de uma placa de localização. O condutor do automóvel, Geraldo, e Pedro, que estava no banco de trás, morreram no local. Caio - único sobrevivente do acidente - sofreu um trauma no tórax e passou por uma drenagem no Hospital da Restauração (HR), para onde foi levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O estado de saúde dele é estável.
2. Motos vão ajudar resgate de vítimas
Uma hora de espera para uns parece uma eternidade. Imagine para uma vítima de acidente de trânsito? Há três anos o motoqueiro Alan Jones, de 26 anos, em um dia de trabalho, colidiu com um ônibus na movimentada avenida Caxangá, o que resultou em uma fratura exposta na perna esquerda. “Esperei muito tempo. Passei uma hora de sofrimento. Não sentia dores por conta da gravidade dos ferimentos. Mas o socorro deveria ter sido mais rápido”, contou.
Alan ainda se recupera do acidente e leva consigo algumas seqüelas. “Fiquei com uma redução da perna e ainda sofro com uma infecção na medula óssea. Estou no benefício desde aquela época”, disse. Ele revelou, ainda, que já ouviu muitos relatos de outros motoqueiros, também vítimas de acidente, que por pouco não morreram devido à demora dos primeiros socorros.
Na busca de melhorias para esse atendimento, a partir de hoje, oito motocicletas irão integrar o serviço especial de resgate a vítimas em via pública do Corpo de Bombeiros, no Recife e Região Metropolitana. O objetivo é reduzir o tempo no atendimento às vítimas de acidentes, que serão estabilizadas e, quando a ambulância chegar, já estarão prontas para seguirem ao hospital.
As motos estarão equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros, entre eles colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização e anti-sépticos. Além disso, os socorristas terão um extintor caso haja princípio de incêndio nas ocorrências. Às 8h de hoje o serviço será lançado oficialmente, no Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), no Varadouro, em Olinda. Depois da solenidade, um atendimento será simulado na Praça do Carmo, ainda em Olinda.
3. Quando jogar se transforma em doença
Você já pediu dinheiro emprestado para financiar seu jogo? Já perdeu horas de trabalho ou da escola devido a essa prática? Alguma vez vendeu alguma coisa para financiar o jogo? Se suas respostas foram sim, cuidado, você pode estar sofrendo de ‘Jogo Patológico’, uma doença classificada e reconhecida como transtorno psicológico. Sua principal característica é a incapacidade de controlar o hábito de jogar, trazendo problemas financeiros, familiares, profissionais e físicos.
Os jogos de azar continuam proibidos, mas o jogadores compulsivos arrumam outros redutos, como roda de amigos e a internet e nem sempre é preciso ter o dinheiro envolvido. A esteticista A.A., de 52 anos, foi apresentada aos jogos, como a maioria das pessoas, apenas como uma forma de diversão. “A primeira vez que fui a um bingo ganhei 35 vezes mais do que tinha apostado. Fiquei tão empolgada que comecei a frequentá-lo. Quando percebi já estava jogando diariamente”. Segundo ela, em cinco anos de vício perdeu um apartamento e nove terrenos, chegando a pedir dinheiro emprestado a agiotas. “Fiquei com o nome sujo e perdi o respeito da minha família, só aí percebi que estava doente e procurei ajuda”.
4. Degradação da caatinga preocupa
Vegetação típica do semi-árido, a caatinga sofre com a ação humana. Apesar dos holofotes direcionados à ameaça de extermínio da Amazônia, o caso da caatinga é ainda mais sério, segundo alerta do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que assinou, recentemente, um plano de ação entre o Ministério do Meio Ambiente, a Fundação Chico Mendes e a Organização Não-Governamental The Nature Conservancy (TNC) para promover a criação e consolidação de unidades de conservação do bioma (fauna e flora). Com um ecossistema exclusivamente brasileiro ele ocupa uma área de 11% do território nacional e abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, onde existe o Vale do Catimbáu - único parque nacional formado apenas pela Caatinga. Por ter uma biodiversidade especial, suas variações só podem ser vistas a quilômetros de distância, diferentemente das vegetações de clima úmido como a Mata Atlântica, onde várias espécies são observadas a poucos metros.
5. Jovem mata pai e mãe com foice no interior
A pequena cidade de Brejinho, no Sertão do Pajeú, serviu de palco para um crime bárbaro este fim de semana. Não se fala de outro assunto no município, que fica a 409 quilômetro do Recife e abriga pouco mais de sete mil habitantes. Sob o efeito de drogas, um jovem assassinou os pais a golpes de faca peixeira e foice, na comunidade de Vila Mariano, na área central da cidade. A brutalidade foi tamanha que os corpos das vítimas ficaram desfigurados. O crime aconteceu por volta das 20h30 da sexta-feira.
O casal Heleno Barros da Silva, 70 anos, e Severina Maria da Conceição, 63, estava em casa, na Rua Jandira Cândido, quando o filho caçula chegou, de acordo com vizinhos, visivelmente drogado. Após uma curta discussão, armado de uma peixeira e uma foice, Ronaldo Barros da Silva, 26, matou o pai e a mãe. Os vizinhos acionaram a Polícia Civil, mas quando os policiais chegaram ao local, ele já havia fugido.
Após passar a noite da sexta-feira e todo o sábado escondido na mata, o acusado foi localizado na manhã de ontem caminhando em um sítio na zona rural do município. O proprietário do local o reconheceu. Como o jovem parecia estar ainda sob efeito de drogas, colocou o jovem na caçamba de uma caminhonete e o levou para a delegacia da cidade.
Ao saber da prisão de Ronaldo, a população de Brejinho, que ficou chocada com o duplo homicídio, começou a se reunir em frente à unidade policial. Para a segurança do suspeito, em poucos minutos Ronaldo foi levado para a Delegacia de São José do Egito, município vizinho, e depois para a seccional da Polícia Civil em Afogados da Ingazeira, na mesma região. “A população está muito revoltada. Levamos ele para São José do Egito, mas mesmo assim ficamos preocupados com a integridade física do suspeito”, explicou a delegada Maria do Socorro Veloso.
6. Homem assassina a mulher e depois tenta suicídio
Um homem assassinou a companheira a facadas e depois tentou se matar, na madrugada de ontem, nos Coelhos, área central do Recife. O crime aconteceu na residência onde o casal morava, perto da Ponte Joaquim Cardozo. Após discussão, Eronides Barros da Silva deu vários golpes em Graziela Araújo Silva, 23 anos. A mulher morreu na hora. Desesperado, Eronides tomou um produto químico para matar baratas e depois enfiou a arma na barriga. Ele está no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro.
7. PMs são presos por fraude em concurso
Dois policiais militares do Ceará foram presos em Floresta, Sertão de Pernambuco, no fim da manhã de ontem, quando tentavam fraudar concurso da Secretaria de Educação do Estado. Jaldes Mendes Angelim, 28, e Francisco Emerson Mota, 27, este natural de Parnamirim, em Pernambuco, tentaram se passar por dois candidatos ao cargo de assistente administrativo. Mota, inclusive, foi aprovado recentemente em concurso para a Polícia Militar de Pernambuco e aguardava ser chamado para trabalhar na corporação. Levados para a Delegacia de Floresta, os dois permaneciam sendo ouvidos até o fechamento desta edição, às 23h30 de ontem. Eles informaram que receberiam R$ 5 mil, cada um.
De acordo com Marcos Antônio de Sá, chefe de investigação de Floresta, a denúncia de fraude estava sendo apurada desde a última terça-feira. “Recebemos denúncia anônima, afirmando que dois policiais militares do Ceará viriam até Floresta se passando por outras duas pessoas para fraudar concurso da Secretaria de Educação. Passamos a monitorá-los desde então”, explicou.
8. Três mulheres são mortas em SP
Uma menina de três anos, sua mãe e sua avó foram mortas a tiros na manhã de ontem por Reginaldo Silva Gomes, de 31 anos, em uma casa no Parque Jandaia, bairro da periferia de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Após cometer o crime, o assassino se matou com um tiro na cabeça.
Reginaldo Gomes era casado. Segundo moradores da vizinhança e familiares das vítimas, ele mantinha um relacionamento amoroso com a balconista Fabiana Santos da Silva, de 23 anos, uma das pessoas assassinadas por ele ontem. As outras vítimas são a filha e a mãe dela.
A polícia investiga o caso. A principal suspeita até o momento é de que Reginaldo Gomes tenha cometido um crime passional, motivado por ciúmes de Fabiana Santos. Informações preliminares colhidas por policiais no local do crime são de que a mulher pretendia terminar a relação amorosa que mantinha com o assassino.
9. PM mata um fere outro em porta de baile funk
O soldado da Polícia Militar Rogério Luiz Alves, de 31 anos, foi preso na madrugada de ontem após assassinar com doze tiros um homem e ferir outro depois de ser expulso de um baile funk no clube Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com depoimento de testemunhas à 62ª Delegacia de Polícia de Imbariê, que investiga o caso, o PM discutiu com funcionários durante a festa, foi expulso e prometeu se vingar. Ao término do baile, Alves executou o diretor de Esportes do clube, Kléber da Silva Barcelos, de 32, na frente da namorada e de outras pessoas que saíam do evento.
Os familiares da vítima deram outra versão para o motivo do crime. “Ele (o PM) queria entrar armado no clube e foi impedido. Esperou o final do baile para se vingar de forma covarde descarregando uma pistola no meu irmão pelas costas. Queremos justiça”, disse a irmã de Barcelos, Viviane Barcelos.
Após o crime, Alves trocou tiros com os seguranças do clube e feriu o funcionário Márcio Santos Amaral, de 25 anos, com um tiro de raspão na perna. O acusado conseguiu fugir. Ferido, o PM foi detido após dar entrada em um hospital da região. Após a prisão, ele foi transferido para o hospital da Polícia Militar, no Estácio, zona norte do Rio.
A polícia apreendeu a pistola do PM e o livro de cautela do baile, que registra a entrada de armas. Testemunhas afirmam que o assassino estava alcoolizado e teria ameaçado de morte outro funcionário do clube. A Assessoria de Comunicação da PM informou que o acusado não corre risco de morrer e anunciou a abertura de um procedimento interno para apurar o caso. O soldado deverá ser ouvido hoje.
Política
10. Humberto quer manter espaços na prefeitura
Na primeira reunião formal com o novo prefeito do Recife, João da Costa (PT), hoje, a tendência petista Unidade na Luta, liderada pelo secretário das Cidades, Humberto Costa, vai chegar com as contas feitas na mesa de negociação para a montagem do novo secretariado. Na atual gestão, o PT de João Paulo – a tendência Céu – detém oito pastas. Enquanto que a UL conta com três. “A gente tem que analisar quem tem mais secretarias. Se tiver que diminuir, que seja de quem tem mais”, disse Humberto, ontem, ao JC. Ele não quis informar o local e o horário do encontro com João da Costa. “Será ao longo do dia”, despistou.
11. OPERAÇÃO SATIAGRAHAProtógenes deverá ser indiciado por 2 crimes
O delegado Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha, deverá ser indiciado em inquérito da Polícia Federal. Pelo menos dois crimes podem ser atribuídos ao delegado – violação de sigilo funcional e interceptação de comunicações telefônicas e telemáticas sem autorização judicial.
O primeiro crime que a PF quer imputar ao delegado está previsto no artigo 325 do Código Penal, que pune com detenção de 6 meses a dois anos o servidor que revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deve permanecer em segredo. No auge da Satiagraha, Protógenes convocou grande efetivo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) – pelo menos 72 agentes e oficiais – para compor a missão e a todos, estranhos à PF, abriu informações blindadas por ordem judicial.
Pelo outro crime, o da interceptação clandestina – artigo 10 da Lei 9.296/96 (Lei do Grampo) –, Protógenes fica sujeito, se processado, a uma punição mais pesada, reclusão de dois anos a quatro, e multa.
12. Yves afirma que vai vetar reajuste salarial
O prefeito reeleito do Paulista, Yves Ribeiro (PSB), comunica, hoje, o veto ao reajuste do próprio salário, aprovado pela Câmara de Vereadores, na quinta-feira passada. Yves também decidiu adotar a mesma medida para os vencimentos do seu vice-prefeito, Duffles Pires (PSDB). Com isso, o salário do prefeito permanece em R$ 15 mil e o do vice, em R$ 9.525. “Falei com eles (os vereadores) que não achava justo esse aumento. Estamos atravessando uma crise econômica e este não é o momento”, justificou Yves.
Ele comunicou, no sábado, sua decisão ao presidente da Câmara, Antônio Val Passos, Tonico, e ao primeiro secretário, Nelson Falcão (ambos do PSB). E frisou que já havia informado ao Legislativo que era contra o aumento do seu salário e do vice. Yves não quis intervir, contudo, na decisão dos vereadores de reajustar seus próprios vencimentos. Pela revisão salarial, eles terão 52,54% de aumento. Na prática, R$ 2 mil a mais no contracheque, elevando o salário de R$ 4,7 mil para R$ 7,2 mil. “O Poder Legislativo é autônomo, por isso eu não entro no mérito deles”, esquivou-se Yves, que, na próxima legislatura, contará com o apoio de nove dos 14 vereadores da Casa. Segundo o prefeito, esta é a segunda vez que ele veta o reajuste do próprio salário. A primeira teria ocorrido em 2000, quando ele era prefeito de Igarassu.
13. Congresso tem desempenho fraco
Apesar de ter como principal função legislar e fiscalizar, o Congresso gastou neste ano, mais uma vez, suas energias com problemas internos e disputas políticas que tiveram resultados nulos em vez de aprovação de reformas constitucionais e projetos de relevância. Se no ano passado as preocupações giraram em torno do escândalo envolvendo Renan Calheiros (PMDB-AL) e a renovação da CPMF, neste ano a Câmara e o Senado acabaram por concentrar seus esforços nas questões dos cartões corporativos e do nepotismo.
As eleições e a obrigatoriedade de apreciação de medidas provisórias (MPs) fizeram com que o desempenho do Congresso fosse pífio por mais um ano. Até agora, tanto a Câmara quanto o Senado votaram apenas duas propostas de emenda constitucional (PECs).
A votação de uma PEC é um importante indicativo sobre se o Congresso trabalhou ou não, já que, para aprová-la, é necessário o aval de 308 deputados e 41 senadores. Por sua vez, as MPs precisam apenas do voto da maioria dos presentes. Apesar de as eleições terem atrapalhado as votações, apenas 96 dos 594 congressistas disputaram o pleito como candidatos. Mesmo assim, nas semanas que antecederam o primeiro e o segundo turnos, Câmara e Senado praticamente não trabalharam.
14. Cinco disputam a liderança do PT
Com apenas 28 anos desde a sua fundação, o Partido dos Trabalhadores já ocupa o centro das atenções nos debates políticos há 6 anos, quando a sua maior liderança, Luiz Inácio Lula da Silva, se consagrou presidente da República no segundo turno das eleições de 2002. Entretanto, a legenda também é extremamente conhecida pelas acaloradas discussões internas, sempre relacionadas à divisão de facções que brigam por espaços em cargos de destaque. Em fevereiro do próximo ano, a sigla troca de líder na bancada do PT, cargo hoje ocupado por Maurício Rands. Mas, as “costuras” internas e articulações de petistas das mais variadas tendências já estão a todo vapor.
15. Vannuchi critica fala de Gilmar Mendes
O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, disse, ontem, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, deveria evitar fazer declarações que demonstrem simpatia pela ditadura militar. Ele se referia a comentário feito por Mendes há uma semana, em São Paulo. Ao responder à pergunta de um jornalista sobre a imprescritibilidade do crime de tortura, o ministro do STF afirmou que se tratava de uma discussão com dupla face: “O texto constitucional diz que também o crime de terrorismo é imprescritível.”Segundo Vannuchi, a ditadura utilizava a expressão terrorismo para designar todos os que se opunham ao Estado de exceção, mesmo os que nunca aderiram à idéia da luta armada. “O ministro precisa manter o distanciamento em relação àquele regime”, sugeriu. “Não pode fazer declarações que denotem simpatia por aquele regime - porque o uso dessa linguagem, de terrorista, foi do regime”, reclamou o secretário.
16. PTB intervirá em disputa na AL
A direção do PTB pernambucano vai interferir na disputa interna da legenda pela primeira vice-presidência da Assembléia Legislativa. O secretário-geral do partido em Pernambuco, José Humberto Cavalcanti, vai procurar o deputado estadual Marcantônio Dourado (PTB) para comunicá-lo da vontade do PTB em manter o também deputado Izaías Régis (PTB) no cargo. O motivo da preferência por Izaías, segundo José Humberto, se justifica por “um sentimento de recondução” dos atuais dirigentes da Casa. “Vamos tentar acomodar Marcantônio em outro espaço da legenda, como titularidade nas comissões ou liderança do partido (atualmente ocupada por Augusto César Filho)”, destacou.
O que também pesou na escolha da legenda foram as cinco assinaturas que o atual primeiro vice diz ter, dentro de uma bancada de sete parlamentares. De acordo com Izaías, apenas Everaldo Cabral (PTB) e o próprio Marcantônio não assinaram o documento pedindo sua permanência. “Espero que Marcantônio aceite. Ele é meu amigo, não tenho nada contra ele”, pondera o parlamentar.
Esportivas
17. Até que enfim, acaba o jejum do Sport
Depois oito jogos de angústia, a torcida rubro-negra pôde, finalmente, voltar a sorrir. Em uma partida bastante acirrada, o Sport venceu o Goiás por 2x1, ontem, na Ilha do Retiro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, e espantou de vez o fantasma do rebaixamento que incomodava o elenco leonino. O primeiro tempo foi o suficiente para definir a partida. Com gols de César e Roger, o Leão chegou aos 45 pontos, continuando na 11ª posição. O próximo confronto dos rubro-negros será no sábado, contra o Ipatinga, em Minas Gerais.
A vitória do Sport por 2x1 sobre o Goiás, ontem, quebrou uma seqüência de oito partidas sem vitórias do Leão. De quebra, selou a paz da torcida com os jogadores rubro-negros. Autor do segundo gol leonino, Roger era visivelmente um dos mais animados com o resultado após a partida. Com a paz de volta à Ilha do Retiro, o atacante aproveitou para desabafar um pouco sobre o seu momento, assim como alguns objetivos até o final da temporada.
18. Em jogo morno, Náutico fica no 0x0
Num jogo monótono, chato e sem quase nenhuma oportunidade de perigo, Coritiba e Náutico empataram sem gols, ontem à tarde, no estádio Couto Pereira, pela 34ª rodada do Brasileirão. A partida só empolgou os torcedores no final do segundo tempo, quando ambas as equipes, enfim, quase abriram o placar. É bem verdade que o resultado poderia ter sido melhor para os pernambucanos, caso o árbitro Carlos Eugênio Simon tivesse marcado um pênalti claro em cima de William, aos cinco minutos do primeiro tempo.
19. Jetep confirma fórmula oposta à do Santa
O Juizado Especial do Torcedor de Pernambuco (Jetep) se posiciona definitivamente hoje sobre a fórmula de disputa da próxima edição do Campeonato Pernambucano. Na semana passada, um torcedor do Santa Cruz enviou uma certidão (uma carta opinativa) ao juiz Aílton Alfredo de Souza solicitando que a decisão do Conselho Arbitral, realizado no dia 30 de outubro, fosse anulada. O clube tricolor, assim como o Náutico, foi contrário ao formato aprovado pelos outros dez integrantes.
Policiais
20. Mais um presidiário é assassinado na RMR
O presidiário João Evaristo da Silva, o Popó, de 22 anos, foi assassinado a tiros, por volta das 20h30 do último sábado. O crime aconteceu no bairro de Rurópolis, onde seus familiares residem no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado. Informações dão conta que a vítima se envolveu numa briga em um bar, horas antes de ser morto. A polícia já trabalha com o nome de um suspeito, mas preferiu não divulgá-lo para não atrapalhar as investigações. O caso será investigado pela delegacia do município.
21. Detento é perseguido e executado
A rua Itanajé, no bairro do Ipsep, no Recife, foi palco de uma execução no início da tarde do último sábado. Dois homens desconhecidos em um carro Celta prata, de placa não- identificada, perseguiram e balearam com seis tiros Hugo Monteiro da Silva, de 27 anos, morador da Vila do Ipsep. A vítima, que cumpria pena na Penitenciária Agro-Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá, havia saído da unidade prisional para passar o fim de semana com a mãe e a esposa. Ele estava almoçando na casa da mãe, nas proximidades do local do crime, acompanhado pela esposa, quando recebeu um telefonema em seu celular. Sem comentar sobre quem havia ligado, Hugo resolveu sair de casa.
22. Dois homens mortos em Jaboatão
Uma discussão em um bar resultou em um duplo homicídio, na tarde do último sábado. O pintor Pedro Macena Filho, de 27 anos, e o ajudante de pedreiro Eduardo Silva de Souza, 18 anos, foram mortos com disparos de uma arma de fogo efetuados por um homem desconhecido. O crime aconteceu por volta das 16h, depois que Pedro Macena discutiu com o homem que estava acompanhado por mais quatro pessoas, que estavam num estabelecimento comercial, localizado na rua Comendador Edson, Loteamento Admar de Oliveira, em Jaboatão dos Guararapes. O atirador ainda tentou atingir Fábio Silva de Souza, irmão de Eduardo, que escapou dos disparos após sair correndo e pulado o muro do comércio. O local ermo e de difícil acesso facilitou o assassinato. Após o crime, os homens fugiram do local no carro.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário