Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Jornal do Vale

1. Ex-PM pego vendendo gabarito de concurso

Mais um golpe foi desvendado pela Delegacia de Repressão ao Estelionato esta semana. Através de uma denúncia anônima, policiais capturaram na última terça-feira, o ex-soldado da Polícia Militar Marcos Santos da Silva, de 31 anos.

Segundo informações levantadas pela polícia, ele, que era sócio de um curso preparatório para concursos públicos, vinha negociando supostos gabaritos de provas a pessoas interessadas em participar de seleções públicas. Para isso, ele cobrava entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, porém, não existia nenhum gabarito, lesando a vítima.
Uma dessas pessoas resolveu denunciá-lo à polícia. A queixa chegou ao conhecimento da delegacia especializada. A estudante KM.S., 28 anos, foi orientada no sentido de marcar um local para efetuar o pagamento ao acusado. Ao chegar em frente a um restaurante, localizado na rodovia BR-101 Norte, em Abreu e Lima, Marcos foi surpreendido pela polícia que o deteve em flagrante. Segundo a polícia, o curso que o acusado era sócio localizava-se no bairro de Paratibe, Paulista.

2. Três irmãs morrem envenenadas em Ipojuca

Três irmãs morreram, no início da noite de ontem, com sintomas de envenenamento, no município de Ipojuca. Rosemary Andrade de Santana Cordeiro, de 10 anos, e as gêmeas Jaqueline Andrade de Santana e Suely Andrade de Santana, 6, moravam com o pai Augustinho José Cordeiro na área rural da cidade, no Engenho Tabatinga I.
Segundo o agente João Marcos Arruda, da Delegacia de Ipojuca, o pai contou que, ao chegar em casa, encontrou duas filhas desmaiadas e uma sem conseguir falar. "Elas foram socorridas para o Hospital Santo Cristo, mas deram entrada sem vida". As meninas teriam comido macaxeira. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

3. Recife - Zona Norte no fogo cruzado

A Zona Norte do Recife serviu de cenário para uma troca de tiros entre policiais e bandidos na tarde de ontem. Quatro homens que haviam roubado um veículo preto da marca Corolla (placa KGV-9085), em frente a um prédio no bairro do Espinheiro, foram perseguidos pelas ruas do Alto José do Pinho por viaturas da Polícia Militar.
A busca terminou na prisão de um dos ladrões e na apreensão do carro assaltado. Duas mulheres que ocupavam o automóvel precisaram ser hospitalizadas: uma senhora teve escoriações leves e ficou traumatizada ao passo que a mais jovem, diante do nervosismo, foi forçada a interromper a gravidez e ter o bebê prematuramente.

O tiroteio também levou pânico à população local. Crianças chegaram a ficar na rota fuga dos outros três criminosos e, por pouco, não saíram feridas. Moradores reclamaram da violência recorrente.
A perseguição aos bandidos poderia se encerrar de forma trágica para duas garotas de cinco anos. Momentos antes de os ladrões fugirem pela rua Lage da Una, as meninas tinham ido comprar utensílios para a loja de uma comerciante, parente delas.
Na volta, as garotas cruzaram com os assaltantes e tiveram a perspicácia de se encostar na parede para não ficar na frente deles. "Eu só gritava, tive uma sensação horrível, fiquei muito assustada", contou a comerciante, de 58 anos, que preferiu não se identificar. Ela acrescentou que, recentemente, três homens foram executados na calçada em que mantém um fiteiro.

4. Detida vítima de falso seqüestro

O homem que na noite de terça-feira foi dado, pela família, como seqüestrado na BR-101 Norte, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), estava, na verdade, preso na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) acusado por estelionato.
O ex-policial militar no Rio Grande do Norte e sócio de um curso preparatório para concursos, Marcos Santos da Silva, 31, foi detido depois de uma denúncia de que vendia o gabarito da seleção pública da Polícia Militar.

