1. Médicos ganharão por produtividade
O Governo do Estado encaminhará à Assembléia Legislativa de Pernambuco, após o recesso parlamentar, um projeto de lei que reformulará a forma em que é calculada a remuneração dos médicos que trabalham nos hospitais do Estado. Pela nova lei, em vez de um contracheque que é sempre igual, todos os meses, os profissionais vão obter ganhos variáveis, dependendo do que produzirem, sem prejuízo do salário básico, que não muda. A nova lei da produtividade integra o conjunto de ações para a saúde pública, a ser anunciado no próximo dia 30, tem o objetivo de melhor remunerar os servidores e eliminar a discrepância entre os valores repassados por cada unidade. “Tenho certeza de que a nova fórmula vai ser bem recebida, porque a maioria dos profissionais de saúde do Estado tem compromisso com o serviço público e terá a devida recompensa elo trabalho realizado”, explica o secretário de Saúde e vice-governador, João Lyra Neto.
Não foram somente os médicos e enfermeiros plantonistas de emergência que obtiveram melhoria salarial este ano. Os demais médicos e outros profissionais que trabalham na saúde estão sendo beneficiados com a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCCV). “O Plano de Cargos foi negociado no ano passado e considerado um avanço para toda a categoria. E é importante que a implantação prossiga, valorizando os servidores pela contribuição que já deram ao estado”, explica João Lyra, lembrando que há casos de médicos, com mais de trinta anos de serviço, que terá reajuste de 40%.
2. Mulher é arrastada de bar e morta
Uma mulher foi assassinada, no início da tarde de ontem, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Márcia Maria Pacheco, de 42 anos, estava num bar, conhecido como ‘Bar de Dona Noêmia’, por volta das 13h30, quando três homens armados chegaram num Palio cinza, de placa não-identificada, e um deles a arrastou para fora do estabelecimento, localizado na avenida Barreto de Meneses, n° 1238-C. Os suspeitos executaram vários disparos contra a vítima, atingindo costas, pernas e braços.
Segundo a delegada da Força-Tarefa Metropolitana Sul, Dilma Tenório, foi difícil conseguir outras informações no local porque as pessoas estavam com medo de prestar esclarecimentos em relação ao ocorrido e a identidade da mulher, que morreu na hora, ainda não foi confirmada. “O único documento que encontramos com ela foi uma certidão de nascimento, que não temos certeza se é mesmo dela. Vamos aguardar alguém da família”, informou. O corpo foi recolhido para o Instituto de Medicina Legal (IML).
3. Fim de semana registra 17 assassinatos
Pelo menos 17 pessoas foram mortas nos últimos dois dias. Um dos crimes ocorreu ontem à tarde, na Avenida Barreto de Menezes, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Três homens ainda não identificados pela polícia assassinaram a tiros a dona de casa Márcia Maria Pacheco, 42 anos. A vítima estava bebendo num bar quando foi surpreendida pelos bandidos. De acordo com informações repassadas por testemunhas, os criminosos estavam num Palio de cor cinza.
Após cometer o crime, o grupo arrastou o corpo da mulher para a rua e fugiu. Outra pessoa que estava no bar teve um cordão de prata roubado pelos assassinos.
Agentes da Força-Tarefa de Homicídios informaram que ainda é cedo para saber a motivação do assassinato. A hipótese mais provável, segundo a polícia, é de que Márcia Pacheco tenha sido morta por vingança. A hipótese de latrocínio não foi descartada.
Em Caruaru, no Agreste, um duplo homicídio aconteceu às 21h de sábado. Josenilson da Silva Araújo, de 34 anos, e Reginaldo Luiz da Silva, 31, foram mortos a tiros.
Na UR-2, Ibura, Zona Sul da capital, dois homens em uma motocicleta executaram o biscateiro Reinaldo Bezerra de Lima, 35 anos. O crime ocorreu às 2h de ontem, quando Reinaldo passava pela Rua Jornalista Costa Pinto, próximo de onde residia. Primo do rapaz, Ângelo José da Silva, 39, não sabia explicar o porquê do crime. “Ele não tinha rixa com ninguém. Nunca falou de ameaças”, disse.
4. Jovem mata família a facadas em Minas Gerais
Cerca de três mil pessoas compareceram ontem, em Unaí, a cerca de 580 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais, ao velório dos pais e das irmãs de Fernando Ribeiro da Costa, de 22 anos. Na madrugada do último sábado, o jovem, que está preso, assassinou a facadas os familiares. Os corpos do motorista de ônibus Walderci Ribeiro dos Santos, de 48 anos, da dona de casa Maria Conceição da Costa, de 35 anos, e das filhas do casal Samara Ribeiro da Costa, 18, e Amanda Ribeiro da Costa, de 10 anos, foram enterrados ontem.
Segundo um morador, em razão do elevado número de pessoas, o velório foi realizado em uma escola do município. Os caixões estavam enfileirados e não foram abertos, uma vez que os golpes foram proferidos na região do rosto e do pescoço das vítimas. Segundo a polícia o assassino - que confessou o crime - disse que chegou em casa na madrugada do sábado e começou a discutir e a brigar com o pai, que foi o primeiro a receber as facadas.
5. Jovem é morta por engano pela PM
Uma jovem de 20 anos foi morta acidentalmente na madrugada de ontem, durante perseguição policial no município de Porto Amazonas, região central do Paraná. Segundo policiais militares, o incidente começou quando uma equipe do Posto da Polícia Rodoviária de São Mateus do Sul foi acionada para realizar um bloqueio policial , a fim de deter um veículo que teria furado bloqueios.
Pelos relatos de policiais, o veículo onde estava Rafaele Ramos Lima, 20 anos, foi confundido com o de suspeitos que estavam fugindo da polícia. A jovem, atingida por um tiro na altura da cabeça, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. O outro ocupante do Gol, Diogo Soldi, que dirigia o veículo, um Gol preto, foi encaminhado para um hospital em Curitiba.
Os policiais estavam no encalço de um “Celta ou um Palio preto” que havia furado três bloqueios, disparado contra viaturas e seguido em alta velocidade pela contramão. Quando o veículo perseguido furou o bloqueio em Porto Amazonas, um outro carro apareceu e colidiu com uma viatura. Foi quando a polícia, pensando se tratar de mais um integrante de uma possível quadrilha, atirou contra o automóvel ocupado pelos jovens.
A Polícia Militar do Paraná divulgou nota lamentando o ocorrido e solicitou acompanhamento direto do Ministério Público Estadual na apuração. Os dois policiais envolvidos diretamente na ação estão recolhidos em Ponta Grossa. As armas foram apreendidas e enviadas à perícia.
6. Lei Seca reduz em 57% número de mortes
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a partir de levantamento feito nos três institutos médicos legais da capital, revelam uma queda de 57% no número de mortes no trânsito desde a implantação da lei seca, nos dias em que ocorreram as blitze da Polícia Militar. O secretário da segurança, Ronaldo Marzagão, atribui a redução à fiscalização da PM por meio da Operação Direção Segura, que ocorre sempre de quinta-feira a domingo e se tornou mais intensa após a lei federal 11.705 entrar em vigor em 20 de junho.
De acordo com a secretaria, há um decréscimo no número de mortos envolvidos em acidentes de trânsito ao se comparar os 12 primeiros dias da ação da PM no mês de junho com os oito dias seguintes de blitz. O levantamento do Instituto Médico Legal leva em consideração apenas o número de mortos registrados de quinta a domingo, justamente os dias em que acontece a Operação Direção Segura.
O levantamento revela ainda que, entre os dias 5 e 8 de junho, quando ocorreram blitze da PM, foram registradas 14 mortes. Entre os dias 12 a 15 de junho, 11 e, de 19 a 22 do mês passado, 10. A Operação Direção Segura já existia antes da lei, mas a fiscalização só começou a se intensificar no último dia 26.
7. Quadrilha rouba e e faz 39 reféns
Armados e encapuzados, seis homens invadiram duas chácaras no bairro Jardim Santo Antônio, em Atibaia, no Interior de São Paulo, na noite do último sábado. Por volta das 19h30, eles invadiram o primeiro imóvel e dominaram uma família. Amigos das vítimas que chegaram em seguida também acabaram rendidos. Cerca de três horas depois, dois criminosos permaneceram no local e os demais foram até outra chácara, na mesma rua. Eles renderam as pessoas e as levaram para a primeira chácara. Ao todo, foram 39 reféns, entre homens, mulheres e crianças.
Os criminosos obrigaram as vítimas a entregarem cartões bancários e conseguiram sacar R$ 1.150. Eles também roubaram R$ 604 em dinheiro, jóias, celulares, máquinas fotográficas, roupas, tênis, pneus, rodas de carro e aparelhos de som automotivo. O bando deixou a chácara na manhã de ontem, em um Fox, que pertencia a uma das vítimas.
Política
8. “João da Costa tem medo de Cadoca”
Fugindo ao perfil do seu prefeiturável, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), que até o momento vem evitando fazer polarizações com os adversários, o presidente estadual do PPS, deputado federal Raul Jungmann, decidiu, ontem, partir para o ataque contra o postulante do PT, o deputado estadual João da Costa. Em sua primeira participação na campanha do social-cristão, ontem, durante caminhada nos córregos da Picada e do Morcego, em Dois Unidos - que também contou com a presença do presidente estadual do PV, João Braga - Jungmann afirmou que a postura adotada pelo petista, de polarizar com Mendonça Filho (DEM), revela o “medo” que ele tem de disputar um possível segundo turno com Cadoca.
“João da Costa tem medo de Cadoca. Ele sabe que uma candidatura de centro-esquerda e forte como a de Cadoca é capaz de derrotá-lo”, disparou o pós-comunista. De acordo com Jungmann, João da Costa deverá amargar as consequências das atitudes do seu padrinho político, o prefeito João Paulo (PT), que estaria enfraquecido pelas dissidências ocasionadas pelas batalhas internas entre as tendências do próprio PT.
9. Mendonça: parceria para Segurança
Ainda que a segurança tenha sido um dos seus principais “calos” ao longo dos oito anos do Governo Estadual passado (Jarbas Vasconcelos/Mendonça Filho), foi este o discurso trabalhado pelo candidato do DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, no último sábado, durante caminhada no Alto Santa Isabel, no bairro de Casa Amarela. Um carro de som que circulava nas ruas da comunidade anunciava as intenções do prefeiturável para a área, dentre elas a parceria de atuação com as gestões estadual (Eduardo Campos/PSB) e federal (Lula/PT) a fim de melhorar a qualidade da segurança no Recife.
Ao ser questionado se a iniciativa não entrava em confronto com os problemas já enfrentados no passado, uma vez que, como governador, nos últimos nove meses da gestão, ele não havia promovido mudanças substanciais no setor, Mendonça foi taxativo: “Em absoluto. Nunca vendi ilusões para quem quer que seja”. Segundo o democrata, o diferencial será alcançado com uma participação mais efetiva da Prefeitura no combate à violência. Prerrogativa essa que, segundo ele, não aconteceu na administração João Paulo (PT).
“É responsabilidade do município trabalhar para melhorar a segurança, e ainda há esse espaço para ser preenchido, intensificando a iluminação nas ruas, fazendo um controle social, investindo em saneamento e na juventude. Com certeza essa é uma contribuição relevante, porque nos últimos oito anos (da gestão João Paulo) não vi nada de positivo feito nessa área”, alfinetou. Como exemplo de projetos a serem aplicados, Mendonça Filho citou o “Estação Futuro”, encabeçado pelo último governo estadual. “Na época buscamos uma parceria (com o prefeito João Paulo), mas não avançamos muito nesse campo”, lembrou.
10. PT e DEM têm ações julgadas
O juiz da propaganda eleitoral, Paulo Torres, deverá remeter, hoje, à 7ª zona do Tribunal Regional Eleitoral, o julgamento do processo a que responde o candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, por distribuir, no primeiro dia da campanha (no domingo passado, dia 06), material publicitário sem a impressão do número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), conforme previsto pela Justiça Eleitoral.
A previsão do próprio magistrado era a de antecipar, também, a entrega dos dois processos envolvendo o postulante do DEM, o ex-governador Mendonça Filho. O primeiro acerca da propaganda eleitoral televisiva antecipada, veiculada nos dias 2, 4, 6 e 9 de junho, e um segundo sobre o conteúdo, também extemporâneo, distribuído por meio de panfletos durante a convenção municipal do Democratas.
“Estou trabalhando nesses processos hoje (ontem) e pretendo entregá-los ainda amanhã (hoje). Farei o possível para isso”, disse o juiz. Torres inaugura hoje o seu gabinete, nas Graças, onde ficarão focadas as atividades de combate à propaganda eleitoral irregular. Na ocasião, o magistrado fará ainda um balanço sobre a primeira semana da disputa municipal. Denúncias de propaganda irregular podem ser feitas pelos telefones 4009 9539 ou 4009 9540.
11. Henry critica “bate-boca” entre DEM e PT
Em caminhada pelo bairro de Dois Unidos, o candidato do PMDB à Prefeitura do Recife, Raul Henry, criticou, ontem, a postura de ataque adotada pelo concorrente João da Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM) durante a última semana. O peemedebista entende que a discussão política deveria estar focada nas apresentações de projetos que possam melhorar a cidade. “O povo está preocupado com seus problemas e não quer saber de ataques. Todos querem saber quem está mais preparado e não apenas de provocações”, apostou.
A caminhada na Zona Norte da cidade foi a primeira a contar com a participação do senador Sérgio Guerra (PSDB). O parlamentar, que preferiu esperar pela comitiva no final do percurso, não acompanhando o prefeiturável durante todo o trajeto, confirmou que será presença constante na maioria das as ações de campanha. “É a primeira vez que saio com ele, mas vou passar a ir em todas que puder. Estar junto no corpo-a-corpo, vai ser uma das nossas estratégias”, afirmou Guerra.
12. Campanhas devem somar cerca de R$ 5,5 milhões
A previsão de gastos apresentada à justiça eleitoral pelas três coligações que disputam a Prefeitura de Caruaru chega a aproximadamente R$ 5,5 milhões, sendo a mais cara da história do município. A de maior valor, estimada em R$ 2 milhões, deve ficar com o empresário Rivaldo Soares (PPS), apesar de ter declarado o menor patrimônio pessoal entre os três candidatos da disputa majoritária. Porém a previsão de gasto para a campanha das demais coligações não fica muito atrás. O deputado estadual José Queiroz (PDT) deverá gastar cerca de R$ 1,8 milhão, quase a mesma quantia prevista pela ex-secretária de Saúde do município, Ivânia Porto (DEM), estimada em R$ 1,7 milhão.
Em relação à declaração de bens, dos três candidatos participantes, o deputado estadual José Queiroz (PDT) é o que possui o maior patrimônio, avaliado em aproximadamente R$ 1,8 milhão. Entres os bens de maior valor declarados à justiça eleitoral constam 70% de um apartamento na avenida Boa Viagem, em Recife, avaliado em R$ 402.500,00 e a imóvel onde reside, na avenida Agamenom Magalhães, no bairro Maurício de Nassau, área nobre de Caruaru, avaliado em R$ 241.958,00.
13. Lula definirá ação de ministros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir hoje as regras para que os ministros participem das campanhas eleitorais. O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) disse que aguarda essas orientações para definir seu cronograma de atividades pré-eleitorais. Múcio afirmou que, por enquanto, ele apenas sobe em palanques de aliados em Pernambuco. “Mas o presidente ficou de acertar isso definitivamente na volta da viagem (à Ásia) na segunda-feira (hoje) à tarde’’, afirmou o ministro.
“Eu até semana passada perguntei como isso deveria ser, porque já tem alguns ministros com movimentação maior e outros menor, até gostaria de saber inclusive a minha própria movimentação, por enquanto eu só tenho movimentado no meu Estado’’, disse o ministro. Na semana passada, os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Hélio Costa (Comunicações) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) informaram que vão participar intensamente das campanhas eleitorais.
Dilma pretende subir no palanque da candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário. O ministro Tarso Genro (Justiça) também avisou que fará campanha para Rosário apesar de sua filha, Luciana Genro (PSOL), ser candidata à prefeitura na capital gaúcha.
Dulci vai fazer campanha para a chapa PT-PSB, encabeçada por Márcio Lacerda (PSB) e que tem como vice Roberto Carvalho (PT). Já Hélio Costa deverá subir no palanque de Leonardo Quintão, do PMDB.
14. PT sem o “cabeça de chapa” nas ruas
A reincidência de uma virose tirou o candidato João da Costa (PT) da campanha de rua, ontem, quando estava agendada uma caminhada no Ibura. Apesar da ausência, o evento aconteceu com participação da militância e sob o comando do postulante a vice, Milton Coelho (PSB). Distribuindo panfletos e apresentando a chapa apoiada “pelo prefeito João Paulo (PT), o governador Eduardo Campos (PSB) e o presidente Lula (PT)”, Milton percorreu mais de dois quilômetros a passos bastante apressados. O ritmo acelerado muitas vezes provocou desorganização na atividade. Sem João da Costa, o prefeito, que era esperado, também não compareceu. A assessoria explicou que os dois marcarão nova visita ao local.
Antes de começar a rápida andança, Milton justificou a ausência de João da Costa. “Ele amanheceu com febre e o médico recomendou repouso, mas caminharemos com entusiasmo”, disse. Segundo ele, para percorrer todos os cantos da cidade, eles terão mesmo que, em alguns momentos, se dividir. “Nossa campanha não é personalista. Temos uma militância muito forte”, colocou.
Sobre as críticas dos adversários à atual gestão, ele devolveu os ataques. “A oposição teve oportunidade, inclusive aliada ao ex-presidente Fernando Henrique, mas não demonstrou preocupação com políticas sociais. Esse é um discurso vazio e eleitoral e a população sabe”, disparou.
15. Renildo privilegia obras de Luciana
O candidato à Prefeitura de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), cumpriu uma série de compromissos de campanha ontem, passando por Sapucaí, Bairro Novo e pela Fenearte (Centro de Convenções). O auge da agenda foi uma caminhada de duas horas no bairro de Caixa D’Água. O ato aparece como uma resposta aos adversários de Renildo, que avaliaram sua rota de campanha elitista, por não percorrer as comunidades mais carentes.
“Em campanha você tem que ir em todos os lugares. Começamos pela Orla no domingo passado, porque era um domingo, e resolvemos fazer uma caminhada na obra mais bonita da prefeita Luciana Santos”, esclareceu o postulante. “Os outros candidatos não fizeram o que deviam quando estavam no governo. Por isso não tem o que apresentar e ficam só criticando”, disparou ainda o comunista. Calheiros ressaltou que durante a semana também participou de eventos em Ouro Preto e Peixinhos.
16. Rubem promete ação contra Newton
O candidato do PDT à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Paulo Rubem Santiago, vai entrar com uma ação contra o prefeito e candidato à reeleição Newton Carneiro (PRB) por conta das promessas do gestor aos delegados do Orçamento Participativo (OP), na última sexta-feira. Newton prometeu remunerar os delegados do OP e ainda pediu votos, durante a comemoração de dois anos do programa.
“Isso é crime eleitoral, uso da máquina pública e abuso de poder”, reclamou Rubem, enfatizando que seus advogados estão preparando o processo nesses termos contra o prefeito. O deputado ainda chamou a deputada estadual e filha de Newton, Elina Carneiro (PSB), de irresponsável e incompetente. “É uma irresponsabilidade uma deputada estadual, para atingir seus objetivos eleitorais, cometer o desatino de dizer que vai fazer um projeto para criar gratificação. Isso demonstra que é uma deputada incompetente. Parlamentar não pode fazer projeto que gere despesa para o executivo, muito menos gratificação. É uma atitude demagógica, um ato de crime eleitoral. Espero que o ministério público eleitoral haja de maneira imparcial”, disse o pedetista, durante encontro com lideranças na integração de Muribeca.
ECONOMIA
1 - Tratores com custos mais acessíveis
Com a estimativa do Brasil de fechar a safra 2008/ 2009 com 517 milhões de toneladas em cana-de-açúcar moída, com forte destaque para a colheita nordestina, a fabricante de máquinas agrícolas New Holland volta os olhos ao mercado local.
No último mês, a empresa americana apresentou, durante evento no Recife, sua nova linha de tratores canavieiros. De acordo com o gerente de Vendas Especiais de Cana-de-Açúcar, Márcio Bastos, os modelos TS, TM e T700 foram feitos com características especiais para oferecer ao cultivador maior capacidade de motorização, com custos mais acessíveis.
“O motor é nacional e o câmbio é mecânico, tornando o equipamento mais econômico, porém não menos potente. O sistema hidráulico tornou-se mais robusto, melhor apropriado para o plantio no Nordeste. O objetivo foi reduzir o custo operacional e dar um suporte específico ao cliente sucroalcooleiro”, declarou Bastos.
2 – Termina hoje inscrição para concurso
Encerram-se hoje as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, a 192 quilômetros do Recife. O órgão está oferecendo 525 vagas para cargos de todos os níveis. Os salários variam de R$ 460 a R$ 732,44. As provas estão previstas para acontecer no dia 10 de agosto.
As vagas são para agente comunitário de saúde (fundamental); guarda municipal e professor I (médio); e professor II e psicólogo educacional (superior).
As inscrições podem ser feitas na sede do Sistema de Integração Social e Policiamento, das 8h às 12h e das 14h às 17 h, na avenida José Morais da Silva, número 1.200, Centro. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 75. Também serão aceitas inscrições via internet, no site www.selectconcurso.com.br.
A previsão é que os nomes dos aprovados sejam divulgados, no máximo, 30 dias após a realização da prova.
Para os cargos de professor I e II, os candidatos também passarão por avaliação de títulos. A avaliação dos candidatos para o cargo de guarda municipal será feita em quatro etapas: prova objetiva; avaliação de altura mínima; aptidão física; e avaliação psicológica.
3 - Julho oferece empregos temporaries
Com a chegada das férias, o mês de julho representa um período de lazer para muitos estudantes. Para outros, no entanto, esse intervalo nos estudos pode significar a oportunidade de realizar um trabalho temporário, com a obtenção de um dinheiro extra.
Com a movimentação maior, algumas áreas do setor de turismo, como hotelaria e recreação, já começam a contratar novos profissionais para dar suporte ao aumento da demanda.
Foi o que aconteceu no hotel Portal de Gravatá. De acordo com o sócio do empreendimento, Roberto Cavalcanti, o local precisou reforçar o quadro de funcionários devido ao crescimento no número de hóspedes.
“Estamos com a ocupação de quase 90% neste mês. Como temos um número maior de casais que vieram com seus filhos, tivemos que contratar mais cinco funcionários para fazer atividades com as crianças”, disse Cavalcanti. O hotel possui 115 funcionários fixos.
INTERNACIONAIS
1 - EUA anunciam medidas para ajudar firmas de hipoteca
O governo americano anunciou neste domingo medidas para ajudar as maiores empresas de hipotecas dos Estados Unidos, Freddie Mac e Fannie Mae.
O secretário do Tesouro, Henry Paulson, disse que o governo irá disponibilizar fundos para as empresas e, se necessário, comprar ações delas.
“Freddie Mac e Fannie Mãe têm um papel central em nosso sistema financeiro de habitação”, disse Paulson.
“O apoio delas para o mercado é particularmente importante à medida que trabalhamos na atual correção habitacional”, disse.
O Banco Central americano, Fed, também anunciou que irá emprestar dinheiro para as duas empresas, caso elas precisem.
2 - Confrontos com Talebã matam oito soldados dos EUA
Pelo menos oito soldados americanos foram mortos em choques com militantes do Talebã no Afeganistão.
O comandante americano Daniel Dwyer disse neste domingo à BBC que os soldados morreram no nordeste do país.
Segundo o correspondente em Cabul, trata-se de uma das maiores baixas da coalizão em um único dia desde o início das operações militares no Afeganistão.
Um porta-voz militar americano disse que soldados americanos e membros do Exército Nacional Afegão foram atacados na província de Kunar, perto da fronteira com o Afeganistão.
Mas autoridades afegãs dizem que o ataque ocorreu na província vizinha de Nuristan.
Segundo a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os insurgentes atiraram com “armas pequenas, metralhadoras, granadas e morteiros usando casas, lojas e a mesquita da vila de Wanat como escudos”.
Autoridades locais disseram que civis e militantes também morreram no confronto. Forças internacionais e afegãs vem lutando contra o Talebã em diversas frentes no país.
Segundo as forças americanas, 40 insurgentes foram mortos na província de Helmand nas últimas 24 horas.
ESPORTIVAS
1 - Leoninos fazem a festa nos Aflitos
Poderia ter sido um placar mais elástico, não fossem as diversas chances desperdiçadas pelo ataque rubro-negro.
O Náutico também deu alguns lampejos de que teria chance de virar mais uma vez o placar, mas quem acabou sorrindo no final de mais um Clássico dos Clássicos foi a torcida do Sport.
Com a vitória de 2x1 em cima do Náutico, com gols de Carlinhos Bala (que finalmente jogou bem) e Durval, ontem, no estádio dos Aflitos, o Leão não só se afastou da zona do rebaixamento como também voltou a vencer fora de casa, após um jejum de três meses.
Com os três pontos computados, o Sport subiu para a décima primeira colocação, com 14 pontos. Já o Náutico foi beneficiado com a combinação dos outros resultados e permaneceu, ao final da 11ª rodada do Brasileiro da Série A, na mesma sexta posição, com 17.
Na próxima quarta-feira, as equipes voltarão a campo mais uma vez. Enquanto os rubro-negros enfrentarão o Grêmio, na Ilha do Retiro, os alvirrubros terão pela frente a Portuguesa, em São Paulo.
2 - Leandro Machado balança e pode cair
Como não poderia ser diferente, após a derrota para o Sport, a cabeça do técnico Leandro Machado voltou a ser colocada em xeque. Até o fechamento desta edição, toda a atual diretoria alvirrubra, com alguns ex-presidentes, esteve reunida na sala da presidência para decidir o futuro do comandante.
Mas ninguém confirmou nada. Nem se ele permaneceria, tampouco se seria demitido. Hoje, o mandatário Maurício Cardoso terá uma conversa com o treinador. Mesmo sem nenhuma confirmação oficial, tudo indica que a Era Machado no Náutico poderá ser dada como encerrada nas próximas horas.
Pintado, que foi demitido na semana passada do São Caetano, e Roberto Fernandes, que está ameaçado no Atlético/PR, são alguns dos nomes cotados para o cargo.
3 - Santa Cruz joga mal e é goleado
Alerta vermelho acionado nas Repúblicas Independentes do Arruda. Empolgado após conquistar a primeira vitória no Brasileirão da Série C, diante do Central, em casa, o Santa Cruz foi até Mossoró com a missão de conseguir um bom resultado e permanecer na zona de classificação para a segunda fase, porém, a equipe coral acabou humilhada, ontem, pelo fraco time do Potiguar/RN, sendo goleada por 3x0, no Nogueirão.
Por conta da derrota, o Tricolor caiu para a terceira posição do Grupo 5, com três pontos ganhos, saiu da área de acesso à fase seguinte e já começa a sentir o pesadelo da Série D batendo a sua porta.
Servindo de alento para os tricolores, dos três próximos jogos restantes na primeira fase da Terceirona, o Mais Querido joga dois dentro de casa, sendo a primeira já neste domingo (20), novamente diante Potiguar, desta vez, no Arruda.
Ainda não foi desta vez que o Central conseguiu chegar ao caminho do gol e sentir o sabor da vitória no Campeonato Brasileiro da Série C. Em sua segunda partida dentro de casa, a Patativa acabou repetindo o mesmo placar da partida de estréia diante do Potiguar de Mossoró/RN e não saiu do empate em 0x0 diante do Campinense/PB, ontem, no estádio Luiz José de Lacerda.
Jogando diante da sua torcida, o Salgueiro mais uma vez fez o dever de casa e derrotou o Santa Cruz/RN por 3x1. O triunfo de ontem, além de manter a invencibilidade, garantiu a liderança do Grupo 6 da Série C ao lado do Icasa/CE, com sete pontos.
O Petrolina não conseguiu repetir a boa atuação da última quarta-feira, e mesmo atuando nos seus domínios, saiu derrotado, pelo Confiança/SE, por 2x1. Juninho Petrolina e Alcimar marcaram para os sergipanos, enquanto o meia Coringa descontou para os pernambucanos.
Os três gols foram marcados ainda no primeiro tempo. O resultado deixou a Fera Sertaneja com apenas três pontos somados, na terceira colocação do Grupo 7 da Série C.
POLICIAIAS
1 - Pintor é executado com 12 tiros
Doze tiros de revólver calibre 38 eliminaram a vida do pintor de paredes Ibson Severino da Silva, 34 anos. O assassinato aconteceu por volta 19h30 do último sábado, na rua Erundina Negreiro de Araújo, situada no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, em frente ao restaurante e bar Recanto do Lau.
Dezenas de transeuntes aglomeraram o local do crime para descobrir quem teria sido a vítima das múltiplas e ensurdecedoras rajadas. Um deles, o mais desolado: o aposentado Amaro Severino da Silva, 61 anos, pai da vítima. “Estava na igreja quando minha esposa avisou sobre o fato. Quase não pude acreditar”, lamentou.
Os disparos atingiram tórax, cabeça e membros. Na carteira da vítima, foi encontrada uma quantia aproximada a R$ 70, o que caracteriza o tipo de crime. “Execução.
2 - Morto em partida de bola de gude
Caso imaginasse o desfecho trágico que a vitória em uma partida de bola de gude traria, certamente o estudante Diogo Marques dos Santos, 19 anos, faria de tudo para errar a pontaria e perder. Conhecedor das artimanhas do jogo, decidiu envolver dinheiro na disputa com o adversário.
Venceu. Não teve tempo para comemorar. O destino transformou vitória em derrota. Três facadas no pescoço motivadas por uma suposta futilidade, no início da noite do último sábado, eliminaram a vida do jovem.
Informações de moradores da favela do Vietnã, localizada no bairro de Piedade, Zona Sul do Recife, dão conta de que um rapaz conhecido pelo apelido de Chocolate teria desferido golpes com uma peixeira após necessitar subtrair do bolso a aposta da brincadeira. Bate-boca em torno do pagamento teria resultado a investida criminosa.
A relação que o acusado e a vítima mantinham tornou a causa do homicídio ainda mais difícil de compreender. “Eram amigos desde a infância”, afirmou o primo de Diogo, o biscateiro Rafael Candeias.
O crime, segundo equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar, ocorreu por volta das 18h45. Após receber os golpes de faca, o jovem correu para a casa onde mora - residência número 22 da 3ª Travessa Pernambuco - e faleceu nos braços da mãe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário