Jornal do Vale
1. Vendedor espera duas horas por ajuda
O vendedor autônomo Cristiano Antônio da Conceição, de 33 anos, passou por um verdadeiro martírio na manhã de ontem. Ele estava guiando uma moto que se chocou com um táxi logo no começo da avenida Beberibe, no Recife. O acidente aconteceu às 9h20, horário registrado pela CTTU, mas a vítima só foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) às 11h30. Com fraturas no pulso e na perna direita, o vendedor esperou duas horas e dez minutos pelo socorro, fato que chocou os transeuntes que estavam presentes no local do acidente.
De acordo com a assessoria do HR, o estado de saúde de Cristiano é estável. Ele estava consciente e realizou uma série de exames durante a tarde, e, à noite, foi analisado por um traumatologista. A assessoria de impressa da Secretaria de Saúde do Recife não deu nenhuma explicação sobre o atraso do SAMU.
2. Campanha alerta sobre abuso à menor
As irmãs Marcela e Clara (nomes fictícios) entraram para o mapa das estatísticas sobre violência infanto-juvenil antes mesmo de aprender a andar ou falar. Ainda bebês, sofreram abusos sexuais justamente pelas mãos daquele que deveria zelar pela saúde de ambas: o próprio pai. A violação freqüente se tornou tão invasiva que fez as duas terem o hímen rompido.
Em pouco tempo, a maior, hoje com 3 anos, passou a reproduzir o comportamento paterno com a irmã, de 2 anos. A caçula, por sua vez, imitou a prática com uma boneca. As meninas começaram a apresentar infecções urinárias e a exalar fortes odores pela genitália. Os maus tratos só chegaram ao fim porque a avó deu ouvidos a uma das garotas, que delatou o genitor ao afirmar que ele mexia nas partes íntimas dela.
3. Parteiras - Pesquisadoras são treinadas
O Instituto Nômade iniciou a primeira fase do projeto que pretende inventariar os conhecimentos e práticas das parteiras e comprovar que eles fazem parte do conjunto de bens imateriais. Quase dez pesquisadoras envolvidas nos trabalhos do inventário começaram a receber, ontem, na Fundação Joaquim Nabuco, o treinamento necessário para aprender a metodologia que será utilizada na coleta das informações.
A capacitação está sendo ministrada por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e deverá durar até a próxima sexta-feira. Deverão ser repassados os métodos que serão utilizados pelas pesquisadoras do Instituto Nômade, tomando como base os parâmetros do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC).
4. HC terá cirurgias avaliadas em estudo
O Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi escolhido para participar do Programa de Qualidade em Cirurgia, desenvolvido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), junto com outras três hospitais do Rio de Janeiro, e com apoio do Ministério da Saúde (MS).
O estudo irá avaliar a qualidade dos serviço de cirurgia geral nas unidades selecionadas e estabelecer taxas de controle de infeccção hospitalar que serão referências nacionais. O programa terá início em 15 dias e será realizado pela equipe do serviço de cirurgia geral do HC.
Seugndo o chefe de cirurgia geral do hospital, Edmundo Ferraz, o HC vai “eleger as cirurgias que serão observadas e acompanhar os pacientes internados e com alta hospitalar durante um mês após a cirurgia, levando em consideração a qualidade da evolução do quadro”. Os estudos serão realizados em quatro meses e, em seguida, serão encaminhados ao CBC, no Rio de Janeiro.
5. Gangue assalta 60 doentes
Dois coletivos que traziam pacientes do interior do Estado para o Recife foram assaltados, na madrugada de ontem, na BR-232, no município de Tacaimbó, Agreste pernambucano. Os bandidos fecharam a rodovia, no quilômetro 150, por volta da meia-noite, com dois veículos pequenos – um Gol e uma Parati – e chegaram a atirar contra os ônibus. Os doentes passaram cerca de 30 minutos em poder da quadrilha.
As balas atingiram a lataria dos veículos. Ninguém ficou ferido, no entanto, os pacientes, a maioria de Afogados da Ingazeira (Sertão), tiveram dinheiro e telefones celulares levados pelos ladrões.
A Polícia Rodoviária Federal acredita que os assaltantes não sabiam que as vítimas eram pacientes que seguiam em busca de tratamento na capital, mas comerciantes que se dirigiam para a Feira da Sulanca, também no Agreste. Segundo as vítimas, um dos bandidos teria dito ao comparsa, logo após a abordagem, que o grupo havia entrado no ônibus errado.
Como é comum que coletivos com sulanqueiros se tornem alvo de assaltos, já que os passageiros carregam muito dinheiro em espécie, a PRF acredita que a quadrilha se confundiu ao abordar os coletivos.
6. Doméstica que espancou idosa é condenada
A empregada doméstica Roza Maria dos Santos, 57 anos, flagrada no ano passado por uma câmera escondida espancando uma idosa de 93 anos, foi condenada a sete anos e meio de reclusão em regime fechado.
A sentença foi proferida no dia 8 de maio pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Adilson Agrícola Nunes. Ela já está na Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, onde vai cumprir a pena. A defesa solicitou que a ré aguardasse a apelação em liberdade. O magistrado indeferiu o pedido.
As cenas de agressão mostram a acompanhante empurrando a vítima contra um sofá e a agredindo com duas tapas no rosto. O esquema para flagrar as agressões foi montado pelos parentes da vítima, que denunciaram a acusada ao Núcleo de Proteção ao Idoso.
De acordo com os parentes, Luíza Campos Freire, 93, sofre de esclerose e mal de Alzheimer. Por isso, não poderia denunciar os maus-tratos por não conseguir se locomover ou falar.
7. Óleo de cozinha vai virar biodiesel
Um litro de óleo de fritura é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Para conscientizar a população da necessidade de reciclar o resíduo, no lugar de descartá-lo, estudantes de escola pública da Zona Oeste do Recife estão recolhendo na comunidade óleo de cozinha usado.
O projeto começou em janeiro e já resultou no armazenamento de 100 litros. O produto será levado para Usina Piloto de Biodiesel do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), em Caetés, a 249 quilômetros do Recife, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O biodiesel produzido na usina está em fase de teste em ônibus e veículos de trilha de Garanhuns, também no Agreste.
“A usina trabalha com, pelo menos, 300 litros. Por isso, estamos esperando juntar mais”, diz a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Cláudia Bejan, parceira do projeto. O trabalho é realizado por 40 alunos da Escola Diario de Pernambuco, no Engenho do Meio, integrante da rede estadual de ensino.
8. Jovem suspeita de matar o pai
Suelem Barbosa Rodrigues, 20, foi presa, ontem, em Franca sob a suspeita de envolvimento no assassinato do seu pai, o comerciante de couro Severino Rodrigues, 37. Ele foi assassinado a tiros na frente do filho de 13 anos, em 21 de fevereiro, em Franca. A sapateira Suelem está grávida de três meses. Segundo a polícia, a jovem confessou ter planejado assaltar o pai para pagar a dívida de um tio com traficantes.
9. Ônibus escolar tomba e 11 ficam feridos
Um ônibus escolar com cerca de 40 passageiros tombou por volta do meio dia de ontem, na estrada Boa Fé, no distrito de Buenos Aires, município de Nazaré da Mata, Mata Norte do Estado. O coletivo, de placa KIF-2887, é utilizado no transporte de estudantes da área rural do distrito, e, no momento do acidente, estava levando os alunos de volta aos engenhos da região. De acordo com o sargento Iraquitan Coelho Nery, do segundo destacamento da Polícia Militar (PM) de Buenos Aires, o motorista do ônibus, Fábio José de Amorim Silva, 26 anos, teria tentado desviar de um buraco na estrada e perdeu o controle do veículo, caindo numa ribanceira. O condutor sofreu escoriações nos braços e nas pernas e outras dez pessoas ficaram feridas, entre elas, uma criança de 3 anos.
Política
10. Acusados de vazar dossiê irão depor
Com o aval do Palácio do Planalto, a CPI dos Cartões deve aprovar, hoje, a convocação do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, e de André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Aparecido foi o responsável pelo envio para André de arquivo eletrônico com cópia da planilha preparada no Planalto com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Com a ida do secretário à CPI, o governo tenta evitar sofrer novos desgastes, além de dar uma indicação de que não teme o depoimento. Os dois devem depor ainda esta semana.
“Somos favoráveis ao depoimento de Aparecido porque, se ele não for, vão dizer que o governo está escondendo alguma coisa”, afirmou o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Indagado se a decisão de pôr o secretário de Controle Interno frente a frente com os parlamentares não seria arriscada, Múcio respondeu com uma pergunta: “Mas o que não é risco? Dos perigos, antes o conhecido”.
11. Dilma volta ao foco da oposição
A oposição vai deflagrar operação na CPI dos Cartões na tentativa de comprovar o envolvimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no vazamento de informações que deu origem ao dossiê. Os oposicionistas avaliam que Dilma não sairá ilesa do episódio porque apostam na participação de seu braço-direito, Erenice Guerra, na confecção do dossiê.
Senadores do DEM e PSDB afirmam que o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes, não agiu por conta própria ao vazar o dossiê para o assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes. A oposição acredita no envolvimento direto de Erenice, que é secretária-executiva do órgão, como responsável por ordenar a confecção do dossiê.
Como Erenice é a servidora de confiança da ministra na pasta, os oposicionistas estão convictos de que Dilma não conseguirá deixar de sair arranhada das investigações, mesmo após o seu desempenho positivo em depoimento no Senado, na semana passada.
O deputado Vic Pires (DEM-PA) prometeu apresentar hoje requerimentos de convocação de Dilma e Erenice. A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), também pretende colocar em votação as convocações de Aparecido e Fernandes.
12. Pré-candidatos multados por propaganda fora do prazo
A Justiça Eleitoral continua fechando o cerco contra os pré-candidatos que disputarão as eleições municipais de outubro e fazem propaganda extemporânea. Ontem, o pré-candidato à Prefeitura de Abreu e Lima, Jerônimo Gadelha (PDT), foi condenado a pagar uma multa de R$ 31 mil decorrentes de uma representação ingressada, no mês passado, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Segundo o relatório da Justiça, Gadelha promoveu uma festa em prol da sua candidatura, em fevereiro deste ano, quando se comemorava o Carnaval, com trio elétrico. “O resultado de tal prática gera proveitos psicológicos mais significativos do que a própria propaganda eleitoral direta, por proporcionar a aceitação inconsciente do nome do futuro candidato”, defendeu a promotora Viviane Maria Freitas Melo de Menezes, que fez a denúncia.
13. Sérgio Leite lembra que o PAC é do PT
O deputado estadual Sérgio Leite (PT), que disputará a Prefeitura de Paulista, acusa o prefeito Yves Ribeiro (PSB) de se apadrinhar das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de autoria do Governo Federal e executado em parceria com o Governo do Estado.
Segundo o petista, o eleitorado saberá, na hora do voto, que sua candidatura é a real representante do Governo Lula. Conforme Leite, já foram liberados R$ 60 milhões para obras de habitação, saneamento e urbanização nas comunidades de Tururu, Chega Mais e São Pedro. Nada foi iniciado até agora, e para que os outros R$ 140 milhões sejam liberados, a Prefeitura terá que executar as primeiras obras e justificar a aplicação do montante.
14. André Campos aguarda herança desastrosa
No ato de oficialização do engajamento do PR à sua candidatura a prefeito de Jaboatão, ontem, o deputado estadual André Campos (PT) comemorou a aliança, mas admitiu ser uma grande responsabilidade assumir uma herança de “desastre total”, caso seja eleito em outubro.
“A atual administração conseguiu socializar a miséria. É uma administração desorganizada e temos que mudar. Essa é uma oportunidade histórica, pois temos o Governo Lula, Governo Estadual e a maioria da bancada federal e estadual para nos ajudar”, enfatizou.
Confiante na vitória, o petista ressaltou o “faro” de Inocêncio Oliveira (PR) para campanhas vitoriosas. “Eduardo Campos tinha 4% nas pesquisas e diziam que o deputado era doido”, relembrou. Segundo o prefeiturável, o apoio do parlamentar republicano não é limitado apenas ao processo eleitoral.
“O prefeito que tem ele como aliado, sabe do esforço e trabalho que faz em benefício dos municípios. Inocêncio conseguiu R$ 25 milhões para a prefeitura (de Jaboatão) que foram devolvidos”, disse. O próprio Inocêncio complementou o discurso. “Eram 34 inadimplências”, especificou.
15. PMDB disputa com França
Lideranças do PMDB de Caruaru se reuniram na manhã de ontem, com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e a executiva estadual do partido para comunicar a decisão tomada pelo diretório municipal de lançar candidatura própria nas próximas eleições. O nome indicado para a disputa é o do secretário de Governo da Prefeitura de Caruaru, Reginaldo França, que também preside o PMDB na cidade.
“Eles vieram nos comunicar a decisão e tiveram nosso apoio absoluto. E já que Roberto Liberato (DEM) retirou sua candidatura, a gente acredita contar com o apoio do DEM e, conseqüentemente, de Tony Gel, que sempre foi nosso aliado”, declarou o presidente regional do PMDB, Dorany Sampaio.
Mesmo tendo seu nome indicado pelo partido, Reginaldo França disse que esta semana tomará uma decisão. “Irei convocar a bancada e algumas lideranças do PMDB para juntos discutirmos sobre o assunto. Fui intimado tanto pelo partido como também pelo senador Jarbas e estou analisando se esta é realmente a escolha certa”, afirmou.
16. Oposição tenta impedir diplomação em Aliança
As eleições em Aliança, que depois de 10 meses de batalha judicial foram realizadas no último dia 4, ainda podem sofrer mais uma reviravolta. Isso se a desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Margarida Cantarelli julgar procedente um mandado de segurança proposto pela coligação Aliança Rumo à Vitória (PSDB/PT), do candidato a prefeito derrotado Cláudio Guedes (PSDB).
Os advogados do tucano entraram com a ação sexta-feira na tentativa de impedir a diplomação do candidato eleito, Azoka Gouveia (PR), marcada para amanhã. Eles argumentam que sua candidatura havia sido impugnada. Cantarelli prometeu para hoje uma decisão liminar no processo.
Segundo Lêucio Lemos, advogado da coligação derrotada, Azoka só pode receber o diploma de prefeito depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar a impugnação de sua candidatura. A juíza eleitoral substituta de Aliança, Isabele Moutinho, havia impugnado o registro de Azoka em 14 de abril. Seu partido (PR) teria menos de um ano de registro no município quando foi aberta a campanha para as eleições suplementares, em agosto passado, o que é proibido pela lei eleitoral.
17. PF pede fim de sigilo de ONGs
A Polícia Federal pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal das ONGs Meu Guri e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa Política, Social e Cultural do Trabalhador. As duas entidades ligadas à Força Sindical são suspeitas de terem recebido dinheiro do esquema de cobrança de propinas para liberação de empréstimos do BNDES investigado pela Operação Santa Teresa.
No pedido, o delegado Rodrigo Levin alega que as duas ONGs movimentaram grandes somas do BNDES e receberam dinheiro de alguns dos envolvidos no esquema. A PF desconfia que as ONGs tenham sido usadas para movimentar dinheiro da quadrilha.
O Meu Guri, presidido por Elza de Fátima Costa Pereira, mulher do deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho (PDT-SP), recebeu R$ 1,3 milhão do BNDES. A maior parte dos recursos foi liberada em 2002 e 2003, quando o lobista João Pedro de Moura, ex-assessor de Paulinho, era conselheiro do BNDES indicado pela Força Sindical.
18. Prefeito e ex-auxiliares condenados pelo TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou ontem o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Newton Carneiro (PRB), e seus ex-secretários de Saúde Renato Botto Dantas e Fernando Guedes Alcoforado a devolverem R$ 3,9 milhões à União.
A quantia é de repasses de programas do Ministério da Saúde na primeira gestão de Newton (1997/1999), interrompida por sua renúncia após sofrer intervenção do governo estadual. Eles não teriam comprovado a aplicação dos recursos. Newton também foi multado em R$ 9.700. O prefeito informou, via assessoria, que recorrerá da decisão.
Segundo o TCU, as irregularidades referem-se ao Programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes de Risco Nutricional. Os auditores apontaram falta de comprovação do repasse de 600 litros de leite, 45 mil latas de óleo de soja e 45 mil quilos de leite em pó aos postos de distribuição. O TCU considerou que o prefeito deve ser condenado solidariamente com seus ex-auxiliares.
19. Aparecido pede afastamento
Numa solução negociada com emissários do Palácio do Planalto, o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, pediu afastamento ontem de suas funções. Mas o anúncio oficial só deve ocorrer hoje.
Até ontem à noite ainda estava em discussão no Planalto o formato da saída dele – que é funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU) – da Casa Civil: se seria definitivo ou afastamento temporário, até a conclusão das investigações da Polícia Federal sobre o vazamento do dossiê com gastos do governo Fernando Henrique.
A saída de Aparecido havia sido tomada durante o dia, quando se concluiu que ele não teria mais condições de voltar ao cargo de confiança, e chegou a ser anunciada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
“Tenho a informação de que o funcionário pediu afastamento, portanto, é uma questão interna de administração. Sem dúvida, não tem mais confiança para se manter nesse cargo ou em qualquer outro na gestão do atual governo”, disse Jucá.
Economia
20. Diminui diferença entre pisos salariais e mínimo
Um estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado ontem, destacou a existência de uma tendência de aproximação dos pisos salariais e do salário mínimo oficial, percebida no ano passado. De acordo com a entidade, esse movimento vem ocorrendo já há alguns anos, mas a proporção de categorias profissionais cujo piso negociado não supera o mínimo em 25% aumentou “consideravelmente”.
“No atual cenário de valorização do salário mínimo, essa aproximação significa que os pisos, embora tenham evoluído de maneira positiva, não asseguraram ganhos reais na mesma proporção que os aplicados ao salário mínimo oficial”, avaliou o Dieese. O documento mostra que em 77% dos casos de negociação no ano passado, o patamar de 1,5 salário mínimo não foi ultrapassado, enquanto 56% atingiram, no máximo, 1,25 salário mínimo. Apenas 2% das negociações chegaram a um piso superior a três mínimos.
21. Dia das mães - Vendas no comércio aumentam 9%
As vendas do comércio varejista do Recife tiveram um aumento de cerca de 9% no Dia das Mães, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é do Centro de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), lembrando que o índice ficou acima do esperado pelo setor.
No entanto, nem todos os setores do comércio sentiram esse aquecimento. “O Dia das Mães movimenta principalmente as vendas de vestuário, eletrodomésticos, cosméticos, calçados e acessórios, além de floricultura e restaurantes”, afirmou o presidente da CDL-Recife, Silvio Vasconcelos.
22. Procuradoria prepara a volta da loteria estadual
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pretende publicar nesta semana um decreto no Diário Oficial regulamentando a volta da Loteria Estadual de Pernambuco (Lotepe), conforme prevê a Lei Estadual 1.973, de 1947, que vem sendo utilizada como trunfo jurídico nos últimos episódios da briga entre União e Estado pela legislação das loterias mistas.
No decreto serão apresentados também os critérios fundamentais de funcionamento da Lotepe, inclusive, as diretrizes para as empresas que estiverem interessadas em concorrer, através de licitação, na operação do serviço.
Internacionais
23. Terremoto mata 10 mil na China
O pior terremoto em 30 anos na China devastou a região sudoeste do país, matando e ferindo milhares de pessoas e destruindo cidades praticamente inteiras. O tremor, que atingiu 7,8 graus na escala Richter, foi tão forte que foi sentido a até 3 mil quilômetros de distância, em cidades como Pequim, Xangai, Bangcoc (na Tailândia) e Hanói (no Vietnã).
As primeiras contagens oficiais indicavam quase 10 mil mortos, mas o número deve crescer pois a província de Sichuan, onde foi localizado o epicentro do abalo, estava isolada do restante do país devido à destruição de estradas.
24. Morales promulga referendo
O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou ontem uma lei que convoca para daqui a 90 dias um referendo por meio do qual os bolivianos decidirão se desejam ou não a continuidade dos mandatos do chefe de Estado, do vice-presidente e dos governadores dos nove departamentos.
Morales sancionou a lei aprovada pelo Parlamento na semana passada e informou que o plebiscito ocorrerá em 10 de agosto. O objetivo é encerrar a crise política que afeta o país sul-americano. “Promulgo a lei por respeito à Constituição, ao Congresso e à legalidade”, declarou o presidente.
Esportivas
25. Escalação do Sport depende do STJD
O técnico Nelsinho Batista realiza hoje à tarde o coletivo apronto para o jogo contra o Internacional, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, mas não poderá dar a equipe como definida. Tudo porque, no início da noite, três jogadores do Sport serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e podem desfalcar o time na partida decisiva de amanhã. O lateral-esquerdo Dutra, o volante Éverton e o atacante Leandro Machado foram denunciados por acontecimentos no confronto com o Palmeiras, pela fase passada da competição.
26. Mais dois jogadores deixam os Aflitos
As preces dos torcedores alvirrubros foram atendidas: os volantes Rafael Santos e Tales, que escaparam por um triz da primeira faxina ocorrida nos Aflitos, finalmente não fazem mais parte do elenco timbu. Enquanto o primeiro não vinha agradando ao técnico Roberto Fernandes e acabou recebendo o bilhete azul da diretoria, o outro simplesmente pediu para sair.
Mas a grande atenção, de hoje à noite, estará mesmo voltada para o julgamento de Ruy, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pelo cartão vermelho recebido contra o Atlético/MG. Se punido por mais de uma partida, o lateral ficará de fora do jogo do próximo domingo, diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. O único desfalque já certo é o de Radamés.
27. Guerra de palavras “sacode” o Arruda
Não bastasse viver a pior crise da sua história, o Santa Cruz parece ter se transformado, definitivamente, numa “fábrica de confusões”, com os órgãos de Justiça se tornando o novo auditório coral, sendo quase uma extensão do clube. Em meio a uma feroz guerra de palavras entre situação e oposição, a novela sobre a realização ou não da Assembléia Geral Extraordinária terá o seu último capítulo hoje. Porém, antes mesmo do resultado de uma possível votação, a grande polêmica gira em torno da realização do ato ou não.
28. Corinthians a um empate da semifinal
O Corinthians tem apenas a Copa do Brasil como caminho nesta temporada para buscar uma vaga na próxima edição da Libertadores. Por isso a partida contra o São Caetano, hoje, às 20h30, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela volta das quartas-de-final, está sendo encarada como uma verdadeira final de campeonato.
Como venceu o primeiro jogo, no Morumbi, por 2x1, o Timão joga por um empate ou por derrota por diferença de um gol, desde que seja igual ou superior a 3x2. Já o Azulão se classifica se vencer por 1x0 ou dois gols de diferença.
29. São Paulo reforça a zaga
O São Paulo confirmou, ontem, a contratação do zagueiro Rodrigo, que pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e que estava encostado no Flamengo. O atleta ficará no Morumbi por empréstimo até o final deste ano. A intenção do São Paulo é aproveitar Rodrigo na disputa da Copa Libertadores. O jogador, no entanto, não está apto a enfrentar o Fluminense, amanhã, já que o prazo de inscrição para as quartas-de-final se encerrou.
30. Dois jogos abrem segunda rodada
A segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B começa hoje, com dois jogos, ambos às 20h30: Marília x Barueri e Santo André x Brasiliense. Depois do empate fora de casa na estréia contra o Brasiliense, o Marília recebe o Barueri, no Estádio Bento de Abreu. O time visitante, por sua vez, começou bem a Série B, ao vencer o Gama por 2x0. Já no Estádio Bruno José Daniel, o Santo André busca a reabilitação, depois da derrota para o Bragantino na estréia.
Para isso, promete atacar o Brasiliense, que vem de empate com o Marília. A segunda rodada da Série B do Brasileiro ainda terá três jogos na sexta-feira (Ponte Preta x Bragantino, Juventude x Criciúma e Vila Nova x Ceará) e será encerrada no sábado, com outras cinco partidas (Gama x Corinthians, Fortaleza x Paraná, América-RN x Bahia, CRB x São Caetano e Avaí x ABC).
Policiais
31. Acerto de contas motiva duplo crime
Um duplo homicídio ocorrido no final da noite do último domingo dentro de uma residência localizada no Alto do Refúgio, em Nova Descoberta, no Recife, chamou a atenção de centenas de moradores do local. Dois homens com identidades desconhecidas invadiram a casa de número 610 da rua Portelândia e assassinaram com diversos tiros o soldado reformado da Polícia Militar Celso Pinto de Carvalho, de 45 anos, e o estudante Caio César Batista de Freitas, de 19 anos. A polícia trabalha com a hipótese de um acerto de contas. O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
32. Mulher queimada viva pelo amante
Um crime bárbaro chocou os moradores do município de Calçados, localizado no Agreste Meridional do Estado. A agricultora Luzia Maria da Silva, 40, morreu carbonizada depois de ter sido queimada viva enquanto dormia em casa, na noite do último domingo. O principal suspeito de ter cometido o crime, é um homem identificado pela polícia apenas pelo nome de Givaldo.
Ele seria amante da vítima e também morava na mesma residência junto com Luzia Maria e o esposo dela, Jurandir Alves da Silva, 42. A vizinha Odete Laura da Conceição, estava sentada na calçada de sua casa quando viu Givaldo passar carregando palhas secas. “Todo mundo aqui viu quando ele subiu carregando umas palhas de coco”, contou.
33. Tecido roubado é recuperado
Parte de um carregamento de tecido foi apreendido no município de Santa Cruz do Capibaribe, no interior do Estado, na tarde do último sábado, pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Cargas. A mercadoria, que foi apresentada pela polícia na manhã de ontem, havia sido roubada em São Paulo e foi encontrada no Estado em poder do comerciante Jodival Ferreira Farias.
O seu comparsa, Ananias Carlos da Rocha Neto, de 35 anos, está foragido. O delegado adjunto da especializada, Marcos Antônio, explicou que a apreensão é composta por 453 rolos de tecido que são oriundos de Blumenal, em Santa Catarina. O carregamento completo seguia em duas carretas e foi roubado na cidade de Pirituba, em São Paulo.
A mercadoria teria então sido comprada por Ananias, e escondida em um galpão de Jodival. A dupla foi autuada em flagrante por receptação qualificada. “Estávamos há algum tempo monitorando este crime. Como Santa Cruz é um dos maiores pólos de confecções do País, é comum que algumas cargas roubadas de tecido acabem indo parar por lá.
Mas ainda não se sabe como os tecidos foram roubados em São Paulo”, afirmou o delegado Marcos Antônio. Ainda de acordo com ele, o carregamento completo seguiria para Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. “Cada carga valia em torno de R$ 230 mil”, concluiu o delegado.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário