Quem sou eu

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brazil

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jornal do Vale

1. Policiais são presos em operação

A polícia é pautada para defender a sociedade e coibir ações delituosas. Entretanto, dessa vez, o papel se inverteu. Oito policiais - sendo cinco civis e três militares, além de outras sete pessoas foram presas ontem, por força de mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. A desarticulação se deu a partir do cruzamento de duas investigações por parte das especializadas em Repressão ao Roubo de Cargas e o Grupo de Operações Especiais (GOE).

O trabalho foi coordenado pela Gerência de Polícia Especializada e o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Defesa Social. A operação denominada Linhas Cruzadas investigou a participação de policiais civis e militares em crimes de extorsão, roubo de cargas e assaltos no Grande Recife e também no município de Vitória de Santo de Antão. Há suspeita da participação de outros policiais no esquema de extorsão e roubo de cargas. Por conta disso, a Polícia Civil dará continuidade a essa operação.

2. Feriadão com 66 assassinatos

O feriadão de Tiradentes foi considerado violento pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Da 0h da última sexta-feira até a 0h da última segunda-feira, foram registrados 66 assassinatos em Pernambuco. Em todas as regiões do Estado foram computados homicídios - em sua maioria por arma de fogo.

Em comparação ao último feriado da Semana Santa, houve um aumento percentual de 20%. No feriado santo foram computadas 55 mortes violentas. Dessa vez, a SDS não fez um comparativo com o mesmo período porque em 2007 o Dia de Tiradentes não foi considerado um feriadão.

Este ano, somente no Recife foram contabilizados 13 mortes por causas violentas. Seguido do município de Olinda com sete assassinatos, e Jaboatão dos Guararapes, onde foram mortas, oficialmente, cinco pessoas, e no Cabo de Santo Agostinho, quatro. Na região da Zona da Mata foi observado um aumento no número de homicídios.

O assessor de comunicação social da SDS Joaquim Neto considerou o número de mortes alto para o período. Porém, esclareceu que não foi por escassez no policiamento ostensivo. “Todos esses números serão analisados estatisticamente. Faremos, então, um trabalho de inteligência e também um reforço no policiamento”, adiantou Joaquim.

3. PRF: cinco mortos em 56 acidentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou cinco mortes em 56 acidentes nas estradas federais que cortam o Estado. O número é o mesmo se comparado com o ano passado no feriado de Tiradentes. A diferença é que, em 2007, a Operação Tiradentes tinha uma dia a menos. O fato não é motivo de comemoração para a PRF. A intenção da corporação era zerar o números de vítimas.

“O trabalho teve um saldo positivo, mas não vamos desconsiderar as pessoas que faleceram. Nós temos a preocupação de não deixar acontecer nenhum acidente”, afirmou o chefe de comunicação social da PRF, Éder Rommel. Ao todo, a PRF registrou 32 pessoas feridas e recolheu 56 veículos.
Das cinco mortes, duas ocorreram em um único acidente em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, na última segunda-feira. Cinco jovens estavam voltando de uma festa em Serra Talhada e o carro deles capotou. Não se sabe ainda se o condutor do veículo estava sob efeito de álcool. Outro ponto que chamou a atenção da PRF foi, mais uma vez, a notificação de um acidente no quilômetros 32,7 da BR-316, que passa pela cidade de Araripina, também no Sertão.

“No feriado passado, o da Semana Santa, três pessoas morreram e elas estavam em motos, em Araripina. Nesse feriadão, um homem faleceu também conduzindo tal veículo”, disse Éder Rommel. Os outros acidentes ocorreram em Timbaúba, na BR-408, Mata Norte do Estado; e em Joaquim Nabuco, na BR-101, Mata Sul.

4. Jovem mata amigo com tiro

Mais um caso de adolescente morto por disparo acidental de arma de fogo foi registrado na Região Metropolitana do Recife (RMR). O crime aconteceu no início da noite da última segunda-feira, em Abreu e Lima, menos de 24 horas depois de uma ocorrência notificada em Igarassu.
No caso de Abreu e Lima, um jovem de 16 anos morreu ao ser atingido na cabeça por um disparo feito por um amigo de 15 anos. Segundo a polícia, o tiro saiu de um revólver calibre 38, pertencente ao pai do acusado, um policial militar.
O adolescente responsável pelo disparo foi encaminhado à Unidade de Atendimento Inicial (Uniai) da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e está à disposição da Justiça.
De acordo com a gestora da Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA), Inalva Regina, o policial militar vai responder a um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por negligência, por deixar a arma em local de fácil acesso. “Como a arma é registrada, o que pesa é a questão da negligência”, explica Inalva.

5. Menino impede que pai estupre a própria filha

Duas crianças foram vítimas de violência no interior do Estado. Em Caruaru, no Agreste, uma menina de 11 anos sofreu uma tentativa de estupro praticada pelo próprio pai. Quem evitou o crime foi o irmão mais novo da vítima, de 8 anos, que pulou no pescoço do agressor, permitindo a fuga da garota. Na cidade de Bom Conselho, na mesma região, um homem foi preso sob acusação de ter agredido uma menina.
No caso registrado em Caruaru, o agressor, um agricultor de 40 anos, foi preso na noite da segunda-feira e encaminhado ao presídio. De acordo com a polícia, a esposa dele tinha saído de casa e ele ficou sozinho com os cinco filhos do casal. “O pai pegou a menina pela mão, a levou para cama e tentou tirar as roupas dela. Ele só não concluiu o ato porque o irmão de 8 anos pulou no pescoço do pai e a garota conseguiu fugir”, informou o policial Antônio Leal Júnior.
A mãe da vítima disse que o marido já havia tentado abusar sexualmente da filha há um ano. O suspeito contou que havia bebido uma garrafa de cachaça, mas negou o crime.
Na cidade de Bom Conselho a vítima foi uma menina de 8 anos. De acordo com a queixa prestada pela mãe da vítima, um vizinho dela, um agricultor de 34 anos, estava embriagado e agrediu a menina, causando lesões e hematomas. O acusado foi preso e também negou o crime.

6. Morte à espera de atendimento

Um homem morreu dentro de uma ambulância, ontem, ao aguardar atendimento no Hospital Otávio de Freitas, no Recife. Antônio Carlos da Silva, 56, apresentava quadro de pneumonia e derrame pleural e fora transferido do Hospital Regional de Palmares. Segundo uma senhora que também estava na ambulância, a demora no atendimento pode ter causado a morte.

Por dez minutos, a vítima ficou dentro do carro, enquanto o técnico de enfermagem que o levou e maqueiros do HOF discutiam se ele seria levado à emergência de maca ou cadeira de rodas. O caso foi registrado no Posto Policial do HOF. O JC entrou em contato com o Hospital de Palmares e o enfermeiro-chefe, José Carlos, informou que a discussão teria sido motivada porque o paciente precisava ser deslocado sentado, por conta do derrame pleural.

7. Caruaru - Caos em dia de feira

O trânsito de Caruaru, que já não flui com facilidade nos dias normais, complica ainda mais a cada terça-feira, quando é realizada a tradicional Feira da Sulanca. Para complicar ainda mais esse quadro, as últimas chuvas danificaram a passagem molhada que faz a ligação entre os bairros do Riachão e Indianópolis, obrigando os motoristas que utilizam a via com freqüência a buscarem outros caminhos. O resultado não poderia ser pior: um maior número de veículos utilizando as ruas próximas ao centro, transformando a área num caos.

Apenas no perímetro urbano são três passagens molhadas: uma no centro - nas proximidades da antiga fábrica de sabão -, que serve de passagem aos sacoleiros que seguem em direção ao Parque 18 de Maio; outra nas proximidades da Casa da Criança e uma terceira, que liga o Loteamento José Liberato ao bairro das Rendeiras.

Basta uma chuva forte para os problemas se acumularem, a exemplo do que aconteceu nas últimas semanas.
“É inadmissível que numa cidade como Caruaru prefeitos ainda insistam em construir e reformar esse tipo de passagem”, protestou o pintor de automóvel Manoel Severino da Silva, 28 anos.

Na passagem do Riachão e Indianópolis, a força da água abriu uma cratera na pista. No local, é possível o tráfego apenas às motos e bicicletas. Parte do asfalto cedeu, o mesmo acontecendo com o corrimão, levado pela correnteza. Até mesmo algumas manilhas não suportaram a pressão da água e foram arrastadas, deixando parte da tubulação da Compesa à mostra.

8. Padrasto preso por estuprar e provocar aborto em enteadas

A Polícia Civil de Sobradinho, a 555 quilômetros de e Salvador, prendeu no fim de semana João Maria de Lima, 42 anos, padrasto acusado de abusar sexualmente das duas enteadas. Natural de Patu (RN), o acusado reside em Sobradinho com a mãe das adolescentes, de 16 e 17 anos. Ele está sendo investigado por estupro, facilitação de acesso de crianças e adolescentes a pornografia e por forçar aborto nas menores.
João Maria já responde por tentativa de homicídio no Rio Grande do Norte e por homicídio na Paraíba, segundo dados levantados pelo delegado da Delegacia Circunscricional de Sobradinho, Raniere Barbosa de Oliveira. “Estamos investigando o caso e vamos ouvir testemunhas, mas estou convencido da existência dos crimes. A Justiça nos deu 30 dias para a conclusão do inquérito, já que ele está sob prisão temporária”, explicou o delegado.

9. Pernambucano suspeito de violentar e matar menina

Uma menina de 3 anos foi estuprada e morta na madrugada de ontem, no município de Jardim (no Cariri cearense, a 542 km de Fortaleza), por estrangulamento. Luana de Jesus Amorim Miranda desapareceu de um parque de diversões, próximo a sua casa, no Centro do município, por volta das 19h de segunda-feira, e só foi encontrada de madrugada de ontem, já morta. Um pernambucano é suspeito de participar do crime.
Após o desaparecimento, o desespero tomou conta da população local, que passou a procurar a garota. Seu corpo foi encontrado ensangüentado em um matagal, com a boca cheia de capim. Um adolescente de 17 anos, natural de Juazeiro do Norte (CE), confessou o assassinato na manhã de ontem, em depoimento na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Juazeiro.
Ele disse ter praticado o crime junto com Genival Santos da Silva, 22, conhecido como Alemão, natural de Sirinhaém, Mata Sul de Pernambuco. Os dois estavam há cerca de oito dias em Jardim, onde montaram o parque de diversões. Revoltada, a população depredou o parque ao saber da confissão do adolescente.

Política

10. Propaganda ilegal mais fiscalizada

Diante do clima de campanha eleitoral que já ganhou as ruas do Recife, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu reforçar, mais cedo, a fiscalização contra a propaganda antecipada. A partir de agora, serão três promotores com atribuição fiscal.

A solicitação de reforço partiu do promotor Eduardo Cajueiro, que já vinha desempenhando a função desde o dia 13 de março. Ele contará, agora, com os também promotores Patrícia Carneiro Tavares, designada para a 5ª Zona Eleitoral, e Humberto Graça, para a 149ª Zona.
A portaria com a indicação dos dois promotores foi publicada no Diário Oficial de ontem. “Os colegas vão colaborar com a fiscalização da propaganda na mídia e nas ruas. Se for comprovada a infração vamos fazer diligências”, adiantou Cajueiro.
Ele explicou que em ano eleitoral sempre são designados mais promotores da Capital para atuar na propaganda. “Mas normalmente isso acontece perto das eleições. Com este reforço poderemos trabalhar com mais entrosamento.”

11. Mendonça reforça cobrança à PCR

O pré-candidato do DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, voltou a cobrar, ontem, da PCR, dados sobre as duas gestões João Paulo, que foram solicitadas pelo prefeiturável há 44 dias. No ofício, Mendonça reiterou o pedido de informação com 16 temas entregue ao prefeito no último dia 10 de março.

Lembrou que o Democratas já iniciou o trabalho com a equipe técnica para elaboração do programa de governo e que, portanto, necessita dos dados oficiais. Diante da cobrança, a PCR informou, por meio da assessoria de imprensa, e 44 dias depois do primeiro pedido, que “está consolidando um documento” em resposta a Mendonça Filho.

12. Contas do PT devem ser rejeitadas

A área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou a desaprovação das contas do PT relativas a 2006 sob o argumento de que o partido recebeu recursos de fonte vedada pela legislação e aplicou irregularmente parte do fundo partidário, dinheiro público destinado mensalmente às siglas.

O texto da Coordenadoria de Exame das Contas Eleitorais e Partidárias aponta uma série de problemas na prestação de contas do PT, entre eles a compra de vinhos, champanhe e cigarro com o dinheiro do fundo partidário. A assessoria de imprensa do PT disse que o partido só vai se manifestar após o TSE apresentar a decisão.

13. CCJ vota projeto que flexibiliza fidelidade

A menos de seis meses das eleições municipais, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode votar hoje o projeto de lei complementar que define mudanças nos critérios de fidelidade partidária.

O relator do parecer, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), apresenta hoje seu relatório. O peemedebista disse que na sua proposta houve uma flexibilização à definição de regras adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pela proposta de Picciani, os candidatos poderão mudar de partido no período de três meses que antecedem as eleições, ou seja, de maio até julho. No seu parecer, o relator autoriza a mudança de sigla se o candidato desejar disputar as eleições por outra legenda ou se argumentar perseguição e justa causa.
“Sou favorável à fidelidade partidária, mas é necessário dar ao candidato o alguns direitos, como o de trocar de partido, caso queira concorrer às eleições e também de ampla defesa”, afirmou Picciani. Na proposta do relator, ele esclarece que o candidato terá ampla defesa.

14. Dilma vai depor dia 30 no Senado

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, marcou para o dia 30, véspera do feriado, seu depoimento na Comissão de Infra-Estrutura (CI) do Senado. Ela vai responder questionamentos sobre o andamento do PAC, as obras da hidrelétrica de Belo Monte e a elaboração de um dossiê sobre gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB). Para o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), já estava na hora de a ministra atender à convocação. Ele criticou o excesso de zelo dos aliados em proteger Dilma.
“Acho que está havendo um excesso de proteção da ministra. Dilma é a mãe do PAC e agora está havendo um paternalismo muito grande em torno dela para que não fale. A ministra é uma pessoa que certamente merece essa dedicação toda, mas há horas em que essa dedicação termina não servindo à ministra, nem ao País, nem ao governo”, observou Garibaldi.

15. CPI analisa os gastos sigilosos da Presidência

Integrantes da CPI dos Cartões começaram, ontem, a analisar os dados sigilosos da Presidência da República que estão no Tribunal de Contas da União (TCU). São onze processos, que ocupam todo um armário.

A primeira impressão dos oposicionistas é que os dados enviados pela Presidência ao TCU trazem informações sobre gastos com material de escritório, aluguel de carros, entre outras pequenas despesas que não teriam motivo para serem consideradas sigilosas.
O deputado Índio da Costa (DEM-RJ), que teve acesso aos dados, disse que nos relatório o TCU apontou irregularidades como gastos fracionados. O tribunal, segundo ele, alertou à Presidência, que teria corrigido o erro. A situação demorou a indicar os parlamentares que acompanharão a análise e a oposição verificou primeiro os documentos.
Os dados que estão no TCU se referem a 2,6% dos gastos sigilosos da Presidência no período de 2002 a 2005. Para a base aliada, a oposição esperava uma bomba. “A oposição pensou que estava num campo minado, mas parece que só tem traque de massa”, ironizou o deputado Sílvio Costa (PMN-PE).

16. CIRO: eleição de Severino visava derrubar Lula

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem que a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para presidir a Câmara dos Deputados, em 2005, foi uma tentativa de golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A eleição de Severino foi tentativa de golpe.

Era para ele receber o pedido do impeachment (de Lula). Mas Severino aderiu a Lula”, disse Ciro durante sabatina da Folha de S.Paulo. Para Ciro, a tentativa da oposição de convocar filhos do presidente Lula para depor na CPI dos Bingos e do Mensalão também fazia parte desse golpe para derrubar o presidente.

Severino, que presidiu a Casa em 2005, renunciou no mesmo ano para evitar uma cassação pelo envolvimento com o caso do mensalinho. Conforme a denúncia, entre 2002 e 2003, Severino cobrou R$ 137,5 mil do empresário Sebastião Buani em troca de manter autorização para explorar um restaurante na Casa. Ciro disse que a oposição só percebeu que Severino “não era uma Brastemp” quando ele aderiu ao Governo Lula. “Severino aderiu e perceberam que ele não era uma Brastemp.”

17. Violência vira mote para debate

O tema violência voltou a ser mote para a oposição na Assembléia Legislativa. O deputado estadual Augusto Coutinho (DEM) foi quem abriu os debates, acusando o Executivo de não estar resolvendo a questão. “Tem aumentado o medo em toda a população que, em busca da proteção que o Estado não consegue dar, tem se armado e passou a agir, matando os bandidos”, apontou. O democrata denunciou ainda que houve redução de apenas 1% nos homicídios registrados em Pernambuco no ano passado.

“No primeiro ano de governo, Eduardo Campos (PSB), ao contrário do que prometeu na campanha, praticamente não conseguiu reduzir a violência no Estado. Não há o que comemorar. A violência está fora do controle e o governador está longe de conseguir resolver isso”, contabilizou.

O líder da oposição, Pedro Eurico (PSDB), aproveitou o tema para denunciar que os feriados têm sido sinônimo de violência e morte em diversas áreas. “Foram 46 homicídios em um fim de semana prolongado. A maior parte desses crimes acontece por conta dos grupos de extermínio”, completou. Ele não acredita que os 12% de redução prometidos pelo Governo sejam cumpridos. “Não passará dos 7%”, provocou.

18. Ministro Gilmar Mendes será empossado hoje

Em um evento para o qual 3,5 mil convidados confirmaram presença, o ministro Gilmar Ferreira Mendes, 52 anos, assume hoje a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo a ministra Ellen Gracie, primeira mulher a ocupar o posto.

No plenário do Supremo cabem, no máximo, 376 pessoas, considerando cadeiras móveis instaladas para dias de movimento. A maioria dos presentes, portanto, deve assistir à cerimônia pela TV. A organização espalhou cadeiras, sofás e nove telões na sede do Supremo.

Entre os convidados que já confirmaram presença estão Pelé, amigo pessoal de Mendes, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney e os governadores tucanos José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participa da posse, mas não deve fazer pronunciamento. Tradicionalmente, discursam o presidente que toma posse; o ministro do STF com mais tempo de Casa, no caso, Celso de Mello; o procurador-geral da República e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

19. Prazo para eleitor começa a esgotar

O cidadão que ainda não tem título de eleitor, mas pretende tornar-se apto a prestar seu voto nas próximas eleições municipais de outubro, tem 15 dias para procurar os cartórios eleitorais, para tirar seu título de eleitor ou transferir o seu domicílio eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) colocou à disposição da população um esquema especial de atendimento ao eleitor do Recife, Olinda e Jaboatão. A Central do Recife, que funciona na sede do TRE-PE, na Praça das Cinco Pontas, tem 32 servidores extras para evitar as filas dos eleitores retardatários.

Para os eleitores dos municípios do Interior, o TRE recomenda a procura do cartório eleitoral local, que já receberam recomendações para ficarem atentos ao ato. Para tirar o título de eleitor são necessários os seguintes documentos: cédula original de identificação (identidade, certidão de nascimento, habilitação, etc), um comprovante de domicílio eleitoral (conta de luz, água, telefone, etc) e comprovante de alistamento militar para o sexo masculino.

O título eleitoral é documento obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 16 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. O TRE apela para que o cidadão não deixe para última hora, evitando as filas.

Economia

20. Conta de luz sobe, em média, 3,34%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, ontem, reajustar, em 3,34%, em média, a energia elétrica dos consumidores da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Para os consumidores residenciais e parte do comércio, o aumento aprovado foi de 2,87%. Já as indústrias, clientes abastecidos em alta tensão, terão que arcar com um incremento de 4,27%. A Celpe havia solicitado, à Aneel, um reajuste médio de 15,08%. Em 2007, a companhia aplicou um aumento médio de 2,45%.

A nova tarifa passa a vigorar na próxima terça-feira e atingirá 2,7 milhões de unidades consumidoras, sendo quase 99% de consumidores de baixa tensão. Para calcular o aumento, a Aneel informou que considerou a variação do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de 9,1% dos últimos 12 meses.

Segundo a Aneel, a elevação poderia ser menor, caso não houvesse a incidência do repasse da cobertura tarifária para o Encargo de Serviços do Sistema (ESS), que tem como atribuição garantir a segurança energética. Esse valor é resultante da ultrapassagem da Curva de Aversão a Risco (CAR) e do despacho das usinas termelétricas, determinada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), no fim de 2007. No caso específico da Celpe, o ESS representou 0,72% no índice total.

21. Compesa já calcula impacto na conta

Com o reajuste tarifário da energia elétrica, uma das empresas mais prejudicadas é a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o principal consumidor da Celpe. Mas a lista de prejudicados não acaba aí. O consumidor residencial, as indústrias e o comércio, por sua vez, sofrem o reajuste duplamente. A primeira conseqüência é sentida diretamente na conta de energia que recebe todos os meses e a segunda, com o repasse da tarifa na conta de água.

O presidente da Compesa, João Bosco de Almeida, informou que já está fazendo o cálculo do impacto no custo da instituição e o repasse para o consumidor. “O custo com energia é muito impactante em nossa estrutura. Por isso, não tem jeito. Teremos que repassar para o consumidor. Tanto é que estava esperando o reajuste da Celpe para fazer minhas contas (Compesa)”, afirmou João Bosco de Almeida.

Até o fim de maio, o estudo será entregue à Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Segundo informações de Almeida, a Compesa tem uma despesa mensal de R$ 12 milhões com energia. “No ano passado, pagamos R$ 132 milhões à Celpe.

Para este ano, a previsão era de R$ 140 milhões, sem incluir o reajuste. Agora, a previsão sobe para R$ 146 milhões”, calculou o presidente. Para reduzir esse gasto, a Compesa precisa investir em equipamentos mais modernos, que requer recurso elevado.

22. Setor produtivo é penalizado com reajuste

Representantes do setor produtivo pernambucano criticaram, ontem, o reajuste concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à Celpe. As maiores reclamações vieram de empresários da indústria, que amargam um aumento de 4,27% na conta de energia elétrica. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, as empresas perdem competitividade.

“Isso é um absurdo!”, reclamou Essinger. “Em Pernambuco, temos a energia mais cara do País. Cada vez que um reajuste desse acontece, as empresas pernambucanas perdem competitividade no mercado local e internacional. Se nós pretendíamos nos inserir nas exportações, pode esquecer. Não há razão para termos uma energia tão cara”, completou o vice-presidente da Fiepe.

23. Greve depende do governo

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Unafisco) divulgou nota ontem afirmando que o fim da greve da categoria, iniciada em 18 de março, depende “da boa vontade do governo”. Segundo o documento, o governo precisa ceder pouco para alcançar propostas compatíveis com as reivindicações dos auditores. “A categoria entende que, a depender da boa vontade do governo, estão colocadas as condições para um entendimento”, diz o texto.

A assessoria de imprensa do sindicato reiterou que a categoria não aceitará a proposta apresentada pelo governo na terça-feira da semana passada, que já foi rejeitada em assembléia na última sexta-feira. Os auditores estão organizando um ato público a partir das 9h de amanhã, em frente ao Ministério do Planejamento.

Também irão ao Congresso Nacional para tentar obter apoio dos congressistas. O Ministério do Planejamento não quis se pronunciar sobre o assunto. Também continua afirmando que ainda não sabe quantos auditores terão os dias parados descontados do salário de abril.

24. NE atrai indústria de brinquedos

A indústria de brinquedos planeja deixar São Paulo e abrir um pólo fabricante do setor no Nordeste. O estudo considera Pernambuco, Ceará e Bahia, onde há incentivo fiscal. A previsão foi feita, ontem, pelo presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), Synesio Batista da Costa, na abertura da Abrin (Feira Nacional de Brinquedos).

De acordo com ele, a escolha do local onde haverá a concentração vai “depender do custo de produto estimado em cada estado”. Nesta conta, pesará principalmente o ICMS. De acordo com Costa, cerca de 80% das empresas do setor estão em São Paulo, gerando cerca de 23 mil empregos.

A migração, prevista para ocorrer entre três e cinco anos, deve arrastar ao menos 80% dessas companhias e fechar cerca de 18,5 mil vagas. “Quem não migrar vai morrer pelo caminho. O custo de produção pode ter queda entre 8% e 10% com a mudança para o Nordeste.”

25. Sai acordo automotivo

O novo acordo automotivo entre o Brasil e a Argentina, válido a partir do dia 30 de junho, terá prazo de cinco anos, com possibilidades de comércio livre a partir deste período. Além disso, o acordo terá monitoramento trimestral e compromissos de investimentos brasileiros no setor de autopeças no mercado argentino. Essas foram as principais decisões dos negociadores do Comitê Automotivo Brasil-Argentina, ontem em Buenos Aires.

Internacionais

26. Vietnamita tem tumor de sete quilos no rosto

Médicos americanos vão remover do rosto de uma vietnamita de 15 anos um tumor de 7 quilos, um dos maiores já vistos pela medicina nessa parte do corpo, numa delicada cirurgia prevista para o dia 29.
O tumor, que começou a crescer quando Lai Thi Dao tinha 3 anos, cobre grande parte de seu rosto, dificulta sua visão e ameaça fechar a garganta e as vias respiratórias superiores. A moça chegou aos EUA com sua mãe em busca de uma solução para o delicado problema, que já deformou severamente o rosto e colocou em perigo sua vida.

27. Americano que espionava para Israel é preso

A Justiça dos Estados Unidos prendeu ontem um engenheiro aposentado do Exército acusado de entregar a Israel segredos militares envolvendo armas nucleares, jatos de combate e mísseis de defesa aérea. O episódio pode abalar a confiança que caracteriza as relações entre a Casa Branca e o governo israelense.
Segundo a promotoria, Ben-Ami Kadish, 84 anos, passava informações estratégicas a um agente secreto que trabalhava encoberto como cônsul para Assuntos Científicos no consulado israelense em Nova Iorque.

Esportivas

28. Timbu e Galo começam batalha

Passada toda a frustração da perda do Campeonato Pernambucano, o Náutico concentrará todos os seus esforços para continuar na disputa da Copa do Brasil, hoje à noite, às 21h50, no estádio dos Aflitos, quando enfrentará o Atlético/MG, pelo jogo de ida das oitavas-de-final. Mas a tarefa de salvar o primeiro semestre de 2008 não será das mais fáceis. Além de não vencer há quatro jogos (somando os 36 minutos restantes contra o Salgueiro), os alvirrubros precisarão derrubar o tabu de nunca terem vencido os mineiros na competição (são três derrotas e um empate).

29. Dia promete ser de várias dispensas no Arruda

Apesar de o Campeonato Pernambucano 2008 ter acabado para o Santa Cruz, desde o último sábado, o dia promete ser bem agitado nas Repúblicas Independentes do Arruda. Com a reapresentação do elenco coral marcada para hoje, pela manhã, e em seguida a liberação para um recesso de 13 dias, com os atletas e comissão técnica só retornando aos trabalhos no dia 5 de maio, o treinador Fito Neves se reunirá antes com o presidente tricolor, Édson Nogueira, o Edinho, para definir quais atletas do atual grupo irá deixar o clube. De acordo com as informações, quatro a cinco atletas não estão nos planos para a disputa do Brasileiro da Série C e serão liberados. Ontem, em conversa com um dirigente tricolor, que preferiu não ter seu nome divulgado, a Folha adiantou o nome de três desses jogadores.

30. Sport fará marcação individual

A forte marcação deverá ser uma das grandes armas do Sport no primeiro confronto contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, amanhã, em São Paulo. E para tentar impedir as investidas do adversário, considerado um dos melhores do Brasil atualmente, alguns atletas serão marcados individualmente. Foi o que revelou o técnico Nelsinho Batista ontem à tarde. O treinador não quis revelar nomes, mas assegurou que Valdívia não é o único que preocupa o Leão.
“O Sport vai fazer a marcação dele. Só que hoje (ontem) trabalhamos sobre o que conhecemos do Palmeiras. A equipe tem algumas referências, e elas precisam ter uma marcação especial. Não é só Valdívia”, declarou o treinador.

31. Última vaga na Série C em disputa

Ainda com esperanças de assegurar uma vaga para a Série C deste ano, Serrano e Salgueiro se enfrentam hoje, às 20h30, no estádio Pereirão. Os donos da casa, com 25 pontos ganhos, precisam sair da atual má fase em que se encontram para se classificar. Sem vencer há quatro rodadas, o Jumento quer tentar fechar a competição com chave de ouro. Já o Carcará, embalado com o empate conquistado contra o Náutico dentro dos Aflitos, na última quarta-feira, quer coroar a boa participação no Estadual com a vaga para a Terceira Divisão.

32. Vale título simbólico do Interior

Classificados para a Série C, com uma rodada de antecedência, Ypiranga e Central disputam hoje, às 20h30, no Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe, quem será o melhor clube do Interior. Na terceira colocação, com 32 pontos, a Patativa precisa apenas de um empate para garantir além do terceiro lugar, o título simbólico de campeão do Interior. Com dois pontos a menos, em quinto, só a vitória interessa à Máquina de Costura. Em caso de triunfo, os donos da casa ultrapassam o adversário.

Policiais

33. Rapaz é vítima de emboscada na Torre

Uma emboscada ocorrida por volta das 5h de ontem, no bairro da Torre, deixou uma pessoa morta. O estudante Iranildo da Costa, de 18 anos, foi assassinado com vários tiros na esquina da rua Real da Torre com a rua Marcos Freire. De acordo com a polícia, a vítima estava acompanhada de duas adolescentes em um taxi quando três homens armados abordaram o veículo. Sete tiros foram contabilizados no corpo do jovem. Após atirarem, os bandidos ainda retiraram Iranildo do veículo e fugiram logo em seguida.

De acordo com informações colhidas pelos agentes da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Iranildo havia se envolvido em uma briga no bar Bate-Papo, no Arruda. Porém, a polícia ainda investiga a possível relação entre a confusão e o assassinato do rapaz. Ainda segundo a polícia, outro homem, identificado como Cícero Lima da Silva Neto, de 23 anos, que também teria se envolvido na briga no bar Bate-Papo, foi assassinado às 4h30 do mesmo dia, na Bomba do Hemetério.

34. Tiro na cabeça mata autônomo

O autônomo Otávio Rozendo da Costa Júnior, de 28 anos, foi assassinado, anteontem, por volta das 21h30, com vários tiros de revólver calibre 38 na cabeça. O crime aconteceu na rua Altinho, no bairro do Janga, no município de Paulista. De acordo com informações passadas pela polícia, a vítima estava trafegando na via, quando vários homens se aproximaram dela. Um dos desconhecidos sacou a arma e efetuou os disparos. O homicídio chamou a atenção dos moradores que se aglomeraram ao redor do cadáver para acompanhar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalistica.

35. Morte na Deus nos Acuda

Um homem foi assassinado, na tarde da última segunda-feira, na comunidade Deus nos Acuda, localizada no bairro de Boa Viagem. O ex-presidiário Esmeraldo José da Silva, de 35 anos, foi morto com 14 tiros no bar em que bebia, na rua Amaro Albino Pimentel. Segundo a polícia, dois homens desconhecidos participaram da ação criminosa. O primo de Esmeraldo, identificado como Guga, também foi atingido.

De acordo com o delegado Gilmar Rodrigues, da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Esmeraldo já havia sido preso por ter assassinado um policial militar. Existe a suspeita de que ele era de um grupo rival da comunidade da Xuxa, também em Boa Viagem. O delegado afirmou que nenhuma hipótese será descartada. “Pode ter sido uma vingança já que ele havia matado um PM, mas também vamos investigar possível rixa entre gangues”, explicou.

Nenhum comentário:

Bem-vindos ao nosso BLOG

Comentem nossas matérias, deixem seus recados...

Arquivo do blog