5. Promotor constata falhas em delegacia

O primeiro dia do controle externo das Polícias Civil e Militar pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu o tom da realidade que os promotores vão enfrentar durante as visitas a delegacias e batalhões.

Na tarde de ontem, o procurador-geral de Justiça Paulo Varejão inspecionou a Delegacia de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, ao lado de quatro promotores e do coordenador do Centro de Apoio Operacional à Promotoria (Caop) Criminal, Aguinaldo Fenelon.

A situação do prédio e as condições de trabalho dos policiais civis foram alvo de críticas. Em seis meses, o MPPE elabora relatório-geral com o resultado das vistorias.
O promotor André Rabelo disse que a primeira visita serviu para obtenção de um diagnóstico superficial de como se encontra a delegacia, mas um primeiro olhar já foi suficiente para medir a dimensão dos problemas. “Não deu para a gente fazer uma análise de dados em relação ao andamento dos inquéritos, mas a falta de infra-estrutura é evidente”, destacou.
“É a delegacia que dá conta do bairro mais populoso da capital e tem apenas uma viatura, velha, que não roda à noite porque está com o farol quebrado”, acrescentou Rabelo. Segundo ele, as falhas prejudicam a investigação e, por conseguinte, a qualidade dos inquéritos.

6. Casal acusa polícia de abuso de autoridade

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella, 5 anos, em 29 de março, apresentaram ontem à Justiça uma história apoiada em dois pilares: acusar a polícia de abuso de autoridade e levantar suspeitas contra funcionários do prédio de onde a menina foi atirada, um pedreiro e um antenista.

Apesar de falarem separadamente, concordaram em quase tudo. Interrogado pelo juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri de São Paulo, no Fórum de Santana, Zona Norte, Nardoni se disse indignado com o tratamento recebido na delegacia logo no dia do crime. Segundo ele, os policiais tentaram coagi-lo a confessar o assassinato.
Ele disse que o delegado Calixto Calil Filho chutava lixeiras e esmurrava mesas enquanto dizia: “Você é um psicopata frio”. Nardoni disse que a delegada Renata Pontes o chamou de “assassino”.

7. Sete pessoas morrem em operações contra tráfico

Ao menos sete pessoas morreram em tiroteios entre policiais e supostos traficantes no Rio ontem. Só na favela do Kelson’s, na Penha, foram quatro mortes. As outras ocorreram nos morros da Mangueira e da Serrinha, em Madureira, ambos na Zona Norte da cidade.
As polícias afirmaram que todos os mortos são traficantes que trocaram tiros com policiais. Nenhum deles foi identificado até o fim da tarde de ontem.
Na Mangueira, uma operação da Delegacia Anti-Seqüestro (DAS) com apoio da Coordenadoria de Recursos Especais da Polícia Civil (Core) terminou com um homem morto no fim da tarde. A ação tinha por objetivo cumprir mandados de prisão, mas ninguém foi preso, de acordo com a 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão), que registrou o caso.
No morro da Serrinha, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (Rocha Miranda) mataram dois homens no início da manhã. Segundo o batalhão, os policiais faziam patrulhamento normal na área quando foram surpreendidos por homens armados, que portavam dois revólveres calibre 38 e 110 trouxinhas de maconha.

8. Brasil é o campeão de desigualdade no ensino

As diferenças regionais brasileiras na educação começam no acesso a recursos financeiros e materiais. Um estudo do Instituto de Estatísticas Educacionais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostrou que há uma variação desfavorável de 34,7% nos recursos disponíveis para escolas das regiões Norte e Nordeste em comparação ao Sul e Sudeste. É a maior desigualdade entre os oito países com dados comparáveis.
Chamado Um olhar dentro das escolas primárias, o relatório da Unesco comparou dados de 11 Países em desenvolvimento – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Tunísia, Malásia, Índia, Sri Lanka e Filipinas –, que praticamente universalizaram o acesso à educação primária.

No caso do Brasil, até a 8ª série do ensino fundamental. Através de entrevistas com alunos, professores e diretores, a Unesco traçou um perfil da situação das escolas em si, com foco em recursos que ajudam a melhorar a qualidade.

9. Juiz dá 24 horas para estupradores se apresentarem

A Justiça deu um prazo de 24 horas para os três envolvidos no caso de estupro de uma menina de 13 anos do município de Itanhém, (a 910 quilômetros de Salvador) se apresentarem para depor.
Caso não apareçam o juiz José Ricardo Costa e Silva deverá decretar a busca e apreensão dos dois menores, de 17 anos, e a prisão preventiva de Darlan Costa, 19. Os três são acusados de drogar a adolescente, estuprá-la e divulgar as fotos dos abusos na internet.
De acordo com o delegado Neles Araújo Junior, um dos menores entrou em contato com a Justiça e garantiu que se apresentará no prazo estabelecido. “Vamos aguardar. Se eles não se apresentarem, o juiz deve decretar as prisões”, informou.
Na manhã de ontem, o juiz também decretou segredo de justiça para o caso. À tarde, o procurador da República Anderson Góes, de Eunápolis, recebeu uma representação sobre o caso. De acordo com o assessor do procurador, Marcelo Rocha, Góes está analisando a matéria para ver se o Ministério Público Federal vai entrar no caso.

Política

10. Oposição quer abrir contas de ministros

Os sub-relatores de sistematização da CPI dos Cartões Corporativos, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), e de fiscalização de gastos, Índio da Costa (DEM-RJ), pedem em seus relatórios que o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU) investiguem as contas de dois ministros e de quatro ex-ministros do governo Lula.

O texto assinado em conjunto por Sampaio e Índio aponta irregularidades nos gastos com cartões corporativos dos ministros Altemir Gregolin (Pesca) e Orlando Silva (Esporte). É pedida ainda a investigação das prestações de contas da ex-ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) e dos ecônomos responsáveis pelas compras dos ex-ministros Olívio Dutra (Cidades), Eunício Oliveira (Comunicações) e Benedita da Silva (Assistência Social).

Os deputados optaram por não usar a figura do pedido de indiciamento, mas sim o pedido de investigações. Eles afirmam no relatório que, se o MP confirmar as acusações feitas pela CPI, devem fazer a denúncia. A decisão de incluir o pedido de investigação feito pelos sub-relatores no relatório final da CPI cabe ao relator, Luiz Sérgio (PT-RJ).
O deputado já disse que não pretende pedir o indiciamento de nenhum dos servidores que tenham usado os cartões corporativos de forma irregular.

11. Deputados brigam por Nova CPMF

Em clima de disputa política, dois deputados trocaram empurrões, ontem, no plenário da Câmara. Os deputados Waldir Neves (PSDB-MS) e Zé Geraldo (PT-PA) se desentenderam por causa dos debates em torno da criação da nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e por pouco não houve agressões mais graves.

Foi necessária a intervenção de outros parlamentares para evitar o acirramento do embate. O Governo recuou, ontem à noite, da votação da emenda 29 (que amplia mais recursos para a saúde) e a CSS. Segundo Bruno Araújo (PSDB-PE), a pauta só volta à Casa na próxima semana.

A discussão começou quando o deputado Fernando Ferro (PT-PE), ao saber que a oposição preparou cartazes com críticas ao governo por causa da criação da CSS (Contribuição Social da Saúde), resolveu defender a base aliada. Ferro foi para o plenário com um cartaz, no qual escreveu numa referência aos partidos oposicionistas: “PCC: Partido do Cofrinho Cheio”.
Indignado, Neves reagiu à ironia feita por Ferro e decidiu levantar um outro cartaz, só que com críticas ao PT. No cartaz do deputado tucano ele mencionava os dólares encontrados na cueca de um assessor de um parlamentar petista no período das investigações sobre o mensalão, em 2005.

12. Mudança não agrada vereadores

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 333 (PEC), que aumentará o número de vereadores de 51.748 para 59.79, trará mais três parlamentares para a Câmara Municipal do Recife no próximo ano. Dessa forma, o número de vagas passará de 36 para 39.

A maioria dos parlamentares acredita que a representatividade dos eleitores recifenses ficará melhor representada, mas os cortes no orçamento já começam a preocupar. O presidente da Casa, Josenildo Sinésio (PT) foi enfático ao repudiar a redução do duodécimo da Câmara, que cairá de 5% para 2%.

“Vários legislativos do País correrão o risco de fecharem às suas portas. Agora, achamos importante a representação maior de parlamentares para o Recife”, disse.
O vereador Luiz Helvécio também pensa dentro da mesma linha de raciocínio. “Fico preocupado com a perca de receita. Nem sempre uma bancada maior indica uma maior representatividade”, relatou.
Para o líder da oposição, vereador Daniel Coelho (PV), o aumento de parlamentares não vai alterar a representatividade da população dentro da esfera do Legislativo. “Temos que esperar para saber como vai ficar a questão orçamentária. Mesmo sendo um pequeno acréscimo teremos nossa verba diminuída”, comentou.

13. Og Fernandes passa pelo Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal aprovou a indicação dos desembargadores Geraldo Og Niceas Marques Fernandes, Luís Felipe Salomão e Mauro Luiz Campbell Marques para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Og Fernandes tem 27 anos de magistratura. Ao final do seu discurso, o desembargador relembrou ao senador Marco Maciel (DEM) que foi o senador, que o nomeou juiz de carreira em 1981, quando iniciou sua trajetória na magistratura.
“Espero que, nestes 27 anos de magistratura, eu tenha honrado o ato oficial assinado por Vossa Excelência”, afirmou ao presidente da CCJ. Maciel agradeceu a lembrança: “O STJ estará muito enriquecido com o desembargador Og”.

14. Coutinho: Cadoca seria um bom vice

Líder do DEM na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Augusto Coutinho reforça a tese defendida pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP) sobre a união entre os pré-candidatos à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC), ainda no primeiro turno. Os dois acreditam que ampliar o palanque da oposição poderá ser a melhor alternativa para entrar na disputa contra o PT, que já conta com a adesão de 14 partidos.

“Não é nossa intenção desmerecer a candidatura de ninguém. Agora, existem, sim, as pessoas que tentam interceder para que a gente possa se agrupar. Pelo que vi, Cadoca coloca que não foi consultado a respeito dessa idéia.

Na verdade, ele diz que isso precisa ser bem conversado”, avalia Coutinho, salientando que o social-cristão seria um “excelente vice”, assim como prefeito. Um dos requisitos para a escolha do postulante seria a posição de cada um nas pesquisas eleitorais.
No entanto, quando questionado sobre a possibilidade de Mendonça encarar a candidatura de vice-prefeito, o deputado desconversa. “Honestamente, não falei com Mendonça.
Não posso dizer que ele está disposto a abrir mão da candidatura dele”, falou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. De qualquer forma, o líder da oposição crê que o correligionário é um “homem de entendimento”.

15. Pré-candidatos do PHS denunciam

Um grupo de 24 pré-candidatos a vereador pelo PHS de Olinda denunciou, ontem, uma suposta extorsão praticada pela executiva estadual do partido. De acordo com os postulantes, o presidente da legenda em Pernambuco, José Belarmino, teria condicionado a homologação das candidaturas ao pagamento de uma taxa de R$ 80 ao diretório nacional.

Com medo de serem impedidos de concorrer, eles pagaram a quantia exigida. À Folha, apresentaram 24 comprovantes de depósito bancários, que, segundo eles, provam o delito.
O total de R$ 1,9 mil foi depositado na Caixa Econômica Federal (CEF), na conta de número 1651.003.00018690-0, registrada em nome do Instituto de Pesquisa Humanista Solidária (IPHS), ligado à legenda. Os denunciantes afirmaram que o álibi utilizado por Belarmino para justificar a cobrança seria o custeio de um curso para formação de vereadores, realizado no dia 24 de março deste ano.

16. Renildo tem apoio do PT hoje

Em um ato no qual estarão reunidos os partidos da base de sustentação do Governo Lula que já aderiram à pré-candidatura de Renildo Calheiros (PCdoB) à sucessão da prefeita Luciana Santos (PCdoB), o PT oficializa o apoio ao comunista, hoje às 15h, na Casa da Praça.

A festa contará com a participação do PSB, PR, PTN, PP, PMN, PRB, PRTB e PTC e lideranças partidárias. Com a adesão do PT, Renildo conta agora com o apoio de sete siglas à sua postulação.
O PHS, que protagonizou uma crise interna no início desta semana com relação ao candidato que apoiará para o pleito, também foi convidado. No entanto, o PDT e o PTB, que mantêm as pré-candidaturas de André Luís Farias e Arlindo Siqueira, respectivamente, não foram convidados.
O próximo passo, após a formalização da aliança, será o debate sobre a composição da vice entre PT e PSB. Informações de bastidores dão conta de que os socialistas pleiteiam a vaga, mas os petistas não devem abrir mão, pois exercem a função nos dois mandatos da prefeita Luciana Santos.

17. Pré-candidatos do PHS denunciam

Um grupo de 24 pré-candidatos a vereador pelo PHS de Olinda denunciou, ontem, uma suposta extorsão praticada pela executiva estadual do partido. De acordo com os postulantes, o presidente da legenda em Pernambuco, José Belarmino, teria condicionado a homologação das candidaturas ao pagamento de uma taxa de R$ 80 ao diretório nacional.

Com medo de serem impedidos de concorrer, eles pagaram a quantia exigida. À Folha, apresentaram 24 comprovantes de depósito bancários, que, segundo eles, provam o delito. O total de R$ 1,9 mil foi depositado na Caixa Econômica Federal (CEF), na conta de número 1651.003.00018690-0, registrada em nome do Instituto de Pesquisa Humanista Solidária (IPHS), ligado à legenda.

Os denunciantes afirmaram que o álibi utilizado por Belarmino para justificar a cobrança seria o custeio de um curso para formação de vereadores, realizado no dia 24 de março deste ano.
O pré-candidato Reginaldo de Oliveira, o Régis Taxista, revelou que, na verdade, a taxa de inscrição foi de R$ 8. “Depois eles vieram com essa história de R$ 80, que seria para confeccionar o certificado”, disparou. “O próprio Belarmino me ligou cobrando”, complementou Élide Silva.
Até ontem, nenhum dos postulantes havia recebido o certificado. “Vale lembrar, também, que esse mesmo curso já havia sido ministrado de graça outras vezes”, lembrou Gutemberg Pessoa, o Guto.

Economia

18. Centrais fazem ato público por redução da carga horária

As centrais sindicais estiveram reunidas em frente à agência dos Correios da avenida Guararapes, ontem, em um ato público em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais, sem a redução de salário.

A reivindicação aconteceu em todo o Brasil e faz parte do Dia Nacional de Mobilização e Luta. Durante toda a manhã, os sindicalistas pernambucanos recolheram assinaturas de trabalhadores de diversas categorias.
“Também estamos lutando pela ratificação de duas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevêem o direito à negociação coletiva do setor público e que a demissão só seja determinada caso haja necessidade real de dispensa”, explicou o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Sérgio Goiana. Na última terça-feira à noite, os sindicalistas recolheram assinaturas no Pátio de São Pedro.

19. Governo já pode continuar licitação para BR-104

O Governo do Estado poderá dar continuidade na licitação para a duplicação e restauração da BR-104, que foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 30 de abril. O órgão havia pedido, por medida cautelar, a suspensão do processo até que a Secretaria de Transportes esclarecesse algumas questões.

Após analisar as respostas da secretaria enviadas no início deste mês, o TCU entendeu e liberou ontem a volta do processo licitatório. O edital foi publicado no fim de janeiro pela secretaria e está estimado em R$ 311 milhões. A rodovia é o principal acesso para o Pólo de Confecções do Agreste pernambucano.
A abertura dos envelopes, para decidir a empresa vencedora, estava prevista para 29 de abril. De acordo com o tribunal, foram encontrados “indícios de irregularidades, como restrição ao caráter competitivo e ameaça de prejuízo aos cofres públicos por causa de cláusulas do edital que permitem propostas de preços com valor superior ao orçado”.

20. Mais direitos para domésticos

O governo federal estuda alterar a Constituição federal para que direitos trabalhistas – como horas-extras e o recolhimento obrigatório do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – sejam garantidos aos empregados domésticos. Hoje, o artigo 7 da Constituição restringe esses e outros direitos à categoria.
Segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, ligada à Presidência da República, há consenso no governo sobre a mudança desse artigo. Para isso, uma proposta de emenda à constituição (PEC) está em fase final de elaboração.

Caso ocorra a ampliação dos direitos, devem ser beneficiados 6,78 milhões de funcionários domésticos, entre empregadas, acompanhantes de idosos, zeladores e motoristas. “Essa é uma luta antiga da categoria. Queremos equiparação com os demais trabalhadores”, afirma a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria Oliveira.
Já a presidente do Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado de São Paulo, Margareth Galvão Carbinato, considera a proposta um absurdo. Algumas empregadas vivem na casa da família, o que impossibilita a fixação de uma jornada de trabalho e a apuração de horas-extras.

INTERNACIONAIS

21. Torre de Pisa não se inclina mais, dizem engenheiros

Pela primeira vez em 800 anos, a Torre de Pisa, na Itália, conhecida em todo o mundo por ser inclinada, não registra mais o constante movimento para o lado que chegou a colocar em risco o monumento, fechado ao público durante 11 anos.
"Desde que acabaram as obras (de restauração e reforço da Torre, em 2001), não houve retomada do aumento da inclinação, como acontecia antes", disse à BBC Brasil o engenheiro Giuseppe Bentivoglio, diretor-técnico da Catedral de Pisa, estrutura da qual a Torre faz parte.


22. China remove 150 mil de área em risco de inundação

Autoridades chinesas removeram mais de 150 mil pessoas que moravam perto da montanha de Tangjiashan, em Sichuan, depois que deslizamentos de terra provocados pelo terremoto no país, há duas semanas, formaram um lago que ameaça inundar as áreas vizinhas.
A terra acumulada bloqueou o curso de um rio e provocou a formação da represa que, se transbordar, poderá causar enchentes e enxurradas. O governo estima que o lago, que fica próximo do vilarejo de Beichuan, já contém mais de 130 milhões de metros cúbicos de água represados.

ESPORTIVAS

23. Radamés volta a sentir a coxa

Ontem à tarde, o técnico Leandro Machado comandava normalmente o treino nos Aflitos. Tudo transcorria na maior tranqüilidade quando Radamés deixou o campo sentindo novamente dores na região posterior da coxa direita e, praticamente, ficou vetado para o confronto contra o Botafogo, domingo, às 16h, nos Aflitos.
Quarto colocado no Brasileirão, com seis pontos conquistados até o momento, o Náutico terá uma excelente oportunidade de conquistar uma "gordurinha" neste início do campeonato e abrir uma boa vantagem em relação aos adversários.

Isso porque, nas próximas quatro partidas, os alvirrubros enfrentarão Botafogo, Vasco da Gama e Atlético Mineiro, nos Aflitos, e o lanterna Ipatinga, fora de casa. Mesmo assim, os jogadores estão alertas com o clima de "já ganhou".

24. Jardel não faz mais parte dos planos do Santa Cruz

Durou pouco a vontade coral de contar com o veterano atacante Jardel para integrar o elenco que irá disputar o Brasileiro da Série C. Apesar dos esforços dos dirigentes tricolores - inclusive com o presidente Édson Nogueira, o Edinho, tendo marcado para essa semana, uma viagem ao Ceará, cidade natal do atleta e onde ele vive atualmente.
o ex-atleta do Grêmio, Porto/ POR e Seleção Brasileira, resolveu não aceitar a proposta feita pelo Mais Querido e teve a sua vinda descartada em definitivo pelos dirigentes pernambucanos.

25. Sport vence nos pênaltis e está na final da Copa do Brasil

Em um jogo emocionante com dez cartões amarelos, um vermelho e decisão nos pênaltis, o Sport consegue a classificação para a final da Copa do Brasil, onde enfrenta o Corinthians.
Depois de deixar o Vasco abrir vantagem de dois gols, o Sport decidiu a partida nos pênaltis. O vascaíno Edmundo abriu a rodada e mandou a bola por cima da trave, garantindo a vitória dos rubronegros com 5 gols contra 4 do Vasco.

POLICIAIS

26. Pernambucano preso em São Paulo

O pernambucano Marcos Antônio Bezerra Lopes, de 40 anos, foi capturado, na noite de ontem, no município de Novo Horizonte, em São Paulo. Marcos, que trabalhava como fundidor numa usina siderúrgica localizada na cidade do interior paulista, é acusado pela Polícia Civil de Pernambuco de assassinar, em 1990, Antônio Agostinho da Silva Filho. O crime aconteceu dentro de um bar no bairro de Jardim São Paulo.
Segundo a polícia, a vítima foi morta enquanto tentava apartar uma briga na qual Marcos Antônio teria se envolvido. O mandado de prisão em desfavor do fundidor havia sido expedido pela justiça pernambucana em 1991 e foi atualizado em março deste ano.
Agentes da Delegacia de Capturas de Pernambuco passaram quatro dias na cidade do interior paulista à procura do acusado, mas não obtiveram êxito. Entretanto, após receber informações do paradeiro de Marcos, a especializada acionou a Polícia Civil de São Paulo, que, por sua vez, efetuou a prisão.
O acusado chegou ao Recife na manhã de ontem e, depois de prestar depoimento, foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

27. Pegos acusados de crimes nos anos 80

O Grupo de Operações Especiais (GOE ) apresentou, na manhã de ontem, dois homens acusados de cometerem crimes distintos na década de 80. O ex-policial militar Gilson Gomes da Silva, de 51 anos, e o auxiliar de serviços gerais Silvam Pessoa Pereira, de 41 anos.
Foram capturados em cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos pelo Primeiro Tribunal do Júri. Gilson é acusado de assassinar, em 1988, um adolescente, que na época tinha 17 anos, no bairro dos Coelhos. A polícia aponta Silvam, por sua vez, como acusado de tentar matar, em 1984, um homem dentro de um bar no bairro da Boa Vista.

28. Polícia vistoria carro de PM

A Polícia Científica realizou, na manhã de ontem, uma perícia no veículo do policial militar Marcos Medeiros, principal suspeito de ter raptado a corretora Taciana Barbosa de Carvalho, de 32 anos, grávida de oito meses. Os peritos do Instituto de Criminalística (IC) recolheram vários objetos que serão analisados e comparados com materiais fornecidos pela família da mulher desaparecida.

O veículo modelo Escort do militar foi apreendido na última segunda-feira pelos agentes da Delegacia de Rio Doce, responsáveis pelas investigações do caso. A mulher está desaparecida desde o dia 11 deste mês.

No carro foram encontrados diversos fios de cabelos, parte da alcatifa do assoalho, o acento do banco de trás e fragmentos de terra impregnados embaixo do automóvel. O estojo deflagrado de um projétil calibre 38 foi encontrado na maleta de ferramentas localizada na mala do veículo.
De acordo com a perita Vanja Coêlho, a polícia poderá realizar testes de DNA. “A família nos forneceu alguns fios de cabelo da vítima e outros materiais para realizarmos a comparação. Possivelmente será necessário fazer exames de DNA”, explicou. em depoimento, o policial alegou que nunca deu carona à mulher.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog