Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

terça-feira, 3 de junho de 2008

Jornal do Vale

1. Garoto de 10 anos morre envenenado

Diversas hipóteses circundam as investigações da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) sobre as causas do envenenamento de quatro crianças, na noite do último sábado. O incidente aconteceu durante uma festa infantil realizada no conjunto residencial Joinville, situado no Barro, bairro da Zona Oeste do Recife, e resultou na morte de Lucas Acioli Correia Ramos, 10 anos, e na intoxicação de outras três crianças. Alimentos distribuídos no aniversário, um brinquedo manipulado pelos participantes e até um veneno para matar as formigas do jardim do imóvel foram coletados pelo órgão estadual, para averiguação da substância contaminadora. Avaliações preliminares, baseadas no quadro clínico das vítimas, apontam para o organofosforado e o carbamato - elementos tóxicos comumente presentes na fabricação do ‘chumbinho’, utilizado na agricultura e, ilegalmente, no combate aos ratos.

2. PM em serviço morre com tiro na cabeça

O soldado do 20º Batalhão da Polícia Militar Cláudio Ferro da Silva, 36 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça, por volta das 4h30 de ontem, na comunidade de Santa Mônica, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O soldado e outros cinco PMs atendiam um chamado do 190 que relatava um arrombamento na comunidade. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos à bala por quatro homens armados. Cláudio Ferro da Silva levou um tiro na cabeça, pelas costas. Ele ainda chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Segundo a associação, este é o 10º soldado morto este ano.
Assim que a informação do tiroteio foi informada ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) cerca de 50 homens do 20º BPM, da Radiopatrulha e da Companhia Independente de Operações Especiais se dirigiram para Santa Mônica. Sete adultos e um adolescente de 17 anos foram detidos. Um revólver calibre 38, com duas balas deflagradas e uma intacta foi apreendido.

3. Prostitutas pedem redução da violência

A redução da violência e do preconceito contra as prostitutas em Pernambuco foi o tema central do 1º Encontro Estadual da categoria, promovido pela Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), realizado durante o dia de ontem, no Recife Plaza Hotel, no Centro da cidade. Representantes da Secretaria de Defesa Social, da sociedade civil e dos Poderes Executivo e Legislativo expuseram a necessidade da criação de ações nas áreas de segurança, educação e saúde como forma de minimizar o problema.
Entre os palestrantes, a gerente da Unidade Policial da Mulher, Verônica Azevedo, destacou o preconceito existente entre as próprias integrantes da categoria como uma barreira para o desenvolvimento de políticas em benefício das profissionais. “Quando elas sofrem qualquer tipo de agressão, dificilmente procuram a polícia, e quando procuram evitam falar sobre o que fazem, com medo de repressão. Esta postura dificulta a quantificação de dados sobre a violência contra elas e conseqüentemente a criação de ações eficazes”, ponderou.

4. Estudante baleado dentro de escola

Um adolescente de 14 anos foi baleado na barriga, ontem à tarde, dentro da quadra da escola onde estuda, em Pesqueira, Agreste do Estado. Segundo informações de diretores da escola e da polícia, o disparo foi feito por outro aluno da unidade, de 11 anos, que, desde então, está desaparecido. O adolescente baleado foi socorrido e levado ao Hospital de Pesqueira, onde permanecia internado até o fechamento desta edição, às 23h30. Seu estado de saúde era considerado estável, sem risco de morrer.
Os dois alunos estudam na Escola Municipal Santo Antônio. A diretora da unidade, Marícia Gomes Aires, contou que os alunos entraram pulando o muro da quadra. “Eles não tinham autorização para entrar na escola. Tanto que pularam o muro. O menino de 11 anos estuda pela manhã, enquanto o que saiu ferido é do turno da noite. Aproveitaram que o policial que faz a guarda da escola tinha saído momentaneamente para resolver um problema dentro da própria escola para entrar”, contou. “Na hora do disparo, pensei que eram fogos, até que escutei a gritaria. Quando vi que o adolescente estava baleado, desmaiei.”

5. Sogro esfaqueia e mata o genro em Carpina

O artesão José Severino da Silva, 47 anos, foi morto com uma facada no peito, às 17h30 de ontem, em Carpina, Mata Norte do Estado. O acusado é o sogro dele, o sargento reformado da PM José Sabino dos Santos, 70. Segundo o comissário José Amaro, da Delegacia de Carpina, o homicídio ocorreu em uma churrascaria. “O PM está em processo de separação matrimonial, e isso vem desgastando a família dele. Ao saber que o sogro estava na churrascaria, José Severino foi ao local e os dois brigaram. Durante a briga, tentou esfaquear o sargento, que tomou a faca e o matou”. Ferido, José Sabino foi autuado em flagrante e depois levado para o Hospital da Polícia Militar, no Derby, área central do Recife.

6. Polícia investiga assassinato em hospital

Policiais do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) investiga desde ontem a morte de Ludmar Aparecido de Andrade, 29, morto na UTI do hospital Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Andrade havia sido encontrado na madrugada do sábado dentro do porta-malas de um carro. Ele havia sido baleado seis vezes, mas estava vivo. Pedestres que passaram pelo local viram sangue escorrendo da porta do carro e alertaram a polícia.
A vítima foi então levado para o hospital, onde ficou internada até a madrugada de ontem. Por volta das 3h, um grupo de homens armados rendeu os seis vigias do hospital e atirou em Andrade. A equipe tentou socorrê-lo, mas ele não resistiu. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a ação durou cerca de 15 minutos e nenhum outro paciente, acompanhante ou funcionário ficou ferido. O atendimento prossegue normalmente na unidade. De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), Andrade não tinha escolta porque era considerado vítima, não tinha antecedentes criminais e não havia informações sobre acertos de contas o envolvendo.

7. Área desmatada na Amazônia equivale ao Rio

Dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a área desmatada ou altamente degradada na Amazônia atingiu 1.123 km2, equivalente à cidade do Rio (com território de 1.182 km2), somente no mês de abril, mantendo a tendência de alta registrada desde o final de 2007.
Com isso, em nove meses (de agosto de 2007 a abril de 2008), já houve 15% mais desmatamento do que em 12 meses - de agosto de 2006 a julho de 2007. Foram 5.850 km² desmatados e 4.974 km2, respectivamente. Na média dos últimos 20 anos, a cada dez segundos, uma área equivalente a um campo de futebol de floresta é desmatada na Amazônia, segundo cálculo apresentado pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara.
No mês anterior, em março, o Inpe havia detectado apenas 145 km2 de desmatamento. Mas isso não significa, necessariamente, que houve uma explosão no ritmo de destruição da floresta. A diferença deve-se em grande parte à menor cobertura de nuvens em abril (53%) do que em março (78%), o que permitiu que o satélite “enxergasse” muitas áreas que já estavam desmatadas, mas escondidas sob as nuvens. O Inpe não tem como determinar em que mês uma área foi desmatada, apenas o momento em que ela foi detectada.

8. Sociologia e filosofia obrigatórias

As disciplinas de filosofia e sociologia farão parte da grade curricular das escolas de ensino médio particulares e públicas. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou ontem o projeto de lei que torna obrigatório o ensino das duas matérias nos três anos do ensino médio.
A lei prevê obrigatoriedade imediata das disciplinas. Mas, de acordo com assessoria do Ministério da Educação, até o momento não existe prazo para as secretarias estaduais, responsáveis pela grade curricular do ensino médio, se adequarem nem estimativa de impacto financeiro ou de contratação de professores.
Em 1971, as disciplinas de filosofia e de sociologia deixaram de ser lecionadas nas salas das escolas de ensino médio por determinação da ditadura militar. Em 2001, o Congresso Nacional aprovou a inclusão das duas matérias, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vetou, segundo lembrou o presidente em exercício José Alencar.

9. Mais um estupro é veiculado na internet

Uma estudante de 16 anos foi vítima de atentado violento ao pudor, estupro e corrupção de menores. Parte do ataque foi gravada pelos acusados com a câmera de um celular e as imagens foram parar na internet. As cenas também foram copiadas por outros moradores de São Gonçalo dos Campos (a 108 quilômetros de Salvador), onde moram a vítima e os cinco suspeitos.
É o segundo caso na Bahia. Na semana passada, a família de uma garota de 13 anos, moradora de Itanhém, no sul do Estado, denunciou que ela foi drogada, estuprada e teve as cenas da violência divulgadas na web pelos três rapazes – dois deles menores – que praticaram o crime.
No novo caso, os acusados são todos menores, com idades entre 14 e 17 anos. Tanto eles como a vítima estudavam no Colégio Polivalente de São Gonçalo, da rede estadual de ensino. A estudante chegou a ter um namoro com um deles.

10. Polícia acha R$ 280 mil em cela de traficante

TV de alta definição, equipamento completo de som, bicicleta ergométrica e duas geladeiras. A cela do traficante de drogas Genilson Lino da Silva, conhecido como Perna, na Penitenciária Lemos Brito, a maior de Salvador, poderia passar por um comportado apartamento, não fossem duas pistolas, uma lista de desafetos que deveriam ser mortos e R$ 280 mil apreendidos pela polícia no local, na manhã de ontem. Entre outras regalias, Perna tinha uma cópia da chave de sua cela.
O cenário foi revelado por agentes das Polícias Civil e Militar, que promoveram ontem, na Região Metropolitana de Salvador, a Operação Big Bang. No total, 520 policiais foram destacados para cumprir 20 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão.
No foco das investigações, Perna, que, mesmo preso, é apontado como o mais importante traficante de drogas da Bahia, líder de um grande esquema criminal que envolvia, além de comércio de entorpecentes, assaltos a bancos e a carros-fortes e diversos assassinatos na Bahia.

Política

11. Piora o clima entre PMDB, PSDC e DEM

Em Caruaru o PSDC, do prefeito Neguinho Teixeira, está se articulando para se unir ao PMDB do, até então pré-candidato e presidente local da sigla, Reginaldo França, que, até amanhã, responde pela Secretaria Municipal de Governo. Ontem pela manhã, o senador peemedebista Jarbas Vasconcelos se reuniu com o Teixeira, o presidente estadual do PSDC, Luiz Vidal, e com França para discutir uma possível aliança. De acordo com Vidal, o prefeito encabeçaria a chapa e o PMDB indicaria a vice.
“Apesar de ser um grande amigo do ex-prefeito, não concordo com sua postura, enquanto presidente do DEM, de lançar candidatura própria. Não só o PMDB, como também o PSDC, sempre esteve ao seu lado. Na última sexta-feira, estive reunido com Gel, mas saí de lá muito desapontado, já que me foi feita uma proposta indecente. Tony Gel me falou que quer o PMDB de todo jeito, e que, se fosse preciso, iria fazer uma intervenção em nível estadual. Ele quer que eu retire minha candidatura e que o PMDB o apoie, para ser calda do DEM, e eu não aceito isso”, indignou-se França.

12. Álvaro Dias: CPI era “fracasso anunciado”

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) criticou, ontem, a conclusão da CPI dos Cartões e considerou a investigação um “fracasso anunciado”. Segundo o tucano, o governo prejudicou as investigações e não permitiu que as informações fossem reveladas. “É a confirmação da farsa anunciada com um relatório chapa branca que atende aos interesses do governo”, afirmou. Com ampla maioria na CPI, a base aliada do governo quer aprovar amanhã o relatório do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) sem o pedido de indiciamento de autoridades e ministros envolvidos no uso irregular dos cartões no Governo Federal.
O relator também não vai mencionar no texto a montagem do dossiê com gastos da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com os cartões corporativos. A oposição acusa os governistas de encerrarem os trabalhos em clima de “pizza”, uma vez que o relator vai sugerir no texto final somente mudanças no uso dos cartões por autoridades do governo.

13. Vereadores pressionam senadores

Uma comissão formada por cinco vereadores - Josenildo Sinésio (PT), Jurandir Liberal (PT), Gustavo Negromonte (PMDB), Augusto Carreras (PV) e Eduardo Marques (PTB) - da Câmara Municipal do Recife participa de reuniões com parlamentares do Senado, hoje, para tentar impedir a aprovação da PEC 333/04. A intenção do grupo é juntar-se com outros vereadores do País, além de agendarem encontros com os senadores Sérgio Guerra (PSDB), Marco Maciel (DEM) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Os parlamentares recifenses querem convencê-los a barrar a matéria que já foi aprovada pela Câmara Federal.
“Temos a prerrogativa de justificar nosso mandato para o povo. Vamos conversar para que essa coisa não siga em frente”, avisou o presidente da Câmara, Josenildo Sinésio (PT). Na sessão de ontem, o vereador Augusto Carreras levou ao plenário a movimentação de paralisação dos trabalhos dos Legislativos de outras cidades do Brasil, mas a proposta foi repudiada. “Isso é um tiro na cabeça. O Poder Legislativo é um fundamental para a democracia. Não será desse jeito que vamos mostrar nossa força”, desabafou Priscila Krause (DEM).

14. Ettore se despede do cargo em reunião

O secretário Estadual de Articulação Política, Ettore Labanca (PSB), deixa hoje o cargo sem ter a definição de quem o substituirá na tarefa de fazer a ligação entre o Governo e a bancada estadual. A desincompatibilização acontece um dia antes do prazo final estipulado pela Legislação Eleitoral para quem ocupa cargo no Executivo e disputará prefeituras. Ettore concorrerá em São Lourenço da Mata com o aval do governador Eduardo Campos (PSB), que prometeu anunciar até a próxima segunda-feira o novo titular da pasta.
Ontem, os dois conversaram sobre o tema sem, no entanto, definirem um nome. À noite, Ettore participou, junto à bancada governista da Assembléia Legislativa, de reunião com Eduardo. O Governador apresentou os principais projetos a serem enviados ao Legislativo, no segundo semestre deste ano. Na ocasião, o agora ex-secretário fez discurso de agradecimento ao governador e aos parlamentares.

15. Mais punições na pré-campanha

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) manteve ontem, por unanimidade, a punição ao prefeiturável no Recife e deputado federal, Raul Henry, e ao seu partido, o PMDB, por propaganda eleitoral antes do prazo legal. O Pleno, entretanto, eximiu o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) de qualquer penalidade, por considerar que o peemedebista não foi o responsável nem o beneficiário pela veiculação das últimas inserções partidárias na televisão.
Raul Henry já havia sido condenado em primeira instância a pagar uma multa de R$ 29.050 – o que corresponde a 70 salários mínimos. O prazo para o pagamento é de 30 dias após a sentença transitada em julgado – quando não couber mais recurso. A posição de ontem do TRE confirma a tendência do Pleno de ser rigoroso nos julgamentos em que os prefeituráveis respondem por propaganda eleitoral extemporânea. O tribunal já manteve a decisão da multa contra o ex-governador Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), também pré-candidatos no Recife.

16. João da Costa deixa a secretaria hoje à tarde

O secretário de Planejamento Participativo e prefeiturável, João da Costa (PT), se desincompatibiliza do cargo hoje para se dedicar ao mandato de deputado estadual e à campanha no Recife. O petista passa o comando da pasta para Amir Schvartz, às 14h30, no auditório da Prefeitura. No mesmo ato, será empossado José Otto de Oliveira, como secretário de Ciência e Tecnologia, no lugar de Djalma Paes, que sai para disputar a Prefeitura de Glória de Goitá. Embora se despeça do Orçamento Participativo, João da Costa continuará presente nos eventos oficiais.
“Vou participar como deputado estadual no que for possível, como apoiador de um projeto político que a gente vem construindo. Sempre naquilo que a legislação permitir. Não vejo motivo para não acompanhar. Evidentemente, que, quando o processo eleitoral estiver mais próximo, será prudente que a gente evite a participação para não ser confundido com o uso do espaço público”, assegurou.

17. Petistas denunciados por promotor

O promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Eduardo Cajueiro, entrou com uma representação eleitoral contra o prefeiturável João da Costa, o prefeito João Paulo, o secretário das Cidades, Humberto Costa, e o Partido dos Trabalhadores, por propaganda eleitoral fora do prazo. Na avaliação de Cajueiro, os petistas “desvirtuaram a finalidade de sua propaganda partidária” e podem ser responsabilizados por isso. O partido também pode ser responsabilizado porque “cedeu o espaço para que o pré-candidato fizesse a propaganda eleitoral extemporânea”.
Para João da Costa, o “único programa de televisão que não feriu as regras da legislação” foi o do PT. “Quando formos notificados, vamos apresentar nossa defesa. Nossa avaliação é que nosso programa foi completamente diferente. Falamos das ações realizadas pela gestão do PT e eu falei como secretário. Tivemos todo o cuidado para não infrigir a legislação. Mas acreditamos que não vamos ser punidos”, declarou.

18. DEM tenta adequar inserções à lei

O Democratas colocou no ar, desde ontem, as últimas peças publicitárias do partido antes do período eleitoral. A presidente municipal do DEM, Priscila Krause, revelou a preocupação jurídica do partido depois da multa aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que considerou suas inserções anteriores como propaganda eleitoral extemporânea. “Atendemos a algumas orientações do próprio Tribunal, também consultamos nosso departamento jurídico”, disse. Uma das estratégias foi a utilização da assinatura do partido no fechamento das peças. “Estamos verbalizando a assinatura do partido. Fica bem claro que a inserção é do partido”, relatou.
São dez inserções de 30 segundos por dia, distribuídas em cinco datas diferentes (2,4,6 e 9 de junho). Desta vez, são levantadas bandeiras nacionais do Democratas, em quatro vídeos diferentes, sendo três com o pré-candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, apresentando as propostas. Mas a polêmica deve perdurar nestas inserções. Mesmo com toda a preocupação, em um dos vídeos, Mendonça aparece criticando uma “ineficiência do SAMU”. Um dos jargões usados nas inserções pretende remeter ao partido, mas pode ganhar um sentido dúbio, se direcionado ao prefeiturável, como no trecho: “Moderno, experiente e preparado”.

19. Dirigente do PPS ironiza suplente

“Ela está com a síndrome da suplência”. Foi dessa forma, usando de deboche, que o presidente do PPS no Recife, Silvio Barbosa, respondeu à pré-candidata a vereadora Vera Lopes (PPS). Ela afirmou que o seu partido fez mal em aliar-se ao PV na chapa proporcional porque os verdes devem minar a candidatura dos pós-comunistas. “É a quarta vez que ela disputa a vereança e pela quarta vez fica na suplência”, argumentou Sílvio.
O dirigente atacou a correligionária afirmando que Vera não tem uma “ideologia bem definida” por já ter passado por vários partidos. “É de estranhar esse posicionamento porque Vera votou favorável à aliança com os verdes. E dessa vez ela realmente tem chance de ganhar. Esse discurso é falho”, disse. De acordo com ele, a postulante tem promovido uma “desidratação” do PPS na medida em que está pedindo que os colegas desistam de disputar uma vaga na Câmara para lhe apoiar. “De forma atabalhoada, ela tem colocado coisas sem fundamento”, disparou.

20. Relatório final da CPI não pede indiciamentos

Com ampla maioria na CPI dos Cartões Corporativos, a base aliada do governo quer aprovar hoje o relatório do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) sem o pedido de indiciamento de autoridades e ministros envolvidos no uso irregular dos cartões no governo federal. O relator também não vai mencionar no texto a montagem do dossiê com gastos da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com os cartões corporativos. A oposição acusa os governistas de encerrarem os trabalhos em clima de pizza, uma vez que o relator vai sugerir no texto final somente mudanças no uso dos cartões por autoridades do governo.
Diante da sua decisão de não sugerir punições aos ministros Orlando Silva (Esportes), Altemir Gregolin (Pesca) e à ex-ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial), a estratégia de parlamentares do DEM e PSDB será apresentar votos em separado ao texto de Sérgio.

ECONOMIA

21. Comércio deve faturar 12% a mais

O Dia dos Namorados deverá ser de boas vendas no comércio varejista do Grande Recife. Segundo a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), o incremento esperado é de 12% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A alta deverá ser conseqüência do aumento no valor médio do presente, apurado pelo órgão, cujos valores médios passarão de R$ 85,88 para R$ 104,04, além do percentual de pessoas que deverão presentear, que aumentou de 76,81% para 84,90%.

22. Preço do diesel registra alta

O preço do óleo diesel confirmou as expectativas e apresentou, no fim de maio, a alta mais expressiva entre os combustíveis pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas sete capitais de abrangência do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) - São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.
Com a entressafra da cana-de-açúcar em Pernambuco, os postos de gasolina estão sendo abastecidos também por São Paulo e Mato Grosso. O valor adicional do frete tem encarecido o produto e já é possível perceber a diferença, que pode chegar a até 3% para o comprador final. Na maior parte dos estabelecimentos, o valor subiu em torno de R$ 0,60, variando entre R$ 1,59 e R$ 1,64.

23. Cesta básica do Recife sobe 14%

A cesta básica da Região Metropolitana do Recife (RMR) teve o maior aumento, no mês de maio, em comparação com as demais capitais do País. A alta foi de 14,19% em relação a abril, enquanto que o segundo maior incremento foi de apenas 8,91%, em Natal. O conjunto dos produtos alimentícios da capital pernambucana ficou R$ 24,44 mais caro, custando R$ 196,62, segundo divulgou ontem o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Para cumprir a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve suprir as despesas de um trabalhador e sua família, ele deveria ser elevado em 380%, passando de R$ 415 para R$ 1.987,51. A estimativa é do Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e leva em consideração o preço da cesta básica.

INTERNACIONAIS

24. Argentinos voltam às ruas em protesto contra o governo

Os argentinos dos bairros de classe média e alta de Buenos Aires, como Recoleta e Palermo, realizaram novo panelaço e buzinaço nesta segunda-feira em apoio aos produtores rurais que completaram 83 dias - incluindo períodos de trégua - de protesto contra o aumento de impostos às exportações agrárias.
Casais bateram panelas nas esquinas e outros fizeram o barulho da varanda dos apartamentos. Desta vez, o panelaço durou cerca de vinte minutos e foi menos intenso que os realizados durante o mês de abril, quando os ruralistas completaram 21 dias ininteruptos de bloqueio do trânsisto, gerando desabastecimento nos supermercados do país.

25. Alta nos alimentos estimula venda de carne ilegal no Egito

alta dos preços dos alimentos no Egito está provocando o aumento do número de casos de venda ilegal de carne de jumento, cachorro e porco nas áreas mais pobres da capital, Cairo, segundo informou a polícia.
Com a crescente demanda por carne mais barata, muitos comerciantes estão vendendo a carne desses animais como se fosse de vaca ou de carneiro.
O juiz Farid Nasr, chefe da corte criminal do Cairo, pediu penalidades mais severas, incluindo a pena de morte, para coibir este tipo de crimes. Atualmente, os condenados podem ser sentenciados a até dez anos de prisão.

ESPORTIVAS

26. Náutico será denunciado no STJD

Com a posse da súmula do árbitro Wilson Luiz Seneme, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, afirmou que vai denunciar o Náutico e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) pela confusão criada pelo botafoguense André Luis, na partida do último domingo, nos Aflitos, na quarta rodada do Brasileirão. O pedido será feito ainda hoje ou no mais tardar até amanhã, em diversos artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Se confirmado, o julgamento será marcado para a próxima semana.
O zagueiro André Luis, do Botafogo, pode ser suspenso por até 23 jogos, se for condenado pelos quatro artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) em que vai ser indiciado amanhã, por causa do tumulto ocorrido nos Aflitos. André Luis pode ser enquadrado nos artigos 250 (ato desleal ou atitude inconveniente - pena de um a três jogos), 251 (reclamação à arbitragem - um a quatro jogos), 252 (ofensas morais ao árbitro - dois a seis jogos) e 258 (atitude contrária à disciplina ou à moral esportiva - um a dez jogos). Pivô da confusão que envolveu policiais militares.

27. Mais quatro reforços para a Série C

Logo após anunciar os motivos do rompimento da parceria com a Finta, que já durava dez anos, o presidente coral, Edinho, aproveitou o momento para anunciar a contratação de quatro atletas para reforçar o elenco que irá disputar a Série C. Respaldado pela verba vinda da Champs.
O mandatário tricolor anunciou o lateral-esquerdo Neilton, vindo do Rio Preto/SP, o lateral-direito Marcos Vinícius, que estava no Treze/PB, e os atacantes Zumbi, ex-Vila Aurora/MT, e Rodrigo Ost, ex-Bragantino. Este último é atleta indicado pelo novo fornecedor de material esportivo do clube, sendo tido como grande aposta da Champs.

28. Romerito: “Acho que a palavra de um homem vale muito”

Se o clima é de alegria e muita expectativa para o elenco rubro-negro, o mais recente ex-atleta do Sport não esconde a tristeza por deixar o clube em um momento tão especial. O meia Romerito viajou ontem à tarde para o estado do Goiás, e, em seus últimos minutos em solo pernambucano, voltou a lamentar o fato de os dirigentes do time alviverde não o terem liberado para atuar pelo Leão até o jogo final da Copa do Brasil. O jogador não quis comentar sobre a especulação de que o Corinthians pode ter sido pivô do seu retorno precoce ao Goiás.
O apito que vai ecoar no campo do Morumbi durante o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil já tem um dono. Será de Heber Roberto Lopes, que foi sorteado ontem para comandar a partida de amanhã, a partir das 21h50. No que depender do retrospecto, o torcedor rubro-negro tem um motivo a mais para ficar confiante. Afinal, nas vitórias por 4x1 contra o Palmeiras e por 3x1 diante do Internacional, ambas na Ilha do Retiro, Heber era o árbitro.

POLICIAIS

29. PM assassinado em falsa ocorrência

Uma briga entre gangues ocorrida no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, levou à morte o policial militar Cláudio Ferro da silva, de 36 anos. Ele foi atingido pelos tiros por volta das 3h de ontem, quando atendia a um chamado de emergência do 190 de um suposto arrombamento de uma casa no bairro.
Cláudio chegou a ser encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde, de acordo com o registro do centro de saúde, faleceu às 4h30. A morte do policial desencadeou uma operação especial do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pela segurança no município de Camaragibe, para prender os responsáveis pelo crime.

30. Encapuzados invadem casa e matam ex-preso

Dois bandidos encapuzados invadiram uma residência na rua Visconde de Garré, no bairro de Dois Unidos, no Recife, na madrugada de ontem, e mataram a tiros o ex-presidiário Wanderson Oliveira da Silva, de 25 anos, enquanto ele dormia. O crime aconteceu diante da mãe da vítima, a biscateira Risoneide Oliveira da Silva.
A polícia suspeita de que a morte tenha ligação com tráfico de drogas, uma vez que a genitora do rapaz disse que ele era usuário de maconha. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo do jovem foi periciado por técnicos do Instituto de Criminalística (IC) e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.

31. Adolescente morto em ponto de droga

Um adolescente de 16 anos foi assassinado, na noite do último domingo, nas imediações do terminal do Conjunto Residencial Marcos Freire, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
José Pedro dos Santos Júnior teve o corpo encontrado na entrada de um supermercado desativado, usualmente utilizado, segundo a Polícia Militar, como ponto de venda e consumo de drogas. Moradores do bairro acompanharam de perto o trabalho realizado pela perícia no cadáver, mas poucos se atreveram a passar informações que pudessem contribuir com as investigações. Apenas familiares do garoto, de acordo com a PM, teriam dado alguma pista para que a Delegacia de Prazeres - que deve assumir o caso - desvende o crime.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog