Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 30 de julho de 2008

JORNAL DO VALE - "Onde a notícia chega mais cedo"

1 - Diminui número de novas infecções por HIV, diz ONU

As novas infecções pelo HIV caíram 10% entre 2001 e 2007, de 3 milhões para 2,7 milhões, mostra relatório divulgado ontem pelo Unaids. O braço da ONU para a Aids não tem números do intervalo porque a metodologia mudou e só os dados de 2001 foram revistos.
Apesar da tendência, o número ainda é considerado alto: em média, 7.400 pessoas no mundo contraem Aids por dia. Segundo o Unaids, há hoje 33 milhões de pessoas com HIV.
A alta prevalência é ajudada também pela maior expectativa de vida proporcionada pelos antiretrovirais o acesso a esse tipo de medicamento cresceu dez vezes de 2002 para 2007, embora cubra apenas 33% das necessidades, diz a Unaids.
Mas o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, adverte para um contra-efeito da melhora da qualidade de vida do portador: “À medida em que a Aids perdeu aquela face adversa de morte, muitos jovens deixaram de usar o preservativo.
É preciso retomar o processo de mobilização social’’. O órgão da ONU registra que o Ministério da Saúde brasileiro distribuiu aos estados 30% mais preservativos no primeiro semestre deste ano do que em todo o ano passado.
Dos infectados no mundo, 50% são mulheres e 45% são jovens de 15 a 24 anos. A região com maior prevalência do HIV é a África Sub-Saariana, com 22 milhões de infectados (dois terços da epidemia mundial).

2 - TJ de Alagoas decreta prisão de promoter

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) decretou ontem, por unanimidade, a prisão preventiva do promotor de Justiça Carlos Fernando Barbosa de Araújo, acusado de pedofilia.
Araújo foi denunciado por abuso sexual praticado contra a própria filha e contra sua enteada, ambas menores de idade. Além da prisão, o promotor perdeu o cargo e suas prerrogativas, entre elas o porte de arma.
O promotor já estava afastado das funções no Ministério Público Estadual desde quando foi denunciado à Justiça, há um ano e meio. Após uma minuciosa investigação, a corregedoria do MPE decidiu denunciá-lo à Justiça e pedir sua expulsão do cargo de promotor.
A acusação contra o promotor tinha como agravante o fato de a própria filha tê-lo denunciado por crime de pedofilia. Ela teria sido molestada pelo pai dos 12 aos 22 anos.
Após a decisão, na porta do prédio do Tribunal, no centro de Maceió, houve comemoração por parte das famílias das vítimas, que chegaram a soltar fogos de artifício. A ex-esposa do promotor, mãe das meninas molestadas, deixou a sede do TJ emocionada e não falou à Imprensa.
Para o procurador de Justiça Geraldo Magela, que acompanhou o julgamento, a instituição garantiu ao acusado todo o espaço necessário à sua defesa. “No entanto, os fatos falam por si só”.

3 - Solange fica de calcinha em banco

Segundo informações divulgadas ontem em vários blogs e sites de notícias do País a atriz Solange Couto foi parar na 41ª Delegacia de Polícia, no Rio de Janeiro, ontem. Ela teria tentado entrar numa agência da Caixa Econômica Federal da cidade para pagar uma conta, mas o vigilante a mandou colocar os pertences no compartimento da porta automática.
A porta travou quando da sua entrada no banco e, em tom de deboche, o vigilante teria pedido para que ela abaixasse a roupa para ver se não portava algum objeto metálico. A atriz então tirou a bermuda e ficou parada na porta da agência apenas de calcinha.
As informações ainda deram conta de que a atriz ficou abalada e chorou. Após o episódio ela resolveu prestar queixa na delegacia. Seu advogado Sylvio Guerra pretende entrar com uma ação em Vara Cível, buscando indenização por danos morais.

4 - Seis jovens são mortos em Minas Gerais

A Polícia Civil instaurou ontem inquérito para apurar as causas e as circunstâncias do assassinato de seis jovens na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.
Os corpos, parcialmente carbonizados, foram encontrados no início da manhã de ontem pela Polícia Militar ao lado de uma linha férrea, nas proximidades de um campo de futebol, no bairro Alvorada. Cinco vítimas identificadas tinham entre 18 e 23 anos.
Os jovens estavam com as mãos amarradas para trás. Eles foram assassinados a facadas, pedradas e com tiros na cabeça. A suspeita da polícia é que a chacina foi motivada pelo tráfico de drogas na região. Pelo menos quatro mortos teriam dívidas com traficantes.
“Certamente, foi feita uma emboscada”, disse o tenente Pablo Azevedo. “Eles (os autores) planejaram de alguma forma essas execuções. É uma prova de poder dessa facção”.
Foram identificados os corpos dos irmãos Fernando Alves Dias, de 19 anos, e Tiago Alves Dias, de 20, de outros dois irmãos - Bernardo Epifânio Ribeiro, de 23 anos, e William Ribeiro Caetano, de 18 - e de Everton Fernandes de Oliveira, de 21, todos assassinados com requintes de crueldade.
Os corpos foram encaminhados para exame de necropsia no Instituto Médico-Legal (IML). Segundo os peritos, a princípio, os agressores amarraram com fios elétricos as mãos dos rapazes, que foram mortos e depois tiveram os corpos queimados. As investigações serão conduzidas pela Delegacia de Crimes Contra a Vida de Betim, com apoio da Divisão de Homicídio da capital mineira e do Instituto de Criminalística da Polícia Civil.
Segundo o delegado Wagner Pinto, o objetivo inicial é descobrir a motivação da chacina. “Ainda nada temos a adiantar sobre a autoria do fato criminoso.”
De acordo com o delegado, as vítimas eram moradores da região e tudo indica que mantinham uma “certa amizade”. Populares contaram aos policiais militares que Tiago havia testemunhado um assassinato recentemente e estaria “jurado de morte.” A polícia vai investigar a denúncia.
O pai de Tiago e de Fernando confessou que o filho mais novo tinha envolvimento com drogas. Já Cleusa Ribeiro, tia dos irmãos Bernardo e William, disse que eles haviam largado o consumo de drogas.
Ela afirmou que Bernardo havia retornado na última sexta-feira para Belo Horizonte depois de passar cinco meses em uma clínica de recuperação no interior do estado. “Mas os traficantes continuavam atrás dele. Ontem, ele começaria a trabalhar”, lamentou.

5 - Creche diz que não há registro sobre refluxo

A polícia deve receber hoje a agenda e a ficha de saúde do bebê Gabriel Ribeira, de 7 meses, que morreu de parada cardiorrespiratória na última sexta-feira, na creche Pedacinho da Lua, na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo.
Roberto Rinaldi, advogado da proprietária da creche, Suzana Aparecida Sarro Leão, contou que não há registro no estabelecimento do problema de refluxo ou de qualquer outra doença de Gabriel.
Os pais da criança acusam a creche de negligência. Eles prestaram depoimento ontem pela manhã no 90º Distrito Policial, no Parque Novo Mundo, onde o caso é investigado.
“O Gabriel tinha problema de refluxo e isso foi avisado a uma funcionária. A gente mandava roupas a mais caso ele regurgitasse porque a gente não queria ver nosso filho molhado a todo instante”, disse o pai da criança, Júlio César Ribeira.
No dia em que morreu, a criança ficou por três horas na creche particular. Ela chegou às 11h com a mãe. Às 14h10, o pai foi pegar Gabriel, mas encontrou o filho no berço sem respiração e arroxeado. O menino foi levado ao Hospital Nipo-Brasileiro e os plantonistas acharam restos de alimentos na garganta dele.
Segundo o advogado de Suzana, na ficha de saúde do aluno, preenchida e assinada no dia 5 de maio pela mãe de Gabriel, há perguntas referentes à saúde. “Não constam registros de doenças preexistentes, receita de medicamentos ou cuidados especiais com a criança, o que prova que a escola não sabia do problema da criança”.

6 - Ministério Público acusa formalmente PMs

O Ministério Público denunciou por homicídio duplamente qualificado os dois policiais militares suspeitos de disparar os tiros que mataram o menino João Roberto Amorim Soares, 3, durante perseguição a criminosos na Tijuca, zona norte do Rio.
João Roberto estava com a mãe e o irmão menor no carro, que, segundo a polícia, foi confundido com o veículo onde estavam assaltantes, no dia 6 de julho.
Os dois policiais - o cabo William de Paula e o soldado Elias Gonçalvez da Costa Neto, ambos do 6º Batalhão de Polícia Militar (Tijuca) - já estão presos temporariamente desde o dia 9, a pedido do delegado Walter de Oliveira, que investiga o caso.
A prisão temporária tem prazo de 30 dias. O Ministério Público informou que fez apresentou a denúncia na noite de anteontem e esperava para ontem a decisão da Justiça.
O promotor Paulo Rangel, do Segundo Tribunal do Júri, autor da denúncia, pede a prisão preventiva dos policiais, que ele classificou de covardes. Caberá à Justiça aceitar ou não.

7 - Ibama apreende 400 aves silvestres

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conseguiram apreender cerca de 400 aves em uma fiscalização de rotina realizada durante todo o dia de ontem na Feira de Belo Jardim, localizada no Agreste pernambucano.
Essa foi a maior apreensão feita este ano no Estado, sendo superior, inclusive, ao número de pássaros resgatados no primeiro semestre, que correspondeu a 309. Todos animais encontrados eram silvestres, sendo alguns de quatro espécies exóticas e um pintasilgo, que está ameaçado de extinção.
Segundo o coordenador de operações do Ibama, Alberto Rodrigues, a grande parte das aves encontradas estava sob maus-tratos. "As gaiolas estavam abarrotadas, a comida era precária e a água, suja.
Algumas não resistiram às condições a que foram submetidas e morreram", acrescentou. As 400 aves seriam vendidas na Feira de Belo Jardim por valores que variam de R$ 0,50 a R$ 50. Rodrigues disse ainda que 12 fiscais trabalharam na operação, que, diferente das outras vezes, não contou com o apoio da Polícia Militar (PM).
"A ação resultou na autuação de seis pessoas, que foram conduzidas à delegacia do município, onde foi feito o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).
Em seguida, elas foram liberadas e deverão responder processo em liberdade e serem condenados a pagar uma pena alternativa. Os autuados também deverão pagar uma multa que, no total, corresponde a R$ 29 mil", afirmou.

8 - Formandos aumentam em 32% o efetivo

Ana Luisa Mendonça, de 28 anos, Andrea Nery de Andrade, 26, e Renata Coutinho, 30, comemoravam, na tarde de ontem, uma nova conquista profissional. O trio faz parte do grupo de 1.408 pessoas que encerraram o curso de formação profissional para os cargos de delegado, escrivão e agente de polícia.
O processo de formação foi a segunda etapa do concurso de formação profissional instituído pela portaria conjunta de 14 de agosto de 2006. Segundo a diretora em exercício do Campus de Ensino da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), Margarete Sá, o curso foi uma parceria da Secretaria de Defesa Social e da Faculdade Guararapes.
Ao todo, serão formados 162 delegados, 808 agentes e 438 escrivães. Esse formandos serão um incremento de 32,25% no efetivo da Polícia Civil (PC) em Pernambuco.
"Foi um período de muito aprendizado e, agora, nos sentimos prontas para assumir os cargos. Em muitas disciplinas que os homens achavam que as mulheres iriam ter dificuldades, nos saímos muito bem", afirmou Andrea Nery.
O curso durou três meses e foi encerrado na última segunda-feira. Ontem, foram realizadas as últimas provas. Durante o período, os concursados tiveram aulas das 8h às 16h30, de segunda a sábado, com 1h30 de intervalo.
Entre as disciplinas aprendidas pelos novos profissionais estavam direitos humanos, tiro, ética, defesa pessoal, técnicas de inteligência e primeiros socorros.

9 - HGV: 456 esperam por cirurgia

Na unidade urológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), 456 pacientes estão à espera de cirurgia. Entre outros, são casos de câncer de próstata e de bexiga, cálculo renal e de uréter que não seguem para o bloco cirúrgico por insuficiência de aparelhagem e material.
O ambulatório recebe 1.400 pessoas ao mês e das cem intervenções cirúrgicas mensais, apenas 70 são realizadas. Os números foram denunciados pelo urologista da unidade, André Dubeux.
"Eles ficam esperando até um ano por cirurgias. Há 48 pessoas aguardando um nefroscópio, por exemplo, que é o aparelho utilizado nos principais procedimentos.
Não temos problemas com número de médicos, mas a estrutura não atende a demanda", explicou Dubeux. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde (SES), a direção do HGV está priorizando os casos de urgência e de alta complexidade.
Já no Hemope, segundo a clínica Lésbia Sticovsky, a falta de medicamentos prejudica a continuidade dos tratamentos. "Alguns funcionários até fazem cota para a compra de medicamentos básicos para os pacientes", contou. Iraci Soares Guerra, de 77 anos, é personagem dessa história.
Sem medicação, com pressão alterada, a idosa esperou das 14h até as 20h para retornar ao Hospital dos Servidores do Estado sem o atendimento adequado do Hemope.
"Nem nessas horas o idoso tem prioridade", desabafou a filha dela, Maria de Fátima de Araújo. A reportagem tentou, sem sucesso, falar com a assessoria de imprensa do hemocentro para responder sobre o assunto.

10 - Família irá depor na Radiopatrulha

Na última segunda-feira, a família da garota Maria Eduarda, morta em uma tentativa de assalto, no dia 18 de julho, recebeu um chamado Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) para prestar depoimento sobre o caso.
A ouvida acontecerá na manhã de amanhã. "Recebemos a intimação na manhã de ontem (segunda). Fomos convidados pela Secretaria de Segurança Social (SDS) para falar sobre o caso. Esperamos que isso ajude a esclarecer essa história o mais rápido possível e da maneira mais eficiente", explica a advogada Ana Virgínia, irmã da garota.
Ela e o marido, o engenheiro Márcio Malveira, continuam em uma campanha que busca reunir assinaturas para uma carta que a família redigiu e pretende entregar ao governador Eduardo Campos.
"Nesta semana, estamos também em busca de instituições que possam nos ajudar nesta luta. Falamos com ONGs que trabalham com direitos das crianças e querem cooperar com a causa e com a confecção da carta. Esperamos entregar esse manifesto ao governador no dia 18 de agosto", explicou Ana.
Ainda de acordo com Ana Virgínia, "a idéia é mobilizar o maior número possível de assinaturas para a carta. A nossa expectativa é chagar a 20 mil. Isso, em busca de uma causa de todos, que é a segurança". No próximo sábado pela manhã, a família pretende comparecer ao Parque da Jaqueira, no bairro de mesmo nome, para tentar obter as assinaturas dos freqüentadores do espaço.

POLÍTICAS

11 - João avisa que vence a parada dura com o DEM

Na caminhada que realizou, ontem, no bairro dos Coelhos, o prefeiturável João da Costa (PT) disse estar ciente das dificuldades enfrentadas pela militância com o grupo do ex-governador Mendonça Filho (DEM) que, após visitar a área, contou que os moradores estavam reclamando da gestão petista.
“Quero agradecer à militância que está cada dia mais alegre, aos companheiros dos Coelhos e todos os grupos que, de forma organizada, estão fazendo nossa campanha nos Coelhos.
A gente sabe que vocês estão enfrentando uma parada dura, mas vamos sair vitoriosos, porque a gente tem o que mostrar aqui”, disse, elencando as obras realizadas pelo Orçamento Participativo na localidade.
O petista classificou a “parada dura” de uma disputa “natural” que, às vezes, sai do campo da política. “Mas estamos trabalhando, com alegria, com organização, com os grupos culturais, o que foi realizado pela Prefeitura.
O resultado do nosso trabalho nós vimos hoje aqui, uma caminhada com participação, as pessoas declarando o voto”, comentou. João da Costa disse que não viu na população revolta e reclamações, mas uma “ansiedade” de sair das palafitas. Segundo ele, essa ansiedade é justificável porque a gestão petista realizou a retirada de palafitas em outras áreas.

12 - Cadoca duvida de proposta do petista

O prefeiturável João da Costa (PT) já revelou a intenção de recuperar o Complexo Recife-Olinda, com a instalação de bares e restaurantes em armazéns do Porto do Recife, caso seja eleito em outubro. Mas o concorrente Carlos Eduardo Cadoca (PSC), na condição de ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e de
Turismo, levantou dúvidas sobre a formulação da idéia.
“Isso é antigo. Já foi colocado por outros governos e não foi concretizado. Não sei se existe um projeto técnico ou se ele (João da Costa) talvez esteja pegando carona. Se tem uma idéia concreta...”, argumentou o candidato, durante a caminhada que fez no Alto da Bela Vista, bairro do Totó.
O ato de ontem, inclusive, foi atrapalhado pela chuva que caiu no início da noite. O percurso acabou reduzido em virtude das ladeiras escorregadias e do perigo de acidentes com escorregões.
A movimentação da campanha ficou por conta de uma banda de frevo, uma vez que o carro-de-som não encontrou condições de seguir acompanhando a militância. Ainda assim, o social-cristão conseguiu retratar os apelos dos moradores.

13 - Rubem com Lula e Eduardo Campos

O candidato à Prefeitura de Jaboatão pelo PDT, o deputado federal Paulo Rubem Santiago, obteve, ontem, a sua primeira vitória na Justiça. O juiz da 101ª Zona Eleitoral, José Alberto de Barros Freitas Filho, indeferiu o pedido da coligação “Força da Mudança”, que apóia a candidatura do petista André Campos (PT), de recolhimento do material de campanha de Rubem onde constem as fotos do presidente Lula (PT) e do governador Eduardo Campos (PSB).
Como os dois gestores públicos não fazem parte de coligações da eleição vigente e são apontados apenas como possíveis parceiros, o magistrado entendeu que, por força de liminar , o pedetista tem o direito de formular uma defesa no prazo de 48 horas para tentar assegurar a continuação de uso dos cartazes até o final da campanha.
Paulo Rubem, em caminhada pelo bairro de Prazeres, criticou a postura dos opositores e reforçou que tanto o presidente Lula quanto o governador Eduardo Campos serão colaboradores importantes na disputa eleitoral, mesmo que a presença dos dois fique restrita às fotos dos cartazes.
“André Campos quer privatizar os dois como se fosse direito exclusivo dele de mencionar que vai governar em parceria. Há quatro anos, ele não tinha ligação alguma com o presidente e, hoje, faz isso. Deve ser o medo de perder em outubro”, ironizou. Em Jaboatão, além de o PT ter candidato próprio, o vice de André é o vereador socialista Heraldo Selva.

14 - Juiz nega registro a Tito Pereira

O juiz eleitoral de São Lourenço da Mata, Djaci Salustiano de Lima, acatou, ontem, a ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que pedia a cassação do registro de candidatura à reeleição do prefeito Tito Pereira (PSDB).
O tucano foi acusado, junto com um grupo de parlamentares, de contratar estagiários para a Câmara Municipal de forma irregular. Na época da denúncia, Tito era vereador. O advogado do candidato, Ricardo Torres, informou que a defesa está sendo feita e que será apresentada amanhã.
Tito Pereira, que era presidente da Câmara, assumiu o mandato em abril deste ano, quando seu sobrinho, o ex-prefeito Jairo Pereira (PMDB), se desincompatibilizou do cargo para disputar a Prefeitura de Camaragibe. Para garantir o tio na disputa, Jairo convenceu o seu vice-prefeito Alexandre Marques (PMDB) a renunciar ao mandato para o então presidente da Câmara assumir o comando do município.
Os parlamentares envolvidos no suposto esquema de corrupção também tiveram seus registros cassados. Trata-se de Genildo Machado de Araújo (PMDB), Robérico Ribeiro de Albuquerque (PTN), Adalberto Epaminondas (PSDB), José Ramos da Silva (PSDC), José Leopoldo Afonso Neto (PSB) e Celso Luiz dos Santos (PSDC).
Os candidatos a vereador Joceane Lima de Oliveira Basília (PSDC) e Everaldo Onório da Silva (PTC), que estão vinculados à denúncia, também tiveram os registros impugnados. A exemplo do prefeito, eles devem apresentar defesa até a sexta-feira.
Para Ricardo Torres, a denúncia do MPPE tem cunho político. “À época, a denúncia foi apresentada por uma pessoa ligada ao ex-vice-prefeito Alexandre Marques, que já estava rompido politicamente com o grupo dos Pereira”, disparou o advogado.
Ele também contestou a decisão alegando que nenhum candidato pode ser impedido de disputar antes que qualquer ação contra ele seja julgada pela última instância, no caso, o Supremo Tribunal Federal (STF).

15 - Auxiliares de Newton contestam decisão

O procurador geral de Jaboatão, Washington Amorim, e o coordenador jurídico da campanha do postulante à reeleição Newton Carneiro (PRB), Saulo Duarte, contestaram, ontem, a decisão da juíza da 11ª Zona Eleitoral, Michelle Duque de Miranda, de julgar procedente a ação de impugnação de registro de candidato, movido pelo Ministério Público.
“Ela não se funde em artigos de lei e formalizou sua posição de forma diversa. A ação do MP está relacionada ao TCE, enquanto a magistrada se refere ao TCU”, Amorim. O procurador afirmou também que o prefeito poderia ter mil processos em trânsito sem ser julgados, que mesmo assim teria assegurado o direito a candidatura.
Ambos declararam ainda que a posição da juíza foi tomada de forma subjetiva e criticaram os “desabafos” feitos pela magistrada. “A decisão teve toques de emoção, o que reafirmou a sua subjetividade diante do assunto”, classificou o procurador.
De acordo com Saulo, por resolução do TRE, as decisões oriundas de auditoria nas contas da Prefeitura não seriam capazes de garantir a inelegibilidade de um candidato. O que, segundo ele, deveria ter sido levado em consideração antes da ação ser deferida.

16 -Mendonça inaugura comitê no domingo

O ex-governador Mendonça Filho (DEM) inaugura neste domingo o comitê de sua campanha à Prefeitura do Recife, em evento marcado para às 10h. O quartel-general mendoncista - segundo a ser inaugurado na disputa da capital - será instalado na casa de número 42 na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Hospital Memorial São José, no Derby.
Em outro imóvel, situado na parte de trás do local, funcionará um auditório para reuniões e eventos da militância democrata. De acordo com a assessoria do candidato, um bom número moradores de todas as regiões político-administrativas do Recife (RPAs) participarão do evento. A militância promoverá um adesivaço durante o ato.
A equipe mendoncista vai disponibilizar no local três computadores para que os presentes naveguem pelo site do postulante (www.mendonca25. can.br). Para as crianças que forem à inauguração, a campanha reservou um espaço para brincadeiras e pinturas. No pátio do comitê, será instalado um telão exibindo um filme com as caminhadas de Mendonça pela cidade. Na ocasião, os eleitores do ex-governador poderão instalar adesivos perfurados nos vidros traseiros dos seus carros. O serviço será ofertado gratuitamente não só na inauguração, mas em toda a campanha.

17 - No Recife, 18 nomes estão fora da disputa

Dos 61 pedidos de impugnação de candidaturas apresentados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) até o último dia 16 de julho, referentes a registros do Recife, 18 foram acatados, até agora, pelo juiz eleitoral, Jorge Américo.
Toda a lista é composta por postulantes a cargos proporcionais. O ex-vereador, Ronaldo Luiz Gomes Ribeiro (PTC), mais conhecido como Ronaldinho, é um dos que teve o registro indeferido pela ausência de prestação de contas da campanha de 2006.
Para ele, que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o argumento do judiciário não procede. “Eu ia concorrer a uma vaga de deputado, mas desisti. Não participei da convenção. Não abri conta bancária, nem o CNPJ foi gerado. Como iria apresentar prestação?”, questionou, dizendo ter sido notificado dias atrás, quando providenciou a documentação.
A queixa de Ronaldinho era também a de outros candidatos que procuraram a 9ª Zona Eleitoral na tarde de ontem em busca das razões que levaram o juiz a barrar seus registros.
A analista judiciária, Cristiane Barreto Campelo, explicou que a prestação de contas feita recentemente não valida a candidatura. Isso porque o TSE prevê que a contabilidade final da campanha deve ser entregue à Justiça até 30 dias após a data da eleição. A não prestação é um dos motivos mais freqüentes nas sentenças de indeferimento.
Todos os candidatos que tiveram decisões desfavoráveis terão três dias, a partir da notificação, para recorrer ao TRE.

18 - André Campos e Elias Gomes são multados

O juiz da 101ª Zona Eleitoral, José Alberto de Barros Freita Filho, multou, ontem, os candidatos à Prefeitura de Jaboatão André Campos (PT) e Elias Gomes (PSDB) e postulantes a cadeiras na Câmara de Vereadores Jorge Viana (PT) e Paulo Roberto Lemos (PSDB).
Os petistas foram punidos por propaganda antecipada, realizada antes do dia 6 de julho, e os tucanos por distribuição de calendário, entendida como entrega de brinde pelo magistrado. Em ambos os casos o valor da multa é de R$ 21.282,00.
Contudo, o dia não foi só de derrotas para o candidato petista. Durante um café da manhã com a presença de 60 pastores e líderes evangélicos, André Campos recebeu a confirmação do apoio do ex-postulante à Prefeitura pelo PSC, deputado Pastor Cleiton Collins, que garantiu “empenho total” na campanha do petista.
“É necessário uma força-tarefa para mudar Jaboatão e, por isso, estamos aqui. Se eu fosse egoísta e vaidoso teria continuado na disputa. Mas temos que pensar e mudar o rumo deste município porque do jeito que está não dá para continuar”, disse o pastor.
Desde que o deputado decidiu retirar seu nome da disputa para apoiar Campos, esta foi a primeira vez que os dois estiveram juntos em um ato público. André entende que Collins terá um papel importante no palanque durante a campanha. “A gente sabe do poder multiplicador dos votos evangélicos.
Ele sabe que temos as melhores propostas e os maiores apoios para mudar o município”, afirmou.

19 - Chinaglia ameaça com descontos em salaries

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), convocou os 512 deputados para que estejam em Brasília na próxima semana sob pena de serem punidos com descontos nos salários.
Para lembrar os colegas que serão realizadas sessões deliberativas - com votações - de segunda a quinta-feira, o petista enviou telegramas para cada um dos parlamentares.
No telegrama encaminhado a cada deputado, Chinaglia detalha que serão realizadas sessões nas duas primeiras semanas de agosto. No texto, o presidente da Câmara informa que as sessões serão realizadas nos dias 4, 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de agosto.
Em seguida, Chinaglia afirma que “haverá registro (de presenças e ausências) no painel eletrônico (localizado no plenário da Câmara) com efeito administrativo’’. Na prática, essa informação significa que aquele que faltar sem justificativa pertinente poderá ter o salário descontado.
Acaba no dia 31 o recesso legislativo de julho, depois das atividades parlamentares ficarem paralisadas desde o dia 17 -como prevê a Constituição Federal. Neste período, houve um grupo de senadores e deputados que ficou de plantão para situações consideradas de emergência, mas não foram acionados para retornar a Brasília.
O desafio de Chinaglia é garantir quórum - e assegurar consenso - para realizar as votações no período que antecede as eleições municipais. Nos dias anteriores ao 5 de outubro, vários deputados estarão dedicados às próprias campanhas ou de correligionários nos Estados, o que promete esvaziar as atividades do Legislativo no segundo semestre.
Apesar da esperada paralisia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já enviou seu recado: quer a inclusão da proposta que aumenta o rigor sobre os grampos telefônicos entre as prioridades de votação no segundo semestre. Há, ainda, uma série de outras matérias à espera de acordo e quórum para serem discutidas e votadas.

20 - Jovens defendem renovação

Os estudantes de Direito Fernanda Dubeux (PMN), 22 anos, e Rui Gustavo (DEM), 20, disputarão, este ano, sua primeira eleição, ambos, para vereador do Recife. Eles defendem a bandeira da renovação na Câmara Municipal da capital pernambucana.
Em visita à Folha de Pernambuco, ontem, os dois cobraram mais investimentos em Educação e garantiram que o tema terá tratamento especial no caso de serem eleitos. Entre as proposições de Fernanda para a área está a implantação de bibliotecas em bairros carentes com o objetivo de estimular os jovens a tomarem gosto pela leitura.
Na área do Direito, Fernanda estuda a criação do projeto Direito Seu, uma espécie de consultoria jurídica que vai atender moradores de comunidades carentes da cidade.
“É uma forma de ajudarmos as pessoas a lutarem pelos seus direitos”, comentou. Outro projeto dela é o Distribuição Solidária, que tem como meta arrecadar alimentos e distribui-los para os pobres. No próximo dia 8 de agosto, às 19h, a candidata vai inaugurar seu comitê de campanha, que fica na Estrada das Ubaias, 147, Casa Amarela.
Filiado ao DEM desde 2005, Rui Gustavo quer que sua candidatura estimule os jovens recifenses a tomarem gosto pela política e ingressarem na vida partidária da cidade. “Só assim poderemos mudar a cara da política pernambucana”, ressaltou o democrata, que fará sua campanha com a ajuda de amigos. Atualmente, Rui procura imóveis no Curado para instalar seu comitê.

ECONOMIA

21 - Declaração de isento chega ao fim

A Receita Federal decidiu acabar com a declaração anual de isentos. Já a partir deste ano, os contribuintes que estavam desobrigados de entregar a declaração do Imposto de Renda relativa aos rendimentos de 2007 não precisarão mais prestar contas ao fisco para manter o CPF regular. Uma instrução normativa será editada pela Receita nos próximos dias para pôr fim ao procedimento.
De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, os estudos para acabar com a declaração de isentos vinham sendo realizados havia três anos. “Acabar não é simples. Não podemos perder tudo o que já conseguimos até hoje.
Mas temos de dar uma solução para o contribuinte de baixa renda”. O maior custo de fazer a declaração é exatamente para o cidadão de baixa renda, que todos os anos precisa prestar contas com o Fisco.
A declaração de isentos podia ser entregue pelos contribuintes pela internet, o que ocorria em mais da metade dos casos. No entanto, uma parcela expressiva de pessoas não tem acesso a meios eletrônicos e recorria às agências bancárias (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), lotéricas ou às agências dos correios para regularizar sua situação fiscal. Os custos variavam de R$ 1 e R$ 5,50. Esse último valor era cobrado nas entregas com atraso.
No ano passado, por exemplo, mais de 23 milhões de pessoas arcaram com a despesa porque não usaram a internet.
O fim da declaração de Isento vem sendo debatido em reuniões técnicas há algum tempo e ficou mais evidente a partir da unificação das Receita Federal e Previdenciária quando a base de dados dos dois órgãos permitiu melhor análise da situação dos contribuintes, segundo fontes da Receita.

22 - Lula minimiza volta da inflação e crise econômica

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, minimizou ontem a volta da inflação e a crise econômica internacional, motivada pelos problemas originados no mercado imobiliário americano.
Em discurso apresentado a pequenos agricultores em Candeias, na Bahia, durante a inauguração da Petrobras Biocombustível, a primeira subsidiária da Petrobras para a produção do biodiesel, Lula comentou que, se a crise tivesse acontecido há cinco anos, “o Brasil teria uma pneumonia”.
“Estávamos numa boa até os Estados Unidos entrarem em crise por causa desse sub prime. Se vocês me perguntarem do que se trata eu não vou saber responder direito.
Mas é tudo originado na especulação do mercado”, disse. Segundo o presidente, a medida para impedir uma volta de inflação forte no País é aumentar a produção. “Vamos financiar tratores. Com trator, um produtor dobra sua produção em um ano. E, com isso, poderemos fornecer mais alimentos para o País e para o mundo”, disse.

INTERNACIONAIS

23 - Tremor de 5,4 graus atinge a Califórnia

Um terremoto de magnitude moderada -5,4 graus na escala Richter, que vai a 9- atingiu na manhã de ontem o sul da Califórnia, na costa Oeste americana, assustando uma das regiões sismologicamente mais ativas do mundo. O estado está sobre mais de 300 falhas geológicas, sendo a maior a de San Andreas, que tem 1.300 km.
Embora não tenha deixado mortos, feridos nem danos estruturais, o abalo trouxe uma má lembrança: o “Big One’’, o terremoto devastador que poderia acabar com grandes cidades da região, ainda é uma possibilidade. Um tremor em 1906 quase destruiu San Francisco e, mais recentemente, em 1994, um abalo de 6,7 matou 72 pessoas em Los Angeles.
“Todo terremoto provoca stress’’, disse Kate Hutton, sismóloga do Instituto de Tecnologia da Califórnia, à rede CNN. “Mas o stress causado por este tremor é minúsculo se comparado ao que vem se acumulando para o Big One.’’ Segundo Hutton, havia uma chance de 5% de que o terremoto de ontem precedesse um maior.
O tremor de 15 segundos foi sentido de Los Angeles a San Diego e até em Las Vegas, no estado de Nevada. O epicentro foi próximo à pequena cidade de Chino Hills, a 46 km de Los Angeles - a segunda mais populosa dos EUA, com 3,7 milhões de habitantes. Por precaução, foram esvaziados prédios públicos, escolas e pontos turísticos como a Disneylândia.

24 - Pai de brasileiro morto vai aos EUA

O policial militar da reserva Luiz Carlos de Castro Martins pretende viajar ainda esta semana para os Estados Unidos, para acompanhar as investigações sobre a morte de seu filho, André Martins, de 25 anos, na madrugada do domingo, com tiro disparado por um policial norte-americano, ao não parar em uma blitz no distrito de West Yarmouth, no estado de Massachusetts.
Ele também pretende conversar com a noiva do rapaz, a brasileira Camila Campos, para que o corpo seja sepultado em Cianorte, no noroeste do Paraná, onde mora, ou em Tapejara, município vizinho, onde André viveu até os 18 anos. A mãe do rapaz mora em Santa Catarina.

ESPORTIVAS

25 - Timbu quer reencontrar as vitórias

O Náutico já esgotou todas as possibilidades de errar. Aquela gordura acumulada nas primeiras rodadas já foi embora há tempo. De líder do Brasileirão, ainda na segunda rodada, o Timbu, estacionado nos 18 pontos, agora ocupa o 12° lugar (no limite da Sul-Americana).
E as coisas poderão piorar nesta noite, a partir das 19h30, no Mineirão, Belo Horizonte, em partida válida pela 16ª da Série A. Sem vencer há cinco rodadas, os alvirrubros terão pela frente o Cruzeiro, candidato ao título, na terceira colocação, com 27, e que pode sair do jogo de logo mais com a liderança da competição.
Apenas dois pontos separam o Timbu da temida zona do rebaixamento. Mas o Náutico só não vai para a área de degola pela primeira vez pelo ótimo início de competição.
O máximo que pode acontecer, se todos os times abaixo do Alvirrubro na tabela vencerem seus respectivos jogos, é cair quatro posições na classificação - ficando a um passo dos quatro piores times do certame.

26 - Daniel Paulista não desiste do sonho europeu

Atuar em um clube europeu é o sonho da maioria dos jogadores brasileiros. E como não foge à regra, Daniel Paulista pediu para ter uma nova conversa com a diretoria rubro-negra esta semana.
O objetivo está claro: tentar fazer com que o Sport chegue a um acordo financeiro com o clube romeno, que ofereceu 700 mil euros para levar o volante.
No entanto, a oferta é 500 mil euros - o equivalente a R$ 1,2 milhão - menor, em relação ao valor da multa rescisória prevista no contrato do atleta com o Leão.
“Vamos ter essa conversa, mas, do jeito como está, acho muito difícil ele sair da Ilha do Retiro”, adiantou o diretor de futebol Álvaro Figueira. Segundo o dirigente, uma alternativa chegou a ser ventilada para liberar o jogador pela proposta feita pelo clube romeno, entretanto, é pouco provável que ela seja colocada em prática.
“Falaram na possibilidade de o Sport ceder Daniel Paulista por 700 mil euros e ter direito a 20% sobre uma futura negociação. Mas assim fica difícil”, informou.

27 - Sandro é o novo reforço tricolor

No dia em que a maior novidade do Santa Cruz seria a apresentação do lateral-esquerdo Camilo, o experiente zagueiro Sandro, de 35 anos, roubou a cena. Após ser descartado pelo presidente Édson Nogueira na última segunda-feira, o atleta assinou contrato com o Tricolor do Arruda até o final de novembro e receberá cerca de R$ 10 mil por mês.
Sandro Barbosa Carneiro Cunha, que teve passagens por Sport, Botafogo e estava no Treze/PB, é o quinto reforço do time para a segunda fase da Série C. Além dele e de Camilo, foram contratados o volante Vágner Rosa, o meia Jefferson e o atacante Juliano.
Estes dois últimos devem se apresentar ao técnico Bagé hoje. Segundo a diretoria coral, a documentação dos reforços, com exceção da de Sandro, já foi enviada para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e existe a expectativa deles fazerem a estréia na partida contra o Salgueiro, no domingo, às 16h, no Arruda.

POLICIAIS

28 - Jovem rouba policial da Radiopatrulha

Uma adolescente de 16 anos foi apreendida por PMs após ter tentado assaltar, junto com um garoto, também menor de idade, a agente do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Rebeca Iziz Silva Barbosa, de 22 anos.
O fato aconteceu por volta das 12h40 de ontem no semáforo do cruzamento da avenida Agamenon Magalhães com a rua Henrique Dias, na Boa Vista, no Recife. Segundo informações da GPCA, os dois teriam abordado o carro da policial no momento em que ela esperava o sinal verde do semáforo e a ameaçado com uma faca serra de cabo branco.
“Mas, ao perceberem que ela era policial eles fugiram sem levar nada”, contou o escrivão da GPCA, Carlos Barreto, que colheu o depoimento da garota.
Segundo ele, após o ocorrido, a policial foi ao BPRp, localizado na rua Dom Bosco, para pedir apoio dos policiais do batalhão. Ao retornar ao local da tentativa de assalto, ela encontrou a menina no mesmo lugar.

29 - Bando pego por assalto em Porto

Policiais do 18° BPM prenderam, durante a madrugada e parte da manhã de ontem, sete pessoas - dois maiores e cinco menores - suspeitos de praticarem vários assaltos e furtos a turistas que freqüentam a praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado.
Entre os suspeitos com maior idade estão Valcelon Gomes de Freitas, de 27 anos, e o ex-interno por furto da Fundac, Jamerson Santana Araújo, de 19 anos. Com o primeiro, a polícia encontrou um aparelho celular contendo um chip de uma empresa telefônica européia. Já com o segundo foi apreendido um revólver calibre 38, contendo uma munição deflagrada.
De acordo com a Polícia Militar, o grupo já vinha atuando há cerca de seis meses. Segundo o soldado Ralph Rodrigues, os criminosos chegaram até a assaltar pousadas. “Eles roubavam turistas que desfrutavam da praia, arrombavam casas de veraneio e investiam contra as pousadas”, explicou.
A operação teve início por volta das 2h30. O primeiro a ser preso foi Jamerson. Logo em seguida, ele apontou os demais. Ao todo, a polícia encontrou dois telefones celulares importados, duas máquinas fotográficas digitais, uma filmadora portátil, um par de sapatos importados e sete pedras de crack.
Os menores foram autuados por roubo, furto, formação de quadrilha e tráfico de drogas. Os dois maiores, além desses crimes, ainda deverão responder a inquérito por corrupção de menores.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog