JORNAL DO VALE
1. MPPE recomenda mais seis presídios no Estado
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai recomendar ao governo estadual a construção de seis novos presídios além do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte, que será erguido por meio de parceria público privada (PPP). O promotor de Execuções Penais, Marcellus Ugiette, foi designado pelo procurador-geral Paulo Varejão há dois meses para realizar diagnóstico do sistema penitenciário pernambucano e da privatização de unidades carcerárias.
O relatório, com 82 páginas, também exige que, no primeiro ano de funcionamento, o complexo prisional de Itaquitinga inclua 30% de seus 3।126 detentos em atividades de educação e o mesmo percentual em cursos profissionalizantes. O documento será entregue ao governador Eduardo Campos na segunda-feira. Ugiette declarou que, antes de pensar no debate sobre a PPP, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) precisa instalar dois presídios de regime fechado e um de semi-aberto no Grande Recife, uma unidade prisional de sistema fechado e uma de semi-aberto no Agreste e outra no Sertão.
2. Chacina deixa quatro mortos em Prazeres
Quatro adolescentes, entre eles dois irmãos, foram assassinados a tiros, por volta das 19h40 de ontem, na Vila Sotave, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. De acordo com testemunhas, a chacina foi cometida por dois homens em uma moto vermelha. O caso foi registrado pela Força-Tarefa do Núcleo da Delegacia de Homicídios e será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Os quatro adolescentes bebiam no Bar da Fava, localizado na Rua José da Câmara Vieira, quando foram assassinados। André Ferreira da Silva, 16, e um rapaz identificado até o fechamento desta edição apenas como Buiú, 17, morreram no local. O irmão de André, Anderson Ferreira da Silva, 17, e outro menor identificado como Alan, 17, foram socorridos e levados para o Hospital Geral de Prazeres, onde faleceram.
3. Chuva interrompe Paixão de क्रिस्तो
O grande número de relâmpagos e trovões assustou espectadores e atores do espetáculo, levando a direção a suspender a apresentação por medida de segurança. Em 40 anos, essa foi a segunda vez que o espetáculo foi interrompido por fatores climáticos. A primeira ocorreu em 1968. Das cerca de 4 mil pessoas que compareceram a Fazenda Nova ontem à noite, aproximadamente 3 mil pegaram o ingresso de volta.
Elas poderão assistir ao espetáculo até sábado। Basta levar o ingresso de ontem e mostrar na bilheteria do teatro. Quem não puder voltar a Brejo da Madre de Deus para acompanhar a Paixão de Cristo poderá reaver o dinheiro na bilheteria do teatro, nas lojas Esposende do Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, ou via Sedex. Para isso, entretanto, terão que mostrar o ingresso, comprovando que estiveram em Nova Jerusalém.
4. Caruaru ganha mais um हॉस्पिटल
Diante da indefinição sobre o destino do Hospital São Sebastião (HSS) - o mais antigo da cidade, desativado desde o final da gestão do ex-governador Jarbas Vasconcelos - a Prefeitura de Caruaru resolveu se antecipar e anunciou a criação de mais um hospital. A exemplo do que ocorreu com a Casa de Saúde Bom Jesus, hoje transformada num hospital e maternidade mantidos pelo município, o mesmo vai acontecer com o Prontocárdio. A unidade particular passará a ser administrada pela Secretaria de Saúde do Município, se transformando, assim, no Hospital do Coração de Caruaru (HCC).
A inauguração, que acontece já na quinta-feira da próxima semana, reforça a condição da cidade como principal pólo médico do Interior. Oferecer à população um hospital público especializado no tratamento de doenças cardíacas era uma promessa antiga da atual gestão municipal, que chegou a solicitar ao Governo do Estado, ainda na administração Mendonça Filho, a municipalização do São Sebastião, com essa finalidade. O mesmo pedido foi reiterado nessa atual gestão, mas até agora não havia nada confirmado à respeito.
5. Crianças vítimas de pedofilia
O comerciante do ramo da construção civil, Pedro Alves Bezerra, de 52 anos, foi preso na manhã de ontem sob acusação de pedofilia. Ele foi denunciado à Justiça por seqüestrar crianças na porta de escolas e molestá-las dentro do seu carro, um Honda Civic preto. A prisão temporária foi decretada depois que ele foi reconhecido por uma das vítimas, uma menina de 11 anos. Bezerra estava em casa, no bairro de Vila Isabel, zona norte do Rio, com a mulher e os três filhos, dois meninos de 5 e 2 anos e uma menina de nove meses.
A vítima de 11 anos contou que foi abordada por Bezerra no início do ano, em frente à uma escola municipal na Tijuca. Ele pediu ajuda para procurar a filha, que estaria perdida. A menina contou que foi levada por ele a um estacionamento rotativo, onde foi molestada no carro, cujos vidros são protegidos por filmes escuros. Diante dos gritos da criança, ele acabou saindo do local. Na rua, a estudante tentou chamar a atenção de policiais e foi liberada.
6. PF apreende 10 mil pontos de LSD no Paraná
A Polícia Federal fez ontem, em Curitiba, a maior apreensão de LSD no Paraná. Durante a madrugada, foram apreendidos 10 mil pontos da droga, com a prisão de três pessoas. Um dos presos tinha acabado de chegar de Amsterdã, na Holanda, onde comprara o produto. Os outros dois presos tinham ido até sua casa para conferir a chegada do carregamento. Eles responderão por formação de quadrilha e tráfico internacional de drogas.
De acordo com o delegado regional de Crime Organizado da PF, Rosalvo Ferreira Franco, a polícia fez um trabalho de investigação e passou a monitorar os passos do promotor de festas Guilherme Barbosa Menezes, de 22 anos, morador em Curitiba, que viajou recentemente ao exterior. À 1h da madrugada de ontem, ele retornou e foi seguido por policiais até sua casa.
7. BBB – 8
A professora de inglês Thatiana Bione, de 21 anos, foi eliminada ontem no décimo paredão do Big Brother Brasil. A brasiliense obteve 70% dos votos do público, enquanto a modelo Gyselle, de 24 anos, recebeu 30% dos votos, podendo, assim, continuar na disputa por um milhão.
Assim que Bial decretou o resultado a brother eliminada foi cercada pela namorado Marcos e o colega Rafinha. Já Gyselle é abraçada apenas por Natália. Após a saída de Bione, a Piauense Gy não se conteve e chorou bastante. “Tudo de bom para você lá fora”, diz Gy para a companheira de Paredão.
8. Mais uma denúncia contra empresária
Lorena Coelho Reis, de 20 anos, denunciou ontem à Polícia Civil de Goiás que foi torturada pela empresária Sílvia Calabrese Lima, de 42 anos, presa anteontem, em Goiânia, sob acusação de maus-tratos contra a menina L., de 12 anos. Ontem à tarde, no 5º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, cidade vizinha a Goiânia, Lorena relatou à delegada Carolina Paim que morou na casa da empresária quando tinha 14 anos. Durante um ano, disse, viveu dias de violência que só terminaram durante a festa dos seus 15 anos, em 2003: “Aproveitei quando todos festejavam para fugir”, afirmou Lorena, em depoimento.
De acordo com a polícia, Silvia já tem ficha criminal por três casos de maus-tratos, mas não foram fornecidos detalhes. Segundo o diretor do Instituto Médico-Legal (IML), o patologista Ademar Cândido de Souza, o exame de corpo de delito de L. constatou lesões em várias partes do corpo. Todas provocadas por material perfuro-contundente e térmicos, o que seria a causa, além dos ferimentos, de queimaduras na língua, embaixo das unhas das mãos e nas nádegas. O marido de Sílvia deve prestar depoimento hoje. A polícia quer saber até que ponto ele sabia das sessões de tortura que aconteciam dentro de sua casa.
9. Menina de 4 anos vítima de maus-tratos pesa 7 quilos
O Conselho Tutelar de Barreiras, a 870 quilômetros de Salvador, no oeste do Estado, resgatou da casa de uma tia paterna, em um povoado distante 8 quilômetros da sede do município, uma menina de 4 anos pesando pouco mais de 7 quilos. O ideal para a idade seriam 16 quilos. Quando as conselheiras chegaram ao local para constatar a denúncia, a criança estava sozinha na casa.
“Depois de chamar e ninguém responder, eu empurrei a porta e vi a menina lá dentro, em cima de uma cama, toda suja de fezes”, relatou a conselheira Zenaide Rodrigues Santos, acrescentando que o mau cheiro era intenso, havia sujeira por todos os lados “e inclusive havia porcos circulando livremente no local, além do som do rádio estar a todo volume”. A garota está internada há uma semana no Hospital do Oeste em Barreiras e se alimenta apenas por sonda.
Segundo a pediatra Marta Silva, a criança foi internada com diarréia e vômito e recusa qualquer tipo de alimentação oral। A informação obtida pelo Conselho Tutelar, através do agente de saúde do povoado, é que a menina era alimentada uma vez ao dia com uma mamadeira de leite, sem “engrossante”.
10. Com 7 anos de atraso, Maria da Penha será indenizada
A proposta do governo cearense de indenização no valor de R$ 60 mil à farmacêutica aposentada Maria da Penha Maia Fernandes, 63 anos, vítima de violência doméstica, foi aprovada por unanimidade ontem, no Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará.
Maria da Penha, presente à votação, ressaltou que passou 14 anos esperando a indenização e que desejava que fosse feita uma investigação para que os responsáveis pela demora do julgamento ressarcissem o Estado pelo valor pago.
O Brasil demorou 20 anos para punir o agressor de Maria da Penha, seu ex-marido, o colombiano naturalizado brasileiro Marco Antonio Heredia Viveros, que tentou matá-la duas vezes. Numa das tentativas, simulou um assalto e lhe deu um tiro que a deixou paraplégica. Não satisfeito, ele tentou outra vez matá-la com um choque elétrico.
Por tanta demora, o País foi condenado, em 2001, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) a pagar a uma indenização de US$ 20 mil para Maria da Penha, como compensação pelas irregularidades.
Política
11. Pleno do TRE pronto para eleições
A composição do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) que vai atuar nas eleições deste ano foi definida, ontem, com a posse do advogado Ademar Regueira e a recondução do advogado João Campos. Ambos foram indicados diretamente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, depois de terem figurado em uma lista tríplice definida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Agora, além dos pleitos municipais, Ademar Regueira, João Campos e os demais cinco membros do Pleno ainda têm o desafio de julgar, ainda este ano, os políticos acusados de infidelidade partidária.
Ademar Regueira e João Campos passam a ocupar as cadeiras de Marco Túlio e Márcio Alves – também advogados। O mandato de ambos vai até março de 2010. Enquanto estiverem na função de desembargadores eleitorais, os dois estão impedidos de advogar em causas eleitorais. A posse de ontem, na sede do TRE, na Avenida Agamenon Magalhães, foi prestigiada por autoridades da política e da área jurídica. “A Corte estadual nada mais fez do que declarar de público que vocês estão aptos a exercer a função de magistrado”, discursou o presidente do TRE, Jovaldo Nunes.
12. Mendonça “marca” gestão petista
Em função da antecipação da campanha, os pré-candidatos à Prefeitura do Recife buscam estratégias para dar visibilidade às suas ações enquanto as candidaturas não são homologadas - o que só ocorrerá com as convenções de junho.
Com o argumento de coletar opiniões de especialistas para construir o seu futuro programa de governo, o ex-governador Mendonça Filho (DEM), pré-candidato a prefeito, promoveu ontem uma reunião com técnicos ligados às áreas de planejamento e urbanismo para debater um “novo modelo de planejamento estratégico” para a cidade. Ex-diretores da Empresa de Urbanização do Recife (Urb) vinculados ao próprio Mendonça e ao ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) compareceram.
13. Liberato quer dicas até de Queiroz
O ex-deputado estadual Roberto Liberato, pré-candidato do DEM à Prefeitura de Caruaru, começou ontem uma série de conversas com ex-prefeitos da cidade – mesma tática usada pelo deputado Raul Jungmann (PPS), prefeiturável no Recife – para colher sugestões para o seu programa de governo. A primeira conversa foi com João Dutra (DEM), 81 anos, que governou a cidade durante nove meses, em 1982.
Atualmente, João Dutra é diretor do matadouro do município. Ele foi vereador por duas legislaturas e também vice-prefeito. Na época, o prefeito Dralton Nejaim saiu para se candidatar a deputado estadual e ele assumiu a prefeitura. “Aconselho Liberato a dar prosseguimento às obras de Tony Gel (DEM) e dinamizar o município, que nunca deixa de ter coisas para fazer, como saneamento e calçamento”, disse João Dutra.
14. Começa o tiroteio eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe
O deputado Edson Vieira (PSDC) subiu, ontem, à tribuna da Assembléia Legislativa para denunciar um suposto descumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta celebrado entre a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente. Pré-candidato a prefeito, o parlamentar declarou que o valor de R$ 10 mil mensais, estabelecido pelo Ministério Público de Pernambuco, não foi repassado em sua totalidade à entidade. “Em 2007, o conselho só recebeu R$ 63 mil, em vez de R$ 120 mil”, disse. Vieira prometeu entrar com uma representação para que os R$ 57 mil sejam imediatamente depositados. E ressaltou que judicialmente a administração municipal corre o risco de pagar a multa diária de um salário mínimo.
No entanto, o prefeito Augusto Maia (PTB) descredenciou as denúncias feitas pelo parlamentar. Adversário político de Edson Vieira, o petebista acredita que o parlamentar quis “aparecer” ao falar sobre um assunto, onde a Prefeitura seria elogiada nacionalmente. “Ele quer arrumar assunto. O dinheiro está sendo repassado corretamente. Não deixaria de cumprir um Termo de Ajuste. Ele (Vieira) é um deputado que não faz absolutamente nada. O Governo dele foi um desastre. Santa Cruz do Capibaribe era uma das cidades mais violentas de Pernambuco. Em 2002, foram registrados 96 homicídios e, desde o início do ano, só tivemos um homicídio. Ele quer ofuscar nosso trabalho”, rebateu.
A presidente do Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, Jaqueline Alves de Lira, confirmou a versão do prefeito Augusto Maia. Segundo ela, não houve nenhuma interrupção de repasse por parte da Prefeitura. “Está tudo dentro do normal e sem atrasos. O promotor acompanha os repasses e os extratos são remetidos ao Fórum. Quatro entidades recebem R$ 2 mil por mês e o restante entra na reestruturação do Conselho Tutelar”, explicou.
15. MPF sai em defesa de deputado
O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou, ontem, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o parecer que sugere a extinção do processo contra o deputado federal Marcos Antônio, o Negão Abençoado. Ele é acusado de infidelidade partidária por ter sido eleito pelo PSC, passado pelo PAN e hoje estar no PRB. A opinião elaborada pelo vice-procurador eleitoral Francisco Xavier é restrita à ação movida pelo ex-deputado Severino Cavalcanti (PP).
Segundo a documentação, o progressista, que é o primeiro suplente da coligação PP/PSC, não teria a legitimidade de pleitear a decretação de perda de mandato, uma vez que o interessado é o partido. Ao ser questionado sobre o parecer, o parlamentar preferiu manter a cautela. “O processo não foi deferido concretamente e ainda tem a ação impetrada por Fernando Rodovalho (PSC). O deputado alega que mudou para o PAN, antes de 27 março e filiou-se ao PRB por não aceitar a fusão do PAN com o PTB.
16. Plebiscitos em ano de eleição
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal aprovou, ontem, um projeto de lei que poderá resgatar as chances do eleitorado de participar mais democraticamente das decisões do País. A medida, de autoria do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), defende a realização de referendos e plebiscitos em coincidência com os anos de eleições estadual e municipal.
A justificativa é zerar os gastos com a consulta popular que, em 2005, ocasião do referendo sobre a utilização de armas de fogo, chegou a R$ 274 milhões. Mas, ao mesmo tempo, a iniciativa significa a derrubada de argumentos que impediam a participação popular em assuntos estratégicos, como a recente polêmica do uso de células embrionárias para pesquisas de célula-tronco.
17. Presidente mantém MPs a contragosto do Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Campo Grande, onde deu início a obras de urbanização e saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que não se sente sob ameaça do Congresso. Lula foi categórico ao avisar que não pretende abrir mão da edição de medidas provisórias - mecanismo que parlamentares contestam. “Qualquer deputado e qualquer senador sabe que é humanamente impossível você governar se não tiver medida provisória. Porque o tempo e a agilidade com que as coisas precisam acontecer muitas vezes são mais rápidos do que o tempo das discussões democráticas que são necessárias acontecerem no Congresso.”
O presidente reagiu à mobilização de parlamentares de oposição, que articulam trancamento da pauta de votações por causa do excesso de MPs. “Primeiro, não tem ameaça. Eu acho que o Congresso tem de trabalhar de uma forma que se sinta bem. A medida provisória, quando foi instituída, na Constituinte de 88, veio porque todos nós estávamos cansados de decreto-lei.”
18. CCJ aprova fim do foro privilegiado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem, por unanimidade, projeto de emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado para as autoridades do País nos casos de crime comum. Entre os cargos previstos no projeto estão presidente da República, senador, deputado, juiz, promotor, governadores e magistrados.
Pelo texto, do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), somente os casos de crime de responsabilidade - que podem levar ao impeachment de um presidente da República, tendo como exemplo o processo contra o ex-presidente Fernando Collor, em 1992 - continuariam a ter julgamento por Côrte especial.
Economia
19. Criação de empregos bate recorde
O número de trabalhadores com carteira assinada, no Brasil, bateu recorde em fevereiro, com a criação de 205 mil novos postos com registro em carteira, uma alta de 0,7% em comparação a janeiro. Em Pernambuco, no entanto, o índice caiu 0,57% e houve a eliminação de aproximadamente 4.770 postos de trabalho, cenário que se deveu, principalmente, a questões sazonais.
Os dados foram divulgados, ontem, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MET) e, em Pernambuco, o principal setor responsável pela redução do número de empregos foi o da indústria de transformação, com queda de 3,96% nos postos, eliminando 7.104 trabalhadores. Em seguida, está o setor de agropecuária, com queda de 2,32%, retirando 1.166 pessoas do mercado. A administração pública registrou a eliminação de apenas dez postos, reduzindo-se em 0,07.
20. Condado abre concurso para todos os níveis
As oportunidades para quem deseja um cargo público permanecem no Estado. Seja em prefeituras do Agreste ou Sertão pernambucanos, ou ainda na Região Metropolitana do Recife, há vagas para todos os níveis de escolaridade. Com inscrições abertas até 4 de abril, a vez é da Prefeitura Municipal de Condado, a 72 quilômetros da Capital, com uma oferta de 174 vagas para nove cargos.
Os interessados podem realizar a inscrição por internet, no site da Asperhs, empresa realizadora do certame, no site www.asperhs. com.br, ou pessoalmente, no posto de inscrição instalado na avenida 15 de Novembro, s/n°, centro de Condado, ao lado da Secretaria de Educação do município. É necessário adquirir o manual do candidato, no valor de R$ 5, e a ficha de inscrição, junto com o boleto bancário para pagamento. A taxa custa R$ 55 para nível superior, R$ 45 nível médio, e R$ 35 para cargos de nível fundamental.
21. 56% dos brasileiros planejam comprar ovos
- A compra de ovos de Páscoa está nos planos de 56% dos consumidores brasileiros, indica pesquisa realizada pela Ipsos Public Affairs a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Segundo a entidade, a média é de três unidades por pessoa.
Os jovens devem ser os principais consumidores, com 69% de respostas favoráveis à intenção de compra - entre aqueles com idade de 16 a 24 anos. Já entre as pessoas com 60 anos ou mais, apenas 31% responderam que pretendem comprar ovos. Segundo o levantamento, 67% das famílias com renda acima de R$ 1 mil pretendem fazer compras para a Páscoa, ante 53% das famílias com renda até R$ 1 mil.
22. Tranqüilidade no 1º dia da greve dos auditores
Os efeitos da greve dos auditores fiscais da Receita Federal, iniciada ontem, ainda não puderam ser sentidos em Pernambuco. O movimento no Aeroporto dos Guararapes foi considerado normal pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Com 14 auditores a menos na equipe, o Complexo Industrial Portuário de Suape também não sentiu muitos transtornos.
O inspetor da alfândega de Suape, Eni Sávio Nunes, acredita que os problemas só vão aparecer na próxima semana, com o acúmulo de cargas. “Ainda é cedo para avaliar como vai ser o ritmo de atraso. Os problemas devem aparecer daqui a dez dias”, disse Nunes.
23. Consumo de álcool vai superar gasolina
- A ANP (Agência Nacional do Petróleo) prevê que o consumo de álcool vai superar o da gasolina até abril. Desde 1986, durante o auge do Proalcool, não ocorre isso. O superintendente de abastecimento, Édson Silva, disse que esse cenário só não irá se confirmar caso haja uma mudança brusca do atual quadro do setor de combustíveis. “Se houver uma alteração forte dos preços, isso pode não se confirmar. Caso contrário, a tendência natural é que o consumo de álcool supere o da gasolina”, afirmou.
De acordo com dados do mercado de combustíveis de janeiro, o consumo de gasolina superou em 49 milhões de litros o do álcool nas distribuidoras. Foram 1,515 bilhão de litros de gasolina do tipo A, a chamada gasolina pura, que não leva adição de álcool. O consumo de álcool hidratado (o chamado álcool puro, vendido nas bombas) e de álcool anidro (que é adicionado à gasolina) ficou em 1,466 bilhão de litros. Em janeiro de 2007, eram consumidos 432 milhões de litros de gasolina a mais do que álcool. Em dezembro de 2007, essa diferença caiu para apenas 99 milhões de litros.
24. União libera R$ 8 bi para obras
O Governo Federal liberou recursos para dois projetos em parceria com a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). O primeiro, firmado no valor R$ 8 milhões, dará continuidade ao programa “Um Milhão de Cisternas”, que visa à construção de tecnologias de captação de água de chuva para o consumo humano. O segundo, fechado no valor de R$ 11,7 milhões, será destinado ao programa “Uma Terra e Duas Águas”, que tem como objetivo a captação de água para a produção de alimentos.
Segundo o coordenador da ASA, Naidison Quintela, o “Um Milhão de Cisternas” prevê a mobilização de comunidades e famílias, intercâmbios para multiplicadores em gerenciamento de recursos hídricos e oficinas sobre técnicas de construção de cisternas e de confecção de bombas manuais. “As famílias participam de todo o processo de construção, como também de cursos de convivência com o semi-árido, aprendendo como conservar a cisterna para que ela seja durável”, afirma.
A expectativa é de que, até o fim do ano, 23.154 cisternas, de 16 mil litros cada, sejam construídas em nove estados brasileiros. Para Pernambuco, calcula-se que 3,5 mil cisternas sejam construídas, todas nos municípios do Semi-árido.
25. Ação contra o assistencialismo
Muhammad Yunus, economista de Bangladesh, notabilizou-se por criar o Grameen Bank, mais bem-sucedido programa de microcrédito mundial. Ganhador do Nobel da Paz em 2006, justamente por causa do Grameen, o “banqueiro dos pobres” esteve no Brasil em 30 de novembro passado, em Florianópolis (SC), e foi acompanhado pela reportagem. Abordado pelo JC para falar sobre a relação entre pequenos créditos e governo, Yunus foi taxativo.
“Uma coisa que tenho argumentado é: por favor, mantenha o governo longe do microcrédito. Governo e microcrédito quimicamente não se misturam, porque o governo é uma entidade política. E quando uma entidade política começa a fazer empréstimos para pessoas pobres, a política acaba entrando também. Então, o apoio político e o voto acabam se tornando mais importantes que o próprio repagamento da dívida.”
Os pequenos empréstimos não devem ser assistencialismo e sim um negócio. Mais do que repassar dinheiro, é preciso criar condições para que os mais pobres gerem renda através do próprio trabalho. Tanto que o microcrédito está sendo estudado como porta de saída do principal programa brasileiro de distribuição de renda, o Bolsa-Família.
Internacionais
26. Dalai-lama ameaça renunciar
O dalai-lama afirmou ontem que renunciará ao posto de chefe do governo tibetano no exílio caso continuem os protestos violentos contra a presença chinesa em sua região natal, iniciados na semana passada. “A violência é contrária à natureza humana”, afirmou ao religioso, depois de fazer um apelo pelo fim das demonstrações.
Horas antes de o dalai-lama dar essas declarações em Dharmsala, na Índia, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, o acusou de ser o responsável pelas manifestações que provocaram um número ainda desconhecidos de mortos na sexta-feira em Lhasa, capital do Tibete.
27. David admite caso extraconjugal
O novo governador de Nova York, que assumiu o poder depois de seu antecessor renunciar por estar envolvido em um escândalo sexual, admitiu ao jornal “New York Daily News’’ que ele e sua mulher tiveram casos extraconjugais no passado. David Paterson, 53, ex-vice-governador que assumiu o cargo no lugar de Eliot Spitzer, anteontem, disse ao jornal que concordou falar sobre suas dificuldades no casamento devido a rumores sobre sua vida privada que estavam circulando entre os repórteres na capital do Estado, Albany.
Esportivas
28. Náutico aposta tudo na Copa BR
Tentando esquecer um pouco a derrota sofrida no Clássico dos Clássicos, no último domingo, o Náutico volta a campo nesta noite, às 21h45, contra o Juventus, pela segunda fase da Copa do Brasil, no estádio Antônio Guimarães, em Santa Bárbara d´Oeste - a 138 quilômetros da capital. Caso voltem para Recife com uma vitória de dois gols, ou mais, de diferença, os alvirrubros estarão automaticamente classificados sem a necessidade de realizar o jogo de volta, nos Aflitos. De quebra, os jogadores teriam mais tranqüilidade para trabalhar visando a seqüência do Pernambucano.
29. Sport festeja 39 rodadas na ponta
O Sport completou 39 rodadas ininterruptas na liderança do Campeonato Pernambucano desde a temporada de 2006. A marca foi alcançada com a vitória por 1x0 sobre o Náutico, domingo passado. O resultado diante do rival ainda deixou o time perto da conquista do tricampeonato.
Nas últimas seis rodadas do segundo turno de 2006, o rubro-negro assumiu a liderança ao golear o Porto por 6x0, no dia 6 de março, e não deixou mais o topo da tabela, conquistando o título. Em 2007, o Leão liderou as 18 rodadas da competição, chegando ao bicampeonato direto, pois levantou os dois turnos.
30. Edinho não acredita em impeachment
Um dia depois de o conselheiro Fernando Veloso afirmar que vai solicitar o impeachment do presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira rebateu alegando não haver sustentação jurídica para tal ação do Conselho Deliberativo contra ele. A próxima reunião do órgão está marcada para ocorrer em 31 deste mês.
Edinho foi eleito em dezembro de 2006 para um mandato de dois anos. Na ocasião, bateu Alberto Lisboa, candidato da situação e apoiado pelo então presidente Romero Jatobá Filho. “Não adianta ficar chorando, nem sou uma pessoa de renunciar. Isso é coisa para covarde. Esse negócio de impeachment não tem amparo legal”, declarou o mandatário कोरल।
३१. Centro dispensa dois atacantes
O clima no Centro Limoeirense parece mesmo não estar dos mais agradáveis. Ontem, o presidente do clube, Wilson Vasconcelos, por não concordar com o comportamento dos atacantes Thiago e Janael, resolveu dispensá-los por indisciplina. As duas baixas são resultado da má campanha que a equipe faz no Pernambucano. No último domingo, após ser derrotado por 4x2 pelo Sete de Setembro, lanterna do Estadual, o Dragão caiu para a 11ª colocação, e se o Estadual terminasse hoje, o time seria um dos rebaixados.
Policiais
32. Preso por abuso sexual
Nem o fato de ser pai de uma filha de 5 anos de idade teria impedido um ambulante, de 29 anos, de abusar sexualmente da enteada. Na época que a série de atentados teve início, a menina tinha 9 anos. Somente dois anos depois, a mãe da garota começou a desconfiar da proximidade da filha com o marido, com quem conviveu por três anos completos.
Ele foi preso, na tarde da última segunda-feira, em um terminal de ônibus, no bairro de Jardim Fragoso, Olinda. Contra ele, havia sido expedido, há um mês, um mandado de prisão preventiva, pela juíza da comarca de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado. O suspeito foi encaminhado à delegacia do balneário e, posteriormente, seguiu para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima.
33. Polícia Militar apreende 447 pedras de crack
Uma operação realizada, ontem à tarde, por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMoto) resultou na prisão de uma mulher identificada como Késia Barbosa Silva, 24 anos. Com ela, foram apreendidas 54 pedras de crack embaladas em pequenos sacos plástico. A prisão aconteceu por volta das 13h30, na rua Beira Rio, bairro dos Coelhos, no Recife.
Interrogada pelos PMs, ela acabou revelando onde estava escondida a maior parte da droga. Após percorrer alguns metros da rua Beira Rio, a equipe da CIPMoto localizou mais 393 pedras embaladas da mesma forma, além de 98 papelotes de maconha, R$ 211 em espécie, uma TV tela plana de 21 polegadas e cartões de crédito. Todo o material estava em um barraco escondido numa caixa de papelão.
34. Contador tentou matar a ex-mulher
O contador Kácio Cavalcanti Correia, de 39 anos, foi preso na última segunda-feira, por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Ele é acusado de ter atentado contra a vida de sua ex-companheira, Simone Maria de Araújo, 33, com quem conviveu por nove anos. Segundo a vítima, em outubro do ano passado, Kácio atropelou-a propositadamente, próximo à sua residência, localizada no bairro do Engenho do Meio. Antes do acidente, Simone já havia denunciado o ex-companheiro por lesão corporal na Delegacia da Mulher.
35. Capturado por agressão à ex-namorada
Depois de ser detido por agressão à ex-companheira há cerca de uma semana, e, em seguida, liberado após pagamento de fiança, Alexandre Gonçalves de Souza Lima, de 37 anos, voltou, anteontem, a comparecer à Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Desta vez, acusado novamente pela ex-namorada por ameaça e perseguição. A mulher pediu para não ter o nome revelado.
De acordo com a polícia, Alexandre não aceita a separação, e por isso fica constantemente intimidando a vítima, dizendo que vai matá-la. Policiais responsáveis pelo caso também informaram que Alexandre ameaça assassinar os enteados, caso ela não reate o relacionamento. Após ser autuado em flagrante, Alexandre seguiu para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem-vindos ao nosso BLOG
Comentem nossas matérias, deixem seus recados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário