Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rádio Vale AM - "Onde a Notícia Chega Mais Cedo"

1. Mais uma mulher é achada morta

O corpo de mais uma mulher foi encontrado, ontem, às margens da Estrada de Mangue Seco, em Igarassu. Identificada pela família como sendo Maria José Martins da Silva, de 25 anos, a vítima, desaparecida desde a última quarta-feira, foi achada sem roupas já em estado de decomposição. Há indícios de que a mulher sofreu violência sexual. As suas roupas estavam ao seu lado e ela estava de bruços. A polícia trabalha com a hipótese de o crime estar ligado ao triplo homicídio ocorrido na mesma estrada, no último sábado. Naquela ocasião, foram encontrados os corpos da adolescente Michele Barbosa da Silva, de 15 anos, do namorado dela, Weverton Sales dos Santos, de 17 anos, e de Francisco Dias de Almeida Filho, de 26 anos. A menina, que estava grávida, pode ter sido estuprada antes de ser assassinada.
Perguntado sobre a possibilidade de os crimes estarem interligados, o delegado da Força-Tarefa Norte, Ednaldo Carvalho, disse que irá trabalhar com esta hipótese. “Iniciaremos o processo de interrogatórios junto aos moradores e os amigos da vítima para apurar mais detalhes. Também iremos esperar a conclusão do laudo do Instituto de Medicina Legal, já que vítima estava despida e em posição que indica abuso sexual, mas não podemos dispensar nenhuma outra hipótese”, afirmou.

2. Corregedoria inicia fiscalização nas delegacias

A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciou, ontem, as ações do Sistema de Correições, que tem o objetivo de verificar como anda a situação das delegacias pernambucanas e identificar possíveis irregularidades. As três primeiras visitadas, escolhidas em função do alto índice de violência, foram as dos bairros da Mustardinha, da Várzea e de Jardim São Paulo, todas no Recife. Na maioria delas, a expectativa é positiva. Os delegados acreditam que será uma oportunidade para que a SDS conheça a deficiência em que os órgãos se encontram.
A fiscalização dura, em média, 20 dias, quando um relatório estará fechado para ser encaminhado ao corregedor geral. Após o término das apurações, outras delegacias serão eleitas para dar continuidade às atividades. “Estamos vendo como está o funcionamento interno, como o administrativo, os inquéritos, as viaturas e os policiais”, explicou o delegado da primeira Unidade de Correição, Graham Campelo, que iniciou a fiscalização na Delegacia da Mustardinha. A delegada do órgão gostou da iniciativa. Ela havia solicitado a presença da Corregedoria, após perceber a ausência de alguns livros, na época em que assumiu o posto, em setembro do ano passado.
Três veículos da Corregedoria Geral já estão prontos para vigiar também as viaturas policiais. A previsão era de que as ações começassem ontem, o que não aconteceu. Segundo a SDS, a iniciativa deve ir às ruas até o fim da semana. Os carros chegarão de surpresa, com comissários e corregedores auxiliares, para observar como estão as abordagens dos militares e se os automóveis estão seguindo corretamente o trajeto pré-determinado.

3. Homossexuais terão encontro regional

Em parceria com as organizações Amotrans/PE, Grupo Gay Leões do Norte e Grupo Oxumaré, a ONG recifense Gestos: Soropositividade, Comunicação e Gênero realiza, de amanhã até sábado, o 5º Encontro de Travestis, Transexuais e Transgêneros, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Com o tema “Todas as Letras para Todas”, o evento vai discutir políticas públicas de educação, segurança, saúde, trabalho e comunicação para o grupo. A articulação conta com o apoio da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e da Associação de Travestis do Ceará (Atrac).
Estarão reunidos cerca de 60 delegados do Nordeste, dos movimentos dos nove estados da região, além de convidados do Programa Nacional Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e suas coordenações estaduais e municipais, além da Secretaria de Justiça do Estado. Ao final dos três dias de discussão, será elaborado documento com propostas para o movimento, a ser entregue aos estados e municípios. “Queremos ampliar e consolidar o movimento social de travestis e transgêneros do Nordeste do Brasil, através da consolidação de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que lutam pelos interesses do grupo”, explicou Tony Lima, um dos organizadores do evento.
Na programação, mesas sobre o Plano Nacional de Enfrentamento do HIV/Aids e Hepatites na população gay, homem que faz sexo com homem (HSH) e travestis, Plano de Feminilização da Epidemia da Aids, além de filmes, documentários, apresentação de propostas e troca de experiências. No encerramento, no sábado, às 10h, debate sobre as perspectivas das ONGs em defesa dos direitos do movimento.

4. CNH - Aprovados entregam documentos no Detran

Teve início ontem, e segue até o dia 21 de agosto, a apresentação dos aprovados pelo Detran-PE para o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Por meio deste, as pessoas de baixa renda podem tirar gratuitamente a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou fazer mudança de categoria para C e D. A convocação será feita na sede do órgão, no bairro da Iputinga, no Recife, e nas Ciretrans especiais no interior do Estado, com a entrega de documentos diversos.
Até a próxima quarta-feira, os desempregados são os primeiros a comparecer ao órgão. Já para os usuários do Bolsa Família o prazo é do dia 14 ao dia 18 de agosto. De 19 a 21 do mesmo mês, será a vez dos alunos da rede pública. Para os estudantes, é necessária a apresentação do certificado carimbado pela escola. E os inseridos no perfil do Bolsa Família devem oficializar renda mínima estabelecida pelo programa.
“Buscamos com a carteira popular dar melhores oportunidades para as pessoas de baixa renda conseguirem melhores empregos. Com uma carteira de habilitação isso é possível. E o custo normal não permite que as pessoas de baixa renda possam tirá-la. Visamos fundamentalmente à empregabilidade”, contou o presidente do Detran-PE, Roberto Leandro.

5. CRIME BÁRBARO Pai entregou bebê antes de assassinar os filhos

Menos de 24 horas após agentes da delegacia de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, localizarem o corpo da agricultora Poliana Maria Torres, 24, e de seus dois filhos pequenos, de 3 e 6 anos, na residência onde viviam, a Polícia Civil apresentou o responsável pelo triplo homicídio. O trabalhador rural Antônio José dos Santos, 59, marido da jovem e pai dos garotos estava escondido em um matagal, na zona rural da cidade, e acabou capturado na tarde do último domingo. Ao receber voz de prisão, não reagiu e confessou a autoria das mortes. Segundo o delegado responsável pelo caso, Emanuel Caldas, o assassino poupou a terceira filha do casal, de apenas 8 meses, entregando-a a uma irmã, antes de fugir.
Em depoimento, o agricultor afirmou que cometeu o crime contra a família por motivos passionais. “Quando interrogamos o acusado, ele disse que estava tendo problemas com a mulher. Sabemos, no entanto, que já havia um histórico de violência na família. Além disso, ele havia bebido. Antônio comentou que a mulher estaria zombando dele ultimamente e que em um momento de desespero pegou o machado e acabou matando os três”, comentou Emanuel Caldas.
O delegado declarou que há dez anos atua como policial civil e nunca tinha visto crime assim. “Encontramos a mulher abraçada com um dos meninos. Como um homem pode fazer algo assim com a esposa e os filhos de maneira tão fria?”, questionou. Por enquanto, a bebê de 8 meses permanecerá sob os cuidados da tia, até que a Justiça se pronuncie sobre o assunto.
A barbárie do último fim de semana é o segundo caso de repercussão registrado pela polícia de Cabrobó em um período inferior a 20 dias. Em 23 de julho, a secretária Eliane Elionete dos Santos, 31, foi encontrada dentro de uma escola particular com várias perfurações pelo corpo e uma faca cravada no rosto. O caso provocou várias manifestações pela cidade. Moradores realizaram passeata em prol de mais segurança no município e o velório da funcionária da escola precisou ser realizado no ginásio municipal, para que a população pudesse dar o último adeus à conterrânea. Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Recife assumiu a investigação e, até o momento, uma pessoa encontra-se presa acusada de participação no homicídio.

6. Mulher morre e filhos ficam feridos durante assalto

Em Jaqueira, na Mata Sul do Estado, uma tentativa de assalto acabou em tragédia para uma família da zona rural da cidade, na noite do último sábado. Três homens encapuzados e armados invadiram um estábulo nas terras do Sítio Glória. Ao perceberem a movimentação, os proprietários saíram de casa para checar o que acontecia, quando foram surpreendidos pelos bandidos, que dispararam vários tiros. A agricultora Luzia Maria da Silva, 66 anos, acabou morrendo ao ser atingida no pescoço. Seus dois filhos, Cícero José da Silva, 22, e José Antônio da Silva, 29, também foram baleados e até a tarde de ontem seguiam internados em hospitais de Palmares e Vitória de Santo Antão.
No momento, a polícia trabalha apenas com a hipótese de tentativa de assalto. “Os criminosos roubaram um cavalo momentos antes de entrar no sítio e colocaram-no para brigar com os outros animais do estábulo, com o objetivo de atrair as pessoas para fora da casa. Quando eles saíram, houve o confronto entre o bando e os dois filhos da vítima. Sabemos que um dos bandidos está ferido, mas ele já deve estar longe daqui”, comentou o agente da delegacia local, Carlos Medeiros.
Horas depois do crime, a polícia encontrou um capuz ensangüentado em uma estrada de terra que liga Jaqueira à cidade de Lagoa dos Gatos. Os criminosos, no entanto, continuam foragidos. O enterro da trabalhadora rural aconteceu no cemitério da cidade, no último domingo.

7. Ministro diz que restrição a algemas resguarda direitos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou ontem que a decisão tomada pela corte, na semana passada, de proibir a colocação indiscriminada de algemas em presos durante as operações realizadas pela polícia deve ser entendida como uma medida contra a exposição pública e o abuso de autoridade.
“A questão das algemas apenas revela a ponta do iceberg de outras questões ligadas à dignidade da pessoa humana”, disse, após participar de evento na Universidade Paulista (Unip). Para Mendes, o tema é uma “metáfora do debate sobre os abusos” que teriam sido cometidos em operações policiais recentes.
O presidente do STF enfatizou o respeito aos direitos humanos e avaliou que a decisão serve como ensinamento sobre a aplicação dos direitos fundamentais dos indivíduos. “Estamos dizendo não só que não se deve colocar algemas mas que não se deve fazer a exposição desnecessária de qualquer pessoa submetida à autoridade estatal”, explicou.

8. Motorista alcoolizado atropela e mata garota

Um motorista alcoolizado e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) invadiu uma calçada, atropelando um grupo de pessoas que comemoravam o Dia dos Pais, e matou uma menina de 13 anos na tarde de domingo em Guarulhos (Grande São Paulo).
Segundo a Polícia Civil, Fernando Manuel Claudino, 33, perdeu o controle de seu carro na altura do número 40 da Rua Assis Abude, por volta das 17h40. Ele atropelou e matou a estudante Jenifer de Souza Lopes. Também foram atingidas três crianças de 7, 14 e 15 anos, além de uma mulher de 44 anos. Feridas, elas foram levadas para o Hospital Municipal Pimentas, no bairro de Bonsucesso. O motorista foi preso.
Parentes de Jenifer passaram a madrugada de ontem na delegacia acompanhando o registro da ocorrência da morte dela. No 4º DP de Guarulhos, familiares dizem ter cruzado com o acusado.
“Ele fugiu sem prestar socorro e, na delegacia, nem olhou para nós, não se desculpou. É uma pessoa que parece um monstro”, afirmou o supervisor de segurança Valdemir Gabriel Lusvardi, 46, tio de Jenifer, durante o velório da estudante. Agora estamos mais tranqüilos porque ele está preso. A irmã de Jenifer, Jéssica Lopes, também mostrou-se revoltada com o ocorrido e não conseguia conter as lágrimas.
Claudino foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar), lesão corporal culposa e por dirigir sem habilitação. A reportagem não conseguiu contato com seus advogados ontem. Ele fugiu do local do acidente e se apresentou na delegacia horas depois.

9. Lei Seca reduz reparo de postes em Curitiba

A lei que restringiu o uso de álcool por motoristas em todo o Brasil tem ajudado também no trabalho da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O mês de julho, o primeiro completo depois da vigência da chamada Lei Seca, apresentou decréscimo de um terço no número de postes que sustentam a fiação das redes de energia elétrica atingidos por veículos em Curitiba.
Enquanto a média de 2008 era de 51 postes danificados por mês, em julho o número caiu para 34. “O maior rigor na repressão aos motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas ajuda a prevenir a perda ou o comprometimento de vidas, o que já é argumento mais que suficiente para justificar essas medidas”, salientou o diretor de distribuição da Companhia, Ronald Ravedutti.
De acordo com a Copel, Curitiba concentra 20% dos quase 3,5 milhões de ligações elétricas atendidas pela empresa no Estado do Paraná.

10. Família é mantida refém por mais de nove horas

Um homem manteve ontem a filha de dois anos, sua ex-mulher, um ex-cunhado, a ex-sogra e o ex-sogro reféns durante cerca de nove horas na cidade de Cristiano Otoni, a 110 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, Vitor Cleiton Seixas de Almeida, de 26 anos, invadiu a casa da ex-esposa, identificada apenas por Jaqueline, no bairro Pinheiro, por volta das 7h30. Ele exigia levar a filha para São Paulo, onde reside, mas foi impedido pelos pa-rentes da ex-mulher.
De porte de uma arma de fogo, Almeida rendeu a família, mas uma irmã de Jaqueline conseguiu fugir usando uma chave reserva e pediu socorro. A polícia foi acionada e as negociações foram conduzidas por homens do Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar (Gate) e do Grupo de Apoio à Divisão de Investigações da Polícia Civil (Gadi). Os policiais ocuparam a garagem da casa.
No meio da manhã, Almeida disparou um tiro dentro da residência, mas ninguém se feriu. A água e a luz da residência foram cortadas. Almeida exigiu a presença de um advogado e uma tia, mas os policiais recusaram. Um juiz e um promotor foram chamados para acompanhar as negociações e lhe dar garantia de vida.
Os reféns foram libertados por volta de 16h30, sem ferimentos. A ex-esposa foi a última a ser libertada. Logo depois, Almeida se entregou e foi levado para a Delegacia da cidade vizinha de Conselheiro Lafaiete. “Passamos o tempo todo com a arma de fogo na cabeça. Toda hora ele ameaçava atirar”, disse Antônio, ex-sogro de Almeida - que poderá ser indiciado por porte ilegal de armas e cárcere privado. Conforme a PM, ele mantinha uma relação conturbada com a ex-mulher e já responde a processo por lesão corporal contra ela.

11. Morador de rua é morto em frente a delegacia

A rua Antônio Carlos Guimarães, no bairro de Afogados, no Recife, foi o cenário para o crime que vitimou um homem, ontem, por volta das 20h30. O assassinato aconteceu em frente a delegacia do bairro. Os criminosos conseguiram fugir do local. A vítima é um morador de rua, segundo residentes da área. O homem aparentava ter cerca de 40 anos, vestia camisa laranja e bermuda cinza. A polícia acredita que o desconhecido tenha sido assassinado por pessoas que dormiam com ele em prédios nas proximidades da Delegacia de Afogados.
“Sempre vi este homem acompanhado de outras pessoas aqui na via. No início da noite presenciei uma discussão entre eles (os mendigos), porém não percebi nenhum tipo de agressão física”, contou o segurança da localidade, José Cláudio. O Vigia ainda revelou que estava acompanhando o comissário da delegacia quando foi avisado por uma mulher sobre o crime. “Estávamos tomando um café quando a mulher mostrou o homem ferido. Garanto que não deu para escutar nada de dentro da delegacia”, afirmou José Cláudio.
Para a polícia o crime tem característica de uma execução. A delegada Josineide Confessor, responsável pelas primeiras investigações sobre o caso, disse que a vítima foi espancada. “Tudo leva a crer que foram os próprios colegas dele que o mataram. Provavelmente por causa de bebida alcoólica, pois encontramos uma garrafa de cachaça quebrada na cena do crime”, observou a delegada da Força-Tarefa do Núcleo de Homicídios. Ela acredita que, provavelmente, o responsável pela morte do mendigo estava sobre o efeito do álcool. “Não tinha noção do que estava fazendo”, declarou. As investigações complementares serão feitas pelos agentes da Delegacia de Afogados.

12. Plantonistas do Hemope entram em greve

Cento e cinqüenta plantonistas do Hemope e do Lacen prometem paralisar as atividades por 24 horas a partir das 7h desta terça-feira. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), desde a última semana os servidores trabalham sem direito à alimentação. As informações do sindicato são de que os cupons de alimentação foram suspensos, sem justificativa. A direção do Hemope informou, na sexta-feira, por meio da assessoria, que o ticket alimentação seria liberado no último final de semana.

13. Mulher tenta entrar na Penitenciária de Caruaru com crack na vagina

Uma mulher foi detida com droga ao tentar entrar na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. Vandeilma Gomes da Silva, 27 anos, residente na rua Paysandu, bairro Cohab, em Toritama, estava com 59 pedras de crack introduzidas na vagina.
Ela levaria a droga para o companheiro José Alcimério Martins da Silva, 36 anos. Vandeilma disse que comprou o crack em Caruaru por 400 reais e tentou subornar a agente penitenciária com 500 reais. A acusada foi encaminhada ao presídio feminino de Buíque.
Política

Política

14. Promotora denuncia três candidatos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) impetrou ação de investigação, na 8ª Zona Eleitoral, com o objetivo de avaliar, caso a caso, as propagandas televisivas exibidas, antes do período oficial de campanha, pelos prefeituráveis Mendonça Filho (DEM), Raul Henry (PMDB) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC). A ação pode acarretar a inelegibilidade de todos os citados. “A lei diz que o uso indevido de propaganda, em casos particulares, pode causar a inelegibilidade do candidato”, explicou a promotora Andréa Nunes, autora da peça, protocolada no cartório eleitoral em 1º de agosto.
De acordo com o juiz responsável, Nilson Nery, o processo ainda será avaliado detalhadamente, mas a notificação dos candidatos já foi solicitada e eles terão cinco dias, a partir daí, para apresentar defesa. “Se não houver fundamentação jurídica, arquivarei os processos”, antecipou, ressaltando que o caso seria da alçada do juiz da Propaganda, Paulo Torres.
O advogado do candidato Carlos Eduardo Cadoca, Sílvio Neves Baptista, confirmou ter recebido a notificação e informou que a defesa deve ser entregue entre quinta e sexta-feira. “Mas não acredito de forma alguma que a inelegibilidade será a decisão final”, avaliou. O peemedebista Raul Henry também já foi notificado. Apenas Mendonça Filho ainda não foi convocado a apresentar defesa, de acordo com o advogado do democrata, Ramiro Becker.
Da lista dos principais candidatos majoritários à Prefeitura do Recife, o único que não consta na documentação elaborada pela promotora Andréa Nunes é João da Costa (PT). “Ele foi inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), então resolvemos não abrir investigação nesse caso”, argumentou. O Pleno do TRE multou Mendonça Filho, Raul Henry e Cadoca em R$ 29 mil, considerando que eles teriam se utilizado do horário partidário para fazer promoção pessoal. João da Costa foi absolvido porque os desembargadores entenderam que, no caso dele, a publicidade tinha como essência a divulgação da ideologia partidária. Caso a decisão do juiz seja contrária aos postulantes, eles poderão recorrer ao TRE.

15. Cadoca faz crítica a enxurrada de propostas

O candidato do PSC à Prefeitura do Recife, Carlos Eduardo Cadoca, bem que tentou, ontem, manter estável a sua postura propositiva diante dos adversários. Mas, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, não deixou de criticar a enxurrada de propostas que estão sendo apresentadas pelos outros candidatos, questionando suas aplicabilidades. “É por isso que eu tenho todo o cuidado e muita cautela antes de propor qualquer coisa, porque o que se fala, vai ter que se cumprir”, frisou ele, numa referência às promessas de “alguns prefeituráveis” de acabar “em até 100%” o problema da falta de saneamento. Na verdade, o petista João da Costa tem prometido sanear 80% da cidade, enquanto Mendonça Filho (DEM) se mantém no patamar de 50%.
Ainda assim, o social-cristão não perdeu a oportunidade de reforçar o seu plano de ações, também marcado por propostas ousadas, a exemplo de atuar conjuntamente com o Governo do Estado no combate à violência com a instalação de mil câmeras de segurança.
Cadoca criticou o debate sobre a questão do Corredor Leste-Oeste. “Ali foram aplicados R$ 15 milhões de recursos públicos. Eu não vou nem dizer que eu vou passar o trator, como alguns (Mendonça Filho) estão dizendo, nem dizer que está tudo bem (como faz João da Costa). Os técnicos dizem que tem solução e eu acredito em técnicos”, afirmou o social-cristão, ressaltando a falta de estudo e planejamento da obra.
JARBASQuestionado sobre as últimas críticas de que foi alvo por parte do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), Cadoca mais uma vez negou respostas diretas. “Raul (Henry) respondeu a ele”, ironizou, enfatizando a posição do peemedebista, que disse não descartar uma aliança com o social-cristão em um possível segundo turno. O prefeiturável ainda foi incisivo ao garantir que a sua imagem está desvinculada da do ex-governador, que teve como aliado nas últimas campanhas e por quem foi tachado de “bisonho”. “Essa história de que perguntam por ele nas caminhadas não existe. Ninguém me pergunta por ele e nem eu me reporto a isso”, garantiu.

16. Raul Henry parte em defesa de Jarbas

O candidato a prefeito do Recife, Raul Henry (PMDB), defendeu, ontem, a posição do senador e padrinho político Jarbas Vasconcelos (PMDB) que chamou de “bisonho” o adversário de campanha Carlos Eduardo Cadoca (PSC). Mesmo assim, o postulante peemedebista manteve a postura de “bom moço”, na expectativa do apoio do social-cristão em um eventual segundo turno. “Não foi justo dizer que Jarbas fez corpo mole na campanha de 2004. É natural que ele (Jarbas) tenha ficado chateado. Mas isso é um mero episódio, não vai ser o eixo da campanha”, declarou, lembrando que o “foco” será na campanha propositiva, em entrevista à Rádio Clube.
Ao avaliar a polarização entre os candidatos João da Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM), Raul Henry buscou respaldo na eleição de 2006. Ele lembrou que as candidaturas de Humberto Costa (PT) e do próprio democrata despontavam como favoritas, mas foi Eduardo Campos (PSB) que chegou ao segundo turno, em vez do candidato petista. O peemedebista aproveitou para tecer críticas à administração do PT, no Recife. Segundo ele, a proposta do slogan da Prefeitura que diz que a “grande obra é cuidar das pessoas”, não condiz com os indicadores de educação e saúde do município.

17. Dantas vai ao STF para silenciar

O banqueiro Daniel Dantas quer que o Supremo Tribunal Federal garanta o direito de ele não responder a todas as perguntas que lhe serão feitas pelos parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos, na Câmara. Convocado para depor na CPI amanhã, Dantas protocolou um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma decisão do STF é aguardada ainda para hoje ou para amanhã, de manhã.
Durante o depoimento, Dantas deverá ser questionado sobre as suspeitas de grampos telefônicos em empresas de telefonia e sobre os assuntos ligados à Operação Satiagraha, que investigou uma suposta rede criminosa que seria comandada pelo banqueiro.
Dantas foi preso duas vezes em julho pela Polícia Federal, ambas por causa do inquérito da Operação Satiagraha. Ele conseguiu se libertar da prisão graças a decisões do presidente do STF, Gilmar Mendes. As decisões do presidente do STF acabaram por gerar críticas de vários setores do Ministério Público, um embate com o juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martins De Sanctis, que determinou as duas prisões e um bate-boca público com o ministro da Justiça, Tarso Genro.
O tribunal tem uma jurisprudência consolidada que protege investigados durante depoimentos a CPIs.

18. TSE prepara campanha pelo sigilo do voto

Uma campanha nacional sobre a garantia do sigilo do voto será lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em resposta às pressões de candidatos que intimidam e ameaçam eleitores para garantir o domínio de determinadas regiões. Depois de uma reunião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que uma série de medidas tentará garantir a segurança das eleições na capital. “Se as ações forem consideradas insuficientes, as Forças Armadas poderão ser chamadas a trabalhar com a Polícia Federal e as polícias estaduais”, afirmou o ministro.
O debate sobre a segurança das eleições no Rio começou quando candidatos foram impedidos de visitar favelas e comunidades dominadas pelo tráfico de drogas ou por milícias. Segundo o presidente do TRE fluminense, Roberto Wider, a campanha de informação ao eleitor sobre a impossibilidade de identificação do voto será lançada “o mais rápido possível”. “A urna eletrônica é seguríssima. É impossível saber quem votou em quem. É importante que todo mundo se sinta acobertado, protegido pela cláusula constitucional do sigilo do voto. Não só o eleitor como todas as comunidades. Não há como acuar, acossar, intimidar esta ou aquela comunidade com a bravata de que é possível se identificar o voto”, afirmou Ayres Britto.

19. JUSTIÇA ELEITORALTSE divulga 1ª parcial dos gastos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promete divulgar hoje, sem horário definido, a primeira prestação de contas parcial dos candidatos a prefeito e vereador das eleições de outubro. O prazo final para entrega dos dados foi na última quarta, dia 6. Segundo a assessoria do TSE, a demora para disponibilizar os gastos se deve à sobrecarga do sistema, já que a maior parte dos candidatos deixou para prestar contas na última hora. A próxima prestação de contas deverá ser encaminhada no dia 6 de setembro. O TSE quer dar publicidade à movimentação financeira, ainda na campanha, o que permite a fiscalização e até ajuizamento de representações eleitorais em caso de indícios de irregularidades.

20. GOVERNOCGU fiscaliza recursos do PAC

A Controladoria-Geral da União (CGU) vai fiscalizar 50 municípios que recebem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de saneamento e habitação. O sorteio das cidades será feito na amanhã no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília. Segundo a CGU, será feito um sorteio entre 3.000 municípios com mais de 500 mil habitantes, exceto capitais. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil – foto) participará do sorteio, uma vez que é a coordenadora do PAC no governo federal. O ministro Jorge Hage (Controladoria-Geral) explicou que a fiscalização é em caráter preventivo para evitar, na medida do possível, desvios de recursos.

Economia

21. Pesquisa mostra inflação mais baixa e juro mais alto

Os economistas ouvidos pela pesquisa semanal do Banco Central reduziram, pela segunda semana seguida, a previsão para a inflação em 2008. A expectativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano, índice que serve como meta de inflação, caiu de 6,54% para 6,45%. Se confirmado, o indicador ficaria novamente dentro do teto da meta de inflação para esse ano, que é de 6,50% (meta de 4,5% com dois pontos percentuais de tolerância para cima e para baixo).
Além disso, os economistas também esperam um aumento maior dos juros neste ano. Até a semana passada, a previsão era de que a taxa básica de juros (Selic) encerraria 2008 em 14,50% ao ano. A estimativa foi revista para 14,75% ao ano. Foram mantidas as previsões para o IPCA em 2009 (5%) e para a taxa Selic no fim do próximo ano (14% ao ano).
Desde o início do ano, a Selic já subiu de 11,25% para 13% ao ano. No fim de julho, o BC promoveu o maior aumento de juros desde o início do governo Lula, numa tentativa de trazer a inflação de volta para o centro da meta no próximo ano. A expectativa do mercado financeiro é que os juros mais altos também tenham reflexo no crescimento da economia no próximo ano.

22. Interiorização do gás recupera fôlego em PE

A ordem de serviço para a retomada das obras de construção do gasoduto Recife/Caruaru foi assinada, ontem, pelo governador Eduardo Campos, no município de Vitória de Santo Antão, Mata Sul do Estado. Até 2007, quando a obra foi interrompida pela GDK, foram concluídos 94 quilômetros (km) e aplicado um investimento de R$ 83 milhões pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Em 15 dias, a Tecmaster Serviços Técnicos Ltda, nova responsável pela construção, retomará as atividades e terá um prazo de dez meses para concluir os 26 km restantes do empreendimento. Para essa etapa, serão destinados R$ 22,8 milhões. Ao todo, a tubulação terá uma extensão de 120 km e custo de R$ 105,8 milhões.
O gasoduto terá capacidade média para transportar, diariamente, até R$ 1 milhão de metros cúbicos de gás natural e beneficiará os setores industrial, automotivo, comercial e residencial em oito municípios do Agreste. Segundo o diretor comercial da Copergás, Jaílson Galvão, a execução da obra será realizada em três etapas. “O primeiro trecho, Recife/Vitória, será concluído e gaseificado até dezembro, já o segundo, que liga Vitória a Gravatá, ficará pronto em março de 2009, e de Gravatá para Caruaru, concluindo a obra como um todo, a previsão é para maio do ano que vem”, informou.

Esportivas

23. ILHA DO RETIROSport é mais rápido e contrata Guto

A diretoria do Sport acertou ontem a contratação do atacante Guto, ex-Internacional, que chegou a ser dado como certo pelo rival Náutico. O jogador de 20 anos, com passagens pela seleção brasileira sub-16, possui 80% dos seus direitos econômicos presos ao Internacional, que cedeu o atacante por empréstimo ao Leão da Ilha até dezembro de 2009. Os 20% restantes dos direitos econômicos pertencem ao próprio Guto.
O novo reforço do Sport, de 1,84 m deve se apresentar amanhã na Ilha do Retiro e terá seus salários pagos integralmente pelo rubro-negro. No Internacional, seu único clube, Guto jogou apenas nove vezes pelo elenco profissional e marcou um gol. No Brasileiro vinha sendo pouco aproveitado pelo técnico Tite. Uma das partidas em que esteve em campo foi contra o Náutico, nos Aflitos, quando entrou no decorrer do confronto e colocou uma bola no travessão, que originou o gol de empate, marcado por Nilmar.

24. Fim de jejum dá confiança ao time

Ao vencer o Santos, por 1x0, o discurso do técnico Roberto Fernandes de levar o Náutico à Sul-Americana ganhou mais força. Os três pontos conquistados diante do time da Vila Belmiro, aumentou a confiança da torcida. Ao final do primeiro turno, o Náutico ficou fora da zona de rebaixamento e, para fazer uma projeção otimista, a equipe alvirrubra precisa atingir os 50 pontos para ter mais de 95% de chances de conquistar a vaga na competição internacional. Mas essa meta pode ser facilitada, dependendo da classificação do arqui-rival Sport.
Hoje, o Náutico tem 21 pontos e está na 15ª colocação. Já o Sport está na nona, com 27. Se ao final do Brasileiro o Leão permanecer entre os onze melhores, abre uma vaga na Sul-Americana para o 12º colocado, já que o Leão tem presença assegurada na Libertadores da América por ter sido campeão da Copa do Brasil. Sendo assim, segundo Adethson Leite, do Blog dos Números, o time alvirrubro vai precisar atingir os 49 pontos para garantir a classificação. “Ou seja, o Náutico precisa fazer apenas o seu dever de casa: vencer todos os jogos nos Aflitos para conseguir esse objetivo”, explicou.

25. Duas vitórias e um empate são chave para vaga

Apesar do péssimo aproveitamento do Santa Cruz sob o comando técnico de Ronaldo Bagé, o treinador prometeu três vitórias nas três últimas rodadas do Grupo 19 da segunda fase da Série C do Brasileiro. O time está na quarta colocação – perde para o Campinense-PB por conta da pior campanha na primeira fase –, com dois pontos conquistados, e necessita de, pelo menos, mais sete para ter possibilidade alta de sobreviver.
O retrospecto dos 16 quadrangulares da primeira fase mostra que as chances de classificação para quem alcança nove pontos são grandes. Somente uma equipe com essa pontuação ficou fora da segunda fase: o Macaé-RJ (Grupo 12). À Cobra Coral, seriam necessárias mais duas vitórias e um empate. Somente cinco entre os 32 classificados passaram com menos de nove.
Desde que Bagé desembarcou no Arruda para substituir Fito Neves, o time disputou seis partidas, sendo três pela primeira fase e as outras três pela etapa atual. Venceu na primeira delas, dia 20 de julho, quando os tricolores receberam o Potiguar-RN e fizeram 2x0. Depois disso, o time empatou com Central, Campinense-PB (duas vezes), Salgueiro e perdeu do Icasa-CE.

Policiais

26. Rapazes são mortos a pedradas

Os corpos de dois jovens com identidades desconhecidas foram encontrados, no início da manhã de ontem, no bairro de Prazeres, município de Jaboatão dos Guararapes. As vítimas aparentavam ter entre 20 e 25 anos e, provavelmente, foram mortas a pedradas. O crime aconteceu na rua da Linha Férrea Sul, próximo ao pontilhão do metrô. Um dos rapazes vestia uma camisa vermelha e estava com a cueca abaixada até o joelho. O outro jovem estava sem camisa e vestia uma bermuda jeans. Agentes da Força-Tarefa do núcleo sul do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) registraram o caso mas informaram que não tinham pistas dos assassinos.
O delegado responsável pelas primeiras investigações, Rômulo Aires, explicou que o crime tem características de vingança. Ele acredita que o duplo homicídio foi praticado por mais de duas pessoas. “Foi um crime violento. Quem fez isso estava com muita raiva deles. Utilizaram uma grande pedra para arremessar nas cabeças das vítimas. Acho que, no mínimo, três pessoas fizeram isso”, disse. Testemunhas, que preferiram não ter seus nomes revelados, disseram ter visto pelo menos uma das vítimas bebendo na Churrascaria Havaí, localizada na Estrada de Belém, a cerca de 200 metros do local do crime.

27. Mãe acusada de agredir a filha

Uma mulher foi autuada em flagrante por maus-tratos e lesão corporal, na manhã de ontem. A vítima foi a própria filha da acusada, de 4 anos. A dona de casa, de 30 anos, foi presa por policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM) em sua residência, na rua Benjamim Fonseca, no Porto da Madeira, Recife. A mulher foi denunciada pelos vizinhos que, em depoimento na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), disseram que escutaram os três filhos da mulher chorar incessantemente. O crime é afiançável e, após pagar R$ 500, a acusada foi liberada. Além da criança, outras duas filhas dela foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.
A vendedora Ana Paula Rodrigues, 31, foi uma das que fizeram a denúncia. Ela disse que todos os dias escutava as crianças chorando. A vendedora fez a denúncia após o pedido do filho de 10 anos. “Ela se mudou para lá há cerca de quatro meses. Todos os dias ela bate nos filhos e os coloca à força no chuveiro. Não faltam testemunhas para comprovar isso”. A menina de 4 anos estava com uma escoriação na testa.
A mulher negou as acusações. Apenas disse que ameaçou os filhos para intimidá-los. “Tenho uma filha que está com anemia e ela precisa tomar um composto alimentício. Mas ela não gosta e evita tomar. Eu tenho que dizer que vou agredi-la para que ela tome. Isso não quer dizer que eu realmente bata nela”, defendeu-se. O marido da suspeita, de 35 anos, defendeu a esposa: “Educamos as crianças da melhor maneira possível. A menina se feriu após raspar a testa numa parede quando não quis tomar a vitamina”.

28. Mulher é presa armada

Um casal foi detido por policiais do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na noite do último domingo. Eles seguiam armados para São Lourenço da Mata. O revólver foi encontrado com Ana Carolina Santana da Silva, 21 anos. Os policiais chegaram até os suspeitos através de uma denúncia anônima. Diante da informação, os PMs interceptaram o carro - um Fiat Uno branco - em que eles estavam, já na comunidade do Pixete.
O homem, de 29 anos, que dirigia o veículo negou saber da existência da arma. “Eu não sabia que ela estava armada”, assegurou. Após uma detalhada inspeção no veículo, os policiais desconfiaram da atitude de Ana. Ela foi revistada e o revólver encontrado por baixo do vestido em que ela usava, dentro da calcinha. Ela assumiu, sozinha, o porte ilegal e disse que havia adquirido o revólver em Peixinhos.
Ainda de acordo com o homem, eles já foram namorados, mas haviam terminado a relação há mais de um mês. O encontro foi marcado para eles discutirem o relacionamento e, talvez, reatarem o namoro. Ana Carolina foi autuada em flagrante por porte ilegal de arma e conduzida à Colônia Penal Feminina do Recife, localizada no Engenho do Meio. O homem, após prestar depoimento, foi liberado.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog